Edital 01/2013 Lançado em março de 2013 São Félix do Xingu (PA), março de 2013.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Edital 01/2013 Lançado em março de 2013 São Félix do Xingu (PA), março de 2013."

Transcrição

1 CHAMADA DE PROJETOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM SÃO FÉLIX DO XINGU, PA. Edital 01/2013 Lançado em março de 2013 São Félix do Xingu (PA), março de 2013.

2 2 1. APRESENTAÇÃO O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma associação civil brasileira sem fins econômicos criada em 1998 com a missão de promover a capacitação e formação de pessoas ligadas à conservação ambiental, tendo como eixos a formação técnica, institucional e política. Ao longo de sua trajetória, o IEB tem se destacado por considerar e estabelecer pontes entre a conservação dos recursos naturais e as dimensões econômicas, sociais e culturais da sustentabilidade, além de fortalecer as comunidades locais e desenvolver a base social com legitimidade, transparência e credibilidade, reforçando a governança e a ação conjunta das organizações da sociedade civil. Com recursos do Projeto Xingu Ambiente Sustentável, financiado pelo Fundo Vale de Desenvolvimento, o IEB irá implementar o Fundo Xingu Sustentável, que visa disponibilizar pequenos apoios às organizações e/ou grupos comunitários da agricultura familiar. Os recursos disponíveis para esta chamada de projetos totalizam R$ ,00 (duzentos mil reais). O presente Edital tem como objetivo receber e selecionar, para concessão de apoio financeiro não reembolsável, projetos que deverão atender às áreas e linhas temáticas descritas no item 4.1 desse Edital.

3 3 2. OBJETIVO DO EDITAL Selecionar e apoiar pequenos projetos que incentivem a experimentação, adaptação e disseminação de práticas sustentáveis (agriculturas de base agroecológicas e processos organizativos solidários) que contribuam para a redução do desmatamento, recuperação de áreas degradadas, áreas de preservação permanente (APP s) e recuperação de reserva legal em São Félix do Xingu. 3. PÚBLICO BENEFICIÁRIO Serão beneficiários do Fundo: Associações e/ou grupos comunitários, grupos de mulheres agricultoras formais ou informais, que dificilmente teriam acesso a recursos para o fortalecimento de sua organização social e para construção de alternativas produtivas sustentáveis. O público alvo deve estar claramente comprometido com a redução do desmatamento, com a recuperação de áreas degradadas, áreas de preservação permanente (APP s) e áreas de reserva legal de seus associados. O Fundo irá atender também ações de produção, processamento e/ou comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar de base agroecológica. Os recursos do Fundo não financiarão entidades sindicais gerais, Centrais de Associações ou organizações de apoio ou assessoria técnica. Estas entidades são convidadas a apoiar as associações comunitárias nos processos de discussão e elaboração das propostas de projetos.

4 4 4. ÁREAS DE APOIO E TEMÁTICAS 4.1 Os projetos apresentados ao Fundo deverão se enquadrar em uma ou mais áreas e linhas temáticas descritas no quadro abaixo. ÁREA 1. Segurança Alimentar nas Comunidades TEMÁTICA Alimentação alternativa, saúde e plantas medicinais; remédios caseiros, produção de alimentos básicos, produção de hortaliças. 2. Manejo dos Recursos Hídricos Captação e armazenamento de água; irrigação e drenagem; tratamento de 3. Processos Pós-Colheita 4. Valorização das sementes locais 5. Sistemas Agroflorestais e Agroextrativistas 6. Sistemas de Criação Animal 7. Manejo de pragas, doenças e plantas espontâneas 8. Manejo de Solos 9. Recuperação de áreas de preservação permanente água. Armazenamento e comercialização (mercado local e institucional); transformação dos produtos. Armazenamento e conservação de sementes, bancos comunitários de sementes; produção de sementes, rede de intercâmbio de sementes. Quintais agroflorestais, sistemas silvipastoris e agrosilvipastoris; manejo da floresta em pé (óleos, resinas, frutos, sementes, etc). Melhoria e adaptação das instalações, sanidade animal, melhoria na ambiência animal, pastejo rotacionado. Caldas e biofertilizantes; controle biológico, controle integrado. Adubação verde, cobertura do solo, compostagem, controle de erosão, sistemas de pousio e regeneração natural de capoeiras. Regeneração, usos de espécies nativas produtivas (açaí, essências florestais, etc).

5 O proponente deve informar o público beneficiário, indicando o número de famílias, mulheres ou jovens e suas organizações envolvidas no projeto. Mínimo de 10 famílias envolvidas. É desejável que as famílias possuam o CAR (Cadastro Ambiental Rural) de suas propriedades As atividades a serem desenvolvidas nos projetos devem estar adequadas às linhas temáticas e deverão ser executadas em, no máximo, 10 (dez) meses. Devem contemplar uma ou mais ações descritas abaixo: Realização de atividades de capacitação (cursos, oficinas), aquisição de materiais, equipamentos e insumos para o desenvolvimento de práticas produtivas sustentáveis; Realização de eventos (reuniões, oficinas, seminários) para disseminação das experiências desenvolvidas no campo da produção sustentável; Realização de viagens de intercâmbio e troca de experiências no campo da produção sustentável e manejo sustentável de recursos naturais; Elaboração de materiais relevantes para a disseminação das experiências desenvolvidas (folder, cartilhas, vídeos). 4.4 A área de abrangência dos projetos deverá contemplar, prioritariamente, as comunidades do interior da Unidade de Conservação APA Triunfo do Xingu e seu entorno.

6 Não serão financiados projetos que envolvam: Aquisição de bens/imóveis; Compra de armas ou munições; Impostos, taxas, multas, dívidas, tarifas públicas e outras despesas que fazem parte das obrigações fiscais das organizações de qualquer natureza; Atividades que promovam desenvolvimento insustentável; Atividades que promovam interesses partidários ou eleitoreiros; Compra de agrotóxicos e insumos agrícolas de natureza química, com exceção daqueles utilizados para realização de experimentação com comparação com sistemas sustentáveis; Bolsa de estudo, pesquisa acadêmica, projetos governamentais de partidos políticos; Pagamento de salários, diárias ou qualquer outra espécie de remuneração a funcionários públicos; Outras atividades não diretamente ligadas à organização social de base comunitária e fora das ações dos projetos. 5. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE Consistência da proposta em relação aos temas descritos no Item 4.1; Coerência entre objetivos, atividades e orçamento da proposta; Capacidade do proponente para execução das atividades (histórico da associação ou grupo proponente); Observância do roteiro proposto em anexo; Grau de participação da comunidade na formulação e no desenvolvimento do projeto; Um projeto por associação/grupo comunitário;

7 7 Número mínimo de famílias por projeto; Exclusividade do projeto (sem réplicas idênticas); Prioridade para grupos ou associações que ainda não receberam nenhum tipo de apoio similar. 6. VALORES FINANCIÁVEIS Os valores dos projetos não deverão ultrapassar R$ ,00 (dez mil reais). Os orçamentos deverão obedecer a valores de mercado e poderão ser revistos, caso seja constatada alguma inconsistência na sua elaboração. 7. CONTRAPARTIDA Será responsabilidade do proponente do projeto colaborar com as seguintes contrapartidas: mão de obra, mobilização e alimentação das atividades do projeto. A contrapartida deve ser apresentada no projeto com valoração dos seus custos. 8. ESTRUTURA DE GOVERNANÇA O Fundo Xingu Sustentável dispõe de um Comitê Executivo de gestão, deliberação e monitoramento, formado por representantes das seguintes organizações: IEB, ADAFAX, IMAFLORA, EMATER, SEMMAS e SEMAGRI de São Félix do Xingu. A coordenação e a gestão financeira serão realizadas pelo IEB.

8 8 9. SELEÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS A seleção dos projetos a serem apoiados pelo Fundo será feita por uma Câmara Técnica formada por pareceristas externos com reconhecida experiência na temática de desenvolvimento sustentável e na gestão e implantação de fundos de apoio a pequenos projetos. As reuniões da Câmara Técnica serão organizadas pela coordenação do IEB em Belém-PA e suas composições podem variar de acordo com o volume e a origem das propostas apresentadas em resposta ao edital do Fundo. A aprovação ou não de cada projeto é de responsabilidade exclusiva dos pareceristas externos e será homologada em reunião do Comitê Executivo do Fundo. A organização que tiver seu projeto aprovado assinará um Termo de Doação, assumindo a responsabilidade pela execução do projeto, apresentação de relatórios das atividades e prestação de contas. A organização terá a obrigatoriedade, também, de participar do processo de monitoramento, que será realizado pelo Comitê Executivo do Fundo. 10. DOS PRAZOS O lançamento do Edital será feito em 06 de MARÇO de A data limite para apresentação de projetos é 30 de MARÇO de A data limite para aprovação dos projetos é 10 de ABRIL de A liberação de recursos será feita até 30 de ABRIL de 2013.

9 9 11. REPASSE DE RECURSOS E EXECUÇÃO DOS PROJETOS O repasse do recurso referente a cada projeto aprovado será feito mediante depósito em conta corrente e será efetuado em duas parcelas. Para isso, a organização deverá informar previamente ao IEB os seus dados bancários. O repasse poderá ser feito de três formas: (i) em conta bancária da Associação formal proponente; (ii) em conta bancária da Associação parceira do grupo comunitário que apresentou o projeto; (iii) em conta bancária de uma comissão do grupo comunitário proponente do projeto. A organização parceira e a comissão responsável pelo projeto assumirão a responsabilidade pela execução do projeto, envio de relatórios e prestação de contas. Cada organização poderá ser proponente de um único projeto, mas poderá apresentar outros projetos como organização parceira em apoio a outros grupos associativos informais. O IEB se reserva o direito de apoiar os projetos mediante a disponibilidade de recursos existentes no momento da contratação dos mesmos. 12. ENVIO DAS PROPOSTAS As propostas elaboradas de acordo com o roteiro e a documentação exigida deverão ser entregues ao IEB, em São Félix do Xingu, dentro do prazo estipulado. A/c de Ruth Corrêa da Silva Secretaria Municipal de Meio Ambiente/SEMMAS Av. Duque de Caxias s/nº, Bairro Mundial São Félix do Xingu-PA. As propostas devem também ser enviadas por para o seguinte endereço: belem@iieb.org.br.

10 INFORMAÇÕES ADICIONAIS Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste Edital poderão ser sanados nos seguintes endereços e/ou telefones: IEB Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Av. Duque de Caxias s/nº, Bairro Mundial São Félix do Xingu-PA. Celular: (91) (Ruth Corrêa da Silva) ou pelo fone (94) (Luiz Macedo). ADAFAX - Travessa Ozorio de Oliveira Freitas, 835, Bairro Centro. Celular: (94) (Celma Oliveira) ou (94) (Reinaldo Barcelos). SEMAGRI Av. Piauí (em frente à Emater), Denimar Rodrigues e Wanderley Coelho. EMATER Av. Piauí, 581, esquina com a Trav. Ozório de Freitas. Fone: (94) ; (94) (Antonio Oliveira da Silva Toim).

11 11 ANEXOS 1. Roteiro para elaboração dos projetos Os projetos a serem apresentados deverão obedecer ao roteiro proposto. Deverão ser executados no prazo máximo de 10 (dez) meses, contados a partir da data de repasse dos recursos, podendo se estender sem o apoio do Fundo. Os orçamentos deverão estar em consonância com os itens previstos nesta proposta e não deverão exceder os valores acima de R$ ,00 (dez mil reais). I. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: 1. Nome do projeto: 2. Duração do projeto: 3. Local de implantação do projeto: (incluir nome da comunidade, localização geográfica, infraestrutura existente, formas de acesso, meios de transporte, tempo de viagem a partir da sede de São Félix do Xingu). 4. Valor solicitado ao Fundo Xingu Sustentável: 5. Valor da contrapartida: 6. Valor total do projeto: II. IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE E RESPONSÁVEL: 1. Nome da Associação ou Grupo Proponente: 2. Endereço completo para correspondência (com CEP): 3. Data de registro jurídico: 4. CNPJ da Associação (se aplicável): 5. Nome da Pessoa Responsável: 6. Cargo/Função da Pessoa Responsável: 7. RG da Pessoa Responsável: 8. CPF da Pessoa Responsável:

12 12 9. Telefones (com DDD) para contato: 10. para contato (pode ser de outra pessoa, caso o responsável não possua): 11. Dados bancário completos: Conta corrente: Agência: Nome do banco: Número do banco: ENTIDADE PARCEIRA que assumirá a gestão financeira do projeto (se aplicável): 1. Nome da Entidade Parceira: 2. CNPJ: 3. Endereço completo (com CEP): 4. Telefones (com DDD) para contato: Nome da Pessoa Responsável: 7. Cargo/Função da Pessoa Responsável: 8. RG da Pessoa Responsável: 9. CPF da Pessoa Responsável: 10. Dados bancários completos: (incluir dados sobre Número da Conta Corrente, Número da Agência, Nome e Número do banco). BREVE HISTÓRICO DA ASSOCIAÇÃO OU GRUPO Há quanto tempo esta associação ou grupo existe? A associação já implementou outros projetos? Quais? A associação e/ou grupo comunitário já concorreu a outros editais de seleção de pequenos projetos? Quais são as principais atividades realizadas pela associação ou grupo?

13 13 III. DESCRIÇÃO DA PROPOSTA 1. Contexto e Justificativa (máx. 30 linhas). Breve descrição da realidade em que o projeto será desenvolvido. Por que este projeto é importante? Que diferença ele vai fazer para a associação e/ou comunidade? Em que tema específico do Edital ele se encaixa? 2. Objetivo Principal: É a descrição da situação ideal almejada, deve expressar o que se quer alcançar na região ou no município em longo prazo, ultrapassando inclusive o tempo de duração do projeto. Normalmente, está vinculado às estratégias da entidade proponente. 3. Objetivos Secundários (máximo três): É a descrição do que se quer alcançar ao final do projeto. Deve contribuir para melhorar a realidade que se pretende modificar. 4. Atividades previstas São as ações planejadas a fim de alcançar os objetivos do projeto. 5. Formas de implantação (metodologia): É a descrição de como o projeto vai atingir seus objetivos. 6. Resultados Esperados: Indicar os serviços, produtos e realizações concretas que o projeto pretende produzir no curto prazo a partir da realização das atividades (máx. 10 linhas). Como o grupo vai verificar o alcance desses resultados? São os meios de comprovação de que as ações foram realizadas e de que os resultados e metas foram alcançados. 7. Avaliação e Monitoramento: Descrever como vai ser feita a avaliação do projeto.

14 14 8. Público Beneficiado Descrever o tipo de público (agricultores, extrativistas, mulheres, jovens, etc.) e incluir uma estimativa do número de famílias e organizações que serão beneficiadas pelo projeto 9. Parcerias Citar o nome das instituições parceiras na implementação do projeto. Como vai se dar essa parceria? Que outras instituições vão colaborar na implementação do projeto? Como? 10. Orçamento do projeto incluindo a contrapartida Item de despesa Quantidade Valor unitário Valor total Subtotal: R$ Item de contrapartida Quantidade Valor unitário Valor total Subtotal: R$ TOTAL GERAL (despesas + contrapartida): R$

15 15 Observações sobre o orçamento: a. O orçamento deve ser apresentado com a máxima clareza; b. Fazer um levantamento de custos, detalhando os itens necessários, certificando-se do valor de cada item. c. Os recursos do Fundo não podem ser utilizados para pagamento de salários, aluguel, manutenção de sede, etc. d. Indicar separadamente as contribuições não financeiras que serão dadas pelo grupo (contrapartida não financeira) e por outras entidades/parceiros. 9. Cronograma de execução (tempo do projeto) Atividades ou ações previstas no projeto Meses 1 a 3 4 a 6 7 a 9 10 a a a Cronograma de Desembolso No desembolso o proponente deve considerar o repasse pelo Fundo, que será feito em duas parcelas. 50% em abril de 2013 e 50% em agosto de 2013.

16 16 ANEXOS: 1. Estatuto da associação proponente e/ou da entidade de repasse; 2. Ata de eleição e posse da atual diretoria; 3. Ata da reunião para discutir sobre o projeto e eleger a pessoa responsável, com lista de assinaturas dos participantes; 4. Cópia de RG e CPF dos responsáveis pelo projeto; 5. Demais documentos que julgar necessário para a avaliação da proposta.

EDITAL DE FOMENTO A PROJETOS SUSTENTÁVEIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR DA APA TRIUNFO DO XINGU, SÃO FÉLIX DO XINGU E ALTAMIRA, PARÁ.

EDITAL DE FOMENTO A PROJETOS SUSTENTÁVEIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR DA APA TRIUNFO DO XINGU, SÃO FÉLIX DO XINGU E ALTAMIRA, PARÁ. EDITAL DE FOMENTO A PROJETOS SUSTENTÁVEIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR DA APA TRIUNFO DO XINGU, SÃO FÉLIX DO XINGU E ALTAMIRA, PARÁ. Edital AXTV - 001/2015 Realização Parceria Apoio 1. CONTEXTO DA PROPOSTA

Leia mais

EDITAL DE FOMENTO A PROJETOS SUSTENTÁVEIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR DA APA TRIUNFO DO XINGU, SÃO FÉLIX DO XINGU E ALTAMIRA, PARÁ.

EDITAL DE FOMENTO A PROJETOS SUSTENTÁVEIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR DA APA TRIUNFO DO XINGU, SÃO FÉLIX DO XINGU E ALTAMIRA, PARÁ. EDITAL DE FOMENTO A PROJETOS SUSTENTÁVEIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR DA APA TRIUNFO DO XINGU, SÃO FÉLIX DO XINGU E ALTAMIRA, PARÁ. Edital AXTV - 001/2015 Realização Parceria Apoio 1. CONTEXTO DA PROPOSTA

Leia mais

Programa de Pequenos Projetos para implementação da PNGATI no Sul do Amazonas

Programa de Pequenos Projetos para implementação da PNGATI no Sul do Amazonas 1. Objetivo Este edital tem a finalidade de apoiar projetos para a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas no Sul do Estado do Amazonas, além de promover

Leia mais

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS A SEREM ENVIADOS AO FUNDO DEMA

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS A SEREM ENVIADOS AO FUNDO DEMA ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS A SEREM ENVIADOS AO FUNDO DEMA 1) Identificação do Projeto: - Nome do projeto: (simples, criativo e que traduza a essência do projeto) - Período de Duração do projeto:

Leia mais

Programa de Pequenos Projetos para implementação da PNGATI no Sul do Amazonas

Programa de Pequenos Projetos para implementação da PNGATI no Sul do Amazonas 1. Objetivo Este edital tem a finalidade de apoiar projetos para a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas no Sul do Estado do Amazonas, além de promover

Leia mais

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS A SEREM ENVIADOS AO FUNDO DEMA

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS A SEREM ENVIADOS AO FUNDO DEMA ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS A SEREM ENVIADOS AO FUNDO DEMA Edital AGROECOLOGIA, SEGURANÇA ALIMENTAR E DEFESA DOS BENS COMUNS Observações preliminares: - Prazo final de apresentação do projeto ao

Leia mais

Orientações para Elaboração de Projetos

Orientações para Elaboração de Projetos Orientações para Elaboração de Projetos Orientações para preenchimento do Roteiro para Elaboração de Projetos. Para que possam ser cadastrados, os projetos devem ter todas as informações solicitadas. PARTE

Leia mais

24º EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMAA DE PEQUENOS PROJETOS ECOSSOCIAIS. Prazo para envio das propostas 29 de setembro de. Sumário

24º EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMAA DE PEQUENOS PROJETOS ECOSSOCIAIS. Prazo para envio das propostas 29 de setembro de. Sumário 24º EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMAA DE PEQUENOS PROJETOS ECOSSOCIAIS Prazo para envio das propostas 29 de setembro de 2017 Sumário 1 Apresentação... 2 2 Seleção de Projetos... 3 2.1 Critérios de Elegibilidade...

Leia mais

SELEÇÃO DE PROJETOS DE SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO DO CACHOEIRADOC 2017

SELEÇÃO DE PROJETOS DE SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO DO CACHOEIRADOC 2017 SELEÇÃO DE PROJETOS DE SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO DO CACHOEIRADOC 2017 O Festival de Documentários de Cachoeira CachoeiraDoc abre inscrições para projetos de ações de sensibilização e formação

Leia mais

ANEXO TEMÁTICO 3: Tema Prioritário III - Capacitação Linha de Ação Temática 3.1 Projeto de Capacitação de Indivíduos

ANEXO TEMÁTICO 3: Tema Prioritário III - Capacitação Linha de Ação Temática 3.1 Projeto de Capacitação de Indivíduos ANEXO TEMÁTICO 3: Tema Prioritário III - Capacitação Linha de Ação Temática 3.1 Projeto de Capacitação de Indivíduos 1. Objetivos da Chamada de Projetos para esta Linha de Ação Temática O objetivo da chamada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PROGRAMA DE ESTUDOS E AÇÕES PARA O SEMIÁRIDO MUSEU INTERATIVO DO SEMIÁRIDO UFCG PEASA MISA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PROGRAMA DE ESTUDOS E AÇÕES PARA O SEMIÁRIDO MUSEU INTERATIVO DO SEMIÁRIDO UFCG PEASA MISA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PROGRAMA DE ESTUDOS E AÇÕES PARA O SEMIÁRIDO MUSEU INTERATIVO DO SEMIÁRIDO UFCG PEASA MISA PROGRAMA DE PROJETOS DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA E CULTURAL PARA APOIO À AGRICULTURA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DO EDITAL PDS/RN

TERMO DE REFERÊNCIA DO EDITAL PDS/RN TERMO DE REFERÊNCIA DO EDITAL PDS/RN 0001-2013 1. Apresentação A CPFL Energias Renováveis explora oportunidades no mercado brasileiro de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, por meio

Leia mais

Redes de Territórios Educativos Edital Fundo de Fomento 2019 MATERIAL DE APOIO PARA A INSCRIÇÃO NO EDITAL

Redes de Territórios Educativos Edital Fundo de Fomento 2019 MATERIAL DE APOIO PARA A INSCRIÇÃO NO EDITAL Redes de Territórios Educativos Edital Fundo de Fomento 2019 O QUE É O EDITAL? O Edital Fundo de Fomento Redes de Territórios Educativos é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e implementado pelo CIEDS

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES E IRRIGANTES DA BAHIA AIBA BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. BNB

ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES E IRRIGANTES DA BAHIA AIBA BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. BNB ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES E IRRIGANTES DA BAHIA AIBA BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. BNB FUNDO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL DA BAHIA FUNDESIS EDITAL PÚBLICO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

Leia mais

1. Identificação. Instituição proponente CNPJ: Endereço: Telefone/Fax: Conta Bancária Específica: Responsável pela Instituição: CPF: CI:

1. Identificação. Instituição proponente CNPJ: Endereço: Telefone/Fax: Conta Bancária Específica: Responsável pela Instituição: CPF: CI: 1. Identificação Instituição proponente Nome Fantasia: CNPJ: Endereço: Telefone/Fax: Conta Bancária Específica: Responsável pela Instituição: CPF: CI: Responsável técnico pelo projeto CPF: CI: Endereço

Leia mais

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO DELIBERAÇÃO CBHSF Nº 83, de 20 de novembro de 2014 Disciplina as ações de apoio do CBHSF previstas no Plano de Aplicação Plurianual com recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos. O COMITÊ DA BACIA

Leia mais

Informações básicas para. Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2017/2018

Informações básicas para. Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2017/2018 Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2017/2018 Antes de enviar um Projeto, saiba que Rio Paranapanema No caso dos Conselhos Municipais dos Direitos

Leia mais

DO FUNDO COMUNITÁRIO/FEV2019

DO FUNDO COMUNITÁRIO/FEV2019 DO FUNDO COMUNITÁRIO/FEV2019 APRESENTAÇÃO O Fundo Comunitário é parte das ações promovidas pelo programa Semeando o Futuro, desenvolvido pela Global Communities Brasil, uma organização não governamental

Leia mais

ANEXO I RESOLUCAO 50/2008

ANEXO I RESOLUCAO 50/2008 1.APRESENTAÇÃO DO PROJETO Resumo executivo (contracapa): O que está sendo solicitado ao CMDCA? Qual é o foco do projeto? Qual será o público beneficiado pelo projeto? Quantos serão atendidos? Qual é a

Leia mais

Fundada em 31 de Março de 1995 Filiada a Confederação Brasileira de Basketball

Fundada em 31 de Março de 1995 Filiada a Confederação Brasileira de Basketball EDITAL FCB 002/2018 A Federação Catarinense de Basketball torna público para conhecimento dos interessados, que realizará seleção de entidades privadas, sem fins lucrativos, inscritas no Conselho Municipal

Leia mais

II FORMULÁRIO PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE VOLTADOS A PROJETOS PRODUTIVOS ORIENTADOS PARA O MERCADO

II FORMULÁRIO PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE VOLTADOS A PROJETOS PRODUTIVOS ORIENTADOS PARA O MERCADO II FORMULÁRIO PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE VOLTADOS A PROJETOS PRODUTIVOS ORIENTADOS PARA O MERCADO Com o objetivo de auxiliar no preenchimento deste documento de Manifestação de Interesse, o Centro

Leia mais

EDITAL AGROECOLOGIA, SEGURANÇA ALIMENTAR E DEFESA DOS BENS COMUNS

EDITAL AGROECOLOGIA, SEGURANÇA ALIMENTAR E DEFESA DOS BENS COMUNS EDITAL AGROECOLOGIA, SEGURANÇA ALIMENTAR E DEFESA DOS BENS COMUNS O Comitê Gestor do Fundo Dema, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o seu Regimento Interno, de acordo com decisão tomada

Leia mais

SELEÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - FUNASA ANEXOS

SELEÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - FUNASA ANEXOS SELEÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - FUNASA ANEXOS ANEXO I PROJETO BÁSICO Identificação da instituição Proponente (Papel Timbrado) I. CARACTERIZAÇÃO DA ENTIDADE PROPONENTE: 1.1. Identificação da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO PROPEX PROGRAMA DE ESTUDOS E AÇÕES PARA O SEMIÁRIDO PEASA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO PROPEX PROGRAMA DE ESTUDOS E AÇÕES PARA O SEMIÁRIDO PEASA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO PROPEX PROGRAMA DE ESTUDOS E AÇÕES PARA O SEMIÁRIDO PEASA INCUBADORA DE AGRONEGÓCIOS DAS COOPERATIVAS, ORGANIZAÇÕES COMUNITÁRIAS,

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2018

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2018 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2018 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA RECEBIMENTOS DE DEMANDAS DE PROJETOS DESTINADOS À REQUALIFICAÇÃO AMBIENTAL A Diretoria Colegiada do Comitê

Leia mais

COOPERATIVA AGROPECUARIA MISTA DE BARRO ALTO CNPJ / Inscrição Estadual: ME Inscrição Municipal: 5.

COOPERATIVA AGROPECUARIA MISTA DE BARRO ALTO CNPJ / Inscrição Estadual: ME Inscrição Municipal: 5. EDITAL DE SELEÇÃO nº 008/2013 Processo Administrativo nº 071/2013 PROJETO MAIS ÁGUA: Captação de Água para produção no Semiárido baiano. A Cooperativa Agropecuária Mista de Barro Alto apresenta abertura

Leia mais

SOS AMAZÔNIA. recursos de fontes não governamentais e que não sejam apenas oriundos de editais ou concursos.

SOS AMAZÔNIA. recursos de fontes não governamentais e que não sejam apenas oriundos de editais ou concursos. SOS AMAZÔNIA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 002/2019 EXECUTOR: SOS AMAZÔNIA TEMA: Ampliar captação para conservar mais. OBJETIVO: Diversificar a captação de recursos, instituindo um plano de captação que favoreça

Leia mais

Pequenos Projetos Ecossociais. PPP-ECOS no Arco do Desmatamento. - Resumo financeiro nº 9 -

Pequenos Projetos Ecossociais. PPP-ECOS no Arco do Desmatamento. - Resumo financeiro nº 9 - Pequenos Projetos Ecossociais PPP-ECOS no Arco do Desmatamento - Resumo financeiro nº 9 - Com o objetivo de compartilhar informações sobre a execução financeira deste projeto, divulgaremos resumos financeiros

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 03, DE 24 DE MAIO DE 2012

RESOLUÇÃO N o 03, DE 24 DE MAIO DE 2012 RESOLUÇÃO N o 03, DE 24 DE MAIO DE 2012 O COMITÊ GESTOR DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos incisos I e II do art. 2 o do Decreto

Leia mais

APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROPES DIRETORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO - DPI EDITAL IFMT Nº 049/2017 PROPES/IFMT

Leia mais

EDITAL 01/2017 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA

EDITAL 01/2017 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA APRESENTAÇÃO EDITAL 01/2017 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA A Cáritas é um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Leia mais

Data Brasília DF ORÇAMENTO

Data Brasília DF ORÇAMENTO Data Brasília DF ORÇAMENTO O que é o orçamento do projeto? O orçamento é o conjunto de despesas necessárias para a realização de cada uma das atividades do Plano de Trabalho; É uma estimativa de custos

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 059-P

FICHA PROJETO - nº 059-P FICHA PROJETO - nº 059-P PADEQ Grande Projeto 1) TÍTULO: Apoio a Alternativas Sustentáveis no Território Portal da Amazônia. 2)MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO DO PROJETO: Nova Guarita, Terra Nova do Norte MT. 3)LINHA

Leia mais

1. EDITAL 2. OBJETIVO

1. EDITAL 2. OBJETIVO 1. EDITAL O Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia Fundesis, através da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia Aiba e o Banco do Nordeste do Brasil BNB, abre novo edital

Leia mais

Considerando as Deliberações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas relativas às prioridades estabelecidas em seu plano de bacia.

Considerando as Deliberações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas relativas às prioridades estabelecidas em seu plano de bacia. DELIBERAÇÃO CBHVELHAS Nº 07, 31 de outubro de 2017 Aprova o Plano Plurianual de Aplicação dos recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio das Velhas, referente aos exercícios

Leia mais

Banco do Brasil. Setembro 2012

Banco do Brasil. Setembro 2012 Banco do Brasil Setembro 2012 2011/2012 Atuação do BB na Safra 2011/2012 Volume de crédito rural desembolsado R$ 48,2 bilhões CRESCIMENTO de 23% Atuação do BB na Safra 2011/2012 Comparativo: Safras 2010/2011

Leia mais

1 - DADOS CADASTRAIS PLANO DE TRABALHO NOME DA INSTITUIÇÃO: ( ) Cooperativa ( ) Religiosa ENDEREÇO BAIRRO: CIDADE: U.F: CEP:

1 - DADOS CADASTRAIS PLANO DE TRABALHO NOME DA INSTITUIÇÃO: ( ) Cooperativa ( ) Religiosa ENDEREÇO BAIRRO: CIDADE: U.F: CEP: PLANO DE TRABALHO 1 - DADOS CADASTRAIS NOME DA INSTITUIÇÃO: C.N.P.J.: TIPO DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL: ENDEREÇO: ( ) Sem Fins Lucrativos ( ) Cooperativa ( ) Religiosa BAIRRO: CIDADE: U.F: CEP: TELEFONE:

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Rural

Programa de Desenvolvimento Rural SEMINÁRIO INOVAÇÃO NA AGRICULTURA, AGRO-INDÚSTRIA E FLORESTA Políticas e medidas de apoio à investigação e inovação nos sectores agrícola, agroindustrial e florestal Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020

Leia mais

Programa Municípios Sustentáveis

Programa Municípios Sustentáveis Programa Municípios Sustentáveis Objetivo geral: Promover o desenvolvimento sustentável dos municípios da Amazônia Mato-grossense, através do fortalecimento da economia local, da melhoria da governança

Leia mais

EDITAL FLD I/ JUSTIÇA ECONÔMICA SELEÇÃO DE PROJETOS DE ARTICULAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E INCIDÊNCIA NA ÁREA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

EDITAL FLD I/ JUSTIÇA ECONÔMICA SELEÇÃO DE PROJETOS DE ARTICULAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E INCIDÊNCIA NA ÁREA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EDITAL FLD I/2018 - JUSTIÇA ECONÔMICA SELEÇÃO DE PROJETOS DE ARTICULAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E INCIDÊNCIA NA ÁREA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA 1. CONTEXTUALIZAÇÃO E FOCO O contexto brasileiro se caracteriza por uma

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA 001/2013 Secretaria Geral da Presidência da República SG/PR ANEXO II FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA 001/2013 Secretaria Geral da Presidência da República SG/PR ANEXO II FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA 001/2013 Secretaria Geral da Presidência da República SG/PR ANEXO II FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA Cataforte Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias Modalidade A

Leia mais

EDITAL IX FUNDO DEMA - ANO/2015

EDITAL IX FUNDO DEMA - ANO/2015 EDITAL IX FUNDO DEMA - ANO/2015 De acordo com os encaminhamentos do COMITÊ GESTOR DO FUNDO DEMA decididos na sua reunião ordinária realizada de 02 a 05 de março de 2015, na cidade de Belém/Pará, o Fundo

Leia mais

II FORMULÁRIO PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE VOLTADOS A PROJETOS DE GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS

II FORMULÁRIO PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE VOLTADOS A PROJETOS DE GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS II FORMULÁRIO PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE VOLTADOS A PROJETOS DE GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS Com o objetivo de auxiliar no preenchimento deste documento de Manifestação de Interesse, o Centro de Agricultura

Leia mais

EDITAL 01/2016-CREA-MS

EDITAL 01/2016-CREA-MS EDITAL 01/2016-CREA-MS REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA APOIO FINANCEIRO NA EXECUÇÃO DE PROJETOS ORIUNDOS DAS ENTIDADES REGIONAIS COM REGISTRO REGULAR NO CREA-MS, HOMOLOGADO PELO CONFEA. O Conselho

Leia mais

FUNDAÇÃO CARGILL. OBJETO Seleção de projetos com o foco em alimentação segura, saudável, sustentável e acessível

FUNDAÇÃO CARGILL. OBJETO Seleção de projetos com o foco em alimentação segura, saudável, sustentável e acessível FUNDAÇÃO CARGILL EDITAL n 02/2014 OBJETO Seleção de projetos com o foco em alimentação segura, saudável, sustentável e acessível PERÍODO DE RECEBIMENTO DE PROPOSTAS 08/09/2014 a 10/10/2014 ENVIO DE PROPOSTAS

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PROGRAMA DE APOIO A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO OU TESE - PAEDT EDITAL FAPEMA Nº 24/2011

Leia mais

OFÍCIO CIRCULAR 07/2017/CBH RIO DAS VELHAS Belo Horizonte, 07 de fevereiro de 2017.

OFÍCIO CIRCULAR 07/2017/CBH RIO DAS VELHAS Belo Horizonte, 07 de fevereiro de 2017. OFÍCIO CIRCULAR 07/2017/CBH RIO DAS VELHAS Belo Horizonte, 07 de fevereiro de 2017. REF:. SEGUNDO CHAMAMENTO PÚBLICO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE DEMANDA ESPONTÂNEA O Comitê da Bacia Hidrográfica do

Leia mais

EDITAL CONTÍNUO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INCENTIVO AO ESPORTE (LEIS FEDERAIS)

EDITAL CONTÍNUO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INCENTIVO AO ESPORTE (LEIS FEDERAIS) EDITAL CONTÍNUO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INCENTIVO AO ESPORTE (LEIS FEDERAIS) REGULAMENTO DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INCENTIVO AO ESPORTE (LEI FEDERAL DE INCENTIVO AO ESPORTE) 1. SOBRE O MERCADO LIVRE

Leia mais

ROTEIRO DE PROJETOS. I. INFORMAÇÃO SOBRE A ORGANIZACAO RESPONSÁVEL PELO PROJETO 1 Razão Social: 2 CNPJ: 3 Cidade: 4 Estado: 5 Telefone: 6

ROTEIRO DE PROJETOS. I. INFORMAÇÃO SOBRE A ORGANIZACAO RESPONSÁVEL PELO PROJETO 1 Razão Social: 2 CNPJ: 3 Cidade: 4 Estado: 5 Telefone: 6 ATENÇÃO: Este formulário contém orientações quanto ao preenchimento de cada campo. Após o preenchimento, excluir as orientações que aparecem em colchetes ([]). I. INFORMAÇÃO SOBRE A ORGANIZACAO RESPONSÁVEL

Leia mais

SELEÇÃO DE PROJETOS DE FORMAÇÃO, ARTICULAÇÃO E INCIDÊNCIA NA ÁREA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

SELEÇÃO DE PROJETOS DE FORMAÇÃO, ARTICULAÇÃO E INCIDÊNCIA NA ÁREA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA SELEÇÃO DE PROJETOS DE FORMAÇÃO, ARTICULAÇÃO E INCIDÊNCIA NA ÁREA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA Prazo para envio de projetos 12 de abril de 2019, às 23h59min, horário de Brasília/DF Informações gerais Objetivo

Leia mais

Edital de Seleção Pública nº 2018/009

Edital de Seleção Pública nº 2018/009 CRITÉRIOS 1. Critérios Eliminatórios E1 E2 E3 E4 E5 E6 E7 E8 E9 Critérios Eliminatórios Não enviou todos os documentos elencados no Item 11.1 do Edital. O projeto não indica a reaplicação de tecnologia

Leia mais

ANEXO 01: FICHA DE INSCRIÇÃO FICHA INCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE GRUPOS QUE FARÃO PARTE DA PROGRAMAÇÃO MUNICIPAL CULTURAL ALUSIVA Á SEMANA SANTA: Espetáculo Cênico da Paixão de Cristo e Manifestação Popular

Leia mais

ANEXO I MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ANEXO I MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ANEXO I MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS 1. Introdução Segue abaixo modelo padrão para a elaboração de Projeto Técnico para os interessados em enviar proposta ao edital 01/2017 do Fundesis.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA N.º 03/2009

TERMO DE REFERÊNCIA N.º 03/2009 INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA PROJETO FLORESTA EM PÉ TERMO DE REFERÊNCIA N.º 03/2009 TÍTULO DO SERVIÇO A SER PRESTADO: Assessoria de natureza financeira

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PLANO DE TRABALHO NOME DA INSTITUIÇÃO: BAIRRO: CIDADE: U.F. CEP: NOME DO RESPONSÁVEL: IDENTIDADE/ÓRGÃO EXPEDIDOR:

ANEXO I MODELO DE PLANO DE TRABALHO NOME DA INSTITUIÇÃO: BAIRRO: CIDADE: U.F. CEP: NOME DO RESPONSÁVEL: IDENTIDADE/ÓRGÃO EXPEDIDOR: 1. DADOS CADASTRAIS: Estado do Rio Grande do Sul ANEXO I MODELO DE PLANO DE TRABALHO NOME DA INSTITUIÇÃO: CNPJ: TIPO DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL: ( )Sem Fins Lucrativos ( )Cooperativa ( )Religiosa

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO PARA O PROGRAMA TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO PARA O PROGRAMA TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO PARA O PROGRAMA TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS 1. SOBRE O PROGRAMA TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS Gestão Integrada na Amazônia O Programa Territórios

Leia mais

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável. em Microbacias Hidrográficas

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável. em Microbacias Hidrográficas PROGRAMA RIO RURAL Núcleo de Pesquisa Participativa Pesagro-Rio / Rio Rural Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável em Microbacias Hidrográficas Facilitar a integração

Leia mais

Processo Seletivo Público Nº 001/2012

Processo Seletivo Público Nº 001/2012 Processo Seletivo Público Nº 001/2012 A Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômica, FUNDESF, torna público o presente edital com vistas à realização de processo seletivo

Leia mais

Chamada de Apoio a Eventos Científicos em Saúde

Chamada de Apoio a Eventos Científicos em Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Departamento de Ciência e Tecnologia Chamada de Apoio a Eventos Científicos em Saúde - 2014 1) TÍTULO DO TERMO DE REFERÊNCIA:

Leia mais

MODELO DE OFÍCIO. Ofício Nº /201. Belém, de de 201.

MODELO DE OFÍCIO. Ofício Nº /201. Belém, de de 201. ANEXO 01: MODELO DE OFÍCIO Ofício Nº /201. Belém, de de 201. A Presidente da FUMBEL Senhora Presidente, Em atenção ao Edital de Chamamento Público da Programação Cultural do Carnaval 2018 nº 002/2017-FUMBEL

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pós-Graduação

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pós-Graduação Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pós-Graduação EDITAL 009/2018 PRPPG/Unespar Apoio à Participação de Docentes e Discentes da Pós-Graduação

Leia mais

Edital FINATEC 02/2016 FINATEC / UnB / DPP. Apoio a Projetos

Edital FINATEC 02/2016 FINATEC / UnB / DPP. Apoio a Projetos 1. Objetivo Edital FINATEC 02/2016 FINATEC / UnB / DPP Apoio a Projetos A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, FINATEC, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, tendo

Leia mais

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA EXECUTIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEBRAE GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA EXECUTIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO PROPEX PROGRAMA DE ESTUDOS E AÇÕES PARA O SEMIÁRIDO PEASA MUSEU INTERATIVO DO SEMIÁRIDO MISA FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPP UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPP EDITAL Nº. 008/PROPP/2013 CHAMADA DE PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA GRADUAÇÃO O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

25º Edital de Convocação Programa de Paisagens Produtivas Ecossociais- PPP-ECOS

25º Edital de Convocação Programa de Paisagens Produtivas Ecossociais- PPP-ECOS 25º Edital de Convocação Programa de Paisagens Produtivas Ecossociais- PPP-ECOS Objetivo do edital Apoiar iniciativas de organizações de base comunitária e ONG s que tenham como proposta: 1. Reduzir o

Leia mais

III Edital FNA 2018 A Leitura Irmana e Amplia

III Edital FNA 2018 A Leitura Irmana e Amplia III Edital FNA 2018 A Leitura Irmana e Amplia A Fundação Negro Amor - FNA é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 2008, e tem como eixo prioritário de ação a Educação. Esta opção advém

Leia mais

Chamada CONFAP British Council: Researcher Links 2018

Chamada CONFAP British Council: Researcher Links 2018 Chamada CONFAP British Council: Researcher Links 2018 1) OBJETIVO Fornecer apoio financeiro para a realização de workshops científicos, que sirvam como plataforma para a colaboração entre pesquisadores

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 001/2018

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 001/2018 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 001/2018 A PREFEITURA MUNICIPAL DE IPIXUNA DO PARÁ, pessoa jurídica de direito público, com sede à Trav. Cristóvão Colombo s/nº, inscrita no CNPJ sob o nº 12.778.738/0001-63,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto

TERMO DE REFERÊNCIA nº Objetivo da contratação. 2. Antecedentes e contexto TERMO DE REFERÊNCIA nº 2017.0202.00008-3 Responsável: Betânia Santos Fichino Setor: Departamento de Áreas Protegidas/MMA Brasília, 02 de fevereiro de 2017 1. Objetivo da contratação Contratação de serviços

Leia mais

3º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Direitos Fundamentais e Políticas Públicas PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

3º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Direitos Fundamentais e Políticas Públicas PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 3º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE Direitos Fundamentais e Políticas Públicas PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 1. OBJETIVO 1.1. O objetivo do presente edital é apoiar financeiramente projetos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA ORGÂNICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA ORGÂNICA EDITAL Nº02/2015 PARA O CREDENCIAMENTO DE DOCENTES O Programa de Pós-graduação em Agricultura orgânica (PPGAO) comunica que estão abertas as inscrições para o credenciamento de docentes do quadro permanente

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MUDAS E INSUMOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES MULTIPLICADORAS PROJETO RURAL SUSTENTÁVEL

PROGRAMA DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MUDAS E INSUMOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES MULTIPLICADORAS PROJETO RURAL SUSTENTÁVEL PROGRAMA DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MUDAS E INSUMOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES MULTIPLICADORAS PROJETO RURAL SUSTENTÁVEL Índice 1. Apresentação do Projeto Rural Sustentável 2. O que é o Programa de Apoio

Leia mais

COMO ENCAMINHAR UM PROJETO AO COMPAM

COMO ENCAMINHAR UM PROJETO AO COMPAM OMPA COMO ENCAMINHAR UM PROJETO AO COMPAM As instituições interessadas em encaminhar projetos ao FUNDEMA deverão formalizar o encaminhamento por ofício, em papel, datado e assinado por seu (s) dirigente

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI/UFERSA Nº 014/2010, de 30 de agosto de 2010.

RESOLUÇÃO CONSUNI/UFERSA Nº 014/2010, de 30 de agosto de 2010. RESOLUÇÃO CONSUNI/UFERSA Nº 014/2010, de 30 de agosto de 2010. Cria o programa e fixa normas para concessão de apoio financeiro para a participação de alunos dos cursos de graduação, Centros Acadêmicos

Leia mais

III Chamada Pública de Projetos Comunitários No. 1/2017

III Chamada Pública de Projetos Comunitários No. 1/2017 III Chamada Pública de Projetos Comunitários No. 1/2017 A Tabôa Fortalecimento Comunitário é uma entidade sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo e o fortalecimento das organizações de base

Leia mais

Edital de Chamada Pública para Modernização de Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura

Edital de Chamada Pública para Modernização de Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura Diretoria do Livro, Leitura e Literatura e Bibliotecas Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas de Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura - 2013 ANEXO I FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA Nome

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROEXT/MEC/Sesu

PROGRAMA DE EXTENSÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROEXT/MEC/Sesu SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS / CAMETÁ GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR PROGRAMA DE EXTENSÃO

Leia mais

COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 04/2017 TERMO DE REFERÊNCIA 004/2017

COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 04/2017 TERMO DE REFERÊNCIA 004/2017 COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 04/2017 TERMO DE REFERÊNCIA 004/2017 SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO IMEDIATA DE PROFISSIONAIS TECNICOS DE NÍVEL MÉDIO e SUPERIOR para atender o Convênio Nº778522/2012 firmado entre a Associação

Leia mais

2.1 As ações deste projeto serão desenvolvidas nos seguintes estados: RS, SC, PR, SP, RJ, ES, SE, AL, RN, PB e CE.

2.1 As ações deste projeto serão desenvolvidas nos seguintes estados: RS, SC, PR, SP, RJ, ES, SE, AL, RN, PB e CE. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE EXTRATIVISMO E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL GERÊNCIA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL Assunto: Origem: PROJETO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 01/2015 Projeto Sementes

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 01/2015 Projeto Sementes EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N 01/2015 Projeto Sementes O Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas - CAANM no uso de suas atribuições legais

Leia mais

MODELO DE PLANO DE TRABALHO PARA CONVÊNIO (COM REPASSE DE RECURSO FINANCEIRO)

MODELO DE PLANO DE TRABALHO PARA CONVÊNIO (COM REPASSE DE RECURSO FINANCEIRO) MODELO DE PLANO DE TRABALHO PARA CONVÊNIO (COM REPASSE DE RECURSO FINANCEIRO) O QUÊ? Instrumento desenvolvido com base no original desenvolvido pelo Programa Tempo de Escola/ Tempo de Sustentabilidade

Leia mais

OBJETIVOS. Viabilizar o incremento de renda nos Projetos de Assentamentos Rurais, que estão nas fase de

OBJETIVOS. Viabilizar o incremento de renda nos Projetos de Assentamentos Rurais, que estão nas fase de TERRA SOL OBJETIVOS Viabilizar o incremento de renda nos Projetos de Assentamentos Rurais, que estão nas fase de estruturação e em consolidação, mediante atividades sustentáveis, valorizando as características

Leia mais

II FORMULÁRIO PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE VOLTADOS A PROJETOS DE RESPOSTA A AMEAÇAS IMEDIATAS

II FORMULÁRIO PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE VOLTADOS A PROJETOS DE RESPOSTA A AMEAÇAS IMEDIATAS II FORMULÁRIO PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE VOLTADOS A PROJETOS DE RESPOSTA A AMEAÇAS IMEDIATAS Com o objetivo de auxiliar no preenchimento deste documento de Manifestação de Interesse, o Centro de Agricultura

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Apresentar relatórios periódicos das atividades realizadas ou sempre que demandada;

TERMO DE REFERÊNCIA. Apresentar relatórios periódicos das atividades realizadas ou sempre que demandada; TERMO DE REFERÊNCIA REF.: Contratação de serviços de Pessoa Jurídica para Serviços de Apoio Administrativo do Projeto Criando Oportunidades, convênio 033/2017 (6º aditivo) entre a STDS e o Instituto IDEAR.

Leia mais

MINISTERIO DA INTEGRACAO NACIONAL SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLV. DA AMAZONIA Nº / ANO DA PROPOSTA: /2016 DADOS DO CONCEDENTE

MINISTERIO DA INTEGRACAO NACIONAL SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLV. DA AMAZONIA Nº / ANO DA PROPOSTA: /2016 DADOS DO CONCEDENTE MINISTERIO DA INTEGRACAO NACIONAL SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLV. DA AMAZONIA PORTAL DOS CONVÊNIOS SICONV - SISTEMA DE GESTÃO DE CONVÊNIOS Nº / ANO DA PROPOSTA: 013381/2016 OBJETO: Aquisição de Caminhão

Leia mais

Regulamento PROGRAMA PARCERIA SOCIAL 2017

Regulamento PROGRAMA PARCERIA SOCIAL 2017 Regulamento PROGRAMA PARCERIA SOCIAL 2017 INSTITUTO EMBRAER A relação da Embraer com a sociedade e com o meio ambiente é um aspecto fundamental para a construção de um futuro sustentável. Visando a aprofundar

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 16/2018, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

PROCESSO SELETIVO Nº 16/2018, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PROCESSO SELETIVO Nº 16/2018, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV), entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional

Leia mais

Edital Nº 14/2018 PROEXT - Apoio à Docente em Eventos Acadêmicos Nacionais em Direitos Humanos e Diversidade, Arte e Cultura

Edital Nº 14/2018 PROEXT - Apoio à Docente em Eventos Acadêmicos Nacionais em Direitos Humanos e Diversidade, Arte e Cultura Edital Nº 14/2018 PROEXT - Apoio à Docente em Eventos Acadêmicos Nacionais em Direitos Humanos e Diversidade, Arte e Cultura A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) torna público o lançamento do Edital de

Leia mais

EDITAL FLD III/ DIREITOS SELEÇÃO DE PROJETOS DE ARTICULAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E INCIDÊNCIA NO CAMPO DA GARANTIA E PROMOÇÃO DE DIREITOS DAS MULHERES

EDITAL FLD III/ DIREITOS SELEÇÃO DE PROJETOS DE ARTICULAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E INCIDÊNCIA NO CAMPO DA GARANTIA E PROMOÇÃO DE DIREITOS DAS MULHERES EDITAL FLD III/2018 - DIREITOS SELEÇÃO DE PROJETOS DE ARTICULAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E INCIDÊNCIA NO CAMPO DA GARANTIA E PROMOÇÃO DE DIREITOS DAS MULHERES 1. CONTEXTUALIZAÇÃO E FOCO O atual momento social e

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT. CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT. CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA MODALIDADE SPECIAL SERVICE AGREEMENT CÓDIGO DE CONTROLE: BRA/98/012 Avaliação Final Prazo para envio de candidaturas: 05 de Julho 1. Unidade

Leia mais

EDITAL N.º01/ APRESENTAÇÃO

EDITAL N.º01/ APRESENTAÇÃO EDITAL N.º01/2016 O Conselho Municipal do Idoso COMUI, no uso das atribuições legais que lhe confere a Lei Municipal N.º 5.825 de 08 de julho de 2014, torna público que está disponibilizando recursos oriundos

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERENCIA PROCESSO LICITATÓRIO Nº 008/2011- FAO/GCP/BRA/070/EC

ANEXO I TERMO DE REFERENCIA PROCESSO LICITATÓRIO Nº 008/2011- FAO/GCP/BRA/070/EC FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS ORGANISATION DES NATIONS UNIES POUR L ALIMENTATION ET L AGRICULTURE ORGANIZACION DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA AGRICULTURA Y LA ALIMENTACION ORGANIZAÇÃO

Leia mais

COTAÇÃO PREVIA DE PREÇO N.º EDITAL Nº 001/2015

COTAÇÃO PREVIA DE PREÇO N.º EDITAL Nº 001/2015 CENTRO DE ESTUDOS E ASSESSORIA Projeto Fortalecimento a Política Pública de Economia Solidária: Mobilização e Participação Social na construção do Plano Nacional de Economia Solidária Convênio CEA/MTE/SENAES

Leia mais

PRÊMIO SESI PEÇA POR PEÇA 2019 MELHORES INICIATIVAS E TROFÉU SESI PEÇA POR PEÇA REGULAMENTO

PRÊMIO SESI PEÇA POR PEÇA 2019 MELHORES INICIATIVAS E TROFÉU SESI PEÇA POR PEÇA REGULAMENTO PRÊMIO SESI PEÇA POR PEÇA 2019 MELHORES INICIATIVAS E TROFÉU SESI PEÇA POR PEÇA REGULAMENTO O Serviço Social da Indústria, Sesi no Paraná, visando reconhecer boas práticas para o alcance do Objetivo de

Leia mais

APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

APOIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROPES DIRETORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO - DPI EDITAL IFMT Nº 034/2016 PROPES/IFMT

Leia mais

Medida de apoio à inovação

Medida de apoio à inovação Medida de apoio à inovação Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 Maria Pedro Silva Organização: Apoio Institucional: Grupos Crescimento Valor Acrescentado Rentabilidade Económica Inovação Capacitação

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa Edital n. 03/2015 PRPPG/Unespar Apoio à pesquisa básica e aplicada A Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

ANEXO II ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO

ANEXO II ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO 1. TÍTULO DO PROJETO ANEXO II ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO Deve identificar a proposta, mostrando de forma clara e muito resumida a finalidade e o conteúdo do mesmo. Sugere-se que o título tenha no

Leia mais