CRIANDO OPORTUNIDADES 04 de Setembro de 2013.
MINUTA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS DECRETO Nº DE DE 2013 Sumula: Institui o Fórum Permanente de Desenvolvimento. O GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS, em observância do disposto no 2º do art. 20 da Constituição Federal, e de acordo com o disposto no Art.54, Inciso XI da Constituição do Estado do Amazonas. DECRETA: Art. 1º - Fica instituído o Fórum Permanente de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas, em continuidade às ações resultantes e prescritas na I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional I CNDR, sob coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico SEPLAN. Parágrafo Único O Fórum será presidido pelo Secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e coordenado pelo Departamento de Desenvolvimento Regional - DDR.
Art. 2º - O Fórum tem como objetivos: I Formular propostas de princípios e diretrizes para as políticas estadual, macrorregional e nacional de desenvolvimento regional; II Constituir um espaço consultivo e de deliberação, divulgação, difusão e diálogo social acerca de temas e políticas de Desenvolvimento Regional; III Indicar conexões para a interação entre as políticas de desenvolvimento regional e as demais políticas públicas; IV Promover o fortalecimento da cooperação e uma maior aproximação com os demais entes federados, academia e sociedade em geral; V Lançar as bases para o estabelecimento de mecanismos de governança regional no Estado; VI Promover o debate, em nível estadual de temas relevantes para as Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional; VII - Articular ações que levem à consolidação e harmonização dos diversos programas de apoio às iniciativas de desenvolvimento dos sistemas de inovação e arranjos produtivos locais.
Art. 3º - Visando alcançar os fins a que se destina, o Fórum será composto pelas seguintes entidades: 1 Primeiro Setor (Governamental): 1.1 Federais: 1.1.1 - Forças Armadas; 1.1.2 - IBAMA; 1.1.3 - BASA; 1.1.4 - Polícia Federal; 1.1.5 - Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA; 1.1.6 - Universidade Federal do Amazonas UFAM; 1.1.7 - Instituto Federal do Amazonas IFAM; 1.1.8 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE; 1.1.9 Banco do Brasil; 1.1.10 - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN; 1.1.11 - Superintendência Estadual Navegação, Portos e Hidrovias - SNPH;
1.2 - Estaduais: 1.2.1 Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas ALEAM; 1.2.2 Procuradoria Geral do Estado - PGE; 1.2.3 Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico SEPLAN; 1.2.4 Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SDS; 1.2.5 Secretaria de Estado de Articulação Política aos Movimentos Populares SEARP; 1.2.6 Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI; 1.2.7 Secretaria de Estado da Fazenda - SEFAZ; 1.2.8 Secretaria de Estado da Infraestrutura SEINFRA; 1.2.9 Secretaria de Educação do Estado do Amazonas SEDUC; 1.2.10 Secretaria de Produção do Estado do Amazonas - SEPROR; 1.2.11 Secretaria de Estado do Trabalho SETRAB; 1.2.12 Secretaria de Estado para os Povos Indígenas SEIND; 1.2.13 Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania SEAS; 1.2.14 Secretaria Estadual de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos SEMGRH;
1.2.15 Universidade do Estado do Amazonas UEA; 1.2.16 Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas - ADS; 1.2.17 Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas - IDAM; 1.2.18 Instituto de Terras do Estado do Amazonas - ITEAM; 1.2.19 Agência de Fomento do Estado do Amazonas AFEAM; Outros órgãos ou entidades que assim desejarem participar e contribuir para a construção do desenvolvimento regional, devendo manifestar-se ao fórum para a apreciação do colegiado; 1.3 - Municipais: 1.3.1 Câmara Municipal de Manaus CMM; 2 Segundo Setor (Capitalista) 2.1.1 Sistema S (SEBRAE, SESI, SESC, SENAI, SENAT e SENAC); 2.1.2 Associação Comercial do Amazonas ACA; 2.1.3 Federação das Indústrias do Estado do Amazonas FIEAM.
3 - Terceiro Setor (Sem finalidade econômica) 3.1 Federal: 3.1.1 Instituto de Tecnologia e Informação Social da Amazônia ITEIA; 3.1.2 UNISOL Brasil; 3.1.3 Comissão Pastoral da Terra CPT; 3.2 Estadual e Municipal: 3.2.1 Instituto de Educadores Populares do Amazonas IEPAM; 3.2.2 Associação de Educadores Comunitários do Amazonas ADECAM; 3.2.3 Rede de Educação Cidadã RECID/AM; 3.2.4 Central de Movimentos Populares CMP; 3.2.5 União Nacional por Moradia Popular UNMP; 3.2.6 Instituto Amazonense de Cidadania IACI.
3 - Terceiro Setor (Sem finalidade econômica) 3.1 Federal: 3.1.1 Instituto de Tecnologia e Informação Social da Amazônia ITEIA; 3.1.2 UNISOL Brasil; 3.1.3 Comissão Pastoral da Terra CPT; 3.2 Estadual e Municipal: 3.2.1 Instituto de Educadores Populares do Amazonas IEPAM; 3.2.2 Associação de Educadores Comunitários do Amazonas ADECAM; 3.2.3 Rede de Educação Cidadã RECID/AM; 3.2.4 Central de Movimentos Populares CMP; 3.2.5 União Nacional por Moradia Popular UNMP; 3.2.6 Instituto Amazonense de Cidadania IACI.
Parágrafo 1º - A representação dos órgãos e entidades do Poder Público, do Terceiro Setor e da iniciativa privada no Estado do Amazonas junto ao Fórum dar-se-á por indicação das respectivas titularidades ou representações institucionais, mediante oficio a SEPLAN com indicativo de TITULAR E SUPLENTE; Parágrafo 2º - Os (as) delegados (as) para a I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional I CNDR poderão ainda participar das reuniões do Fórum, a convite do seu coordenador, representantes de outras instituições públicas e privadas pertinentes às atribuições estatuídas no Art. 1º deste Decreto. Art. 4º - As competências deliberativas, executivas e moderadoras do Fórum cabem à SEPLAN, por intermédio de Coordenação, conforme publicado no Art. 1º, e terá regimento interno no prazo de até cento e vinte dias da publicação deste Decreto.
Art. 5º - O Fórum definirá, em seu regimento interno, os Comitês Temáticos, a partir dos eixos da I CNDR, responsáveis pela articulação, desenvolvimento de estudos, elaboração de propostas e encaminhamento dos temas específicos que deverão compor a agenda de trabalho e a formulação de políticas públicas. 1o Os Comitês Temáticos poderão ser assessorados por especialistas nas matérias tratadas de forma voluntária. 2o Os titulares das entidades de apoio e de representação nacional integrantes do Fórum elegerão, entre seus pares, na forma a ser definida pelo regimento interno desse colegiado, os respectivos coordenadores dos Comitês Temáticos para mandato de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período. 3o A Coordenação do Fórum indicará, nominalmente, um coordenador de governo e/ou da sociedade civil para cada Comitê Temático, cujo mandato será de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período. 4o Os Comitês Temáticos realizarão reuniões periódicas e, em caráter extraordinário, sempre que convocados pela Coordenação.
Art. 6º - A Coordenação do Fórum poderá convidar servidores, especialistas de outros órgãos ou entidades públicas e profissionais de notório saber, bem como pessoas da sociedade civil, habilitadas em matérias pertinentes, para participar das reuniões e auxiliar nas suas atividades. Art. 7º - A participação no Fórum é considerada como de relevante serviço de interesse público e não enseja qualquer tipo de remuneração. Art. 8º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Manaus, em de de 2013. OMAR AZIZ Governador do Estado do Amazonas AIRTON ÂNGELO CLAUDINO Secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico RAUL ARMONIA ZAIDAN Secretário de Estado Chefe da Casa Civil
OBRIGADO! José Sandro da Mota Ribeiro jsmribeiro@seplan.am.gov.br www.amozanas.am.gov.br www.seplan.am.gov.br Gabinete: (092) 2126 1222 / 1219 / 1227