Concurso Público de Provas para ingresso na carreira de ESCRIVÃO DE POLÍCIA EP-1/2010

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Concurso Público de Provas para ingresso na carreira de ESCRIVÃO DE POLÍCIA EP-1/2010"

Transcrição

1 Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra Secretaria de Concursos Públicos Concurso Público de Provas para ingresso na carreira de ESCRIVÃO DE POLÍCIA EP-1/2010 A Comissão do concurso torna pública a relação dos pontos, que serão sorteados para a prova oral, conforme item VI3, 2 do edital de abertura, publicado em D.O.E. de 27 de fevereiro de PONTO N 1 Fonética e Fonologia. Ortografia. Direitos Humanos: noção, significado, finalidades e história. A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade. Crime: conceitos. Crime e contravenção. Crimes de abuso de autoridade e sanção penal Lei n /65. Tortura - Lei n /97. O Estado Democrático de Direito e a prevenção da infração penal. Políticas. Econômicas. Estruturas lógicas e lógicas de argumentação.

2 Sistemas operacionais abertos e fechados: instalação, configuração e operação. Aplicativos: processadores de texto, planilhas eletrônicas, bancos de dados, multimídia, armazenamento de dados, cópia de segurança, geração e digitalização de material escrito. PONTO N 2 Ortografia. Pontuação. Cidadania: noção, significado e história. Direitos e deveres da cidadania. Democracia: noção, significado e valores. Estado Democrático de Direito: noção e significado. Estado Democrático de Direito brasileiro: fundamentos e objetivos. Crime doloso e crime culposo. Crime consumado e crime tentado. Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo Lei n /68. Lei Orgânica da Polícia do Estado de São Paulo Lei Complementar n.207/79. Improbidade Administrativa Lei n /92. Criminologia Científica Biologia, Sociologia e Psicologia Criminal. Políticas. Científicas. Questões de associação.

3 Sistemas operacionais abertos e fechados: instalação, configuração e operação. Internet e intranet: navegadores, correio eletrônico, transferência de arquivos, sistemas de busca e pesquisa, grupos de discussão e comunidades, acesso a distância a computadores, proteção e segurança. PONTO N 3 Sintaxe. Compreensão de textos. Os Direitos Humanos fundamentais na vigente Constituição da República: direitos à vida e à preservação da integridade física e moral (honra, imagem, nome, intimidade e vida privada), à liberdade em todas as suas formas, à igualdade, à propriedade e à segurança, os direitos sociais, a nacionalidade e os direitos políticos. Estado de Necessidade. Legítima Defesa. Estrito cumprimento de dever legal. Exercício regular de direito. Prisão Temporária Lei n /89. Crimes Hediondos - Lei n /90. Vitimologia. Políticas. Sociais. Verdades e mentiras. Sistemas operacionais abertos e fechados: instalação, configuração e operação.

4 Comunicação: protocolos de comunicação e rede de locais e remotas. PONTO N 4 Pontuação. Semântica. A Polícia Civil e a defesa das instituições democráticas. A polícia judiciária e a promoção dos direitos fundamentais. O direito de receber serviços públicos adequados. Crimes Contra a Pessoa. Crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores Lei n /98. Lei sobre drogas - Lei n /06. Prognóstico Criminológico. Políticas. Culturais. Diagramas lógicos. Sistemas operacionais abertos e fechados: instalação, configuração e operação. Hardware - microcomputador: configuração básica e componentes; impressoras: classificação, noções gerais e operação; outros periféricos. PONTO N 5

5 Estilística. Textos: dissertativo, narrativo e descritivo. Os sistemas global e americano de proteção dos direitos humanos fundamentais: a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica). Crimes Contra o Patrimônio. Juizados Especiais Cíveis e Criminais - Leis n /95, /01 e /06). O Estado Democrático de Direito e a prevenção da infração penal. Prognóstico criminológico. Econômicas. Científicas. Análise combinatória e probabilidade. Hardware - microcomputador: configuração básica e componentes; impressoras: classificação, noções gerais e operação; outros periféricos. Aplicativos: processadores de texto, planilhas eletrônicas, bancos de dados, multimídia, armazenamento de dados, cópia de segurança, geração e digitalização de material escrito. PONTO N 6 Semântica. Estilística.

6 Código de Conduta da Organização das Nações Unidas para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei. Crimes Contra a Dignidade Sexual. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei n /90. Estatuto do Idoso Lei n /03. Conceito, método, objeto e finalidade da criminologia. Teorias sociológicas da criminalidade. Econômicas. Sociais. Teoria dos conjuntos. Hardware - microcomputador: configuração básica e componentes; impressoras: classificação, noções gerais e operação; outros periféricos. Internet e intranet: navegadores, correio eletrônico, transferência de arquivos, sistemas de busca e pesquisa, grupos de discussão e comunidades, acesso a distância a computadores, proteção e segurança. PONTO N 7 Pontuação. Textos: dissertativo, narrativo e descritivo.

7 Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais ambos de 1966). Crimes Contra a Administração Pública. Código de Trânsito Brasileiro - Lei n /97. Teorias sociológicas da criminalidade. Criminologia Científica Biologia, Sociologia e Psicologia Criminal. Econômicas. Culturais. Estruturas lógicas e lógicas de argumentação. Análise combinatória e probabilidade. Hardware - microcomputador: configuração básica e componentes; impressoras: classificação, noções gerais e operação; outros periféricos. Comunicação: protocolos de comunicação e rede de locais e remotas. PONTO N 8 Sintaxe. Compreensão de textos. Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial (1965). Inquérito Policial. Lei Maria da Penha Lei n /06.

8 Teorias sociológicas da criminalidade. Vitimologia. Científicas. Sociais. Verdades e mentiras. Análise combinatória e probabilidade. Aplicativos: processadores de texto, planilhas eletrônicas, bancos de dados, multimídia, armazenamento de dados, cópia de segurança, geração e digitalização de material escrito. Internet e intranet: navegadores, correio eletrônico, transferência de arquivos, sistemas de busca e pesquisa, grupos de discussão e comunidades, acesso a distância a computadores, proteção e segurança. PONTO N 9 Ortografia. Sintaxe. Convenção sobre contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes (1984). Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura (1985). Prova. Código de Defesa do Consumidor - Lei n /90. Crimes contra o meio ambiente Lei n /98. Teorias sociológicas da criminalidade. Prognóstico Criminológico.

9 Científicas. Culturais. Diagramas lógicos. Análise combinatória e probabilidade. Internet e intranet: navegadores, correio eletrônico, transferência de arquivos, sistemas de busca e pesquisa, grupos de discussão e comunidades, acesso a distância a computadores, proteção e segurança. Comunicação: protocolos de comunicação e rede de locais e remotas. PONTO N 10 Fonética e Fonologia. Semântica. Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher - Convenção de Belém do Pará (1994). Prisão em Flagrante. Prisão Preventiva. Estatuto do Desarmamento Lei n /03. Teorias sociológicas da criminalidade. O Estado Democrático de Direito e a prevenção da infração penal. Sociais. Culturais. Análise combinatória e probabilidade. Teoria dos conjuntos.

10 Aplicativos: processadores de texto, planilhas eletrônicas, bancos de dados, multimídia, armazenamento de dados, cópia de segurança, geração e digitalização de material escrito. Comunicação: protocolos de comunicação e rede de locais e remotas.

Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra Secretaria de Concursos Públicos. Comunicado

Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra Secretaria de Concursos Públicos. Comunicado Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra Secretaria de Concursos Públicos Comunicado Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso à carreira de AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES POLICIAL AT - 1/2011.

Leia mais

A EQUIPE DO DIREITO CONCENTRADO ESTÁ COM VOCÊ!

A EQUIPE DO DIREITO CONCENTRADO ESTÁ COM VOCÊ! Olá CONCENTRADOS! Como está a sua preparação para a 2ª fase da OAB? Muito estudo e dedicação? Sabemos como é difícil conseguir conciliar tudo nesta fase, o período é curto, a matéria longa e você precisa

Leia mais

Edital Verticalizado Polícia Civil de Pernambuco

Edital Verticalizado Polícia Civil de Pernambuco Edital Verticalizado Polícia Civil de Pernambuco 2016 Edital Verticalizado Polícia Civil de Pernambuco O Focus Concursos Online oferece aos que desejam se preparar, um curso teórico, atualizado, com todas

Leia mais

SUMÁRIO. Administração Pública

SUMÁRIO. Administração Pública Administração Pública Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização...3 Organização administrativa:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Morfologia: estrutura e formação de palavras Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Morfologia: estrutura e formação de palavras Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo... Língua Portuguesa Análise global do texto... 3 Ortografia... 16 Relações entre fonemas e grafias... 26 Acentuação gráfica... 28 Morfologia: estrutura e formação de palavras...31 Classes de palavras e seu

Leia mais

Aula Disciplina Assunto Completo Compacto 1. Português Acentuação gráfica

Aula Disciplina Assunto Completo Compacto 1. Português Acentuação gráfica COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E DELEGADO COMPACTO Aula Disciplina Assunto Completo Compacto 1. Português Acentuação gráfica 2. Português Funções sintáticas: tipos de sujeitos 3. Português Funções

Leia mais

CURSO COM INÍCIO EM: 04/01/2017 TURMAS: MANHÃ E NOITE

CURSO COM INÍCIO EM: 04/01/2017 TURMAS: MANHÃ E NOITE QUADRO EM BRANCO = A DEFINIR -------- QUADRO COM = TURMAS: E : Das 8h30min às 11h30min/ : Das 19h às 22h DIA TURNO DISCIPLINA PROFESSOR Nº CONTEÚDO 2ª 02/01 3ª 03/01 4ª 04/01 5ª 05/01 6ª 06/01 SÁB. 07/01

Leia mais

Sumário. 1. Vocabulary Reading interpretation skills Porcentagem e Regra de Três Raciocínio Lógico...

Sumário. 1. Vocabulary Reading interpretation skills Porcentagem e Regra de Três Raciocínio Lógico... Sumário Português... 1 1. Concordância... 3 2. Regência... 14 3. Colocação pronominal... 23 4. Morfologia e morfossintaxe... 24 5. Pontuação... 53 6. Ortografia... 62 7. Sintaxe... 68 8. Interpretação

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

CARREIRAS POLICIAIS RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL POLÍCIA VOLUME.

CARREIRAS POLICIAIS RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL POLÍCIA VOLUME. CARREIRAS POLICIAIS POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL VOLUME 1 www.alfaconcursos.com.br Língua Portuguesa...13 1. Interpretação e Compreensão de Texto... 17 2. Reescritura de Frases e Parágrafos do Texto...

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E DELEGADO COMPACTO

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E DELEGADO COMPACTO COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E DELEGADO COMPACTO Aula Disciplina Assunto Completo Compacto 1. Fundamentos do direito penal: principiologia 2. Teoria da norma: disposições preliminares 3. Teoria

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Linguagem: como instrumento de ação e interação presente

Leia mais

PLANO DE ESTUDO SEMESTRAL PARA PRF

PLANO DE ESTUDO SEMESTRAL PARA PRF PLANO DE ESTUDO SEMESTRAL PARA PRF - 2017 DIAS DE ESTUDOS MATÉRIAS BÁSICAS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 0,5 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.

Leia mais

ANEXO I PROGRAMA DAS PROVAS ESCRITAS DAS FASES PRELIMINAR, INTERMEDIÁRIA E FINAL DO CONCURSO PARA DELEGADO DE POLÍCIA.

ANEXO I PROGRAMA DAS PROVAS ESCRITAS DAS FASES PRELIMINAR, INTERMEDIÁRIA E FINAL DO CONCURSO PARA DELEGADO DE POLÍCIA. ANEXO I PROGRAMA DAS PROVAS ESCRITAS DAS FASES PRELIMINAR, INTERMEDIÁRIA E FINAL DO CONCURSO PARA DELEGADO DE POLÍCIA. LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e interpretação de texto; Significação das palavras: sinônimo,

Leia mais

WANDER GARCIA e HENRIQUE SUBI. Coordenadores CONCURSO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL 950 QUESTÕES COMENTADAS

WANDER GARCIA e HENRIQUE SUBI. Coordenadores CONCURSO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL 950 QUESTÕES COMENTADAS WANDER GARCIA e HENRIQUE SUBI Coordenadores NO CONCURSO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL 950 QUESTÕES COMENTADAS SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO 13 1. Língua Portuguesa 15 1. Interpretação de textos... 15 2. Ortografia/

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO EXAME DE ORDEM OAB 1ª FASE

CONTROLE DE CONTEÚDO EXAME DE ORDEM OAB 1ª FASE 1 Teoria Geral da Constituição / Separação de Poderes 2 Direitos e deveres individuais e coletivos 3 Nacionalidade 4 Direitos políticos/ Partidos Políticos 5 Organização Político-Administrativa 6 Poder

Leia mais

ÍNDICE VOLUME 1. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português...

ÍNDICE VOLUME 1. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português... Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia TJ/RO Técnico Judiciário ÍNDICE VOLUME 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não

Leia mais

CURSO COM INÍCIO EM: 24/01/2017 TURMAS: MANHÃ E NOITE

CURSO COM INÍCIO EM: 24/01/2017 TURMAS: MANHÃ E NOITE QUADRO EM BRANCO = A DEFINIR -------- QUADRO COM = TURMAS: E : Das 8h30min às 11h30min/ : Das 19h às 22h DIA TURNO DISCIPLINA PROFESSOR Nº CONTEÚDO 2ª 23/01 3ª 24/01 01 Classes de palavras e seu emprego.

Leia mais

CURSO COM INÍCIO EM: 24/01/2017 TURMAS: MANHÃ E NOITE

CURSO COM INÍCIO EM: 24/01/2017 TURMAS: MANHÃ E NOITE QUADRO EM BRANCO = A DEFINIR -------- QUADRO COM = TURMAS: E : Das 8h30min às 11h30min/ : Das 19h às 22h DIA TURNO DISCIPLINA PROFESSOR Nº CONTEÚDO 2ª 23/01 3ª 24/01 01 Classes de palavras e seu emprego.

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - 1. Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas 1 as atividades humanas; 2 funções da linguagem na comunicação; 3 diversidade linguística (língua padrão, língua não padrão). 4 2. Leitura:

Leia mais

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL - PRF

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL - PRF POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL - PRF Policial Rodoviário Federal VOLUME I ÍNDICE Nível Superior Conhecimentos Básicos LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.... 1 2

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial Emprego das letras... 18 Emprego da acentuação

Leia mais

Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Procuradoria Geral de Justiça

Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Procuradoria Geral de Justiça CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO (EDITAL Nº 001/2014/MP-MT) (publicado no DOE em 14/02/2014 páginas 183 a 188) ANEXO I PROGRAMAS DOS GRUPOS TEMÁTICOS PARA O CONCURSO

Leia mais

- Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa -

- Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa - 1 Ortografia oficial 2 Acentuação gráfica 3 Flexão nominal e verbal Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação 4 5 Advérbios 6 Conjunções coordenativas e subordinativas 7 Emprego de tempos e modos

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE

LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE CAPÍTULO 01... 11 Níveis de Análise da Língua... 11 Morfologia - 10 Classes de Palavras... 11 Artigo...11 Adjetivo...12 Advérbio...15 Conjunção...15 Interjeição...17 Numeral...17

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito. Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito. Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1) MÓDULO I: CRIMINOLOGIA E LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL DISTRITO FEDERAL AGENTE DE POLÍCIA

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL DISTRITO FEDERAL AGENTE DE POLÍCIA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. CONTROLE

Leia mais

GRADE CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA

GRADE CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA GRADE CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA I. ÁREAS TEMÁTICAS DISCIPLINAS 1. LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO LINGUAGEM E TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PÚBLICA. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Acentuação gráfica. 3 Grafia

Leia mais

DIREITO PENAL ÍNDICE. CAPÍTULO 03... 34 Concurso de Crimes... 34 Concurso Material...34 Concurso Formal...34 Crime Continuado...35

DIREITO PENAL ÍNDICE. CAPÍTULO 03... 34 Concurso de Crimes... 34 Concurso Material...34 Concurso Formal...34 Crime Continuado...35 DIREITO PENAL ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Introdução ao Direito Penal e Aplicação da Lei Penal... 7 Introdução ao Estudo do Direito Penal...7 Teoria do Crime...8 Princípio da Legalidade (Anterioridade - Reserva

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA DE ACORDO COM O EDITAL N 1, DE 24 DE NOVEMBRO DE 201, DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO, TRE-SP CONHECIMENTOS BÁSICOS

Leia mais

Geografia, História Política e Economia de Mato Grosso

Geografia, História Política e Economia de Mato Grosso Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Mato Grosso (SEJUDH-MT) Agente Penitenciário do Sistema Penitenciário VOLUME 1 Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de textos.... 1 Morfologia:

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL

CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL 1 Direito Constitucional: conceito e objeto; fontes formais. 2 Constituição: sentido sociológico, político e jurídico, conceito, objeto e elementos. 3 Classificação das Constituições. 4 Eficácia e aplicabilidade

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos

MINISTÉRIO PÚBLICO E DIREITOS HUMANOS. Um estudo sobre o papel do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos humanos JORGE ALBERTO DE OLIVEIRA MARUM Promotor de Justiça no Estado de São Paulo, mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco) e professor titular

Leia mais

TÉCNICO DO MPU ÁREA DE ATIVIDADE: APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO VOLUME I

TÉCNICO DO MPU ÁREA DE ATIVIDADE: APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO VOLUME I MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - MPU TÉCNICO DO MPU ÁREA DE ATIVIDADE: APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO VOLUME I ÍNDICE Nível Médio CONHECIMENTOS BÁSICOS LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

Leia mais

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12 Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa Ortografia oficial... 3 Acentuação gráfica... 12 Flexão nominal e verbal... 15/18/29 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 20 Advérbios...

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura, compreensão e análise de textos de diversos gêneros, para entender: a língua e as variedades linguísticas, ideia global, argumento principal; mecanismos da construção da textualidade;

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL ALAGOAS ESCRIVÃO DE POLÍCIA

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL ALAGOAS ESCRIVÃO DE POLÍCIA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. CONTROLE

Leia mais

Polícia Civil de Alagoas ÍNDICE AGENTE DE POLÍCIA ESCRIVÃO DE POLÍCIA. Agente de Polícia e Escrivão de Polícia

Polícia Civil de Alagoas ÍNDICE AGENTE DE POLÍCIA ESCRIVÃO DE POLÍCIA. Agente de Polícia e Escrivão de Polícia Polícia Civil de Alagoas AGENTE DE POLÍCIA ESCRIVÃO DE POLÍCIA ÍNDICE CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.... 1 2 Reconhecimento de tipos

Leia mais

ARTHUR TRIGUEIROS e WANDER GARCIA. Edição 2013. Coordenadores CONCURSOS POLICIAIS. 2 a Edição 2013 2.000 QUESTÕES COMENTADAS

ARTHUR TRIGUEIROS e WANDER GARCIA. Edição 2013. Coordenadores CONCURSOS POLICIAIS. 2 a Edição 2013 2.000 QUESTÕES COMENTADAS Edição 2013 ARTHUR TRIGUEIROS e WANDER GARCIA Coordenadores CONCURSOS POLICIAIS 2 a Edição 2013 2.000 QUESTÕES COMENTADAS SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Direito Constitucional 13 1. PODER CONSTITUINTE... 13 2. TEORIA

Leia mais

Polícia Civil do Estado do Amapá - PC-AP

Polícia Civil do Estado do Amapá - PC-AP Polícia Civil do Estado do Amapá - PC-AP Agente de Polícia e Oficial de Polícia Civil VOLUME 1 Língua Portuguesa Domínio da ortografia oficial.... 1 Emprego da acentuação gráfica.... 5 Emprego dos sinais

Leia mais

ÍNDICE VOLUME 1. 1.Compreensão e interpretação de textos; 2 Tipologia Textual... 01/44

ÍNDICE VOLUME 1. 1.Compreensão e interpretação de textos; 2 Tipologia Textual... 01/44 Polícia Militar de Pernambuco Oficiais da Polícia Militar QOPM 1. LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE VOLUME 1 1.Compreensão e interpretação de textos... 01 2.Tipologia textual... 04 3.Ortografia oficial... 09 4.Acentuação

Leia mais

ANEXO XV - CRIMINAL - INQUÉRITO POLICIAL e TERMOS Crimes contra a vida

ANEXO XV - CRIMINAL - INQUÉRITO POLICIAL e TERMOS Crimes contra a vida Informações para o Conselho Nacional do Ministério Público Março/2012 ANEXO XV - CRIMINAL - INQUÉRITO POLICIAL e TERMOS Crimes contra a vida Saldo anterior 46 Recebidos 23 Devolvidos 23 Em andamento 46

Leia mais

Banca: CESPE Edital completo:

Banca: CESPE Edital completo: Banca: CESPE Edital completo: http://www.cespe.unb.br/concursos/sds_pe_16_civil/arquivos/ed_1_2016_sds_pe_16_civil_abt.pdf Cargo: Agente e Escrivão de Polícia Civil Data da prova: 12/06/2016, Turno: Manhã,

Leia mais

Curso Preparatório para Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Curso Preparatório para Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul CRONOGRAMA DE AULAS E CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL/RS Escrivão e Inspetor de Polícia Língua Portuguesa Aula 1... Profa. Luana Porto - 07/08/17 Interpretação Aula 2... Profa. Luana Porto - 14/08/17 Organização

Leia mais

CURSO COM INÍCIO EM: 24/01/2017 TURMA: NOITE

CURSO COM INÍCIO EM: 24/01/2017 TURMA: NOITE QUADRO M BRANCO = A DFINIR -------- QUADRO COM = DIA TURNO DISCIPLINA PROFSSOR Nº CONTÚDO 2ª 23/01 NOIT 3ª 24/01 NOIT LÍNGUA PORTUGUSA ALBRTO MNGOTTO 01 Classes de palavras e seu emprego. Flexões: gênero,

Leia mais

Carreiras Policiais Portal Davi André

Carreiras Policiais Portal Davi André www.daviandre.com.br Carreiras Policiais Portal Davi André daviandre@daviandre.com.br Direito Penal parte geral Direito Penal Davi Fundamentos do direito penal: principiologia 2 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Leia mais

LFG - DELEGADO FEDERAL 1º SEMESTRE Lá pro final do Texto está o curso separado por matéria. JANEIRO

LFG - DELEGADO FEDERAL 1º SEMESTRE Lá pro final do Texto está o curso separado por matéria. JANEIRO LFG - DELEGADO FEDERAL 1º SEMESTRE Lá pro final do Texto está o curso separado por matéria. JANEIRO 1 2 3 4 29 5 6-7 31 Comercial Alexandre Gialluca Empresário/Estabelecimento e nome empresarial Tributário

Leia mais

- Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa -

- Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa - 1 Ortografia oficial 2 Acentuação gráfica 3 Flexão nominal e verbal Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação 4 5 Advérbios 6 Conjunções coordenativas e subordinativas 7 Emprego de tempos e modos

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS CADETE

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS CADETE CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS CADETE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas as atividades

Leia mais

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12 Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa Ortografia oficial... 3 Acentuação gráfica... 12 Flexão nominal e verbal... 15/18/29 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 20 Advérbios...

Leia mais

Sumário DIREITO PENAL. Ana Paula da Fonseca Rodrigues Martins

Sumário DIREITO PENAL. Ana Paula da Fonseca Rodrigues Martins Sumário Capítulo I Introdução ao Estudo de Direito Penal DIREITO PENAL Ana Paula da Fonseca Rodrigues Martins Capítulo II Síntese Histórica do Pensamento Jurídico-penal Capítulo III Evolução Histórica

Leia mais

CURSO DE DIREITO. Formação e construção da estrutura curricular do Curso de Direito da Universidade Iguaçu

CURSO DE DIREITO. Formação e construção da estrutura curricular do Curso de Direito da Universidade Iguaçu Formação e construção da estrutura curricular do Curso de Direito da Universidade Iguaçu Para a construção da estrutura curricular do Curso de Direito da Universidade Iguaçu, levou-se em consideração a

Leia mais

O que é uma apostila preparatória?

O que é uma apostila preparatória? Ernani Pimentel Rodrigo Regazonni Saulo Fontana Raquel Mendes de Sá Ferreira Fabrício Sarmanho Eduardo Muniz Machado Cavalcanti Gladson Miranda Edgard Antônio Lemos Alves Welma Maia PREPARATÓRIA conhecimentos

Leia mais

Concursos Públicos. Concursos em andamento:

Concursos Públicos. Concursos em andamento: Concursos Públicos Concursos em andamento: http://www.vunesp.com.br/candamento.html Oficial Administrativo Prova 09 de fevereiro de 2014 Ensino médio 5 Noções de Informática Conhecimentos sobre os princípios

Leia mais

ANEXO II (EDITAL DE CONCUSO PÚBLICO 01/2016) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA ESCRITA

ANEXO II (EDITAL DE CONCUSO PÚBLICO 01/2016) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA ESCRITA ANEXO II (EDITAL DE CONCUSO PÚBLICO 01/2016) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA ESCRITA PORTUGUÊS PARA OS CARGOS NÍVEL MÉDIO Interpretação de Texto. Ortografia. Acentuação Gráfica. Sílaba (Separação e Classificação).

Leia mais

EXAME FINAL Projeto do Curso. Davi André

EXAME FINAL Projeto do Curso. Davi André EXAME FINAL Projeto do Curso Além das informações constantes no site www.examefinal.com.br você encontra aqui o projeto detalhado do curso preparatório ao exame unificado da OAB ênfase penal. Davi André

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

www.apostilaeletronica.com.br

www.apostilaeletronica.com.br DIREITO PENAL PARTE GERAL I. Princípios Penais Constitucionais... 003 II. Aplicação da Lei Penal... 005 III. Teoria Geral do Crime... 020 IV. Concurso de Crime... 027 V. Teoria do Tipo... 034 VI. Ilicitude...

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - - LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão e interpretação de textos, com 1 razoável grau de complexidade; Reconhecimento da finalidade de textos de 2 diferentes gêneros; 3 Localização de informações explícitas

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

Concurso MPU 2013 (7º Concurso)

Concurso MPU 2013 (7º Concurso) Concurso MPU 2013 (7º Concurso) Importante: Para uma preparação organizada foi elaborado o Edital Verticalizado do último concurso. Com ele, você poderá aperfeiçoar o seu tempo e conseguir mais organização,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

Polícia Militar do Estado de Minas Gerais - PM/MG

Polícia Militar do Estado de Minas Gerais - PM/MG Polícia Militar do Estado de Minas Gerais - PM/MG Curso de Formação de Oficiais (CFO) Nível Superior Volume 1 Língua Portuguesa 1. Domínio da Expressão Escrita (redação).... 1 2. Adequação Conceitual.

Leia mais

GRUPO I DIREITO PENAL

GRUPO I DIREITO PENAL CONTEÚDO DA APOSTILA GRUPO I DIREITO PENAL MODELOS DE DIREITO PENAL. ESCOLAS DE DIREITO PENAL. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PENAIS. RELAÇÃO ENTRE DIREITO PENAL, CRIMINOLOGIA E POLÍTICA CRIMINAL. TEORIAS

Leia mais

Polícia Federal AGENTE ADMINISTRATIVO (CLASSE A, PADRÃO I) VOLUME 1. Agente Administrativo PF VOL.1 CONHECIMENTOS BÁSICOS

Polícia Federal AGENTE ADMINISTRATIVO (CLASSE A, PADRÃO I) VOLUME 1. Agente Administrativo PF VOL.1 CONHECIMENTOS BÁSICOS Polícia Federal AGENTE ADMINISTRATIVO (CLASSE A, PADRÃO I) VOLUME 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos....1 2 Tipologia textual....5 3 Ortografia oficial....11

Leia mais

26/05/2017 SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE

26/05/2017 SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PMDF (SOLDADO) 1. Estatuto do Desarmamento (Lei n.º 10.826/2003). 2. Crimes hediondos (Lei n.º 8.072/1990). 3. Crimes resultantes de preconceitos

Leia mais

Curso Preparatório para Brigada Militar CRONOGRAMA DE AULAS E CONTEÚDO CURSO BM 2017

Curso Preparatório para Brigada Militar CRONOGRAMA DE AULAS E CONTEÚDO CURSO BM 2017 CRONOGRAMA DE AULAS E CONTEÚDO CURSO BM Língua Portuguesa Aula 1... Profa. Luana Porto - 07/08/17 Interpretação Aula 2... Profa. Luana Porto - 14/08/17 Organização textual Identificação de informações

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Domínio da ortografia oficial... 21 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da estrutura morfossintática

Leia mais

EDITAL Nº 18/2011 01* 01* OBS: O professor ao se inscrever deverá ter disponibilidade nos turnos indicados.

EDITAL Nº 18/2011 01* 01* OBS: O professor ao se inscrever deverá ter disponibilidade nos turnos indicados. EDITAL Nº 18/2011 Processo Seletivo de Docentes da Estácio FIC 2011. A DIRETORA GERAL da Faculdade Estácio do Ceará - Estácio FIC, no uso de suas atribuições e regimentais, torna pública a abertura de

Leia mais

CFO. Polícia Militar-MG. Curso de Formação de Oficiais ÍNDICE LÍNGUA PORTUGUESA: CFO. 1. Domínio da Expressão Escrita (redação)...

CFO. Polícia Militar-MG. Curso de Formação de Oficiais ÍNDICE LÍNGUA PORTUGUESA: CFO. 1. Domínio da Expressão Escrita (redação)... Polícia Militar-MG Curso de Formação de Oficiais LÍNGUA PORTUGUESA: ÍNDICE 1. Domínio da Expressão Escrita (redação).... 01 2. Adequação Conceitual.... 03 3. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos....

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS: CADETE PM 2017

CONHECIMENTOS GERAIS: CADETE PM 2017 CONHECIMENTOS GERAIS: CADETE PM 2017 Língua Portuguesa Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas as atividades humanas; Linguagem: como instrumento de ação e interação presente

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Domínio da ortografia oficial Emprego das letras...21 Emprego da acentuação gráfica...30

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Domínio da ortografia oficial Emprego das letras...21 Emprego da acentuação gráfica...30 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial Emprego das letras...21 Emprego da acentuação

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Domínio da Expressão Escrita (redação). Adequação Conceitual. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. Seleção Vocabular... 107 Estudo de textos (questões objetivas sobre

Leia mais

PC-SE. Polícia Civil do Estado do Sergipe. Agente de Polícia Judiciária Substituto - Escrivão Substituto ÍNDICE VOLUME 1

PC-SE. Polícia Civil do Estado do Sergipe. Agente de Polícia Judiciária Substituto - Escrivão Substituto ÍNDICE VOLUME 1 Polícia Civil do Estado do Sergipe PC-SE Agente de Polícia Judiciária Substituto - Escrivão Substituto ÍNDICE VOLUME 1 CONHECIMENTOS GERAIS LINGUA PORTUGUESA 1 Compreensão de textos. 2 Denotação e conotação...

Leia mais

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio de 2017 Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Leia mais

Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul - PC/MS

Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul - PC/MS Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul - PC/MS Delegado de Polícia VOLUME 1 Língua Portuguesa 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados;... 1 2. Reconhecimento de tipos e gêneros

Leia mais

DECRETO N.º DE 15 DE MAIO DE O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas disposições legais, e

DECRETO N.º DE 15 DE MAIO DE O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas disposições legais, e DECRETO N.º 35610 DE 15 DE MAIO DE 2012 Institui o regime FICHA LIMPA como requisito para o ingresso em cargo ou emprego público no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Município do Rio

Leia mais

1.8.3 Consumação e tentativa, 208 1.8.4 Sujeitos ativo e passivo, 208 1.8.5 Causas de aumento de pena, 208 1.9 Crime de menor potencial ofensivo, 209

1.8.3 Consumação e tentativa, 208 1.8.4 Sujeitos ativo e passivo, 208 1.8.5 Causas de aumento de pena, 208 1.9 Crime de menor potencial ofensivo, 209 Abreviaturas, xiii 1 Introdução, 1 1 Breve evolução histórica dos direitos dos idosos no Brasil, 1 2 Perfil constitucional dos direitos dos idosos, 3 3 Princípios norteadores dos direitos dos idosos, 6

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 12 Domínio da ortografia oficial... 23 Domínio dos mecanismos de coesão textual

Leia mais

CONCURSO OFICIAL ESCREVENTE

CONCURSO OFICIAL ESCREVENTE CONCURSO OFICIAL ESCREVENTE Início: 05 /11/13 Previsão de término: 20/12/2013 Período de: 7Semanas Cargos: Oficial Escrevente Horário das aulas segunda à sexta: 19h às 23:00h e possíveis finais de semana.

Leia mais

Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial

Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial ÍNDICE VOLUME 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto

Leia mais

TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL

TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL Lei 6.815/80 (Estatuto do Estrangeiro) 1- (PF/2013/Escrivão) Julgue o item abaixo, a respeito da deportação de estrangeiro prevista na Lei n.º 6.815/1980.

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA LEGISLATIVA DO SENADO

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA LEGISLATIVA DO SENADO CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA LEGISLATIVA DO SENADO LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Leitura, compreensão e análise de textos. Inferência (informações explícitas

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa e Redação Oficial

SUMÁRIO. Língua Portuguesa e Redação Oficial Língua Portuguesa e Redação Oficial Organização do texto Propósito comunicativo. Tipos de texto (descritivo, narrativo, injuntivo, explicativo e argumentativo). Gêneros discursivos (inclusive os da administração

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial Acentuação gráfica...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial Acentuação gráfica... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

CURSO DE TEORIA E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DETRAN-CE AGENTE DE TRÂNSITO PLANILHA DE DISPONIBILIDADE DE VÍDEOS ATUALIDADES

CURSO DE TEORIA E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DETRAN-CE AGENTE DE TRÂNSITO PLANILHA DE DISPONIBILIDADE DE VÍDEOS ATUALIDADES CURSO DE TEORIA E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DETRAN-CE AGENTE DE TRÂNSITO PLANILHA DE DISPONIBILIDADE DE VÍDEOS ATUALIDADES 01 Política e Segurança. ESTÁ DISPONÍVEL 02 Desenvolvimento Sustentável e Ecologia.

Leia mais

Datas Especiais. MARÇO 08 - Dia Internacional da Mulher 11 - Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo 14 - Dia dos Animais Dia Nacional da Poesia

Datas Especiais. MARÇO 08 - Dia Internacional da Mulher 11 - Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo 14 - Dia dos Animais Dia Nacional da Poesia Datas Especiais JANEIRO 01 - Dia da Confraternização Universal Dia Mundial da Paz 04 - Dia Mundial do Braille 06 - Dia de Reis Dia da Gratidão 07 - Dia da Liberdade de Cultos 08 - Dia do Fotógrafo Dia

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - 1 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 2 Domínio da ortografia oficial. 3 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 4 4 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO ANVISA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

CONTROLE DE CONTEÚDO ANVISA TÉCNICO ADMINISTRATIVO 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. CONTROLE DE CONTEÚDO ANVISA TÉCNICO ADMINISTRATIVO LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

Curso Preparatório à Carreira de Capitão da Brigada Militar Portal Davi André

Curso Preparatório à Carreira de Capitão da Brigada Militar Portal Davi André www.daviandre.com.br Curso Preparatório à Carreira de Capitão da Brigada Militar Portal Davi André daviandre@daviandre.com.br Metodologia Será adotada a metodologia de aulas expositivas, em videoaulas.

Leia mais

Curso Preparatório à Carreira de Capitão da Brigada Militar Portal Davi André

Curso Preparatório à Carreira de Capitão da Brigada Militar Portal Davi André www.daviandre.com.br Curso Preparatório à Carreira de Capitão da Brigada Militar Portal Davi André daviandre@daviandre.com.br Metodologia Será adotada a metodologia de aulas expositivas, em videoaulas.

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA

CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA CONTROLE DE CONTEÚDO DATAPREV ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ADVOCACIA 1 Compreensão e interpretação de textos. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Tipologia

Leia mais

Conclusão Peças de informação e outros procedimentos investigatórios

Conclusão Peças de informação e outros procedimentos investigatórios Sumário 1 A REDAÇÃO JURÍDICA 1.1 A nova redação jurídica 1.2 Síntese, clareza e objetividade 1.3 Orações intercaladas 1.4 Introdução, desenvolvimento e conclusão 1.5 Redação impessoal 1.6 Copiar e colar

Leia mais