Relatório de Disciplinas - UFF DSP - DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Antropologia e Direito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de Disciplinas - UFF DSP - DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Antropologia e Direito"

Transcrição

1 DSP1 ANTROPOLOGIA E CONFLITO 6 Antropologia e Direito C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: PERSPECTIVAS ANTROPOLÓGICAS DO CONFLITO. REPRESENTAÇÕES E INTERPRETAÇÕES DA DIFERENÇA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.EFEITOS DA DIFERENÇA NOS PROCESSOS DE DISCRIMINAÇÃO SOCIAL E RACIAL.

2 DSP2 SOCIOLOGIA DO CONFLITO 6 Sociologia, Direito e Psicologia C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONFLITO E VIOLÊNCIA NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS. DESVIO, DOMINAÇÃO E PROCESSOS CIVILIZADORES. CONSEQUÊNCIAS DOS CONFLITOS: VULNERABILIDADE; AMBIVALÊNCIA; CONSENSO; EQUILÍBRIO. MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. A VIOLÊNCIA COMO REPRESENTAÇÃO SOCIAL MODERNA. A LEGITIMIDADE DA VIOLÊNCIA. INDIVIDUALISMO E NORMALIZAÇÃO.

3 DSP3 HISTÓRIA DAS PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES JURÍDICAS 6 Direito e História C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: O OFÍCIO DO HISTORIADOR E A NARRATIVA HISTÓRICA. FONTES E DOCUMENTOS. A PESQUISA NA HISTÓRIA DO DIREITO. BUROCRACIA E SOCIEDADE COLONIAL(A JUSTIÇA DO REI). O DIREITO E CONSTRUÇÃO DA ORDEM NO SÉCULO XIX.DIREITO E CONFLITO NA SOCIEDADE OITOCENTISTA.

4 DSP4 TEORIA DO DIREITO E DO ESTADO MODERNO I 6 Direito e Ciência Política C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONFLITO, SOCIEDADE E ESTADO EM MAQUIAVEL, HOBBES, LOCKE E ROUSSEAU. FUNÇÕES DO SISTEMA JURÍDICO E A ORIGEM DOS SISTEMAS JURÍDICOS MODERNOS NA EUROPA. ESTADO LIBERAL. ESTADO SOCIAL. A CRISE ATUAL DO SISTEMA JURÍDICO. JUS-NATURALISMO. POSITIVISMO JURÍDICO. REALISMO.

5 DSP5 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA I 3 Metodologia e Direito C.H.Teórica: 3 C.H.Prática: A PRÁTICA DA PESQUISA CIENTÍFICA. O PROCESSO DA PESQUISA SOCIAL. CLASSIFICAÇÃO E TIPOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA. REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIO NAS ARENAS TRADICIONAIS DE GESTÃO DA JUSTIÇA CRIMINAL E DA SEGURANÇA PÚBLICA.

6 DSP6 OFICINA DE TEXTO EM SEGURANÇA PÚBLICA I 3 Metodologia e Direito C.H.Teórica: 15 C.H.Prática: 15 PRODUÇÃO E ELABORAÇÃO ORIENTADA DE TEXTOS MONOGRÁFICOS SEGUNDO OS MÉTODOS CIENTÍFICOS TRABALHADOS PELAS DISCIPLINAS DO PERÍODO CORRENTE.

7 DSP7 ANTROPOLOGIA DO DIREITO I 6 Antropologia e Direito C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DE ESTUDO E PESQUISA DA ANTROPOLOGIA DO DIREITO. JUSTIÇA, LEI E COSTUME EM SOCIEDADES TRADICIONAIS. SABERES PSICOLÓGICO, MÉDICO E JURÍDICO: ANTROPLOGIA CRIMINAL DO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIOI DO XX. CONCEPÇÕES DE JUSTIÇA E FORMAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITO.

8 DSP8 SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA 6 Sociologia, Direito e Psicologia C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: IMAGENS, REPRESENTAÇÕES E SIGNIFICADOS DA VIOLÊNCIA E DA CRIMINALIDADE. CRIMES SEM VIOLÊNCIA FÍSICA.ATOS VIOLENTOS QUE NÃO CONSTITUEM CRIME. RELAÇÕES ENTRE SABER E CONHECIMENTO, SOCIEDADE, ESTADO DE DIREITO, DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E CONTROLE SOCIAL, VIVÊNCIAS E SIGNIFICAÇÕES.

9 DSP9 HISTÓRIA, CIDADANIA E SEGURANÇA PÚBLICA I 6 Direito e História C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: O OFÍCIO DO HISTORIADOR E A NARRATIVA HISTÓRICA. FONTES E DOCUMENTOS. A PESQUISA NA HISTÓRIA DO DIREITO. BUROCRACIA E SOCIEDADE COLONIAL(A JUSTIÇA DO REI). O DIREITO E CONSTRUÇÃO DA ORDEM NO SÉCULO XIX. DIREITO E CONFLITO NA SOCIEDADE OITOCENTISTA.

10 DSP1 TEORIA DO DIREITO E DO ESTADO MODERNO II 6 Direito e Ciência Política C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: REGIMES DE GOVERNO. ESTADO DE DIREITO E DEMOCRACIA. SISTEMAS DE GOVERNO. SISTEMAS PARTIDÁRIOS.TEORIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO. TEORIA DO DIREITO E ESTADO MODERNO.

11 DSP11 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA II 3 Metodologia e Direito C.H.Teórica: 3 C.H.Prática: INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS QUANTITATIVOS E A PRODUÇÃO DE UNDICADORES. CONCEITOS E APLICAÇÃO VOLTADA À ANÁLISE CRIMINAL.APLICABILIDADE DA ANÁLISE CRIMINAL: A COMBATER DELITOS ESPECÍFICOS. LEITURA DE TABELAS, DADOS BRUTOS, PERCENTUAIS E GRÁFICOS. LÓGICA DO EXPERIMENTO EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

12 DSP12 OFICINA DE TEXTO EM SEGURANÇA PÚBLICA II 3 Metodologia e Direito C.H.Teórica: 15 C.H.Prática: 15 PRODUÇÃO E ELABORAÇÃO ORIENTADA DE TEXTOS MONOGRÁFICAS SEGUNDO OS MÉTODOS CIENTÍFICOS TRABALHADOS PELAS DISCIPLINAS DO PERÍODO CORRENTE.

13 DSP13 ANTROPOLOGIA DO DIREITO II 6 Antropologia e Direito C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ANTROPOLOGIA E DIREITO NO BRASIL. A REDEMOCRATIZAÇÃO ( REPRESSÃO E CRIMINALIZAÇÃO DE PRÁTICAS MÁGICO-RELIGIOSAS NO BRASIL. USOS DE FONTES JUDICIAIS EM ANÁLISES HISTÓRICO- ANTROPOLÓGICAS.REFLEXÕES SOBRE VIOLÊNCIA, POLÍCIA E SEGURANÇA PÚBLICA. ANTROPOLOGIA DO SISTEMA DE JUSTIÇA NO BRASIL: JUÍZES, PROMOTORES, ADVOGADOS, CARTORÁRIOS, AGENTES PENITENCIÁRIOS E PERITOS. ANTROPOLOGIA E DIREITOS HUMANOS. DIVERSIDADE CULTURAL E CIDADANIA.

14 DSP14 SOCIOLOGIA JURÍDICA 6 Direito e Sociologia C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: RELAÇÃO ENTRE DIREITO E SOCIEDADE. DIREITO COMO FATO SOCIAL. MODELOS TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA JURÍDICA. DIREITO; PODER E CONFLITO. MONISMO E PLURALISMO JURÍDICO. DIREITO E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. CIDADANIA E NOVOS DIREITOS. ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS DIREITOS HUMANOS. JURISDICIONALIZAÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. EFETIVIDADE DOS DIREITOS HUMANOS E ACESSO À JUSTIÇA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

15 DSP15 ESTADO, SOCIEDADE E TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 6 Direito e Sociologia C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ANALISAR CRITICAMENTE E RELACIONAR O CONCEITO ABSTRATO DE CONSTITUIÇÃO COM AS QUESTÕES POLÍTICAS E JURÍDICAS CONTEMPORÂNEAS,VINCULADAS À REALIDADE NACIOANL.COMPREENDER O SURGIMENTO DO ESTADO SOCIAL E A VINCULAÇÃO ENTRE NORMATIVIDADE CONSTITUCIONAL E A IDÉIA DE PROGRAMATICIDADE. DEFINIR A IDENTIDADE DO DIREITO CONSTITUCIONAL CONTEMPRORÂNEO NA SUA INTERAÇÃO COM AS SOCIEDADES COMPLEXAS.

16 DSP16 HISTÓRIA, CIDADANIA E SEGURANÇA PÚBLICA II 6 Direito e História C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: FORMAÇÃO DA SOCIEDADE DE MERCADO NO BRASIL(PÓS-ESCRAVISTA): CIDADANIA, TRABALHO E SUA INTERFACE COM AS INSTITUIÇÕES DE CONTROLE SOCIAL. LEGISLAÇÃO, JUSTIÇAS E LUTA POR DIREITOS: ANÁLISE DAS APROPRIAÇÕES DAS NORMAS LEGAIS E DOS PROCEDIMENTOS POR DIFERENTES SUJEITOS HISTÓRICOS. EXPLORAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PRIMÁRIA.

17 DSP17 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA III 3 Metodologia e Direito C.H.Teórica: 2 C.H.Prática: 1 MÉTODOS E TÉCNICAS QUALITATIVAS DE PESQUISAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS: ETNOGRAFIA, HISTÓRIA DE VIDA,ANÁLISE DE CASO, ENTRE OUTROS. REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS NAS ARENAS TRADICIONAIS DE GESTÃO DA JUSTIÇA CRIMINAL E DA SEGURANÇA PÚBLICA.

18 DSP18 OFICINA DE TEXTO EM SEGURANÇA PÚBLICA III 3 Metodologia e Direito C.H.Teórica: 15 C.H.Prática: 15 PRODUÇÃO E ELABORAÇÃO ORIENTADA DE TEXTOS MONOGRÁFICOS SEGUNDO OS MÉTODOS CIENTÍFICOS TRABALHADOS PELAS DISCIPLINAS DO PERÍODO CORRENTE.

19 DSP19 DISCURSOS CRIMINOLÓGICOS I 6 Direito Penal e Sociologia C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: DIREITO PENAL, CRIMINOLOGIA E POLÍTICA CRIMINAL. HISTÓRIA DO SISTEMA PENAL MODERNO. CRIMINOLOGIA ETIOLÓGICA. CRIMINOLOGIA DA REAÇÃO SOCIAL. CRIMINOLOGIA CRÍTICA.

20 DSP2 CONSTITUIÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS 6 Ciência Política e Direito Constitucional C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: A CONSTITUIÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS. A EXPANSÃO DOS DIREITOS HUMANOS. A POLÊMICA RELATIVISMO X UNIVERSALISMO. GARANTIAS PARA A APLICAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS.SISTEMA INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS.

21 DSP21 MODELOS E INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA EM UMA PERSPECTIVA COMPARADA I 6 Antropologia e Direito C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS DOS DIVERSOS MODELOS HISTÓRICOS DE INSTITUIÇÕES POLICIAIS E JUDICIÁRIAS NA EUROPA, AMÉRICA DO NORTE E NA AMÉRICA LATINA.

22 DSP22 HISTÓRIA DOS SUJEITOS, MOVIMENTOS SOCIAIS NO CONTEXTO DA SEGURANÇA PÚBLICA 6 Direito e História C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: DEMOCRACIA E ESFERA PÚBLICA MODERNA.CONSENSO E DISSENSO NA PRÁTICA DEMOCRÁTICA. HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO E DO PROTAGONISMO DA SOCIEDADE CIVIL. A SEGURANÇA PÚBLICA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS. A LEI E A GESTÃO DE CONFLITOS. PRÁTICAS E ABORDAGENS POLICIAIS NO REGIME DA DEMOCRACIA: RACISMO, HOMOFOBIA, POBREZA, PROSTITUIÇÃO E LIBERDADE RELIGIOSA.

23 DSP23 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA IV 3 Metodologia e Direito C.H.Teórica: 3 C.H.Prática: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUANTITATIVOS. REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS NAS ARENAS TRADICIONAIS DE GESTÃO DA JUSTIÇA CRIMINAL E DA SEGURANÇA PÚBLICA. CODIFICAÇÃO, COMPUTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS. EXERCÍCIOS NAS ANÁLISES DAS ROTINAS E BUROCRACIAS DA JUSTIÇA CRIMINAL E DA SEGURANÇA PÚBLICA.

24 DSP24 OFICINA DE TEXTO EM SEGURANÇA PÚBLICA IV 3 Metodologia e Direito C.H.Teórica: 15 C.H.Prática: 15 PRODUÇÃO E ELABORAÇÃO ORIENTADA DE TEXTOS MONOGRÁFICOS SEGUNDO OS MÉTODOS CIENTÍFRICOS TRABALHADOS PELAS DISCIPLINAS DO PERÍODO CORRENTE.

25 DSP25 TEORIA E INSTITUIÇÕES DO DIREITO ADMINISTRATIVO I 6 Direito Administrativo C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTADO, ROTINAS BUROCRÁTICAS E PRÁTICAS DE PODER. ANÁLISE MULTIMENSIONAL DO PODER. MODELOS ADMINISTRATIVOS. PRINCÍPIOS DO DIREITO ADMINISTRATIVO. ATO E CONTRATO ADMINISTRATIVO. LICITAÇÕES. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO.

26 DSP26 MÍDIA E SEGURANÇA PÚBLICA 6 Antropologia e Direito C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: MÍDIA, MODERNIDADE E CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE. PROCESSOS DE PRODUÇÃO E LEGITIMAÇÃO INSTITUCIONA DE VERDADES. DEONTOLOGIA DO FAZER JORNALÍSTICO: O COMPROMISSO DE "DIZER A VERDADE" PARA "ESCLARECER OS CIDADÃOS". MÍDIA E CONSTRUÇÃO DA 'VIOLÊNCIA URBANA' COM PROBLEMA PÚBLICO.

27 DSP27 DISCURSOS CRIMINOLÓGICOS II 6 Direito Penal e Sociologia C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: OS PROCESSOS DE CRIMINALIZAÇÃO. MOVIMENTOS DE POLÍTICA CRIMINAL. SISTEMA PENAL E CONTROLE SOCIAL. A CRIMINOLOGIA LATINO-AMERICANA.

28 DSP28 MODELOS E INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA EM UM PERSPECTIVA COMPARADA II 6 Antropologia e Direito C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS DAS TRASNFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DOS MODELOS PENAIS E PROCESSUAIS NO BRASIL E SEUS EFEITOS NAS PRÁTICAS POLICIAIS.

29 DSP29 DISCURSOS DE PODER E SEGURANÇA PÚBLICA 6 Antropologia e Direito C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ESTUDO COMPARADO DE POLÍTICAS E SISTEMAS DE SEGURANÇA PÚBLICA. MODELOS MILITARES E FEDERATIVOS.ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, INTERSETORALIDADE E ESTRATÉGIAS LOCAIS DE SOLUÇÕES DE PROBLEMAS SOCIAIS. REPRESENTAÇÕES SOBRE NACIONALIDADE E CIDADANIA. EXERCÍCIO DO CONTROLE SOCIAL E REPRESENTAÇÃO DO PODER ESTATAL.

30 DSP3 TEORIA E INSTITUIÇÕES DO DIREITO ADMINISTRATIVO II 6 Direito Administrativo C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA. TERCEIRO SETOR. SERVIÇOS PÚBLICOS. SERVIDORES PÚBLICOS.PODER DE POLÍCIA. CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

31 DSP31 TEORIA E INSTITUIÇÕES DE DIREITO PENAL 6 Direito Penal e Sociologia C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: PROCEDIMENTOS DAS AGÊNCIAS POLICIAIS NA PRODUÇÃO DE VERDADES MEDIANTE O ACIONAMENTO DE PRÁTICAS E INSTRUMENTOS, TAIS COMO A CONFISSÃO, A INQUIRIÇÃO, O EXAME E A PROVA. A FÉ PÚBLICA NO INQUÉRITO POLICIAL E NO PROCESSO JUDICIAL: OS CARTÓRIOS JUDICIAIS.

32 DSP32 MEDIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS 6 Metodologia e Direito C.H.Teórica: 4 C.H.Prática: 2 MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PROCESSOS DE TOMADAS DE DECISÃO. INDIVIDUALISMO MODERNO E SEUS DISPOSITIVOS DE NORMALIZAÇÃO. GOVERNAMENTABILIDADE. CONSEQUÊNCIAS DOS CONFLITOS: VULNERABILIDADE; AMBIVALÊNCIA; CONSENSO; EQUILÍBRIO.

33 DSP33 CULTURA, DESVIO E MARGINALIDADE 6 Antropologia e Direito C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: DESNATURALIZAÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE POLÍTICAS E SISTEMAS PÚBLICOS DE SEGURANÇA E JUSTIÇA CRIMINAL. OS CONCEITOS DE CULTURA, DIVERSIDADE CULTURAL EETNOCENTRISMO NOS AMBIENTES INSTITUCIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA. ANÁLISE CRÍTICA DAS REPRESENTAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE "COMPORTAMENTO DESVIANTE". INTERACIONISMO SIMBÓLICO E TEORIA SOCIAL.CULTURA DE CLASSE TRABALHADORA E DIVERSIDADE CULTURAL NAS SOCIEDADES COMPLEXAS.

34 DSP34 PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA 6 - C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: HISTÓRIA DO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL NO BRASIL. CONCEPÇÕES, DIRETRIZES E MECANISMOS DE SUA OPERACIONALIZAÇÃO. SOCIEDADE, MERCADO, ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA.SISTEMA BRASILEIRO DE JUSTIÇA CRIMINAL E MODELO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA(SUSP/PRONASCI). GESTÃO EMPREENDEDORA DA PREVENÇÃO E REPRESSÃO À VIOLÊNCIA. GESTÃO ESTRATÉGICA: RECURSOS HUMANOS; DE MATERIAIS E LOGÍSTICA; ORÇAMENTO E FINANÇAS.

35 DSP35 TEORIA E INSTITUIÇÕES DE PROCESSO PENAL I 6 Direito Penal e Sociologia C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: FUNDAMENTOS DO PROCESSO PENAL. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PROCESSUAIS PENAIS. PERSECUÇÃO PENAL.IDEOLOGIA DO TRATAMENTO PENAL. REFORMA PRISIONAL. ANÁLISE CRÍTICA DA PRÁTICA DA EXECUÇÃO PENAL. GESTÃO PRISIONAL.

36 DSP36 PROJETO DE MONOGRAFIA 6 Metodologia e Direito C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: PROPÕE A CONSTRUÇÃO TEÓRICA A PARTIR DE UMA TEMÁTICA RELACIONADA AO CAMPO DO CURSO, COM A SUPERVISÃO DE UM PROFESSOR ORIENTADOR.

37 DSP38 TEORIA E INSTITUIÇÕES DE DIREITO PENAL INTERNACIONAL E COMPARADO 6 Antropologia e Direito C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CRIMES INTERNACIONAIS. AS DIFICULDADDES CULTURAIS, POLÍTICAS, FILOSÓFICAS E JURÍDICAS DE UMA JURISDIÇÃO MUNDIAL. AS INFLUÊNCIAS RECÍPROCAS DAS JURISDIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS. A EXPERIÊNCIA EUROPÉIA- DIREITOS HUMANOS E ANÁLISE COMPARATISTA. CRIMES AMBIENTAIS INTERNACIONAIS. CRIMES INTERNÉTICOS TRANSNACIONAIS. TRÁFICO INTERNACIONAL DE ENTORPECENTES. LAVAGEM INTERNACIONAL DE DINHEIRO.TERRORISMO INTERNACIONAL. CRIMINALIDADE ORGANIZADA, SEGURANÇA PÚBLICA E ATUAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL.

38 DSP39 TEORIA E INSTITUIÇÕES DE PROCESSO PENAL II 6 Direito Penal e Sociologia C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: FUNDAMENTOS DO PROCESSO PENAL. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PROCESSUAIS PENAIS.PERSECUÇÃO PENAL. IDEOLOGIA DO TRATAMENTO PENAL. REFORMA PRISIONAL. ANÁLISE CRÍTICA DA PRÁTICA DA EXECUÇÃO PENAL. GESTÃO PRISIONAL.

39 DSP42 A NOÇÃO DE COMUNIDADE E MODELOS DE POLÍCIA I 3 Antropologia e Direito C.H.Teórica: 3 C.H.Prática: POLÍTICAS CRIMINAIS E A CRIMINALIDADE, EM PERSPECTIVA COMPARADA. MODELOS MILITARISTA, LEGALISTA E PREVENCIONISTA. NOVAS ESTRATÉGIAS DE POLICIAMENTO. A POLÍCIA COMUNITÁRIA: CONCEITUAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO. EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS DE POLÍCIA COMUNITÁRIA.

40 DSP43 A NOÇÃO DE COMUNIDADE E MODELOS DE POLÍCIA II 3 Antropologia e Direito C.H.Teórica: 3 C.H.Prática: ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS DAS RELAÇÕES ENTRE DEMOCRACIA E INSTITUIÇÕES POLICIAIS. PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS. ESPAÇO PÚBLICO, CIDADANIA E DEMOCRACIA, EM PERSPECTIVA COMPARADA. INSTITUIÇÕES POLICIAIS E ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA. INTEGRAÇÃO COM AS FORÇAS PÚBLICAS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS.

41 DSP44 ANÁLISE DE GESTÕES DE RISCOS AMBIENTAIS 6 Antropologia e Direito C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: CONCEITOS E DEFINIÇÕES DA ANÁLISE DE RISCO.INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DOS CONCEITOS DE RISCO E PERIGO E NORMALIDADE. RISCOS INDIVIDUAIS E SOCIAIS. ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS. CATEGORIAS E FREQUÊNCIAS DE PROBABILIDADES DE RISCOS. INTERPRETAÇÃO DE MAPAS DE RISCO.

42 DSP45 ANTROPOLOGIA URBANA 6 Antropologia e Direito C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: EMENTA NÃO INFORMADA

43 DSP46 MACROCRIMINALIDADE: MORAL, DIREITO E MERCADO, NO BRASIL 6 Antropologia e Direito C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: RELAÇÕES ENTRE DIREITO, MORAL E MERCADO EM UMA PERSPECTIVA COMPARADA. DISCUSSÃO COMPARATIVA DAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DAS FRONTEIRAS ENTRE O LEGAL E O ILEGAL, O MORAL E O IMORAL E AS PRÁTICAS LÍCITAS E ILÍCITAS NO MERCADO DA CAPITAIS.

44 DSP47 DIREITO AMBIENTAL 3 Direito C.H.Teórica: 3 C.H.Prática: LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL. FISCALIZAÇÃO DE PROTEÇÃO À FLORA, PESCA E FAUNA.RESPONSABILIDADES AMBIENTAIS NAS ESFERAS ADMINISTRATIVAS, CIVIL E PENAL.

45 DSP48 CRIMES EM ESPÉCIE I 6 Direito C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ANÁLISE DAS INOVAÇÕES LEGISLATIVAS EM DIREITOS COLETIVOS DIFUSOS NA PRÁTICA DE CONTROLE SOCIAL. LEI "MARIA DA PENHA" E SUAS INTERFACES; ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; ESTATUTO DO IDOSO; LEI DOS CRIMES HEDIONDOS; ENTORPECENTES; CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR; CRIMES DE TORTURA; PORTE ILEGAL DE ARMAS; DIREITOS FUNDAMENTAIS INSCULPIDOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

46 DSP49 CRIMES E ESPÉCIE II 3 Direito C.H.Teórica: 3 C.H.Prática: EMENTA DE CONTEÚDO VARIÁVEL.

47 DSP5 ELABORAÇÃO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 6 Direito e Sociologia C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ELABORAÇÃO,EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS, PRIVADAS E DO TERCEIRO SETOR. ABORDAGEM METODOLÓGICA DE CARÁTER QUALITATIVO E QUANTITATIVO. FORMULAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DE PROGRAMAS SOCIAIS, EM PERSPECTIVA COMPARADA. METODOLOGIAS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS.

48 DSP51 GERENCIAMENTO INTEGRADO DE CRISES E DESASTRES - MEDIDAS PRELIMINARES 3 Metodologia e Direito C.H.Teórica: 3 C.H.Prática: GERENCIAMENTO DE CRISE; CONCEITO DE GERENCIAMENTO DE CRISE, EM UMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA; PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO GERENCIAMENTO DE CRISES; AÇÕES INTEGRADAS DOS ÓRGÃOS DO SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA; TÉCNICAS DE CONTENÇÃO, ISOLAMENTO, ESTABILIZAÇÃO E EVACUAÇÃO.

49 DSP52 UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO DA SEGURANÇA PÚBLICA 3 - C.H.Teórica: 3 C.H.Prática: INTERNET INSTRUMENTAL. VIDEO, WEB ARTE, CINEMA E FOTOGRAFIA. SOCIABILIDADE, CIDADANIA E NOVAS TECNOLOGIAS. O CYBER ATIVISMO. AS DIMENSÕES DO PÚBLICO E DO PRIVADO. VIGILÂNCIA, QUESTÕES DE DIREITO E SEGURANÇA PÚBLICA:DIREITOS AUTORAIS, LEGISLAÇÃO E CRIMES NA INTERNET.

50 DSP53 TERRITÓRIO E SEGURANÇA PÚBLICA 6 - C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: ANÁLISE DOS ASPECTOS MORFOLÓGICOS, MORAIS, CONTEXTUAIS E INSTITUCIONAIS CONSTRUÍDOS POR AGÊNCIAS ESTATAIS QUE, EM FUNÇÃO DE SUAS LÓGICAS E ATRIBUIÇÕES, INTERVÉM TERRITORIALMENTE PRODUZINDO DIFERENCIAÇÕES SOCIAIS E ENGENDRANDO PADRÕES ESPECÍFICOS E DIFERENCIADOS DE INTERAÇÕES E DE CONTEXTOS SOCIAIS, RITMO DE VIDA, DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS SOCIAIS PRÓPRIAS, ASSIM COMO MODOS INTRÍNSECOS DE SUBJETIVAÇÃO.

51 DSP54 COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING PÚBLICO EM SEGURANÇA PÚBLICA 3 - C.H.Teórica: 3 C.H.Prática: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E AÇÕES DEA SEGURANÇA PÚBLICA. MÍDIAS E MENSAGENS NO CONTROLE DO COMPORTAMENTO DO CIDADÃO. INSEGURANÇA, DESCONFIANÇA, MEDO. COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DE INTEGRAÇÃO INTERINSTITUCIONAL. ENDOMARKETING E AGÊNCIAS DE SEGURANÇA.

52 DSP55 DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA 6 - C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: DIAGNÓSTICO DO CRIME E DA VIOLÊNCIA. CIFRA OBSCURA E TAXA DE ATRITO. PESQUISAS DE VITIMIZAÇÃO E SELF-REPORTED STUDIES. VITIMIZAÇÃO E HOMICÍDIO. AGENCIAMENTO. ARMAS DE FOGO. DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS. TAXAS DELITIVAS. VIOLÊNCIA E PROXIMIDADE: VIZINHANÇA, FAMÍLIA E ESCOLA. MONITORAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.

53 DSP56 ARTES E REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA E DA CRIMINALIDADE 6 Sociologia, Direito e Psicologia C.H.Teórica: 6 C.H.Prática: VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE NA LITERATURA COMPARADA: DIMENSÕES SOCIAIS, METAFÍSICAS E PSICOLÓGICAS. O GÊNERO POLICIAL NA LITERATURA E NO CINEMA. NARRATIVAS DA VIOLÊNCIA E DA CRIMINALIDADE NA LITERATURA BRASILEIRA. FORMAS E USOS DA FOTOGRAFIA: IDENTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, DENÚNCIA, ARTE E DOCUMENTO. NATURALIZAÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DA VIOLÊNCIA E DA CRIMINALIDADE NA REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA: BODY ART E ARTE CONCEITUAL.

54 DSP57 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS POLÍTICOS, PROCESSOS JUDICIAIS E CRIMES DE RESPONSABILIDADE PÚBLICA 3 Sociologia, Direito e Psicologia C.H.Teórica: 3 C.H.Prática: ANÁLISE DOS PROCESSOS JUDICIAIS LIGADOS AOS CONFLITOS POLÍTICOS ENVOLVENDO: DECISÕES GOVERNAMENTAIS, CRIMES DE RESPONSABILIDADE PÚBLICA, COMISSÕES DE DECORO PARLAMENTAR, RELAÇÕES ENTRE O JUDICIÁRIO E OS OUTROS PODERES: A "JUDICIALIZAÇÃO" DA POLÍTICA E A "POLITIZAÇÃO" DA JUSTIÇA.AS RELAÇÕES ENTRE ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA JURÍDICAS E AS ANÁLISES DOS PROCESSOS DECISÓRIOS GOVERNAMENTAIS. PONDERAÇÕES CONCEITUAIS NUMA PERSPECTIVA COMPARADA.

55 DSP83 RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DE GRUPOS NAS IFES 3 Direito e Sociologia C.H.Teórica: 3 C.H.Prática: A PSICOLOGIA E ÀS RELAÇÕES HUMANAS; A COMPETÊNCIA INTERPESSOAL; ESTILOS INTERPESSOAIS; COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL; O PROBLEMA DO DAR E RECEBER RETORNOS DE COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO; LÍDER E LIDERANÇA; TENSÃO E CONFLITO INTERPESSOAL; DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL, INTERPESSOAL, GRUPAL E ORGANIZACIONAL.

SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA ANEXO Ii DISCIPLINA/EMENTA/PERFIL DO CANDIDATO/NÚMERO DE VAGAS VAGA= Vaga imediata CR= Cadastro de Reserva

SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA ANEXO Ii DISCIPLINA/EMENTA/PERFIL DO CANDIDATO/NÚMERO DE VAGAS VAGA= Vaga imediata CR= Cadastro de Reserva 01 02 03 04 DISCIPLINA EMENTA PERFIL DO CANDIDATO VAGA Introdução aos Estudos sobre Segurança Introdução à Educação a Distância Estado, Direito e Cidadania, em perspectiva comparada Antropologia do Direito

Leia mais

SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS

SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS ANEXO 01 CURSO/Universidade: Tecnólogo em Segurança Pública e Social SELEÇÃO DE DOCENTES 2018.2 DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS 1 2 DISCIPLINA/FUNÇÃO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. (E) Carga horária obrigatória de escolha: 0 (ON) Carga horária optativa de ênfase: 0

MATRIZ CURRICULAR. (E) Carga horária obrigatória de escolha: 0 (ON) Carga horária optativa de ênfase: 0 Curso: SEGURANÇA PÚBLICA Titulação: BACHAREL Habilitação: - Enfâse: SEGURANÇA PÚBLICA E SOCIAL Linha de Formação: - Currículo: 102.01.001 Versão: 2 Turno: Noturno (OB) Carga horária obrigatória: 2280 (O)

Leia mais

GRADE CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA

GRADE CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA GRADE CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA I. ÁREAS TEMÁTICAS DISCIPLINAS 1. LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO LINGUAGEM E TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PÚBLICA. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos...

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos... Noções Básicas de Direito Constitucional Direitos e deveres fundamentais... 3 Direitos e deveres individuais e coletivos... 4 Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade... 5

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado *Aspectos de Direito Eleitoral *Controle

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DO ESTADO DO AMAPÁ CENTRO DE EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS PENAIS ANEXO I

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DO ESTADO DO AMAPÁ CENTRO DE EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS PENAIS ANEXO I ANEXO I COD DISCIPLINA CARGA HORÁRIA FORMAÇÃO EXIGIDA CONTEÚDO PLANO DE AULA / APRESENTAÇÃO 01 Sistema de Segurança Pública no Amapá Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - competências 02

Leia mais

Livro de termos 15 de fevereiro de 2019

Livro de termos 15 de fevereiro de 2019 (De 16 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019) DATA 1º ANO Hora 2º ANO Hora 3º ANO Hora 4º ANO Hora quarta-feira, 16 de janeiro de 2019 Direito Internacional Público Direito do Trabalho quinta-feira, 17

Leia mais

CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO Passe Já. Morfologia...

CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO Passe Já. Morfologia... 10 Passe Já SUMÁRIO - Língua Portuguesa CAPÍTULO 1... 11 Morfologia... 12 FAÇA JÁ... 22 CAPÍTULO 2... 23 Sintaxe (funções do SE, crase, concordância nominal e verbal, regência, colocação pronominal)...

Leia mais

CURRÍCULOS DOS CURSOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUÇÃO EM ESTADO E SOCIEDADE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO CURRÍCULO DO MESTRADO

CURRÍCULOS DOS CURSOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUÇÃO EM ESTADO E SOCIEDADE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO CURRÍCULO DO MESTRADO CURRÍCULOS DOS CURSOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUÇÃO EM ESTADO E SOCIEDADE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO CURRÍCULO DO MESTRADO Para integralização do Currículo do Mestrado e obtenção do título de Mestre

Leia mais

Livro de termos 15 de fevereiro de 2019

Livro de termos 15 de fevereiro de 2019 (De 16 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019) DATA 1º ANO Hora sala(s) 2º ANO Hora sala(s) 3º ANO Hora sala(s) 4º ANO Hora sala(s) 16/jan Direito Internacional Público 1.01 ED 2 Direito do Trabalho 1.11

Leia mais

10 Passe Já CAPÍTULO Língua Portuguesa CAPÍTULO Redação Oficial FAÇA JÁ...120

10 Passe Já CAPÍTULO Língua Portuguesa CAPÍTULO Redação Oficial FAÇA JÁ...120 10 Passe Já CAPÍTULO 1... 11 Língua Portuguesa... 12 CAPÍTULO 2...107 Redação Oficial... 108 FAÇA JÁ...120 168 Passe Já CAPÍTULO 1...169 Teoria de Conjuntos...170 FAÇA JÁ...193 CAPÍTULO 2...195 Análise

Leia mais

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO GESTÃO GOVERNAMENTAL Professor 1. Avaliação e monitoramento de políticas públicas. Maria das Graças Rua 30/09 13. Serviços públicos no município, qualidade no serviço público, modalidades de execução:

Leia mais

EIXO FUNDAMENTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA

EIXO FUNDAMENTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado * O Poder Constituinte * Processo Legislativo

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas as atividades humanas; funções da linguagem na comunicação; diversidade linguística (língua padrão, língua não padrão)...6

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Linguagem: como instrumento de ação e interação presente

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...3 Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras. Emprego da acentuação gráfica...21

Leia mais

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 201/2010

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 201/2010 1 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 201/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Direito Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/ Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social

Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/ Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/2013 - Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social Direito, Ética e Justiça Estudo das interações entre Direito, ética e justiça. Origens e compreensões

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da Evolução do Pensamento Administrativo I Semestre 1º Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo Contemporâneo, 5 Democracia, Cidadania e Demandas

Leia mais

DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO AOS CRIMES LETAIS INTENCIONAIS NO ESPÍRITO SANTO

DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO AOS CRIMES LETAIS INTENCIONAIS NO ESPÍRITO SANTO DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO AOS CRIMES LETAIS INTENCIONAIS NO ESPÍRITO SANTO ANTECEDENTES HISTÓRICOS O processo de concentração demográfica nos centros metropolitanos do país nas últimas décadas foi acompanhado

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA 1) ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO O mapeamento do campo de atuação em assessoria e consultoria em comunicação, baseado na

Leia mais

CARREIRAS POLICIAIS RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL POLÍCIA VOLUME.

CARREIRAS POLICIAIS RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL POLÍCIA VOLUME. CARREIRAS POLICIAIS POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL VOLUME 1 www.alfaconcursos.com.br Língua Portuguesa...13 1. Interpretação e Compreensão de Texto... 17 2. Reescritura de Frases e Parágrafos do Texto...

Leia mais

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP Novembro/2017 Página 1 de 9 POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA INTRODUÇÃO CONSIDERANDO que compete ao Ministério

Leia mais

MÓDULO II PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO EMENTA:

MÓDULO II PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO EMENTA: ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO Nº 007/2010 DO CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO CURSO DE FORMAÇÃO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MPGO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO MÓDULO I INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL Sumário DIREITO CONSTITUCIONAL Rodrigo Perin Nardi Do Direito Constitucional... 25 Constituição... 29 Poder Constituinte... 33 Controle de Constitucionalidade... 41 Fundamentos Constitucionais dos Direitos

Leia mais

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - AELBRA Credenciado pela Portaria Ministerial nº 1.198, de 13/06/2001 DOU de 15/06/2001 Recredenciado pela Portaria Ministerial n 1.381, de 23/11/2012 DOU de

Leia mais

FORMULÁRIO Nº 13 ESPECIFICAÇÃO DA DISCIPLINA/ATIVIDADE

FORMULÁRIO Nº 13 ESPECIFICAÇÃO DA DISCIPLINA/ATIVIDADE IA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO ANTROPOLOGA E DIREITO Teoria e Instituições de Direito Penal DSP00038 ALTERAÇÃO: NOME ( ) CH ( ) Internacional e Comparado DEPARTAMENTO/COORDENAÇÃO DE EXECUÇÃO: DEPARTAMENTO

Leia mais

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9 Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano Introduzir o estudante ao pensamento crítico filosófico por meio de reflexões sobre o seu próprio cotidiano. Apresentar

Leia mais

CONCURSO DE INVESTIGADOR - POLÍCIA CIVIL DA BAHIA

CONCURSO DE INVESTIGADOR - POLÍCIA CIVIL DA BAHIA Língua Portuguesa 48% Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Língua Portuguesa 26% Domínio da estrutura morfossintática do período Língua Portuguesa 14% Reescritura de frases e parágrafos

Leia mais

Geografia, História Política e Economia de Mato Grosso

Geografia, História Política e Economia de Mato Grosso Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Mato Grosso (SEJUDH-MT) Agente Penitenciário do Sistema Penitenciário VOLUME 1 Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de textos.... 1 Morfologia:

Leia mais

CURSO: MÚSICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL II Desenvolvimento da percepção dos elementos da organização musical, através de atividades práticas; utilização de elementos

Leia mais

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Sumário PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Importância... 25 Conceito... 27 Funções (Finalidades)... 29 Métodos... 31 Objetos... 33 5.1. Introdução... 33 5.2. Crime... 33 5.3. Delinquente... 34 5.3.1.

Leia mais

PMDF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e intelecção de textos Tipologia textual Coesão e coerência Figuras de linguagem...

PMDF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e intelecção de textos Tipologia textual Coesão e coerência Figuras de linguagem... Língua Portuguesa Compreensão e intelecção de textos... 3 Tipologia textual... 6 Coesão e coerência... 11 Figuras de linguagem... 8 Ortografia... 18 Acentuação gráfica... 27 Emprego do sinal indicativo

Leia mais

ÍNDICE VOLUME 1. Semântica: o significado das palavras e das sentenças: linguagem denotativa e conotativa; sinonímia, antonímia e polissemia...

ÍNDICE VOLUME 1. Semântica: o significado das palavras e das sentenças: linguagem denotativa e conotativa; sinonímia, antonímia e polissemia... Polícia Militar do Estado de Goiás PMGO Cadete ÍNDICE VOLUME 1 CONHECIMENTOS GERAIS: Língua Portuguesa: Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas as atividades humanas; funções

Leia mais

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre governo e Administração Pública, 1 Gestão pública no Brasil, 3 Reforma e modernização do Estado, 4 Papel do Estado no mundo

Leia mais

Módulo I. DISCIPLINA Estado, Direito e Cidadania, em perspectiva comparada. DISCIPLINA Introdução aos Estudos sobre Segurança Pública

Módulo I. DISCIPLINA Estado, Direito e Cidadania, em perspectiva comparada. DISCIPLINA Introdução aos Estudos sobre Segurança Pública Módulo I Estado, Direito e Cidadania, em perspectiva comparada Ementa: Liberalismo, individualismo e cidadania na Europa Ocidental dos séculos XVII- XIX. Mecanismos de repressão e de controle da emergente

Leia mais

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP Fevereiro/2018 Página 1 de 10 DECRETO Nº N.NNN, DE DD DE MÊS DE 2018. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições

Leia mais

CONCURSO (ESCRIVÃO) POLÍCIA CIVIL DA BAHIA

CONCURSO (ESCRIVÃO) POLÍCIA CIVIL DA BAHIA Língua Portuguesa 48% Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Língua Portuguesa 26% Domínio da estrutura morfossintática do período Língua Portuguesa 14% Reescritura de frases e parágrafos

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL

CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL 1 Direito Constitucional: conceito e objeto; fontes formais. 2 Constituição: sentido sociológico, político e jurídico, conceito, objeto e elementos. 3 Classificação das Constituições. 4 Eficácia e aplicabilidade

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA INSTITUCIONAL E OBRIGATÓRIA PARA MESTRANDOS E DOUTORANDOS Epistemologia: Ementa: Construção do conhecimento científico. Diferentes paradigmas de pesquisa em ciências sociais. Delineamento de

Leia mais

Concurso Público de Provas para ingresso na carreira de ESCRIVÃO DE POLÍCIA EP-1/2010

Concurso Público de Provas para ingresso na carreira de ESCRIVÃO DE POLÍCIA EP-1/2010 Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra Secretaria de Concursos Públicos Concurso Público de Provas para ingresso na carreira de ESCRIVÃO DE POLÍCIA EP-1/2010 A Comissão do concurso torna pública

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 7 Gestão em Segurança

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS CADETE

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS CADETE CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS CADETE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas as atividades

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Parte I O ESTADO NA HISTÓRIA. Capítulo I LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO. 1º O Estado, realidade histórica

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Parte I O ESTADO NA HISTÓRIA. Capítulo I LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO. 1º O Estado, realidade histórica ÍNDICE SISTEMÁTICO Do Autor Parte I O ESTADO NA HISTÓRIA 1. O Estado, espécie de sociedade política 2. O aparecimento histórico do Estado 3. Sociedades políticas pré-estatais 4. Processos de formação do

Leia mais

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3)

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) EIXO ORIENTADOR III - UNIVERSALIZAR DIREITOS EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES Diretriz

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

Detalhamento das Linhas Temáticas Edital 070/2018

Detalhamento das Linhas Temáticas Edital 070/2018 Detalhamento das Linhas Temáticas Edital 070/2018 Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão NDHI 1. Educação e Cultura em Direitos Humanos Formação para a promoção da educação e da cultura em Direitos Humanos,

Leia mais

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Sumário PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE Importância... 23 Conceito... 25 Funções (Finalidades)... 27 Métodos... 29 Objetos... 31 5.1. Introdução... 31 5.2. Crime... 31 5.3. Delinquente... 32 5.3.1. Conceito conforme

Leia mais

TIPO: EDITAL SOLDADO DE 2ª CLASSE BANCA: FUNDAÇÃO UNIVERSA QUANTIDADE DE MATÉRIAS: 12

TIPO: EDITAL SOLDADO DE 2ª CLASSE BANCA: FUNDAÇÃO UNIVERSA QUANTIDADE DE MATÉRIAS: 12 TIPO: EDITAL SOLDADO DE 2ª CLASSE BANCA: FUNDAÇÃO UNIVERSA QUANTIDADE DE MATÉRIAS: 12 Língua Portuguesa. CONHECIMENTOS GERAIS 1. Compreensão e intelecção de textos. 2. Tipologia textual. 3. Coesão e coerência.

Leia mais

Teoria do Estado e da Constituição

Teoria do Estado e da Constituição Jorge Miranda Teoria do Estado e da Constituição 5.a edição ISBN 978-85-309-7988-1 728 páginas 15,8 x 22,8 cm FORENSE Sumário Do Autor... IX Capítulo I Localização Histórica do Estado 1º O Estado, realidade

Leia mais

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA NORMAL 2017/2018 Licenciatura em DIREITO (regimes Diurno e Pós-Laboral) (De 08 de janeiro a 03 de fevereiro de 2018)

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA NORMAL 2017/2018 Licenciatura em DIREITO (regimes Diurno e Pós-Laboral) (De 08 de janeiro a 03 de fevereiro de 2018) (De 08 de janeiro a 03 de fevereiro de 2018) DATA 1º ANO Hora sala(s) 2º ANO Hora sala(s) 3º ANO Hora sala(s) 4º ANO Hora sala(s) 8/jan 9/jan 10/jan Direito Internacional Público CP2-201 11/jan Direito

Leia mais

Cronograma das Ações de Formação Contínua

Cronograma das Ações de Formação Contínua dezembro novembro outubro Cronograma das Ações de Formação Contínua Ano de 2014 9 e 10 B1 Direito do Desporto Áreas Civil, Criminal, Laboral,, CEJ 10, 17, 24 e 31 C2 O Ministério Público na Justiça Laboral

Leia mais

Pós-Graduação a distância Administração Pública

Pós-Graduação a distância Administração Pública Pós-Graduação a distância Administração Pública Disciplinas: 1) Direito Constitucional 2) Direito Administrativo 3) Economia do setor público e desenvolvimento sustentável 4) Contabilidade pública, controle

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Abreviaturas e siglas usadas. Apresentação

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Abreviaturas e siglas usadas. Apresentação ÍNDICE SISTEMÁTICO Abreviaturas e siglas usadas Apresentação Capítulo 1 Gênese do direito 1. Escola jusnaturalista ou do direito natural 1.1. Origem do jusnaturalismo 2. Escola teológica 2.1. Origem da

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos... 3 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Sinônimos e antônimos... 105 Sentido próprio e figurado das palavras... 10/105 Pontuação... 81

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça - STJ. Técnico Judiciário - Área Administrativa VOLUME 1. Língua Portuguesa. Noções de Direito Constitucional

Superior Tribunal de Justiça - STJ. Técnico Judiciário - Área Administrativa VOLUME 1. Língua Portuguesa. Noções de Direito Constitucional Superior Tribunal de Justiça - STJ Técnico Judiciário - Área Administrativa VOLUME 1 Língua Portuguesa 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.... 1 2 Reconhecimento de tipos e gêneros

Leia mais

Sumário. 1. Vocabulary Reading interpretation skills Porcentagem e Regra de Três Raciocínio Lógico...

Sumário. 1. Vocabulary Reading interpretation skills Porcentagem e Regra de Três Raciocínio Lógico... Sumário Português... 1 1. Concordância... 3 2. Regência... 14 3. Colocação pronominal... 23 4. Morfologia e morfossintaxe... 24 5. Pontuação... 53 6. Ortografia... 62 7. Sintaxe... 68 8. Interpretação

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIA POLÍTICA Planejamento de Campanha Eleitoral Estudo dos conteúdos teóricos introdutórios ao marketing político, abordando prioritariamente os aspectos

Leia mais

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P.

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P. Anexo DISCIPLINAS OPTATIVAS DO CURSO A) Disciplinas Optativas do Eixo da Formação Científico-Cultural FCH358 - Antropologia do Imaginário: Analisar a constituição do imaginário social, a partir de uma

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA

PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA PROGRAMA DE GOVERNO SEGURANÇA PÚBLICA 1 SEGURANÇA PÚBLICA TERÁ GESTÃO E METAS PARA COMBATER VIOLÊNCIA E CRIME ORGANIZADO O crime gera insegurança nas cidades e no campo, destrói as nossas famílias e reduz

Leia mais

Graduação COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DE RIO DAS OSTRAS

Graduação COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DE RIO DAS OSTRAS RGI11 ATIVIDADE DE EXTENSÃO Carga horária total: 2 C.H.Teórica: 2 C.H.Prática: Atividades Complementares EMENTA NÃO INFORMADA. 1 RGI12 ATIVIDADES DE PESQUISA Carga horária total: 2 C.H.Teórica: 2 C.H.Prática:

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos JORGE ALBERTO DE OLIVEIRA MARUM Promotor de Justiça no Estado de São Paulo, mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco) e professor titular

Leia mais

Curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social

Curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social Curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social Sumário da Apresentação 1. Histórico institucional 2. O Curso 3. Organização curricular 4. Perfil do corpo discente 5. Perfil do corpo docente 6. Políticas

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Victor de Souza. Segurança Pública: Violência nas Instituições de Ensino e a Implementação do Plano Nacional de Segurança.

Victor de Souza. Segurança Pública: Violência nas Instituições de Ensino e a Implementação do Plano Nacional de Segurança. Victor de Souza Segurança Pública: Violência nas Instituições de Ensino e a Implementação do Plano Nacional de Segurança. Victor Fernandes de Souza (currículo resumido) Major da Polícia Militar do Estado

Leia mais

MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO

MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA MÁTICA Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Reconhecimento de tipos e gêneros textuais Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

O Papel do Município na Segurança Pública

O Papel do Município na Segurança Pública O Papel do Município na Segurança Pública FATORES INDUTORES DA VIOLÊNCIA Êxodo rural Crescimento urbano desordenado Desigualdade social IMPUNIDADE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA Responsabilidade recai predominantemente

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários, não literários e mistos)...3 Ortografia... 21 Acentuação... 30 Sinônimos e antônimos... 105 Sentido próprio e figurado

Leia mais

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA manusear e empregar armas de fogo e equipamentos menos letais; portar arma de fogo e atuar em campo com possibilidade de exposição a situações de conflito armado; executar demais atos compatíveis com a

Leia mais

Delegado PC-RR Raio X

Delegado PC-RR Raio X Delegado PC-RR Raio X Direitos Humanos Principais Convenções e Pactos Internacionais de Direitos Humanos 30,77% Antecedentes da Proteção Universal dos DH. Carta das Nações Unidas 23,08% Introdução aos

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO Aula Disciplinas / assuntos Número de aulas Completo Super-Revisão 1. Direito penal parte geral 19 8 2. Direito penal parte especial 5 6 3. Legislação

Leia mais

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO INSTITUTO UNIVERSITÁRIO ATLÂNTICO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO CONDUCENTE AO MESTRADO EM CRIMINOLOGIA A REALIZAR NO BRASIL E A REALIZAR EM PORTUGAL UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

DISCIPLINAS/ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS/ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 103/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Direito - Macaé. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO INVESTIGADOR DE POLÍCIA CIVIL PARÁ

CONTROLE DE CONTEÚDO INVESTIGADOR DE POLÍCIA CIVIL PARÁ CONTROLE DE CONTEÚDO INVESTIGADOR DE POLÍCIA CIVIL PARÁ 1 Compreensão e interpretação de textos. LÍNGUA PORTUGUESA 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes

Leia mais

Aula Disciplina Assunto Completo Compacto 1. Português Acentuação gráfica

Aula Disciplina Assunto Completo Compacto 1. Português Acentuação gráfica COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E DELEGADO COMPACTO Aula Disciplina Assunto Completo Compacto 1. Português Acentuação gráfica 2. Português Funções sintáticas: tipos de sujeitos 3. Português Funções

Leia mais

ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS... XIII

ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS... XIII SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS... XIII Capítulo I GÊNESE DO DIREITO... 1 1. Escola Jusnaturalista ou do Direito Natural... 2 1.1. Origem do jusnaturalismo... 2 2. Escola Teológica... 3 2.1. Origem

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL SÃO PAULO - DELEGADO

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL SÃO PAULO - DELEGADO CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL SÃO PAULO - DELEGADO DIREITO CONSTITUCIONAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEI SECA QUESTÕES REVISÃO 1 Direito Constitucional: conceito, objeto, formação, fontes,

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO ESCRIVÃO DA POLÍCIA FEDERAL

CONTROLE DE CONTEÚDO ESCRIVÃO DA POLÍCIA FEDERAL CONTROLE DE CONTEÚDO ESCRIVÃO DA POLÍCIA FEDERAL 1 Domínio da ortografia oficial (acentuação) LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Relações de coordenação e subordinação

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS SUMÁRIO. Língua Portuguesa

CÂMARA DOS DEPUTADOS SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão, interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas...3 Tipologia textual... 6 Significação literal e contextual dos vocábulos...

Leia mais

CRIMINOLOGIA - delito apresentado como problema social e comunitário - infrator como objeto de estudo passagem da etapa positivista para a moderna:

CRIMINOLOGIA - delito apresentado como problema social e comunitário - infrator como objeto de estudo passagem da etapa positivista para a moderna: CRIMINOLOGIA - delito apresentado como problema social e comunitário - infrator como objeto de estudo passagem da etapa positivista para a moderna: inserção da análise da conduta delitiva, do controle

Leia mais

.com.br oncursos

.com.br oncursos os.co cu rs co n.a lfa.b m r VOLUME 1 Língua Portuguesa...13 1. Interpretação e Compreensão de Texto... 17 2. Gêneros Textuais... 23 3. Reescritura de Frases e Parágrafos do Texto... 32 4. Formação de

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - - LÍNGUA PORTUGUESA - 1 Análise global do texto. 2 Ortografia. 3 Relações entre fonemas e grafias. 4 Acentuação gráfica. 5 Morfologia: estrutura e formação de palavras. 6 Classes de palavras e seu emprego.

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - 1. Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas 1 as atividades humanas; 2 funções da linguagem na comunicação; 3 diversidade linguística (língua padrão, língua não padrão). 4 2. Leitura:

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DEFENSOR COMPLETO E SUPER-REVISÃO

COMPARATIVO ENTRE DEFENSOR COMPLETO E SUPER-REVISÃO COMPARATIVO ENTRE DEFENSOR COMPLETO E SUPER-REVISÃO Aula Disciplinas / assuntos Completo Super-Revisão 1. Direito penal parte geral 18 9 2. Direito penal parte especial 6 6 3. Legislação penal especial

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA D E C R E T O Nº 8.948, de 18 de março de 2010 EMENTA: Cria e regulamenta o Gabinete de Gestão Integrada do Município de Itabuna GGI-M e, dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ITABUNA, no uso

Leia mais

Uso da força sob uma perspectiva de complexidade

Uso da força sob uma perspectiva de complexidade NOTAS Nº 12/2017 BRASIL Uso da força sob uma perspectiva de complexidade Cristina Gross Villanova OUTUBRO DE 2017 A ideia central do programa era que segurança pública não se faz apenas com ações policiais,

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO Aula Disciplinas / assuntos Número de aulas Completo Super-Revisão 1. Direito penal parte geral 19 8 2. Direito penal parte especial 5 6 3. Legislação

Leia mais

Faculdade de Direito Candido Mendes Disciplinas Eletivas 2014/2

Faculdade de Direito Candido Mendes Disciplinas Eletivas 2014/2 Acesso à Justiça Ações Constitucionais [204114] Aspectos Processuais dos Direitos das Obrigações e dos Contratos Civis [204130] Aspectos Processuais dos Direitos de Família e de Sucessões [204157] Condomínios

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito. Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito. Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1) MÓDULO I: CRIMINOLOGIA E LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D

ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D Nome: Metodologia da Pesquisa Social Professor (a): Vini Rabassa da Silva Ementa: Perspectivas teórico-metodológicas: o método em Marx, Durkheim,

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA LEGISLATIVA DO SENADO

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA LEGISLATIVA DO SENADO CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA LEGISLATIVA DO SENADO LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Leitura, compreensão e análise de textos. Inferência (informações explícitas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 82/10-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 82/10-CEPE RESOLUÇÃO Nº 82/10-CEPE Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo,

Leia mais

ERRATA AO EDITAL Nº 002/2016 ESO/UEA. DATA DA PUBLICAÇÃO: 04/07/2016.

ERRATA AO EDITAL Nº 002/2016 ESO/UEA. DATA DA PUBLICAÇÃO: 04/07/2016. ERRATA AO EDITAL Nº 002/2016 ESO/UEA. DATA DA PUBLICAÇÃO: 04/07/2016. OBJETO: Processo de Seleção Classificatória 2016/2 a alunos da Escola Superior de Ciências Sociais para preenchimento das vagas para

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE CONFLITOS SOCIAIS Código: BH1300 Apresentar várias interpretações dos conflitos sociais na sociedade contemporânea, a partir das contribuições de áreas de conhecimento distintas. Conhecer a pluralidade

Leia mais