Concurso Público de Provas para ingresso na carreira de ESCRIVÃO DE POLÍCIA EP-1/2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Concurso Público de Provas para ingresso na carreira de ESCRIVÃO DE POLÍCIA EP-1/2010"

Transcrição

1 Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra Secretaria de Concursos Públicos Concurso Público de Provas para ingresso na carreira de ESCRIVÃO DE POLÍCIA EP-1/2010 A Comissão do concurso torna pública a relação dos pontos, que serão sorteados para a prova oral, conforme item VI3, 2 do edital de abertura, publicado em D.O.E. de 27 de fevereiro de PONTO N 1 Fonética e Fonologia. Ortografia. Direitos Humanos: noção, significado, finalidades e história. A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade. Crime: conceitos. Crime e contravenção. Crimes de abuso de autoridade e sanção penal Lei n /65. Tortura - Lei n /97. O Estado Democrático de Direito e a prevenção da infração penal. Políticas. Econômicas. Estruturas lógicas e lógicas de argumentação.

2 Sistemas operacionais abertos e fechados: instalação, configuração e operação. Aplicativos: processadores de texto, planilhas eletrônicas, bancos de dados, multimídia, armazenamento de dados, cópia de segurança, geração e digitalização de material escrito. PONTO N 2 Ortografia. Pontuação. Cidadania: noção, significado e história. Direitos e deveres da cidadania. Democracia: noção, significado e valores. Estado Democrático de Direito: noção e significado. Estado Democrático de Direito brasileiro: fundamentos e objetivos. Crime doloso e crime culposo. Crime consumado e crime tentado. Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo Lei n /68. Lei Orgânica da Polícia do Estado de São Paulo Lei Complementar n.207/79. Improbidade Administrativa Lei n /92. Criminologia Científica Biologia, Sociologia e Psicologia Criminal. Políticas. Científicas. Questões de associação.

3 Sistemas operacionais abertos e fechados: instalação, configuração e operação. Internet e intranet: navegadores, correio eletrônico, transferência de arquivos, sistemas de busca e pesquisa, grupos de discussão e comunidades, acesso a distância a computadores, proteção e segurança. PONTO N 3 Sintaxe. Compreensão de textos. Os Direitos Humanos fundamentais na vigente Constituição da República: direitos à vida e à preservação da integridade física e moral (honra, imagem, nome, intimidade e vida privada), à liberdade em todas as suas formas, à igualdade, à propriedade e à segurança, os direitos sociais, a nacionalidade e os direitos políticos. Estado de Necessidade. Legítima Defesa. Estrito cumprimento de dever legal. Exercício regular de direito. Prisão Temporária Lei n /89. Crimes Hediondos - Lei n /90. Vitimologia. Políticas. Sociais. Verdades e mentiras. Sistemas operacionais abertos e fechados: instalação, configuração e operação.

4 Comunicação: protocolos de comunicação e rede de locais e remotas. PONTO N 4 Pontuação. Semântica. A Polícia Civil e a defesa das instituições democráticas. A polícia judiciária e a promoção dos direitos fundamentais. O direito de receber serviços públicos adequados. Crimes Contra a Pessoa. Crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores Lei n /98. Lei sobre drogas - Lei n /06. Prognóstico Criminológico. Políticas. Culturais. Diagramas lógicos. Sistemas operacionais abertos e fechados: instalação, configuração e operação. Hardware - microcomputador: configuração básica e componentes; impressoras: classificação, noções gerais e operação; outros periféricos. PONTO N 5

5 Estilística. Textos: dissertativo, narrativo e descritivo. Os sistemas global e americano de proteção dos direitos humanos fundamentais: a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica). Crimes Contra o Patrimônio. Juizados Especiais Cíveis e Criminais - Leis n /95, /01 e /06). O Estado Democrático de Direito e a prevenção da infração penal. Prognóstico criminológico. Econômicas. Científicas. Análise combinatória e probabilidade. Hardware - microcomputador: configuração básica e componentes; impressoras: classificação, noções gerais e operação; outros periféricos. Aplicativos: processadores de texto, planilhas eletrônicas, bancos de dados, multimídia, armazenamento de dados, cópia de segurança, geração e digitalização de material escrito. PONTO N 6 Semântica. Estilística.

6 Código de Conduta da Organização das Nações Unidas para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei. Crimes Contra a Dignidade Sexual. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei n /90. Estatuto do Idoso Lei n /03. Conceito, método, objeto e finalidade da criminologia. Teorias sociológicas da criminalidade. Econômicas. Sociais. Teoria dos conjuntos. Hardware - microcomputador: configuração básica e componentes; impressoras: classificação, noções gerais e operação; outros periféricos. Internet e intranet: navegadores, correio eletrônico, transferência de arquivos, sistemas de busca e pesquisa, grupos de discussão e comunidades, acesso a distância a computadores, proteção e segurança. PONTO N 7 Pontuação. Textos: dissertativo, narrativo e descritivo.

7 Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais ambos de 1966). Crimes Contra a Administração Pública. Código de Trânsito Brasileiro - Lei n /97. Teorias sociológicas da criminalidade. Criminologia Científica Biologia, Sociologia e Psicologia Criminal. Econômicas. Culturais. Estruturas lógicas e lógicas de argumentação. Análise combinatória e probabilidade. Hardware - microcomputador: configuração básica e componentes; impressoras: classificação, noções gerais e operação; outros periféricos. Comunicação: protocolos de comunicação e rede de locais e remotas. PONTO N 8 Sintaxe. Compreensão de textos. Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial (1965). Inquérito Policial. Lei Maria da Penha Lei n /06.

8 Teorias sociológicas da criminalidade. Vitimologia. Científicas. Sociais. Verdades e mentiras. Análise combinatória e probabilidade. Aplicativos: processadores de texto, planilhas eletrônicas, bancos de dados, multimídia, armazenamento de dados, cópia de segurança, geração e digitalização de material escrito. Internet e intranet: navegadores, correio eletrônico, transferência de arquivos, sistemas de busca e pesquisa, grupos de discussão e comunidades, acesso a distância a computadores, proteção e segurança. PONTO N 9 Ortografia. Sintaxe. Convenção sobre contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes (1984). Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura (1985). Prova. Código de Defesa do Consumidor - Lei n /90. Crimes contra o meio ambiente Lei n /98. Teorias sociológicas da criminalidade. Prognóstico Criminológico.

9 Científicas. Culturais. Diagramas lógicos. Análise combinatória e probabilidade. Internet e intranet: navegadores, correio eletrônico, transferência de arquivos, sistemas de busca e pesquisa, grupos de discussão e comunidades, acesso a distância a computadores, proteção e segurança. Comunicação: protocolos de comunicação e rede de locais e remotas. PONTO N 10 Fonética e Fonologia. Semântica. Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher - Convenção de Belém do Pará (1994). Prisão em Flagrante. Prisão Preventiva. Estatuto do Desarmamento Lei n /03. Teorias sociológicas da criminalidade. O Estado Democrático de Direito e a prevenção da infração penal. Sociais. Culturais. Análise combinatória e probabilidade. Teoria dos conjuntos.

10 Aplicativos: processadores de texto, planilhas eletrônicas, bancos de dados, multimídia, armazenamento de dados, cópia de segurança, geração e digitalização de material escrito. Comunicação: protocolos de comunicação e rede de locais e remotas.

Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra Secretaria de Concursos Públicos. Comunicado

Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra Secretaria de Concursos Públicos. Comunicado Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra Secretaria de Concursos Públicos Comunicado Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso à carreira de AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES POLICIAL AT - 1/2011.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos... 3 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Sinônimos e antônimos... 105 Sentido próprio e figurado das palavras... 10/105 Pontuação... 81

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários, não literários e mistos)...3 Ortografia... 21 Acentuação... 30 Sinônimos e antônimos... 105 Sentido próprio e figurado

Leia mais

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA edital poderá ser utilizada, quando superveniente ou complementar a algum tópico já previsto ou indispensável à avaliação para o cargo. 1. Língua Portuguesa 1.1 Leitura e interpretação de diversos tipos

Leia mais

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA manusear e empregar armas de fogo e equipamentos menos letais; portar arma de fogo e atuar em campo com possibilidade de exposição a situações de conflito armado; executar demais atos compatíveis com a

Leia mais

A EQUIPE DO DIREITO CONCENTRADO ESTÁ COM VOCÊ!

A EQUIPE DO DIREITO CONCENTRADO ESTÁ COM VOCÊ! Olá CONCENTRADOS! Como está a sua preparação para a 2ª fase da OAB? Muito estudo e dedicação? Sabemos como é difícil conseguir conciliar tudo nesta fase, o período é curto, a matéria longa e você precisa

Leia mais

Polícia Civil SP (Concurso para os cargos: Escrivão, Investigador, AGETEL, Papiloscopista, Auxiliar de Papiloscopista e Agente de Polícia)

Polícia Civil SP (Concurso para os cargos: Escrivão, Investigador, AGETEL, Papiloscopista, Auxiliar de Papiloscopista e Agente de Polícia) ESCRIVÃO INVESTIGADOR AGETEL PAPILOSCOPISTA AUX. PAPILOSCOPISTA AGENTE DE POLÍCIA Data da Inscrição 16/04 á 15/05 03/05 á 01/06 10/05 á 08/06 Inscrições(Valor) R$ 84,81 R$ 56,54 R$ 56,54 Remuneração R$

Leia mais

Edital Verticalizado Polícia Civil de Pernambuco

Edital Verticalizado Polícia Civil de Pernambuco Edital Verticalizado Polícia Civil de Pernambuco 2016 Edital Verticalizado Polícia Civil de Pernambuco O Focus Concursos Online oferece aos que desejam se preparar, um curso teórico, atualizado, com todas

Leia mais

PMDF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e intelecção de textos Tipologia textual Coesão e coerência Figuras de linguagem...

PMDF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e intelecção de textos Tipologia textual Coesão e coerência Figuras de linguagem... Língua Portuguesa Compreensão e intelecção de textos... 3 Tipologia textual... 6 Coesão e coerência... 11 Figuras de linguagem... 8 Ortografia... 18 Acentuação gráfica... 27 Emprego do sinal indicativo

Leia mais

TIPO: EDITAL SOLDADO DE 2ª CLASSE BANCA: FUNDAÇÃO UNIVERSA QUANTIDADE DE MATÉRIAS: 12

TIPO: EDITAL SOLDADO DE 2ª CLASSE BANCA: FUNDAÇÃO UNIVERSA QUANTIDADE DE MATÉRIAS: 12 TIPO: EDITAL SOLDADO DE 2ª CLASSE BANCA: FUNDAÇÃO UNIVERSA QUANTIDADE DE MATÉRIAS: 12 Língua Portuguesa. CONHECIMENTOS GERAIS 1. Compreensão e intelecção de textos. 2. Tipologia textual. 3. Coesão e coerência.

Leia mais

.com.br oncursos

.com.br oncursos os.co cu rs co n.a lfa.b m r VOLUME 1 Língua Portuguesa...13 1. Interpretação e Compreensão de Texto... 17 2. Gêneros Textuais... 23 3. Reescritura de Frases e Parágrafos do Texto... 32 4. Formação de

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO INVESTIGADOR DE POLÍCIA CIVIL PARÁ

CONTROLE DE CONTEÚDO INVESTIGADOR DE POLÍCIA CIVIL PARÁ CONTROLE DE CONTEÚDO INVESTIGADOR DE POLÍCIA CIVIL PARÁ 1 Compreensão e interpretação de textos. LÍNGUA PORTUGUESA 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes

Leia mais

Sumário. 1. Vocabulary Reading interpretation skills Porcentagem e Regra de Três Raciocínio Lógico...

Sumário. 1. Vocabulary Reading interpretation skills Porcentagem e Regra de Três Raciocínio Lógico... Sumário Português... 1 1. Concordância... 3 2. Regência... 14 3. Colocação pronominal... 23 4. Morfologia e morfossintaxe... 24 5. Pontuação... 53 6. Ortografia... 62 7. Sintaxe... 68 8. Interpretação

Leia mais

10 Passe Já CAPÍTULO Língua Portuguesa CAPÍTULO Redação Oficial FAÇA JÁ...120

10 Passe Já CAPÍTULO Língua Portuguesa CAPÍTULO Redação Oficial FAÇA JÁ...120 10 Passe Já CAPÍTULO 1... 11 Língua Portuguesa... 12 CAPÍTULO 2...107 Redação Oficial... 108 FAÇA JÁ...120 168 Passe Já CAPÍTULO 1...169 Teoria de Conjuntos...170 FAÇA JÁ...193 CAPÍTULO 2...195 Análise

Leia mais

SUMÁRIO. Administração Pública

SUMÁRIO. Administração Pública Administração Pública Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização...3 Organização administrativa:

Leia mais

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos...

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos... Noções Básicas de Direito Constitucional Direitos e deveres fundamentais... 3 Direitos e deveres individuais e coletivos... 4 Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade... 5

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Morfologia: estrutura e formação de palavras Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Morfologia: estrutura e formação de palavras Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo... Língua Portuguesa Análise global do texto... 3 Ortografia... 16 Relações entre fonemas e grafias... 26 Acentuação gráfica... 28 Morfologia: estrutura e formação de palavras...31 Classes de palavras e seu

Leia mais

CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO Passe Já. Morfologia...

CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO Passe Já. Morfologia... 10 Passe Já SUMÁRIO - Língua Portuguesa CAPÍTULO 1... 11 Morfologia... 12 FAÇA JÁ... 22 CAPÍTULO 2... 23 Sintaxe (funções do SE, crase, concordância nominal e verbal, regência, colocação pronominal)...

Leia mais

Aula Disciplina Assunto Completo Compacto 1. Português Acentuação gráfica

Aula Disciplina Assunto Completo Compacto 1. Português Acentuação gráfica COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E DELEGADO COMPACTO Aula Disciplina Assunto Completo Compacto 1. Português Acentuação gráfica 2. Português Funções sintáticas: tipos de sujeitos 3. Português Funções

Leia mais

IAPEN SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Domínio da ortografia oficial Emprego da acentuação gráfica Emprego dos sinais de pontuação...

IAPEN SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Domínio da ortografia oficial Emprego da acentuação gráfica Emprego dos sinais de pontuação... Língua Portuguesa Domínio da ortografia oficial... 3 Emprego da acentuação gráfica... 12 Emprego dos sinais de pontuação... 15 Flexão nominal e verbal...22/24/35 Pronomes: emprego, formas de tratamento

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Fonética e Fonologia: Relações entre ortografia, fonética e fonologia: letras e grafemas; encontros vocálicos e consonantais; dígrafos; sílabas; acento tônico; ortografia...3/5/14 Morfologia:

Leia mais

SUMÁRIO. Português. A palavra: estrutura, processos de formação, classificação, flexão e emprego...37

SUMÁRIO. Português. A palavra: estrutura, processos de formação, classificação, flexão e emprego...37 Português A língua padrão culta nas suas modalidades oral e escrita, nesta incluídos os aspectos formais relativos à ortografia oficial, à acentuação gráfica e à pontuação...18/27/30 A palavra: estrutura,

Leia mais

PLANO DE ESTUDO SEMESTRAL PARA PMGO

PLANO DE ESTUDO SEMESTRAL PARA PMGO PLANO DE ESTUDO SEMESTRAL PARA PMGO - 2017 DIAS DE ESTUDOS MATÉRIAS BÁSICAS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 0,5 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - - LÍNGUA PORTUGUESA - 1 Análise global do texto. 2 Ortografia. 3 Relações entre fonemas e grafias. 4 Acentuação gráfica. 5 Morfologia: estrutura e formação de palavras. 6 Classes de palavras e seu emprego.

Leia mais

CARREIRAS POLICIAIS RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL POLÍCIA VOLUME.

CARREIRAS POLICIAIS RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL POLÍCIA VOLUME. CARREIRAS POLICIAIS POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL CIVIL VOLUME 1 www.alfaconcursos.com.br Língua Portuguesa...13 1. Interpretação e Compreensão de Texto... 17 2. Reescritura de Frases e Parágrafos do Texto...

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE CAPITÃO COMPLETO, COMPACTO E OBJETIVO

COMPARATIVO ENTRE CAPITÃO COMPLETO, COMPACTO E OBJETIVO COMPARATIVO ENTRE CAPITÃO COMPLETO, COMPACTO E OBJETIVO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. Port. Acentuação gráfica Port. Funções sintáticas: tipos de

Leia mais

MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO

MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA MÁTICA Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Reconhecimento de tipos e gêneros textuais Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E DELEGADO COMPACTO

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E DELEGADO COMPACTO COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E DELEGADO COMPACTO Aula Disciplina Assunto Completo Compacto 1. Fundamentos do direito penal: principiologia 2. Teoria da norma: disposições preliminares 3. Teoria

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO Aula Disciplinas / assuntos Número de aulas Completo Super-Revisão 1. Direito penal parte geral 19 8 2. Direito penal parte especial 5 6 3. Legislação

Leia mais

PLANO DE ESTUDO SEMESTRAL PARA PRF

PLANO DE ESTUDO SEMESTRAL PARA PRF PLANO DE ESTUDO SEMESTRAL PARA PRF - 2017 DIAS DE ESTUDOS MATÉRIAS BÁSICAS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 0,5 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.

Leia mais

Delegado PC-RR Raio X

Delegado PC-RR Raio X Delegado PC-RR Raio X Direitos Humanos Principais Convenções e Pactos Internacionais de Direitos Humanos 30,77% Antecedentes da Proteção Universal dos DH. Carta das Nações Unidas 23,08% Introdução aos

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO Aula Disciplinas / assuntos Número de aulas Completo Super-Revisão 1. Direito penal parte geral 19 8 2. Direito penal parte especial 5 6 3. Legislação

Leia mais

MP-BA SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial... 15

MP-BA SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial... 15 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 15 Acentuação gráfica... 25 Emprego das classes de palavras... 28 Emprego do sinal indicativo de

Leia mais

CURSO COM INÍCIO EM: 04/01/2017 TURMAS: MANHÃ E NOITE

CURSO COM INÍCIO EM: 04/01/2017 TURMAS: MANHÃ E NOITE QUADRO EM BRANCO = A DEFINIR -------- QUADRO COM = TURMAS: E : Das 8h30min às 11h30min/ : Das 19h às 22h DIA TURNO DISCIPLINA PROFESSOR Nº CONTEÚDO 2ª 02/01 3ª 03/01 4ª 04/01 5ª 05/01 6ª 06/01 SÁB. 07/01

Leia mais

DELEGADO ESTADUAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DELEGADO ESTADUAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 DELEGADO ESTADUAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Criminologia Introdução Conceitos Métodos Objeto Funções Política criminal Escolas (histórico). Interface com o direito penal Modelos teóricos. Teorias sociológicas

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...3 Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras. Emprego da acentuação gráfica...21

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL Sumário DIREITO CONSTITUCIONAL Rodrigo Perin Nardi Do Direito Constitucional... 25 Constituição... 29 Poder Constituinte... 33 Controle de Constitucionalidade... 41 Fundamentos Constitucionais dos Direitos

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO EXAME DE ORDEM OAB 1ª FASE

CONTROLE DE CONTEÚDO EXAME DE ORDEM OAB 1ª FASE 1 Teoria Geral da Constituição / Separação de Poderes 2 Direitos e deveres individuais e coletivos 3 Nacionalidade 4 Direitos políticos/ Partidos Políticos 5 Organização Político-Administrativa 6 Poder

Leia mais

DIRECIONAMENTO DE ESTUDO DE LEI SECA 93º MPSP 70 DIAS

DIRECIONAMENTO DE ESTUDO DE LEI SECA 93º MPSP 70 DIAS DIRECIONAMENTO DE ESTUDO DE LEI SECA 93º MPSP 70 DIAS DIA Dia 1 Dia 1 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Dia 6 Dia 7 Dia 8 Dia 9 Dia 10 Dia 11 Dia 12 Dia 13 Dia 14 Dia 15 Dia 16 Dia 17 Dia 18 Dia 19 Dia 20 Dia 21 Dia 22

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas as atividades humanas; funções da linguagem na comunicação; diversidade linguística (língua padrão, língua não padrão)...6

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR GOIÁS SOLDADO DE 3ª CLASSE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Linguagem: como instrumento de ação e interação presente

Leia mais

ASSUNTO EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI. 4. Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo.

ASSUNTO EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI. 4. Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo. EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI ASSUNTO 1. Adequação conceitual. 2. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. 3. Seleção vocabular. 4. Estudo e interpretação

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO, COMPACTO E OBJETIVO

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO, COMPACTO E OBJETIVO COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO, COMPACTO E OBJETIVO Aula Disciplina Assunto Completo Compacto Objetivo 1. DPG Fundamentos do direito penal: principiologia 2. DPG Teoria da norma: disposições preliminares

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais...4

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais...4 Língua Portuguesa Leitura, compreensão e interpretação de textos... 3 Estruturação do texto e dos parágrafos... 3 Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais...4

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras. Emprego da acentuação

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL POLICIAL

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL POLICIAL 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. CONTROLE

Leia mais

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL - PRF

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL - PRF POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL - PRF Policial Rodoviário Federal VOLUME I ÍNDICE Nível Superior Conhecimentos Básicos LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.... 1 2

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial Emprego das letras... 18 Emprego da acentuação

Leia mais

VOLUME I Nível Superior

VOLUME I Nível Superior Polícia Rodoviária Federal - PRF Policial Rodoviário Federal VOLUME I Nível Superior ÍNDICE Conhecimentos Básicos LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.... 1 2

Leia mais

EDITAL VERTICALIZADO POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL - PRF

EDITAL VERTICALIZADO POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL - PRF EDITAL VERTICALIZADO POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL - PRF 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego

Leia mais

MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO

MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Reconhecimento de tipos e gêneros textuais Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras LÍNGUA PORTUGUESA Emprego

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial... 21 Emprego das letras... 21 Emprego da

Leia mais

Cronograma de publicação das videoaulas

Cronograma de publicação das videoaulas Cronograma de publicação das videoaulas PRF - Policial Rodoviário Federal II LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2. Reconhecimento de tipos e gêneros

Leia mais

Constituição. Conceito, objeto, elementos e classificações. 20/06 Aplicabilidade das normas constitucionais

Constituição. Conceito, objeto, elementos e classificações. 20/06 Aplicabilidade das normas constitucionais MATÉRIA CONTEÚDO Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Reconhecimento de tipos e gêneros textuais; Domínio da ortografia oficial; Emprego das letras Emprego da acentuação gráfica POSTAGEM

Leia mais

DETRAN-DF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e intelecção de textos Tipologia textual Coesão e coerência... 11

DETRAN-DF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e intelecção de textos Tipologia textual Coesão e coerência... 11 Língua Portuguesa Compreensão e intelecção de textos... 3 Tipologia textual... 6 Coesão e coerência... 11 Figuras de linguagem... 13 Ortografia... 18 Acentuação gráfica... 27 Emprego do sinal indicativo

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DEFENSOR COMPLETO E SUPER-REVISÃO

COMPARATIVO ENTRE DEFENSOR COMPLETO E SUPER-REVISÃO COMPARATIVO ENTRE DEFENSOR COMPLETO E SUPER-REVISÃO Aula Disciplinas / assuntos Completo Super-Revisão 1. Direito penal parte geral 18 9 2. Direito penal parte especial 6 6 3. Legislação penal especial

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Adequação conceitual. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. Seleção vocabular. Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo. Linguagem: como instrumento

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL SÃO PAULO - DELEGADO

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL SÃO PAULO - DELEGADO CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL SÃO PAULO - DELEGADO DIREITO CONSTITUCIONAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEI SECA QUESTÕES REVISÃO 1 Direito Constitucional: conceito, objeto, formação, fontes,

Leia mais

Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Procuradoria Geral de Justiça

Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Procuradoria Geral de Justiça CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO (EDITAL Nº 001/2014/MP-MT) (publicado no DOE em 14/02/2014 páginas 183 a 188) ANEXO I PROGRAMAS DOS GRUPOS TEMÁTICOS PARA O CONCURSO

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais...10

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais...10 Língua Portuguesa Leitura e análise de textos... 3 Estruturação do texto e dos parágrafos... 10 Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais...10 Significação

Leia mais

CURSO COM INÍCIO EM: 24/01/2017 TURMAS: MANHÃ E NOITE

CURSO COM INÍCIO EM: 24/01/2017 TURMAS: MANHÃ E NOITE QUADRO EM BRANCO = A DEFINIR -------- QUADRO COM = TURMAS: E : Das 8h30min às 11h30min/ : Das 19h às 22h DIA TURNO DISCIPLINA PROFESSOR Nº CONTEÚDO 2ª 23/01 3ª 24/01 01 Classes de palavras e seu emprego.

Leia mais

ANEXO I PROGRAMA DAS PROVAS ESCRITAS DAS FASES PRELIMINAR, INTERMEDIÁRIA E FINAL DO CONCURSO PARA DELEGADO DE POLÍCIA.

ANEXO I PROGRAMA DAS PROVAS ESCRITAS DAS FASES PRELIMINAR, INTERMEDIÁRIA E FINAL DO CONCURSO PARA DELEGADO DE POLÍCIA. ANEXO I PROGRAMA DAS PROVAS ESCRITAS DAS FASES PRELIMINAR, INTERMEDIÁRIA E FINAL DO CONCURSO PARA DELEGADO DE POLÍCIA. LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e interpretação de texto; Significação das palavras: sinônimo,

Leia mais

SUMÁRIO 1. LÍNGUA PORTUGUESA RACIOCÍNIO LÓGICO ESTATÍSTICA NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

SUMÁRIO 1. LÍNGUA PORTUGUESA RACIOCÍNIO LÓGICO ESTATÍSTICA NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA 1. LÍNGUA PORTUGUESA... 16 1.1 Interpretação Textual, Compreensão Textual, Tipologia Textual, Significação Contextual, Significado de Palavras, Denotação, Conotação, Coesão, Coerência...16 1.2 Acentuação

Leia mais

CURSO COM INÍCIO EM: 24/01/2017 TURMAS: MANHÃ E NOITE

CURSO COM INÍCIO EM: 24/01/2017 TURMAS: MANHÃ E NOITE QUADRO EM BRANCO = A DEFINIR -------- QUADRO COM = TURMAS: E : Das 8h30min às 11h30min/ : Das 19h às 22h DIA TURNO DISCIPLINA PROFESSOR Nº CONTEÚDO 2ª 23/01 3ª 24/01 01 Classes de palavras e seu emprego.

Leia mais

TIPO: EDITAL POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL BANCA: CESPE QUANTIDADE DE MATÉRIAS: 12

TIPO: EDITAL POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL BANCA: CESPE QUANTIDADE DE MATÉRIAS: 12 TIPO: EDITAL POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL BANCA: CESPE QUANTIDADE DE MATÉRIAS: 12 LÍNGUA PORTUGUESA: CONHECIMENTOS BÁSICOS 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA: RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO:

LÍNGUA PORTUGUESA: RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO: LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão, interpretação e inferências de textos. Tipologia e Gêneros Textuais. Variação Linguística. O processo de comunicação e as funções da linguagem. Relações semântico-lexicais,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão, interpretação e inferências de textos... 3 Tipologia e Gêneros Textuais... 6/9 Variação Linguística... 7/114 O processo de comunicação e as funções da linguagem... 8 Relações

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL GOIÁS ESCRIVÃO

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL GOIÁS ESCRIVÃO 1 Ortografia e acentuação. Emprego das Letras. 2 Compreensão e interpretação de texto. Tipologia Textual. Coesão e coerência. 3 Significação das palavras. CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL GOIÁS ESCRIVÃO

Leia mais

Sumário. Sumário 7. LÍNGUA PORTUGUESA Duda Nogueira APRESENTAÇÃO QUESTÕES Acentuação

Sumário. Sumário 7. LÍNGUA PORTUGUESA Duda Nogueira APRESENTAÇÃO QUESTÕES Acentuação Sumário 7 Sumário LÍNGUA PORTUGUESA... 15 Duda Nogueira APRESENTAÇÃO... 15 QUESTÕES... 16 1. Acentuação... 16 2. Ortografia... 22 3. Processos de Formação das Palavras... 25 4. Substantivo... 27 5. Pronome...

Leia mais

Defensoria Pública Estadual - BA Raio X - Analista Técnico

Defensoria Pública Estadual - BA Raio X - Analista Técnico Defensoria Pública Estadual - BA Raio X - Analista Técnico Raio X - Direito Administrativo Matéria: Banca Direito Administrativo Várias Bancas Período de Análise: Últimos dez anos (2008-2018) ANALISTA

Leia mais

Guarda Civil. Volume 1. Língua Portuguesa. Raciocínio Lógico. Prefeitura Municipal de Petrolina PE

Guarda Civil. Volume 1. Língua Portuguesa. Raciocínio Lógico. Prefeitura Municipal de Petrolina PE Prefeitura Municipal de Petrolina PE Guarda Civil Volume 1 Língua Portuguesa 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.... 1 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.... 5 3 Domínio

Leia mais

POLICIA CIVIL DO ESTADO DO CEARÁ

POLICIA CIVIL DO ESTADO DO CEARÁ PLANO DE ESTUDOS POLICIA CIVIL INSPETOR LÍNGUA PORTUGUESA ESTUDEI? QUESTÕES REVISÃO 1. Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). 2. Sinônimos e antônimos. 3. Sentido

Leia mais

ÍNDICE VOLUME 1. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português...

ÍNDICE VOLUME 1. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português... Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia TJ/RO Técnico Judiciário ÍNDICE VOLUME 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - POLÍCIA CIVIL MATO GROSSO - ESCRIVÃO

CONTROLE DE CONTEÚDO - POLÍCIA CIVIL MATO GROSSO - ESCRIVÃO CONTROLE DE CONTEÚDO - POLÍCIA CIVIL MATO GROSSO - ESCRIVÃO 1 Compreensão e interpretação de textos. LÍNGUA PORTUGUESA 2 Tipos e gêneros textuais: descrição, narração, dissertação, propaganda, editorial,

Leia mais

Para os meus amigos futuros PRF

Para os meus amigos futuros PRF SUMÁRIO Clicando nos títulos abaixo, você irá avançar para a seção que desejar. Porém, recomendamos que leia o conteúdo programático completo para você ter uma visão geral do que pode ser cobrado I. Programação

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura, compreensão e análise de textos de diversos gêneros, para entender: a língua e as variedades linguísticas, ideia global, argumento principal; mecanismos da construção da textualidade;

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO ESCRIVÃO DA POLÍCIA FEDERAL

CONTROLE DE CONTEÚDO ESCRIVÃO DA POLÍCIA FEDERAL CONTROLE DE CONTEÚDO ESCRIVÃO DA POLÍCIA FEDERAL 1 Domínio da ortografia oficial (acentuação) LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Relações de coordenação e subordinação

Leia mais

GRADE CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA

GRADE CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA GRADE CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA I. ÁREAS TEMÁTICAS DISCIPLINAS 1. LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO LINGUAGEM E TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PÚBLICA. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL DISTRITO FEDERAL AGENTE DE POLÍCIA

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL DISTRITO FEDERAL AGENTE DE POLÍCIA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. CONTROLE

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos...34

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos...34 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de texto... 3 Tipologia e gêneros textuais... 6 Figuras de linguagem... 13 Significação de palavras e expressões... 9 Relações de sinonímia e de antonímia...

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Acentuação gráfica. 3 Grafia

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL COLEÇÃO EDITAL SISTEMATIZADO Leonardo de Garcia Medeiros Garcia Roberval Rocha MPE MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL PROMOTOR DE JUSTIÇA edital sistematizado 4500 questões para treinar: 4200 objetivas e 300

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e compreensão de textos: Assunto. Estruturação do texto. Ideias principais e secundárias. Relação entre ideias. Ideia central e intenção comunicativa. Efeitos de sentido. Figuras

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - 1. Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas 1 as atividades humanas; 2 funções da linguagem na comunicação; 3 diversidade linguística (língua padrão, língua não padrão). 4 2. Leitura:

Leia mais

Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul PC-RS

Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul PC-RS Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul PC-RS Escrivão de Polícia e Inspetor de Polícia VOLUME 1 Língua Portuguesa 1. Leitura e compreensão de textos: Assunto.... 1 Estruturação do texto.... 8 Ideias

Leia mais

COMPARATIVO DE EDITAIS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

COMPARATIVO DE EDITAIS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DIREITO PENAL Princípios Constitucionais do Direito Penal; Princípios. Norma Penal: Interpretação e Integração; Lei Penal no tempo; Lei Penal no espaço; Lei Penal em relação às pessoas; Conflito aparente

Leia mais

Banca: CESPE Edital completo:

Banca: CESPE Edital completo: Banca: CESPE Edital completo: http://www.cespe.unb.br/concursos/sds_pe_16_civil/arquivos/ed_1_2016_sds_pe_16_civil_abt.pdf Cargo: Agente e Escrivão de Polícia Civil Data da prova: 12/06/2016, Turno: Manhã,

Leia mais

Polícia Civil do Estado do Amapá - PC-AP

Polícia Civil do Estado do Amapá - PC-AP Polícia Civil do Estado do Amapá - PC-AP Agente de Polícia e Oficial de Polícia Civil VOLUME 1 Língua Portuguesa Domínio da ortografia oficial.... 1 Emprego da acentuação gráfica.... 5 Emprego dos sinais

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL MATO GROSSO DO SUL

CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL MATO GROSSO DO SUL CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL MATO GROSSO DO SUL 1 Compreensão Textual. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Sílabas. Encontros Vocálicos e Consonantais.

Leia mais

Curso Preparatório para Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Curso Preparatório para Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul CRONOGRAMA DE AULAS E CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL/RS Escrivão e Inspetor de Polícia Língua Portuguesa Aula 1... Profa. Luana Porto - 07/08/17 Interpretação Aula 2... Profa. Luana Porto - 14/08/17 Organização

Leia mais

Carreiras Policiais Portal Davi André

Carreiras Policiais Portal Davi André www.daviandre.com.br Carreiras Policiais Portal Davi André daviandre@daviandre.com.br Direito Penal parte geral 1. Davi Fundamentos do direito penal: principiologia 2 2. Davi Teoria da norma: disposições

Leia mais

SUMÁRIO CÓDIGOS ESTATUTOS. Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor e dá outras providências LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR

SUMÁRIO CÓDIGOS ESTATUTOS. Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor e dá outras providências LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR SUMÁRIO CÓDIGOS CÓDIGO PENAL MILITAR... 22 CÓDIGO DE PROCESSO PENAL MILITAR... 88 CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO... 192 ESTATUTOS LEI Nº 10.671, DE 15 DE MAIO DE 2003 Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do

Leia mais

CONCURSO (ESCRIVÃO) POLÍCIA CIVIL DA BAHIA

CONCURSO (ESCRIVÃO) POLÍCIA CIVIL DA BAHIA Língua Portuguesa 48% Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Língua Portuguesa 26% Domínio da estrutura morfossintática do período Língua Portuguesa 14% Reescritura de frases e parágrafos

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito. Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito. Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito Especialização Criminologia, Direito Penal e Processo Penal CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1) MÓDULO I: CRIMINOLOGIA E LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

Leia mais