Boletim online da EM-MACKENZIE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Boletim online da EM-MACKENZIE"

Transcrição

1 Boletim online da EM-MACKENZIE Engenharia de Materiais Graduação & Pós-Graduação Uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - UPM R. da Consolação, nº 896 Prédio 6, São Paulo SP, Editores: Prof. Dr. Antônio Hortencio Munhoz Jr. e Profa. Dra. Leila Figueiredo de Miranda engmateriais.pos@mackenzie.br Fone: 55 (11) de abril de 2009 Ano 2 Número 2 Acesse: Editorial Prof. Dr. Antônio Hortencio Munhoz Jr. NESTE NÚMERO 1 - Editorial 2 - Convênios / Palestras 3 - Participações em Congressos e Eventos 4 s de Dissertação e Qualificação de Mestrado 7 Publicações 15 Notas curtas/ Informações O Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Presbiteriana Mackenzie estabeleceu convênio com Society of Plastics Engineers (SPE) para a realização de Cursos de Extensão em conjunto. (página 2) Da esquerda para direita Profº Dr. Marcel Mendes Diretor da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Profº Dr. Antônio Hortêncio Munhoz Junior, Profª Dra. Leila Figueiredo de Miranda Professores do Programa de Pós-Graduação em Engª de Materiais da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Profº Dr. Leonardo G. de Andrade e Silva (Pesquisador do IPEN/CNEN-SP). A primeira dissertação de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais da Universidade Presbiteriana Mackenzie foi defendida dia 04 de fevereiro de 2009 pelo Engenheiro Alexandre Pastro Alves. O Trabalho intitulado Polietileno de Alta Densidade Nanoestruturado com Pseudoboemita obtida pelo Processo Sol- Gel foi desenvolvido nos laboratórios do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Presbiteriana Mackenzie, utilizando PEAD doado pela empresa Braskem. A banca foi constituída pelos seguintes avaliadores: profa. Dra. Leila Figueiredo de Miranda (orientadora), Prof. Dr. Antônio Hortêncio Munhoz Júnior; Prof. Dr. Leonardo Gondim de Andrade e Silva. O mestrando foi aprovado com a nota máxima. O aluno ressaltou que o apoio do MackPesquisa foi fundamental para a aquisição de alguns reagentes que viabilizaram a realização do trabalho experimental. A defesa foi prestigiada pela presença do Diretor da Escola de Engenharia Prof. Dr. Marcel Mendes.

2 Página 02 Convênios - O Curso de Engenharia de Materiais da Universidade Presbiteriana Mackenzie estabeleceu convênio com a Society of Plastics Engineers (SPE) para a realização de cursos em conjunto. Os cursos serão ministrados para profissionais da indústria de polímeros e por professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O primeiro curso Tecnologia de Polímeros módulo I será realizado de 31 de agosto de 2009 a 03 de setembro de 2009 na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. - A Escola de Engenharia e a Associação Brasileira de Alumínio ABAL, já iniciaram as tratativas para renovação do convênio de cooperação. A parceria entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), iniciada com o evento conjunto III Encontro de Engenharia de Materiais do Mackenzie Alumínio para Futuras Gerações, com a instalação do programa Alumínio nas Escolas pela ABAL, está relacionado com o estudo do alumínio e suas ligas na UPM. Dentre as possibilidades de cooperação estão: A concessão de bolsas, materiais e equipamentos para estudo de temas relacionados com o alumínio. Oferecimento de vagas nos cursos oferecidos pela Abal. Organização de eventos e cursos de extensão em conjunto. Visitas técnicas nas empresas do setor do alumínio. Disponibilização para que profissionais do setor do alumínio possam proferir palestras nos eventos da UPM. Apoio, em geral, para as atividades relacionadas com o alumínio. No Programa de Pós Graduação em Engenharia de Materiais há um convênio em andamento com a Magnetti Marelli Cofap para realização de pesquisa para substituição de um componente automotivo de aço/ferro fundido por uma liga de alumínio. Palestras na PGEM Prof. Dr. Antônio Augusto Couto, Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Presbiteriana Mackenzie proferiu a Palestra Endurecimento por Precipitação, dia 06/10/2008 na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3 Página 03 Participação em Congressos e Eventos Aluno Douglas Marquezin Felippe Os alunos do Mestrado Dionísio Mateo Cardille, Douglas Marquezin Felipe e o Professor Jan Vatavuk participaram da 4º Conferência Brasileira sobre Temas de Tratamento Térmico - TTT 2008 que foi realizada no período de 29 de outubro a 01 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Majestic, em Águas de Líndóia - SP. No mesmo congresso o aluno do curso de Graduação em Engenharia de Materiais Dinécio dos Santos Filho e o Professor Jan Vatavuk ganharam o Prêmio Bodycote Brasimet com o trabalho Comportamento quanto à tenacidade ao impacto do aço AISI01, com microestruturas bainíticas e mantesíticas por diferentes ciclos de tratamento térmico Os alunos do Mestrado Gisele Fabiane Costa Almeida, Anderson Donizete Alves da Rosa e Danieli Cristina Pedroso e os professores Antônio Augusto Couto, Antônio Hortêncio Munhoz Junior, Nilson Casimiro Pereira e a professora Sônia Braunstein Faldini participaram do 18º Congresso Brasileiro de Ciência e Engenharia de Materiais - CBECiMat em Porto de Galinhas PE, no período de 24 a 28 de novembro As despesas com inscrições, passagens e estadia dos alunos foram pagas utilizando a Reserva Técnica custeada pelo MackPesquisa. Os professores Antônio Hortêncio Munhoz Junior, Leila Fiqueiredo de Miranda e Terezinha Jocelen Masson participaram do 8th International Symposium on Ionizing Radiation and Polymers em Angra dos Reis RJ, nos dias 12 a 17 de outubro de 2008.

4 Página 04 s de Dissertação do Mestrado Data da Defesa: 31/03/09-16h Mestrando: Abner Cabral Neto Estudo de Ligas Al-Si Fundidas por Centrifugação para Aplicação como Camisa de Cilindro Automotivo Prof. Dr. Antonio Augusto Couto Prof. Dr. Jan Vatavuk Prof. Dr. Nelson Batista de Lima (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) Data da Defesa: 31/03/09-14h Mestrando: Luiz Gustavo Franco Pires de Campos Estudo Comparativo entre Materiais Metálicos e Compósitos Poliméricos para Aplicações Mecânicas na Indústria Automobilística Prof. Dr. Jan Vatavuk Profa. Dra. Sonia B. Faldini Prof. Dr. Arnaldo Homobono Paes de Andrade (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) Data da Defesa: 09/03/09-15h30 Mestrando: Richard Wagner Novickis Desenvolvimento de Cerâmica Fina do Tipo Pseudoboemita para a Síntese de Nanosistemas para Liberação de Moléculas com Aplicações Farmacêuticas Prof. Dr. Antonio Hortencio Munhoz Jr Prof. Dr. Roberto Rodrigues Ribeiro Prof. Dr. Antônio Carlos Vieira Coelho (Departamento de Engenharia de Materiais EPUSP) Data da Defesa: 13/02/09-11h Mestrando: Marcela Nakashima Obtenção em Escala de da de um Nanocompósito de Pseudoboemita com Nylon 6,12 Prof. Dr. Antonio Hortencio Munhoz Jr Profa. Dra. Leila Figueiredo de Miranda Prof. Dr. Hélio Wiebeck (Departamento de Engenharia de Materiais EPUSP)

5 Página 05 s de Dissertação do Mestrado Data da Defesa: 05/02/09-10h Mestrando: Luiz Henrique Silveira Desenvolvimento de Processo de Incorporação de Fibra de Vidro Orientada em Matriz de Polipropileno e Obtenção de Pellets com Fibras Longas Profª. Dra. Leila Figueiredo de Miranda Prof. Dr. Mauro César Terence Prof. Dr. José Augusto Marcondes Agnelli (Departamento de Engenharia de Materiais UFSCAR) Data da Defesa: 04/02/09-15h Mestrando: Alexandre Pastro Alves Polietileno de Alta Densidade Nanoestruturado com Pseudoboemita Obtida pelo Processo Sol- Gel Profª. Dra. Leila Figueiredo de Miranda Prof. Dr. Antônio Hortencio Munhoz Jr. Prof. Dr. Leonardo Gondim de Andrade e Silva (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) Exame de Qualificação Data da apresentação: 18/03/09 14h Mestrando: Anderson Donizete Alves da Rosa Emprego de fibra de juta como modificadora de propriedades mecânicas do polipropileno reciclado Prof. Dr. Nilson Casimiro Pereira Profa. Dra. Leila Figueiredo de Miranda Prof. Dr. José Augusto Marcondes Agnelli (Departamento de Engenharia de Materiais UFSCAR) Data da Defesa: Mestrando: 17/03/09 14h Dionísio Mateo Cardille Uma abordagem a respeito do desgaste em materiais de camisas de cilindro de motores ciclo diesel atendendo as modernas leis de emissões Prof. Dr. Jan Vatavuk Prof. Dr. Antonio Augusto Couto Prof. Dr. Arnaldo Homobono Paes de Andrade (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares)

6 Página 06 Exame de Qualificação Data da Defesa: 12/02/09 15h Mestrando: Gisele Fabiane Costa Almeida Estudo das ligas fundidas em moldes de areia verde: efeito da adição de refinadores e modificadores de grão nas propriedades mecânicas Prof. Dr. Antônio Augusto Couto Prof. Dr. Jan Vatavuk Prof. Dr. Francisco Piorino Neto (CTA) Data da apresentação: 10/02/09 14h Mestrando: Daniele Cristina Pedroso Análise de causas de rejeições de peças de aço e ferro fundido galvanizadas a quente Profª. Dra. Sonia Braunstein Faldini Prof. Dr. Jan Vatavuk Profa. Dra. Zehbour Panossian (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) Data da apresentação: 28/01/09 14h Mestrando: Lucio Eugênio de Souza Consales Estudo de dosagem de concreto convencional feito com CP II F-32 e agregados de Rio Branco Acre e utilização de uma argila calcinada como pozolana na substituição parcial do cimento Prof. Dr. Alexandre Romildo Zandonadi Prof. Dr. Antônio Hortêncio Munhoz Junior Prof. Dr. Francisco Rolando Valenzuela Diaz (Departamento de Engenharia de Materiais da EDUSP) Data da apresentação: 19/12/09 11h Mestrando: Richard Wagner Novickis Desenvolvimento de Pseudoboemitas para a síntese de nanosistemas e liberação de moléculas com aplicações farmacêuticas Prof. Dr. Antônio Hortêncio Munhoz Junior Prof. Dr. Mauro Cesar Terence Prof. Dr. Antonio Carlos Vieira Coelho (Departamento de Engenharia de Materiais da EDUSP)

7 Página 07 Materials Science Fórum Artigos em Periódicos Publicados Artigo: A COMPARISON BETWEEN CONICRALY BOND COAT AND ZIRCONIA PLASMA SPRAYED COATINGS ON CREEP TESTS. Autores: Reis, D. A. P.; Moura Neto, C. ; COUTO, Antonio Augusto ; Silva, C. R. M. ; Piorino Neto, F. ; Barboza, M. J. R. Materials Science Fórum 2008 Artigo: COMPARISON OF MICROSTRUCTURAL ASPECTS BY ELECTRON MICROSCOPY OBSERVED IN Al- Mg BASED ALLOYS OBTAINED BY CONVENTIONAL AND P/M PROCESS AFTER THERMOMECHANICAL TREATMENTS. Autores: Waldemar Alfredo Monteiro; Sidnei José Buso; Américo de Almeida Filho; e Ricardo Bulcão Ferrari. Capítulo de Livro Título da Obra: Failure Analysis of Heat Treated Steel Components. Capítulo: STEEL FAILURES DUE TO TEMPERING AND ISOTHERMAL HEAT TREATMENT. Autores: Jan Vatavuk; e Lauralice de Campos Franceschini Canale. Editora: ASM International. Local: Ohio. Estados Unidos. Pedido de Patente Nº PI Processo de obtenção de membranas hodrofílicas a partir de poli(n-vinil-2-pirrolidona) PVP Autores: Profª Dra. Leila Figueiredo de Miranda, Profº Dr. Mauro César Terence e Profª Dra. Sônia Braunstein Faldini. Trabalhos Completos em Anais de Congressos Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência de Materiais (CBECiMat) Artigo: CARACTERIZAÇÃO DE UMA BLENDA POLIMÉRICA DE PVP/PVAL. Autores: Mauro César Terence; Leila Figueiredo de Miranda; Sonia Braunstein Faldini; Paula Junqueira de Castro..

8 Página 08 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência de Materiais (CBECiMat) Artigo: CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA E MICROESTRUTURAL DE POLIÉSTER TERMOFIXO CARREGADO COM BARITA PARA SER EMPREGADO NA FABRICAÇÃO DE PLACAS ISOLANTES DE RAIOS X. Autores: Nathalia Fernandes Gonçalves; Natalia Isabel Araújo; Antônio Hortencio Munhoz Jr.; Terezinha Jocelen Masson; e Leila Figueiredo de Miranda. Artigo: COMPORTAMENTO QUANTO A TENACIDADE AO IMPACTO DO AÇO AISI O1, COM MICROESTRUTURAS BAINÍTICAS E MARTENZITICAS, PROCESSADAS POR DIFERENTES CICLOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. Autores: Jan Vatavuk; e Dinecio dos Santos Filho. Local: São Paulo. Brasil. 6º Congresso Internacional de Educación Superior Artigo: CONTROLE AMBIENTAL DOS RESÍDUOS. Autores: Ana Júlia Ferreira Rocha; Ana Maria Babbini Marmo; Kaue Fakri; Leila Figueiredo de Miranda; e Gilberto Teixeira da Silva. Local: Havana. Cuba. Artigo: CORRELAÇÃO ENTRE TRATAMENTO TÉRMICO, MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM AÇO-FERRANETA PARA TRABALHO A FRIO. Autores: Marina Fuser Pillis; Edmo Soares Junior; e Jan Vatavuk. Local: Águas de Lindóia. Brasil. International Conference on Engineering and Technology Education (INTERTECH) Artigo: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Autores: Terezinha Jocelen Masson; Leila Figueiredo de Miranda; Ana Maria Porto Castanheira; e Juan Alfredo Guevara Carrió. Local: Peruíbe. Brasil. Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência de Materiais (CBECiMat) Artigo: EMPREGO DE FIBRA DE JUTA COMO MODIFICADORA DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DO POLIPROPILENO RECICLADO. Autores: Anderson Donizete Alves da Rosa; e Nilson Casimiro Pereira.

9 Página 09 Artigo: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LIGAS METÁLICAS E COMPÓSITOS POLIMERICOS NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA. Autores: Luiz Gustavo Franco Pires de Campos; e Jan Vatavuk. Local: Águas de Lindóia. Brasil. Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência de Materiais (CBECIMat) Artigo: ESTUDO DE DOSAGEM DO CONCRETO CONVENCIONAL FEITO COM CP II F-32 E AGREGADOS DE RIO BRANCO - ACRE E UTILIZAÇÃO DE ARGILA CALCINADA DO MESMO LOCAL COMO POZOLANA NA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO. Autores: Lúcio Eugenio de Souza Consales; Alexandre Romildo Zandonadi; Simão Priszkulnik; e Antônio Hortencio Munhoz Jr. Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência de Materiais (CBECiMat) Artigo: ESTUDO DE LIGAS AL-SI FUNDIDAS EM MOLDE DE AREIA VERDE: EFEITO DA ADIÇÃO DE REFINADOR E DE MODIFICADORES DE GRÃO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS. Autores: Gisele Fabiane Costa Almeida; Antônio Augusto Couto; Beatriz de Paula Severino; Abner Cabral Neto; Jan Vatavuk; e Kaísa Bortone Salles Couto Machado. Local: Ipojuca. PE. Brasil. Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência de Materiais (CBECiMat) Artigo: ESTUDO DO COMPORTAMENTO EM FADIGA DE LIGAS DE ALUMÍNIO ENDURECIDAS POR PRECIPITAÇÃO. Autores: Antônio Augusto Couto; Nilsa Maria de Paiva Melo; Abner Cabral Neto; Fábio Raia; e Kaísa Bortone Salles Couto Machado. Local: Ipojuca. PE. Brasil. Artigo: ESTUDO DOS TRATAMENTOS SUB-ZERO E CRIOGÊNICO, EM AÇOS FERRAMENTA PARA TRABALHO A QUENTE E TRABALHO A FRIO. Autores: Lucas Ceschin; Jan Vatavuk; e João Carmo Vendramim. Local: Águas de Lindóia. Brasil.

10 Página 10 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência de Materiais (CBECIMat) Artigo: INFLUÊNCIA DE PROCESSOS MECÂNICOS NA QUALIDADE DE ARTEFATOS DE AÇO GALVANIZADOS A QUENTE. Autores: Danieli Cristina Pedroso; e Sonia Braunstein Faldini. Artigo: NITRETAÇÃO DE AÇÕS PRODUZIDOS POR METALURGIA DO PÓ. Autores: Leonardo Calicchio; Jan Vatavuk; e Marina Fuser Pillis. Local: Águas de Lindóia. Brasil. International Conference on Engineering and Technology Education (INTERTECH) Artigo: PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA ESCOLA DE ENGENHARIA. Autores: Ana Maria Porto Castanheira; Mary Rosane Ceroni; Terezinha Jocelen Masson; e Leila Figueiredo de Miranda. Local: Peruíbe. Brasil. Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência de Materiais (CBECIMat) Artigo: PROPRIEDADE DE RESISTÊNCIA AO IMPACTO DE BLENDA DE POLIPROPILENO E POLIETILENO. Autores: Mauro César Terence; e Francisco Carlos Ruiz. 42ª Wolrd Polymer Macromolecular Symposia Artigo: STUDY OF POLYMERIC BLEND OF PVP/PVAL FORMATION. Autores: Mauro César Terence; Leila Figueiredo de Miranda; Sonia Braunstein Faldini; e Paula Junqueira de Castro. Local: Taipei. China. Artigo: UMA ABORDAGEM A RESPEITO DE DESGASTE EM MATERIAIS DE CAMISAS DE CILINDRO DE MOTORES DO CICLO DIESEL ATENDENDO AS MODERNAS LEIS DE EMISSÕES. Autores:Jan Vatavuk; e Dionísio Mateo Cardille. Local: Águas de Lindóia. Brasil

11 Página 11 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência de Materiais (CBECIMat) Artigo: CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS DE PEAD E PSEUDOBOEMITA. Autores: ALVES, A.P. ; Nakashima, M. ; MUNHOZ JR, A. H. ; MIRANDA, L. F Artigo: Análise Dimensional e Medidas de Tensão resídual em capas de Rolamentos. Autores: FELIPPE, D. M. ; COUTO, A. A. ; VATAVUK, J. Local: Águas de Lindóia. Brasil Artigo: A Influencia da camada Branca formada na Operação de Eletroerosãp na tenacidade de aços AISI H13 e AISI O1. Autores: VATAVUK, J. ; SANTOS FILHO, D. ; VENDRAMIM, J. C. ; COUTO, A. A. ; CANALE, L. C. F. Local: Águas de Lindóia. Brasil Artigo: Comparação entre os processos de têmpera (tratamento térmico) convencional e por indução de rolamentos do aço DIN 100 Cr6. Autores: FELLIPE, Douglas Marquezin ; COUTO, Antonio Augusto ; LIMA, Nelson Batista de Local: Águas de Lindóia. Brasil Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência de Materiais (CBECIMat) Artigo: Estudo de Ligas Al-Si Fundidas em Molde de Areia Verde: Efeito da Adição de Refinador e de Modificadores de Grão nas Propriedades Mecânicas. Autores: ALMEIDA, Gisele Fabiane Costa ; COUTO, Antonio Augusto ; SEVERINO, B. P. ; CABRAL NETO, A. ; VATAVUK, Jan ; Machado, K. B. S. C. Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência de Materiais (CBECIMat) Artigo: Caracterização térmica e microestrutural de poliéster termofixo carregado com barita para ser empregado na fabricação de placas isolantes de raios X. Autores: GONÇALVES, N. G.; ARAUJO, N. I. ; MUNHOZ JÚNIOR, A. H. ; MASSON, T. J. ; MIRANDA, L. F

12 Página 12 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência de Materiais (CBECIMat) Artigo: O efeito do caminho de deformação nos processos de restauração do cobre comercial puro. Autores: PINHEIRO, Ivete P ; MONTEIRO, W. A. ; CETLIN, P. R Local: Porto de Galinhas. PE. Brasil Resumos Expandidos em Anais de Congresso 8th International Symposium on Ionizing Radiation and Polymers (IRAP 2008) Artigo: INFLUENCE OF GAMMA RADIATION IN THE MACHANICAL PROPERTIES OF TENSION RESISTENCE IN HIBRID OF POLYPROPILENE/SISAL FIBERS/MINERAL CLAY NANOCOMPOSITES. Autores: Leila Figueiredo de Miranda; Mauro César Terence; Nilson Casimiro Pereira; e Nathália Sabença do Couto. Local: Angra dos Reis. Brasil. 8th International Symposium on ionizing radiation and polymers (IRAP 2008) Artigo: STUDY OF THE EFFECT OF IRRADIATION IN PSEUDOBOEHMITE OBTAINED FROM AlCl3 AS PRECURSOR. Autores: Marcela Nakashima; Leila Figueiredo de Miranda; Amanda Abati Aguiar; Leonardo Gondim de Andrade e Silva; Antônio Hortencio Munhoz Jr.; e Mauro César Terence. Local: Angra dos Reis. Rio de Janeiro. Brasil. Resumos Expandidos em Anais de Congresso 8th International Symposium on ionizing radiation and polymers (IRAP 2008) Artigo: Effect of ionizing radiation on composities of wood flour in polyethylene matrix using barium titanate as coupling agent. Autores: Silveira, L.H. ; Guimarães Rosa, H ; Andrade e Silva, L.G. ; MASSON, T. J. ; MUNHOZ JR, A. H. ; MIRANDA, L. F Local: Angra dos Reis. Rio de Janeiro. Brasil.

13 Página 13 Resumos em Anais de Congresso 8th International Symposium on Ionizing Radiation and Polymers Artigo: COMPARATIVE STUDY OF EFFECT OF IONIZING RADIATION ON COMPOSITES OF WOOD FLOUR IN POLYETHYLENE AND POLYPROPILENE MATRIXES USING BARIUM TITANATE AS COUPLING AGENT. Autores: Luiz Henrique da Silveria; Maritza Eliza Peres Ulloa; Leonardo Gondim de Andrade e Silva; Terezinha Jocelen Masson; Nilson Casimiro Pereira; e Leila Figueiredo de Miranda. 8th International Symposium on Ionizing Radiation and Polymers. Local: Angra dos Reis. Brasil. 8th International Symposium on Ionizing Radiation and Polymers (IRAP 2008) Artigo: EFFECT OF IONIZING RADIATION IN PEBD MONOLAYER FILMS. Autores: Esperidiana Augusta Barretos de Moura; Mauro César Terence; Sonia Braunstein Faldini; Leonardo Gondim de Andrade e Silva; e Leila Figueiredo de Miranda. Local: Angra dos Reis. Brasil. 8th International Symposium on Ionizing Radiation and Polymers (IRAP 2008) Artigo: EFFECT OF IONIZING RADIATION ON COMPOSITIES OF WOOD FLOUR IN POLYETHYLENE MATRIX USING BARIUM TITANATE AS COUPLING AGENT. Autores: Luiz Henrique Silveira; Henrique Guimarães Rosa; Leonardo Gondim de Andrade e Silva; Terezinha Jocelen Masson; Antônio Hortencio Munhoz Jr.; e Leila Figueiredo de Miranda. Local: Angra dos Reis. Brasil. Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência de Materiais (CBECiMat) Artigo: INFLUÊNCIA DA RADIAÇÃO GAMA NA PROPRIEDADE TÉRMICA DE TEMPERATURA DE DEFLEXÃO AO CALOR, SOB CARGA (HDT), EM NANOCOMPÓSITOS HÍBRIDOS DE POLIPROPILENO RECICLADO/FIBRADE SISAL/NANOCARGA MINERAL. Autores: Nilson Casimiro Pereira; Mauro César Terence; e Leila Figueiredo de Miranda. Artigo: Análise dimensional e medidas de tensão residual em capas de rolamento. Autores: FELLIPE, Douglas Marquezin ; Paschoalin, A. L. ; Jacintho, A. L. ; COUTO, Antonio Augusto ; VATAVUK, Jan Local: Águas de Lindóia, SP.

14 Página 14 Artigo: A influência da camada branca formada na operação de eletroerosão na tenacidade de aços AISI H13 e AISI O1.. Autores: VATAVUK, Jan ; Santos Filho, D. ; Canale, L. C. F. ; VENDRAMIM, J. C. ; COUTO, Antonio Augusto Local: Águas de Lindóia, SP 8th International Symposium on Ionizing Radiation and Polymers (IRAP 2008) Artigo:. Influence of gamma radiation in the machanical properties of tension resistence in hibrid of polypropilene/sisal fibers/mineral clay nanocomposites. Autores: COUTO, N. S. ; PEREIRA, N. C. ; MIRANDA, L. F. ; TERENCE, M. C Local: Angra dos Reis. Brasil. 8th International Symposium on Ionizing Radiation and Polymers (IRAP 2008) Artigo: Study of the effect of irradiation in pseudobohemite obtained from AlCl33 as precursor. Autores: NAKASHIMA, M. ; MIRANDA, L. F. ; TERENCE, M. C. ; AGUIAR, A. A. ; ANDRADE E SILVA, L. G. ; MUNHOZ JÚNIOR, A. H. Local: Angra dos Reis. Brasil. 8th International Symposium on Ionizing Radiation and Polymers (IRAP 2008) Artigo: Influence of gamma radiation in the mechanical proprerties of tension resistance in hybrid of polypropylene/sisal fibers/mineral clay nanocomposites. Autores: N. S. Couto ; PEREIRA, N. C. ; MIRANDA, L. F. ; TERENCE, M. C. Local: Angra dos Reis. Brasil. Artigo: Análise dimensional e medidas de tensão residual em capas de rolamento. Autores: FELLIPE, Douglas Marquezin ; Paschoalin, A. L. ; Jacintho, A. L. ; COUTO, Antonio Augusto ; VATAVUK, Jan Local: Águas de Lindóia, SP

15 Página 15 NOTAS CURTAS/INFORMAÇÕES Projetos de Pesquisa Os seguintes projetos de pesquisa foram aprovados junto ao Mack Pesquisa para o período Fev/2009 a Jan/2010. O valor do fomento é destinado a pagamento de bolsas (aos alunos de graduação e pós-graduação) e compra de equipamentos: Projeto: Desenvolvimento de pseudoboemitas na preparação de nanosistemas para liberação controlada de fármacos Responsável: Antonio Hortêncio M. Jr. R$ 9.000,00 Projeto: Difratômetro de raios x para material policristalino Responsável: Juan Alfredo Guevara Carrio R$ ,20 Projeto: Preparação de blendas poliméricas de PVP/PVAL para formação de hidrogéis utilizáveis em sistemas de liberação controlada de drogas Responsável: Mauro Cesar Terence R$ ,96 Projeto: Avaliação das propriedades termo-mecânicas e estruturais de compósitos de clones de borracha natural, reforçados com fibra de curauá Responsável: Nilson Casimiro Pereira R$ ,94 O Profº Dr. Guilhermino Fechine foi entrevistado pela Revista FAPESP sobre Polímeros Biodegradáveis. A entrevista está disponível no link (artigos 2008 e link entrevista):

REVISTA MACKENZIE DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO. V. 11 N. 1 EDIÇÃO ESPECIAL SÃO PAULO 2010-2011 ISSN 1518-7470 (impresso) ISSN 2236-9813 (on-line)

REVISTA MACKENZIE DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO. V. 11 N. 1 EDIÇÃO ESPECIAL SÃO PAULO 2010-2011 ISSN 1518-7470 (impresso) ISSN 2236-9813 (on-line) REVISTA MACKENZIE DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO V. 11 N. 1 EDIÇÃO ESPECIAL SÃO PAULO 2010-2011 ISSN 1518-7470 (impresso) ISSN 2236-9813 (on-line) UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Reitor Benedito Guimarães

Leia mais

Prof. Dr. Marcel Mendes, Diretor da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Mackenzie 138 anos de Tradição, 12/08/2008.

Prof. Dr. Marcel Mendes, Diretor da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Mackenzie 138 anos de Tradição, 12/08/2008. Boletim online da EM-MACKENZIE Engenharia de Materiais Graduação & Pós-Graduação Uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - UPM R. da Consolação, nº 896 Prédio 6, São Paulo

Leia mais

FACULDADE ATENAS MARANHENSE

FACULDADE ATENAS MARANHENSE EDITAL 01/15 RESULTADO SELETIVO DE MONITORIA A Coordenação de Estágio e Monografia, no uso de suas atribuições regimentais e de acordo com o que consta no Regulamento do Programa de Monitoria desta Faculdade,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE RODA MICROLIGADA COM NIÓBIO PARA TRANSPORTE HEAVY HAUL. Eng. (MSc) Domingos José Minicucci

DESENVOLVIMENTO DE RODA MICROLIGADA COM NIÓBIO PARA TRANSPORTE HEAVY HAUL. Eng. (MSc) Domingos José Minicucci COM NIÓBIO PARA TRANSPORTE HEAVY HAUL Eng. (MSc) Domingos José Minicucci CONTEÚDO: Evolução da carga por eixo na Austrália Contato roda trilho Especificação AAR para rodas classe D microligadas Nióbio

Leia mais

Influence of Austenitizing Temperature On the Microstructure and Mechanical Properties of AISI H13 Tool Steel.

Influence of Austenitizing Temperature On the Microstructure and Mechanical Properties of AISI H13 Tool Steel. Influence of Austenitizing Temperature On the Microstructure and Mechanical Properties of AISI H13 Tool Steel. Lauralice de C. F. Canale 1 George Edward Totten 2 João Carmo Vendramim 3 Leandro Correa dos

Leia mais

RESULTADO PRELIMINAR PROVA PRÁTICA

RESULTADO PRELIMINAR PROVA PRÁTICA Carpinteiro RESULTADO PRELIMINAR PROVA PRÁTICA PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE /SP 533003901 Joan Cesar Ferreira De Almeida 40 Aprovado Página 1 de 11 PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA

Leia mais

Local SÍTIO DO SOSSEGO, CASIMIRO DE ABREU, RJ. Data 07 E 08 DE SETEMBRO DE 2012 PROVAS E COMPETIÇÕES BÍBLICAS 2012

Local SÍTIO DO SOSSEGO, CASIMIRO DE ABREU, RJ. Data 07 E 08 DE SETEMBRO DE 2012 PROVAS E COMPETIÇÕES BÍBLICAS 2012 Página 1 de 6 PROVAS E COMPETIÇÕES BÍBLICAS 2012 Data 07 E 08 DE SETEMBRO DE 2012 Local SÍTIO DO SOSSEGO, CASIMIRO DE ABREU, RJ PROVA DE MARCOS (Junior) 01 JUAN DA COSTA SOUZA IB EBENEZER EM STA LUZIA

Leia mais

APURAÇÃO DE RESULTADO ENTREVISTA. 15 - ÁREA: DIRETORIA DE EXTENSÃO Secretaria e Coordenação de Estágio. Nível Superior

APURAÇÃO DE RESULTADO ENTREVISTA. 15 - ÁREA: DIRETORIA DE EXTENSÃO Secretaria e Coordenação de Estágio. Nível Superior 15 - ÁREA: DIRETORIA DE EXTENSÃO Secretaria e Coordenação de Estágio. Nível Superior 46 Samuel Souza Evangelista 130 104 Jussara Cândida Soares Desclassificada 45 Bruno José Rupino 130 61 Fabiana Grigógio

Leia mais

Disciplina MAF 2130 Química Aplicada Turma A02

Disciplina MAF 2130 Química Aplicada Turma A02 Disciplina MAF 2130 Química Aplicada Turma A02 1 CIÊNCIAS DOS MATERIAIS Profa. Dra. Adélia Lima Email: amlsilva0603@gmail.com à Química Aplicada 2 A disciplina Química Aplicada aborda os conteúdos básicos

Leia mais

PROJETO IDIOMA NO CÂMPUS CURSO: INGLÊS I - Professora Maria Carolina

PROJETO IDIOMA NO CÂMPUS CURSO: INGLÊS I - Professora Maria Carolina CURSO: INGLÊS I - Professora Maria Carolina Situação 1 20131060110193 Lorrane Kethllen Mendanha Pereira 060.126.431-28 APROVADO/CLASSIFICADO 2 20141060110212 Rebeca Barbosa Moura 700.674.671-05 APROVADO/CLASSIFICADO

Leia mais

Belo Horizonte, 28 de setembro 2015.

Belo Horizonte, 28 de setembro 2015. Certifico que, Ademir dos Santos Ferreira, participou da palestra Logística Urbana, ministrada pelo Certifico que, Almir Junio Gomes Mendonça, participou da palestra Logística Urbana, ministrada pelo Engenheiro

Leia mais

CUIDADOS PALIATIVOS 34 PRATICA DE INVESTIGACAO CIENTIFICA VI 40 BASES PSICOSSOCIAIS DA PRATICA MEDICA V 38

CUIDADOS PALIATIVOS 34 PRATICA DE INVESTIGACAO CIENTIFICA VI 40 BASES PSICOSSOCIAIS DA PRATICA MEDICA V 38 DOCENTE ANO SEMESTRE DISCIPLINA CH DA DISCIPLINA TITULAÇÃO TEMPO DE CASA DESDE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: VER CURRÍCULO NA ABA "PROFESSORES" AISHA AGUIAR MORAIS ESPECIALIZAÇÃO 24/01/14 ALEXANDRE ERNESTO

Leia mais

ÍNDICE CORROSÃO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO... 3. ESPECIFICAÇÃO DE AÇOS, LIGAS ESPECIAIS E FERROS FUNDIDOS (Módulo I)... 4 ACABAMENTO DE SUPERFÍCIE...

ÍNDICE CORROSÃO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO... 3. ESPECIFICAÇÃO DE AÇOS, LIGAS ESPECIAIS E FERROS FUNDIDOS (Módulo I)... 4 ACABAMENTO DE SUPERFÍCIE... ÍNDICE CORROSÃO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO... 3 ESPECIFICAÇÃO DE AÇOS, LIGAS ESPECIAIS E FERROS FUNDIDOS (Módulo I)... 4 ACABAMENTO DE SUPERFÍCIE... 5 FUNDAMENTOS DOS TRATAMENTOS TÉRMICOS DAS LIGAS FERROSAS

Leia mais

Amanda Cardoso de Melo

Amanda Cardoso de Melo Aime Pinheiro Pires participou da palestra: Empreendedor De Sucesso, Amanda Cardoso de Melo Amanda Loschiavo Amoiré Santos Ribeiro Ana Carolina Pereira Pires Ana Carolina Pioto Magalhães Ana Cristina Angelo

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA FINAL DE TÊMPERA DO AÇO SAE 52100 TEMPERADO EM BANHO DE SAL NA FORMAÇÃO DE AUSTENITA RETIDA

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA FINAL DE TÊMPERA DO AÇO SAE 52100 TEMPERADO EM BANHO DE SAL NA FORMAÇÃO DE AUSTENITA RETIDA 1 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI NADIR DIAS DE FIGUEIREDO ALEXANDRE PASCHOALIN ANDERSON LUÍS JACINTHO INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA FINAL DE TÊMPERA DO AÇO SAE 52100 TEMPERADO EM BANHO DE SAL NA FORMAÇÃO DE

Leia mais

Técnicos Especializados

Técnicos Especializados Nome da Escola : Data final da candidatura : Disciplina Projeto: Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Porto Nº Escola : 153000 2015-09-03 Nº Horário : 75 Escola de Referência para a Educação Bilingue

Leia mais

Ano 3, n 29, 11/09/09 - UNIVALI

Ano 3, n 29, 11/09/09 - UNIVALI Ano 3, n 29, 11/09/09 - UNIVALI Veja a Agenda do PMCF, os Eventos e as Notícias da área. Boa leitura! Assista o vídeo do nosso curso no Youtube através do link http://br.youtube.com/watch?v=4nwq3i6xkfs

Leia mais

67412 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (NOTURNO)

67412 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (NOTURNO) Candidatos Aprovados - Processo Seletivo Uberlândia (Sábado: 17/12/2011) 09h00 - Dezembro (Ordem de ) 712 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (NOTURNO) 1 Bruno Custodio da Silva Neto 10001 ** Qtde Aprovados: 1 Candidatos

Leia mais

CURSO TURNO NOME DO ALUNO CLASSIFICAÇÃO STATUS ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA noturno ANA CLÁUDIA ARAUJO DA MOTA 0 Desclassificado ENGENHARIA

CURSO TURNO NOME DO ALUNO CLASSIFICAÇÃO STATUS ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA noturno ANA CLÁUDIA ARAUJO DA MOTA 0 Desclassificado ENGENHARIA CURSO TURNO NOME DO ALUNO CLASSIFICAÇÃO STATUS ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA noturno ANA CLÁUDIA ARAUJO DA MOTA 0 Desclassificado ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA noturno ANDRÊSSA CAIXETA SOUZA 0 Desclassificado

Leia mais

Candidato Curso Turno Classificação Status Análise Data da Agenda Hora ANA CLAUDIA DE SOUSA. Em processo de análise diurno 1 INFORMAÇÃO

Candidato Curso Turno Classificação Status Análise Data da Agenda Hora ANA CLAUDIA DE SOUSA. Em processo de análise diurno 1 INFORMAÇÃO Candidato Curso Turno Classificação Status Análise Data da Agenda Hora ANA CLAUDIA DE SOUSA GABRIEL FERNANDES CYRINO GISNEI RIBEIRO CAMPOS GUILHERME MAGALHÃES SOMMERFELD JOÃO EDUARDO MACHADO JOYCE LORENA

Leia mais

EFEITO DA ESTRUTURA BAINÍTICA EM AÇOS PARA ESTAMPAGEM

EFEITO DA ESTRUTURA BAINÍTICA EM AÇOS PARA ESTAMPAGEM 1 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI NADIR DIAS DE FIGUEIREDO MARCOS HUSEK COELHO RUBENS DA SILVA FREIRE EFEITO DA ESTRUTURA BAINÍTICA EM AÇOS PARA ESTAMPAGEM OSASCO 2011 2 MARCOS HUSEK COELHO RUBENS DA SILVA

Leia mais

Ana Carolina Pereira Pires

Ana Carolina Pereira Pires Aimê Pinheiro Pires universidades e centros de pesquisa na geração de novos negócios, Ana Carolina Pereira Pires Ana Cristina Angelo Rocha Ana Paula Andrade Galvão Andre Araujo André Lopes Andre Luiz Santos

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO

Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO PROGRAMA DE DISCIPLINA SETOR: Ciências Agrárias e de Tecnologia DEPARTAMENTO: Engenharia de Materiais DISCIPLINA: Ensaios

Leia mais

Poder Judiciário Página 1 of 6 Justiça Federal - 2a Região Seção Judiciária do RJ

Poder Judiciário Página 1 of 6 Justiça Federal - 2a Região Seção Judiciária do RJ Poder Judiciário Página 1 of 6 Justiça Federal - 2a Região Seção Judiciária do RJ ATA DA 7ª SESSÃO DE JULGAMENTO DO ANO DE 2015 DA 05ªTR, REALIZADA NO DIA 30/06/2015 ÀS 14:00 h QUANDO PUBLICADAS AS DECISÕES,

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2012

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2012 14472273 ANA CARLA MELO VALADÃO Colocada em 0911 14595437 ANA ISABEL TERRA SILVA Colocada em 3101 9084 14541457 ANA MARIA DE SOUSA MARTINS Colocada em 7220 8149 14314779 ANDRÉ ALVES HOMEM Colocado em 0130

Leia mais

MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre

MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre Jorge Costelha Seabra 2 18,2 110402182 Ana Catarina Linhares

Leia mais

UFPE - COVEST - C O N C U R S O V E S T I B U L A R 2011 PAG 0001

UFPE - COVEST - C O N C U R S O V E S T I B U L A R 2011 PAG 0001 UFPE - COVEST - C O N C U R S O V E S T I B U L A R 2011 PAG 0001 GRUPO:05 - CURSO: LETRAS/LIC LINGUA FRANCESA PREFERENCIA: 16 - INSTITUICAO:U.F.PE. - ENTRADA 1 - TURNO:TARDE RECIFE 1282103 LUCINDA DA

Leia mais

CEFET ANGRA Semana de Extensão 2015

CEFET ANGRA Semana de Extensão 2015 Centro Federal de Educação tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ Campus Angra dos Reis CEFET ANGRA Semana de Extensão 2015 Local: Rua do Areal, 522 Parque Mambucaba - Angra dos Reis PROGRAMAÇÃO

Leia mais

I SELETIVA ANO - 2015 Local: SECRETARIA DE ESPORTES Data: 28/03/2015 à 29/03/2015 50 METROS COSTAS FEMININO MIRIM

I SELETIVA ANO - 2015 Local: SECRETARIA DE ESPORTES Data: 28/03/2015 à 29/03/2015 50 METROS COSTAS FEMININO MIRIM Prova N 1 Etapa: 1 (28/3/2016) 50 METROS COSTAS FEMININO MIRIM 4 MARIA PAULA GOMIDE MOREIRA 284220 2005 ASBAC/AQUANAII 00:54.48 5 FERNANDA RESENDE ROCHA 296569 2006 ASBAC/AQUANAII 99:99.99 26/03/2015 18:36:48

Leia mais

SEQUÊNCIA LISTA NOMINAL DOS CANDIDATOS APROVADOS 1 MAURO ROBERTO P. DUARTE 2 PAULO RENATO PEDRONI DE ALMEIDA 3 ALEX LOPES LYRIO 4 MARCOS ANDRE MURTA

SEQUÊNCIA LISTA NOMINAL DOS CANDIDATOS APROVADOS 1 MAURO ROBERTO P. DUARTE 2 PAULO RENATO PEDRONI DE ALMEIDA 3 ALEX LOPES LYRIO 4 MARCOS ANDRE MURTA LISTA NOMINAL DOS CANDIDATOS APROVADOS 1 MAURO ROBERTO P. DUARTE 2 PAULO RENATO PEDRONI DE ALMEIDA 3 ALEX LOPES LYRIO 4 MARCOS ANDRE MURTA RIBEIRO 5 ALEXANDRE FERREIRA DE MENEZES 6 ADALBERTO GOMES DA SILVA

Leia mais

Comparação entre Tratamentos Térmicos e Método Vibracional em Alívio de Tensões após Soldagem

Comparação entre Tratamentos Térmicos e Método Vibracional em Alívio de Tensões após Soldagem Universidade Presbiteriana Mackenzie Comparação entre Tratamentos Térmicos e Método Vibracional em Alívio de Tensões após Soldagem Danila Pedrogan Mendonça Orientador: Profº Giovanni S. Crisi Objetivo

Leia mais

Adriane Cristina de Jesus

Adriane Cristina de Jesus Adriane Cristina de Jesus Alexandre Coelho Rodrigues Gomes Alexandre Montenegro Nascimento Vilarinhos Ana Carolina Nogueira Ana Carolina Rodrigues Oliveira Ana Luiza de Paiva Silva Ana Luiza dos Anjos

Leia mais

TURMA 10 H. CURSO PROFISSIONAL DE: Técnico de Multimédia RELAÇÃO DE ALUNOS

TURMA 10 H. CURSO PROFISSIONAL DE: Técnico de Multimédia RELAÇÃO DE ALUNOS Técnico de Multimédia 10 H 7536 Alberto Filipe Cardoso Pinto 7566 Ana Isabel Lomar Antunes 7567 Andreia Carine Ferreira Quintela 7537 Bruno Manuel Martins Castro 7538 Bruno Miguel Ferreira Bogas 5859 Bruno

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina LEGISLAÇÃO PARA ENGENHARIA

Leia mais

Corrida da Saúde. Infantis A - Feminino

Corrida da Saúde. Infantis A - Feminino Corrida da Saúde Classificação geral do corta-mato, realizado no dia 23 de Dezembro de 2007, na Escola E.B. 2,3 de Valbom. Contou com a participação dos alunos do 4º ano e do 2º e 3º ciclos do Agrupamento

Leia mais

Ano 3, n 28, 10/08/09 - UNIVALI

Ano 3, n 28, 10/08/09 - UNIVALI Ano 3, n 28, 10/08/09 - UNIVALI Veja a Agenda do PMCF, os Eventos e as Notícias da área. Boa leitura! Assista o vídeo do nosso curso no Youtube através do link http://br.youtube.com/watch?v=4nwq3i6xkfs

Leia mais

Escola : Centro Profissionalizante Jornalista Cristiano Donato Curso : Francês Turno : Tarde

Escola : Centro Profissionalizante Jornalista Cristiano Donato Curso : Francês Turno : Tarde Escola : Centro Profissionalizante Jornalista Cristiano Donato Curso : Francês Turno : Colocação : 25 Aluno : Matheus Rodrigues Cavalcante Colocação : 26 Aluno : Ana Paula Santos Lira Colocação : 27 Aluno

Leia mais

FACULDADE DE F.C. L. SANTA MARCELINA - FAFISM RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO 2015 VESTIBULAR AGENDADO 12/02/2015

FACULDADE DE F.C. L. SANTA MARCELINA - FAFISM RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO 2015 VESTIBULAR AGENDADO 12/02/2015 12/02/2015 1 Eduardo Silva Guimaraes CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 1 Kellem Cristian de Oliveira Ferreira 1 Larissa Rodrigues Costa 2 Márcio Greick Gomes 3 Marcelo de Paula 1 Lazarene Aparecida Freitas Rocha 2 Ingredi

Leia mais

Programação. Dia 31/05 1º período do curso de Engenharia de Computação

Programação. Dia 31/05 1º período do curso de Engenharia de Computação Programação Dia 31/05 1º período do curso de Engenharia de Computação 1ª PALESTRA DO DIA: 19h As perspectivas mercadológicas na era da Tecnologia da Informação para Utilização de Software nas Empresas

Leia mais

INTERNATO EM CIRURGIA 630 FUNDAMENTOS DA CLINICA III 95 INTRODUCAO A CLINICA I 76 INTRODUCAO A CLINICA IV 82 PRATICA DE INTEGRACAO: ENSINO, SERVICO E

INTERNATO EM CIRURGIA 630 FUNDAMENTOS DA CLINICA III 95 INTRODUCAO A CLINICA I 76 INTRODUCAO A CLINICA IV 82 PRATICA DE INTEGRACAO: ENSINO, SERVICO E DOCENTE ANO SEMESTRE DISCIPLINA CH DA DISCIPLINA TITULAÇÃO TEMPO DE CASA DESDE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: VER CURRÍCULO NA ABA "CORPO DOCENTE" AISHA AGUIAR MORAIS ESPECIALIZAÇÃO 24/01/14 ALEXANDRE ERNESTO

Leia mais

EDITAL 14/2015 CONVOCAÇÃO DE SUPLENTES VESTIBULAR 2º SEMESTRE 2015

EDITAL 14/2015 CONVOCAÇÃO DE SUPLENTES VESTIBULAR 2º SEMESTRE 2015 EDITAL 14/2015 CONVOCAÇÃO DE SUPLENTES VESTIBULAR 2º SEMESTRE 2015 Ficam convocados os suplentes abaixo, para tomarem conhecimento das vagas, de acordo com a classificação e procederem à matrícula na Secretaria

Leia mais

Cadernos de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Cadernos de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica ISSN 1518-904X Cad. de em Eng. São Paulo v. 2 n. 1 p. 1-65 2002 Os direitos de publicação destes Cadernos são da. Os textos publicados nestes Cadernos são de inteira responsabilidade de seus autores. Permite-se

Leia mais

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO PROGRAMA DE AÇÃO AFIRMATIVA DO INSTITUTO RIO BRANCO

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 Anderson José Costa Sena (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Elétrica Doutorando

Leia mais

Lista de Contactos do Departamento de Engenharia Informática

Lista de Contactos do Departamento de Engenharia Informática Lista de Contactos do Departamento de Engenharia Informática Gabinete/Cargo Nome Extensão E-mail Diretor Luiz Felipe Rocha de Faria 1450 lef@isep.ipp.pt Sub-diretor(es) António Constantino Lopes 1462 acm@isep.ipp.pt

Leia mais

TRABALHO DE GRADUAÇÃO. Projeto. Curso de Engenharia Mecânica ( ) Integral (X) Noturno. Aluno: xxxxxxx n

TRABALHO DE GRADUAÇÃO. Projeto. Curso de Engenharia Mecânica ( ) Integral (X) Noturno. Aluno: xxxxxxx n TRABALHO DE GRADUAÇÃO Projeto Curso de Engenharia Mecânica ( ) Integral (X) Noturno Aluno: xxxxxxx n Orientador: Marcelo Augusto Santos Torres Início do Trabalho: março de 2010 1. Tema: Mecânica da Fratura

Leia mais

DECLARAÇÃO. Prof. Dr. Paulo Sérgio de Sena Coordenação do Curso de Biologia

DECLARAÇÃO. Prof. Dr. Paulo Sérgio de Sena Coordenação do Curso de Biologia Teresa D'Ávila FATEA declara que o (a) Senhor (a) ALICE OLIVAS PERES participou em 23 de Maio de 2012 da Visita técnica ao Museu da Vida FIOCRUZ, Rio de Janeiro, sob responsabilidade pedagógica da Profª

Leia mais

INSCRIÇÕES DEFERIDAS ELEIÇÃO DOS CENTROS ACADÊMICOS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE

INSCRIÇÕES DEFERIDAS ELEIÇÃO DOS CENTROS ACADÊMICOS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE INSCRIÇÕES DEFERIDAS ELEIÇÃO DOS CENTROS ACADÊMICOS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE Inscrições Deferidas DIRETORIA CENTRO ACADÊMICO DE AGRONOMIA ANTÔNIO CHAVAGLIA. CHAPA INSCRITA: CHAPA INTEGRAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA - VESTIBULAR 2014.2 LISTAGEM DE NOTAS APÓS REVISÃO

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA - VESTIBULAR 2014.2 LISTAGEM DE NOTAS APÓS REVISÃO 14001001871-6 AFONSO RIBEIRO TRAVASSOS 14001002104-8 ALVARO HENRIQUE BARBOSA DE MIRANDA Biologia 17,50 17,50 14001000714-9 AMANDA MIRELLA KIYOMURA DE PAULA 14001001834-4 AMANDA VAZ LIMA 14001001717-8 ANA

Leia mais

Inscrição Nome Opção de Curso Status. 000000005133 RAQUEL REZENDE DANTAS EDUCACAO FISICA Aprovado

Inscrição Nome Opção de Curso Status. 000000005133 RAQUEL REZENDE DANTAS EDUCACAO FISICA Aprovado Processo Seletivo 2016/1 000000005133 RAQUEL REZENDE DANTAS EDUCACAO FISICA Aprovado 000000004960 VALERIA DIAS MIRANDA EDUCACAO FISICA Aprovado 000000005764 BRUNNO DE PAULA SILVA BARBOSA EDUCACAO FISICA

Leia mais

Estudo da Aplicação do Resíduo Grits na Fabricação de Elementos de Concreto

Estudo da Aplicação do Resíduo Grits na Fabricação de Elementos de Concreto Estudo da Aplicação do Resíduo Grits na Fabricação de Elementos de Concreto Adair José Magalhães 1 Élcio Cassimiro Alves 2 Resumo O presente estudo tem como objetivo principal avaliar a viabilidade técnica

Leia mais

Escola Secundária de S. Pedro do Sul (AESPS)

Escola Secundária de S. Pedro do Sul (AESPS) Sala B5 KFS ALEXANDRE DE ALMEIDA SILVA ALEXANDRE HENRIQUE DA ROCHA OLIVEIRA ALEXANDRE MIGUEL DE ALMEIDA PEREIRA ALEXANDRE SILVA FIGUEIREDO ANA CATARINA GOMES MOREIRA ANA CATARINA MARQUES GOMES ANA MARGARIDA

Leia mais

Escola sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul Alunos Matriculados - 2015/2016

Escola sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul Alunos Matriculados - 2015/2016 13948 5 A 2.º Ciclo do Ensino Básico Ana Gabriela Pedro Fernandes Escola Básica n.º 2 de São Pedro do Sul 13933 5 A 2.º Ciclo do Ensino Básico Ana Júlia Capela Pinto Escola Básica n.º 2 de São Pedro do

Leia mais

SOLIDIFICAÇÃO/ESTABILIZAÇÃO DE LODO GALVÂNICO EM BLOCOS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO (PAVERS)

SOLIDIFICAÇÃO/ESTABILIZAÇÃO DE LODO GALVÂNICO EM BLOCOS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO (PAVERS) 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 SOLIDIFICAÇÃO/ESTABILIZAÇÃO DE LODO GALVÂNICO EM BLOCOS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO (PAVERS) Janaina de Melo Franco 1, Célia Regina Granhen Tavares 2,

Leia mais

Atendimento no sábado 06/11/2010. Grupo I 8h00 às 10h30. Local: Campus Samambaia. José Osvaldino da Silva Francisco Santos Sousa João Batista Quirino

Atendimento no sábado 06/11/2010. Grupo I 8h00 às 10h30. Local: Campus Samambaia. José Osvaldino da Silva Francisco Santos Sousa João Batista Quirino Atendimento no sábado 06/11/2010 Grupo I 8h00 às 10h30 NOME José Osvaldino da Silva Francisco Santos Sousa João Batista Quirino Edmilson de Araujo Cavalcante Alexandre Brito dos Santos Vacirlene Moura

Leia mais

RESULTADOS. Nome Global ( /100) PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1

RESULTADOS. Nome Global ( /100) PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1 PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1 PT1840721 ADRIANA XAVIER DA SILVA FERNANDES 38 Pré-A1 PT1840722 ALEXANDRA FILIPA AZEVEDO SANTOS 52 A1 PT1840723

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS - PGCEM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS - PGCEM UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS - PGCEM CMA CIÊNCIA DOS MATERIAIS

Leia mais

aelousada.net AE Lousada Ministério da Educação e Ciência Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2014

aelousada.net AE Lousada Ministério da Educação e Ciência Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2014 ALBERTINO CLÁUDIO DE BESSA VIEIRA Colocado em 3138 Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras ALBERTO RAFAEL SILVA PEIXOTO Colocado em 3064 Instituto Politécnico

Leia mais

1º EXAMINADOR 2º EXAMINADOR 3º EXAMINADOR MÉDIA ESC. X3 MED PON DID. X4 TIT. X2 P.A. X1. - - - - - - - - - - - - - - - - Desclassificado

1º EXAMINADOR 2º EXAMINADOR 3º EXAMINADOR MÉDIA ESC. X3 MED PON DID. X4 TIT. X2 P.A. X1. - - - - - - - - - - - - - - - - Desclassificado PLANILHA DE 01 02 03 04 05 06 07 08 Adeilton Correia de Barros Júnior Aline Lopes Timóteo Ana Paula Carvalho Cavalcanti Furtado Alysson Barros de Morais André Felipe Lemos Audrey Bezerra Vasconcelos Boaz

Leia mais

SUMÁRIO ESTE BOLETIM DE SERVIÇO É CONSTITUÍDO DE 006 (SEIS) PÁGINAS CONTENDO AS SEGUINTES MATÉRIAS:

SUMÁRIO ESTE BOLETIM DE SERVIÇO É CONSTITUÍDO DE 006 (SEIS) PÁGINAS CONTENDO AS SEGUINTES MATÉRIAS: ANO XL N.º 142 30/08/2010 SUMÁRIO ESTE BOLETIM DE SERVIÇO É CONSTITUÍDO DE 006 (SEIS) PÁGINAS CONTENDO AS SEGUINTES MATÉRIAS: SEÇÃO II PARTE 1 DESPACHOS E DECISÕES SAEP...02 PARTE 4 DESPACHOS E DECISÕES

Leia mais

Federal University of Rio de Janeiro UFRJ. Metallurgical and Materials Engineering

Federal University of Rio de Janeiro UFRJ. Metallurgical and Materials Engineering Federal University of Rio de Janeiro UFRJ Metallurgical and Materials Engineering Metallurgical and Materials Engineering Graduate Courses Master of Science Doctor of Science Undergraduate Courses Metallurgical

Leia mais

Laboratório de transformação Mecânica LdTM / UFRGS Treinamento em Forjamento Versão:02/09/2013

Laboratório de transformação Mecânica LdTM / UFRGS Treinamento em Forjamento Versão:02/09/2013 Fundação Empresa Escola de Engenharia em colaboração Centro Brasileiro de Conformação Mecânica Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal: 15021 CEP: 91501-970 - Porto Alegre RS Tel.: +55 (51) 3308 6134

Leia mais

Processo seletivo - Programa Aprendiz CSN - Maio 2015 Selecionados - curso Mecânica Próxima etapa: Dinâmica de Grupo e Entrevista

Processo seletivo - Programa Aprendiz CSN - Maio 2015 Selecionados - curso Mecânica Próxima etapa: Dinâmica de Grupo e Entrevista ABRAHAO JUNIOR DE SOUZA PEREIRA ALAN SILVA DE ASSIS ALEXANDRE DE SOUZA PEREIRA FILHO ALYSSON DA COSTA ESTEVES ANA CLARA SILVA CABRAL ANDRE DA SILVA VIEIRA JUNIOR ANDRE LUIZ DE OLIVEIRA DOMINGOS ARTHUR

Leia mais

Lista de Aprovados em 2ª Chamada

Lista de Aprovados em 2ª Chamada ADMINISTRAÇÃO 407852 LORENA MASSA GARCIA PIRES 13774393 1 AGRONOMIA 402231 CARLA LORENA SILVA 15189139 405631 ISABEL CRISTINA ACCIARDI VIOLATTI 12576457 2 ARQUITETURA E URBANISMO 403587 EDUARDO PIMENTEL

Leia mais

U n i v e r s i d a d e d o E s t a d o d o R i o d e J a n e i r o. C e n t r o d e C i ê n c i a s S o c i a i s

U n i v e r s i d a d e d o E s t a d o d o R i o d e J a n e i r o. C e n t r o d e C i ê n c i a s S o c i a i s GRADE HORÁRIA MANHÃ/TARDE 2014/2 2º SEMESTRE 1º PERÍODO SALA 7002 F História do do Pensamento Político I História do Política I Política I I I História do Política I Política I Introdução à Introdução

Leia mais

RESULTADO DO VESTIBULAR AGENDADO Provas: 22 MAIO 2010 (Sábado) CANDIDATOS APROVADOS

RESULTADO DO VESTIBULAR AGENDADO Provas: 22 MAIO 2010 (Sábado) CANDIDATOS APROVADOS RESULTADO DO VESTIBULAR AGENDADO Provas: 22 MAIO 2010 (Sábado) NOME Manoel Ribeiro Samyres de Nardo da Silva Simone Alves Gomes Martins Poliana Pinheiro Poletto OPÇÃO Enfermagem Noturno Biomedicina Noturno

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Fundada em 21 de dezembro de 1964

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Fundada em 21 de dezembro de 1964 RELAÇÃO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO PROCESSO SELETIVO 2016 PELO ENEM Curso de Engenharia Elétrica - Noturno Anderson Jose Jorge de Oliveira 581,24 Ariel de Souza Perrin 628,46 Eloa Luizi Duque Freire

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ GOVERNO MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

ESTADO DO CEARÁ GOVERNO MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 004/2015 O PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE convoca os candidatos aprovados no CONCURSO PÚBLICO promovido pela PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE (conforme

Leia mais

MONTE ALEGRE TÉCNICO EM COMÉRCIO EXTERIOR CANDIDATOS COTISTAS COM RENDA ATÉ 1,5 SALÁRIOS MÍNIMOS E DENTRO DA RESERVA POR ETNIA

MONTE ALEGRE TÉCNICO EM COMÉRCIO EXTERIOR CANDIDATOS COTISTAS COM RENDA ATÉ 1,5 SALÁRIOS MÍNIMOS E DENTRO DA RESERVA POR ETNIA TÉCNICO EM COMÉRCIO EXTERIOR CANDIDATOS COTISTAS COM RENDA ATÉ 1,5 SALÁRIOS MÍNIMOS E DENTRO DA RESERVA POR ETNIA Não foram encontrados candidatos inscritos nessa categoria! TÉCNICO EM COMÉRCIO EXTERIOR

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA

COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA CLASSIFICAÇÕES DO SEGUNDO TESTE E DA AVALIAÇÃO CONTINUA Classificações Classificação Final Alex Santos Teixeira 13 13 Alexandre Prata da Cruz 10 11 Aleydita Barreto

Leia mais

Nome do candidato Curso - Campus Semestre Classificação

Nome do candidato Curso - Campus Semestre Classificação 589 ADILSON SANTOS DE JESUS 49 AMANDA LUISA FAGUNDES AMORIM 45477 ARLISON SANTOS SOUZA 7698 AUGUSTO MACHADO RAMOS 80880 BIANCA AMORIM SANTOS 00492 DANIEL SANTOS SILVA 44442 DANILO FLORES DE OLIVEIRA 6240

Leia mais

AÇOS PARA MOTORES DE CARROS HÍBRIDOS

AÇOS PARA MOTORES DE CARROS HÍBRIDOS AÇOS PARA MOTORES DE CARROS HÍBRIDOS DESENVOLVIMENTOS DA ARCELORMITTAL INOX BRASIL Sebastião da Costa Paolinelli INTRODUÇÃO O PROBLEMA DE CORRELACIONAR RESULTADOS DE TESTES PADRONIZADOS COM DESEMPENHO

Leia mais

Relação dos Representantes CBR Comitê Brasileiro de Regulamentação

Relação dos Representantes CBR Comitê Brasileiro de Regulamentação Relação dos Representantes CBR Comitê Brasileiro de Regulamentação Presidente do CBR Nelson Akio Fujimoto Secretário de Inovação Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Esplanada dos

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 013 / 2015

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 013 / 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

Ano L Nº 319 ABRIL / 2015 CAMPUS DE BATURITÉ. Editado pelo Gabinete do Diretor Geral

Ano L Nº 319 ABRIL / 2015 CAMPUS DE BATURITÉ. Editado pelo Gabinete do Diretor Geral Ano L Nº 319 ABRIL / 2015 CAMPUS DE BATURITÉ Editado pelo Gabinete do Diretor Geral Rua Ouvidor Mor Vitoriano Soares Barbosa, S/N - Sanharão CEP: 62760-000 Baturité CE Fone: (85) 3347.9152 INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

ANÁLISE DE DOCUMENTOS - EDITAL 107/2015 - BELFORD ROXO

ANÁLISE DE DOCUMENTOS - EDITAL 107/2015 - BELFORD ROXO ANÁLISE DE DOCUMENTOS - EDITAL 107/2015 - BELFORD ROXO ORGANIZADOR DE EVENTOS JOANA CARLA MARQUES DOS SANTOS 9 LETRAS- PORTUGUES ALINE VERGINIA DOS SANTOS 19 CLARICE DA SILVA SANTOS 9 DANIELLE OLIVEIRA

Leia mais

Obtenção (Polimerização) de compósito polimérico por feixe de elétrons

Obtenção (Polimerização) de compósito polimérico por feixe de elétrons Obtenção (Polimerização) de compósito polimérico por feixe de elétrons Maria Cecília Evora, Delmo Nishitsuji, Dr.Gerson Marinucci Dr. Leonardo Gondim de Andrade e Silva Objetivo Pesquisar e desenvolver

Leia mais

EFEITO DO TRATAMENTO CRIOGÊNICO NA RESISTÊNCIA AO DESGASTE DO AÇO H13

EFEITO DO TRATAMENTO CRIOGÊNICO NA RESISTÊNCIA AO DESGASTE DO AÇO H13 6Ä CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÅÇO 6 th BRAZILIAN CONFERENCE ON MANUFACTURING ENGINEERING 11 a 15 de abril de 2011 Caxias do Sul RS - Brasil April 11 th to 15 th, 2011 Caxias do Sul RS

Leia mais

Ord Nome do Candidato RG Pont Período Matrícula. 1 AGNES SOUZA DA SILVA 509056520 15,25 Noite. 2 ALINE STEFANI PAULO DA SILVA 391743119 20,5 Tarde

Ord Nome do Candidato RG Pont Período Matrícula. 1 AGNES SOUZA DA SILVA 509056520 15,25 Noite. 2 ALINE STEFANI PAULO DA SILVA 391743119 20,5 Tarde Lista de Classificados Curso: Animação e Organização de Eventos Comparecer para a matrícula do dia (Segunda à Sexta) Horário: das 09h às 12h e 13h às 17h Ord Nome do Candidato RG Pont Período Matrícula

Leia mais

[Ano] TREINAMENTO EM FORJAMENTO (44ª Edição) Tecnologia e Desenvolvimento do Processo de Forjamento. 17 e 18 de março de 2016

[Ano] TREINAMENTO EM FORJAMENTO (44ª Edição) Tecnologia e Desenvolvimento do Processo de Forjamento. 17 e 18 de março de 2016 FUNDAÇÃO LUIZ ENGLERT - FLE CENTRO BRASILEIRO DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA CBCM CEP: 91501-970 - PORTO ALEGRE RS TEL.: +55 (51) 3308 6134 http://cbcm-metalforming.com/ TREINAMENTO EM FORJAMENTO (44ª Edição)

Leia mais

RELAÇÃO DE VIGILANTES Plano de Saúde - SINDESV REF. JUNHO/2013

RELAÇÃO DE VIGILANTES Plano de Saúde - SINDESV REF. JUNHO/2013 RELAÇÃO DE VIGILANTES Plano de Saúde - SINDESV REF. JUNHO/2013 1 ADERVAL MATIAS DOS SANTOS 2 ADRIANA MARTINS DE JESUS MATOS 3 ALBA VALERIA SANTANA DA SILVA 4 ALDEMIR FERNANDES DA SILVA 5 ALESSANDRO LELIS

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária Ano Base: 2012 Título do Projeto: Palestra Julio Ferraz Tipo de Projeto:

Leia mais

CAMPUS SÃO LUÍS - MONTE CASTELO FORMA INTEGRADA

CAMPUS SÃO LUÍS - MONTE CASTELO FORMA INTEGRADA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CURSO: TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUAL - DIURNO LUIZ ADRIEL RODRIGUES OLIVEIRA 888 26,00 CURSO: TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N 27/2013 - PPG/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N 27/2013 - PPG/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG COODERNAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N 27/2013 - PPG/UEMA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Leia mais

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2011

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Resultados da 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2011 14320023 ALEXANDRE VAZ MARQUES VASCONCELOS Colocado em 1105 Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia 9897 Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geoambiente 13840715 ANA CLÁUDIA DIAS MARTINS

Leia mais

Escola de Engenharia

Escola de Engenharia Escola de Engenharia Engenharia Civil Rita Moura Fortes Orientadora Ana Carolina Barreta Rafael Marques Maximo Estudo comparativo da utilização de duas tecnologias diferentes na reciclagem de pavimento

Leia mais

Desenvolvimento e Mudanças na Gestão Pública

Desenvolvimento e Mudanças na Gestão Pública UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CEAD / UNIRIO PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PNAP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE LIGAS Al-Si EUTÉTICA E HIPEREUTÉTICA FUNDIDAS POR CENTRIFUGAÇÃO PARA APLICAÇÕES AUTOMOTIVAS

CARACTERIZAÇÃO DE LIGAS Al-Si EUTÉTICA E HIPEREUTÉTICA FUNDIDAS POR CENTRIFUGAÇÃO PARA APLICAÇÕES AUTOMOTIVAS CARACTERIZAÇÃO DE LIGAS Al-Si EUTÉTICA E HIPEREUTÉTICA FUNDIDAS POR CENTRIFUGAÇÃO PARA APLICAÇÕES AUTOMOTIVAS A. A. Couto 1,2 ; D. M. Marreco 1 ; A. Cabral Neto 1 ; J. Vatavuk 1 ; M. A. Nava 3 Av. Prof.

Leia mais

ENTREVISTA. ÁREA: R01 Cursos de Graduação do Campus Rio Pomba Agricultura e Ambiente

ENTREVISTA. ÁREA: R01 Cursos de Graduação do Campus Rio Pomba Agricultura e Ambiente Edital nº 09/2012 APURAÇÃO DE RESULTADO (Todas as áreas de estágios ofertados nos Departamentos Acadêmicos/Setores do campus Rio Pomba) ENTREVISTA ÁREA: R01 Cursos de Graduação do Campus Rio Pomba Agricultura

Leia mais

C e r t i f i c a d o

C e r t i f i c a d o Aline Nogueira Lima André Alves Ferreira André Luiz Antônio de Ancês Leão A. Neto Arthur Dos Reis Sousa Artur Peixoto dos Santos Athos Murilo Bernardo Gelenske Brendon Soares De Carvalho Rodrigues Breno

Leia mais

UESB - VESTIBULAR 2014.1 RELAÇÃO DE FISCAIS SUPLENTES COLÉGIO OFICINA

UESB - VESTIBULAR 2014.1 RELAÇÃO DE FISCAIS SUPLENTES COLÉGIO OFICINA COLÉGIO OFICINA 1. 12769 SHIRLEY DE QUEIROZ SANTOS FT 2. 10670 AMINNE ZAMILUTE PAIVA ALUNO 3. 12565 - ANDRÉIA PEREIRA GIOVANNI DA COSTA ALUNO 4. 7400 - KEILA SOARES SILVA ALUNO 5. 10782 CINTIA CRISTINA

Leia mais

DISSOLUÇÃO DA FERRITA DELTA EM AÇO INOXIDÁVEL ENDURECIDO POR PRECIPITAÇÃO

DISSOLUÇÃO DA FERRITA DELTA EM AÇO INOXIDÁVEL ENDURECIDO POR PRECIPITAÇÃO 1 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI NADIR DIAS DE FIGUEIREDO Alexandre Afonso Alves de Moura Marcos Paulo Pereira de Toledo Ricardo Breviglieri Alves Castilho DISSOLUÇÃO DA FERRITA DELTA EM AÇO INOXIDÁVEL

Leia mais

Dorsal Nome Equipa Tipo Nome da Equipa 101 Lucio Gustavo Coelho Pina individual Individual - 102 Diogo Gonçalves Azuribike Mangualde Team Individual

Dorsal Nome Equipa Tipo Nome da Equipa 101 Lucio Gustavo Coelho Pina individual Individual - 102 Diogo Gonçalves Azuribike Mangualde Team Individual Dorsal Nome Equipa Tipo Nome da Equipa 101 Lucio Gustavo Coelho Pina individual Individual - 102 Diogo Gonçalves Azuribike Mangualde Team Individual - 103 Hugo Neves Dão Nelas Btt/Livestrong Individual

Leia mais

161718 - Agrupamento Escolas Castro Daire 343717 - Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Castro Daire. Relação de Alunos

161718 - Agrupamento Escolas Castro Daire 343717 - Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Castro Daire. Relação de Alunos 343717 - Escola Básica dos 2.º e 3.º s de Castro Daire Turma : A 1498 1 Ana Catarina Costa Esteves 14920 2 Ana Francisca da Silva Fernandes 16292 3 Beatriz Monteiro Andrade 14409 4 Camila Almeida Oliveira

Leia mais

ABRÃO TAVARES DA SILVA JÚNIOR ADRIANA PINHEIRO QUARESMA ADRIANO SANTOS DE MESQUITA ALESSANDRA OLIVEIRA DOS SANTOS ALINE COSTA DA SILVA

ABRÃO TAVARES DA SILVA JÚNIOR ADRIANA PINHEIRO QUARESMA ADRIANO SANTOS DE MESQUITA ALESSANDRA OLIVEIRA DOS SANTOS ALINE COSTA DA SILVA PROCESSO SELETIVO 2016 EDITAL Nº 01/2015 PPGDOC/IEMCI/UFPA RESULTADO DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES (Incluindo análise de recursos e novas inscrições recebidas via correios conforme previsto no edital)

Leia mais

1. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS GERAIS

1. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS GERAIS 1. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS GERAIS DIRIGENTES Reitor: Prof. Dr. José Rui Camargo Vice-reitor: Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan Pró-reitor de Administração: Prof. Dr. Francisco José Grandinetti Pró-reitor

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE OFICIAIS DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ CADO/PM/2012

CONCURSO PÚBLICO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE ADAPTAÇÃO DE OFICIAIS DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ CADO/PM/2012 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA POLICIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ CONCURSO PÚBLICO Nº 002/PMPA/2012 EDITAL Nº 08, DE 25 DE ABRIL

Leia mais

Onde se lê: Lista de candidatos aprovados na triagem JANUÁRIA

Onde se lê: Lista de candidatos aprovados na triagem JANUÁRIA Onde se lê: Lista de candidatos aprovados na triagem JANUÁRIA LOCAL PROVA DATA: 17/12/2014 HORÁRIO: 8:30 LOCAL: SESC - Avenida Aeroporto, 250 - Aeroporto - Januária/MG Cargo: 405/14 Camareiro de Hotel

Leia mais

Ações IFPE Área Naval

Ações IFPE Área Naval Ações IFPE Área Naval PROF. ENIO CAMILO DE LIMA DIRETOR GERAL DO CAMPUS IPOJUCA CURSO TÉCNICO EM CONSTRUÇÃO VISITA AO ARSENAL DA MARINHA, ESCOLA TÉCNICA NAVAL DA MARINHA E FEMAR NO RIO DE JANEIRO MARCO

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL N 001/2011 RESULTADO FINAL - ORDEM CLASSIFICAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO EDITAL N 001/2011 RESULTADO FINAL - ORDEM CLASSIFICAÇÃO 135 CARLUCIA MADALENA DE OLIVEIRA 484.124.365 92,50 HABILITADO 1 HABILITADO 138 CARMEM LUCIA VIEIRA LIETE NOGUEIRA 206.656.658 87,50 HABILITADO 2 HABILITADO 176 CRISTIAN SAMUEL E SILVA MIKALAUSKA 214.491.596

Leia mais