Combate e prevenção à violência contra a mulher



Documentos relacionados
1. Em relação aos crimes contra a violência doméstica, analise as afirmações e em seguida assinale a alternativa correta.

As Medidas Protetivas na Lei de Violência Doméstica do Paraguai e o caso brasileiro.

Lei Maria da Penha: uma evolução histórica

PROJETO DE LEI Nº de de 2015.

O que deve fazer uma mulher vítima de agressão?

(1979) Convenção Sobre Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher CEDAW

A Lei Maria da Penha e a Falta de Proteção da Vítima

Violência doméstica: uma nova lei para um velho problema!

o que é muito pouco. E o empoderamento das mulheres só se dará com a inserção delas no mercado de trabalho, comentou a coordenadora do Dandara no

Espelho Penal Peça. Endereçamento correto da interposição 1ª Vara Criminal do Município X 0 / 0,25

Atendimento Policial a Vítimas de Violência Doméstica

QUERIDO(A) ALUNO(A),

Estatística referente à violência doméstica contra a mulher no Distrito Federal

A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa e dissimuladamente.

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha. Professor: Rodrigo J. Capobianco

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADO DE ALAGOAS É VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS! REltATÓRIQ DE ATIVIDADES DESENVQLV1DAS PELA EQUIPE DA

do Idoso Portaria 104/2011

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

ENUNCIADOS. Suspensão Condicional do Processo. Lei Maria da Penha e Contravenções Penais

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PROVIMENTO N. 14/2015-CM

Das medidas protetivas de urgência à ofendida artigos 23 e 24

A violência doméstica na Justiça

Fique Ligado... Pólo de Prevenção à Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Família Feliz! Família Feliz!

LEI MARIA DA PENHA UMA CONQUISTA, NOVOS DESAFIOS

A APLICAÇÃO DA JURIMETRIA NOS INQUÉRITOS POLICIAIS DA LEI MARIA DA PENHA

Informações práticas para denunciar crimes raciais

PERSPECTIVAS DE ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER: MAPEAMENTO DAS DENÚNCIAS ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2011 NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB

Palavras-chave: Lei Maria da Penha. Violência doméstica e familiar entre militares. Justiça Militar. Crime militar. Polícia judiciária militar.

15/05/2013 MODELO DE RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE

L G E ISL S A L ÇÃO O ES E P S EC E IAL 8ª ª-

HOSPITAL GERAL DR. WALDEMAR ALCÂNTARA RUA PERGENTINO MAIA, 1559 BAIRRO: MESSEJANA FORTALEZA/CE CEP: CNPJ:

Questões Fundamentadas Da Lei Maria da Penha Lei /2006

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

LEI DE TORTURA Lei n /97

Como proceder à notificação e para onde encaminhá-la?

Para as Vítimas de Crime

A violência doméstica na Justiça

ANTONIO FERNANDO BARROS E SILVA DE SOUZA Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador RENATO CASAGRANDE

Formas de Violência Doméstica (contra crianças, adolescentes e mulheres)

As ilustrações desta cartilha foram efetuadas por Carlos Myrria ( e )

Ministério Público do Estado de Mato Grosso 15ª Promotoria Criminal Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

GRUPO: ANEXO MINISTERIO PUBLICO DO TRABALHO DESCRIÇÃO

Artigo 1º - Fica autorizado o Poder Executivo a criar o Programa de Acessibilidade e Segurança da População LGBTT no Estado de São Paulo.

PROJETO PARCERIA COM A POLÍCIA

A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES AS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS POR QUATRO ÁREAS ESTRATÉGICAS:

LEIS PENAIS ESPECIAIS

CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA RESOLUÇÃO CSDPE Nº 016/2013

CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO...

LEI Nº 2.619, DE 19 DE MARÇO DE 2010.

Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social

CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - ATUALIZAÇÕES

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Cidadão com Segurança. Respeito mútuo entre Cidadão e Polícia

CARTILHA DOS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS

PODER JUDICIÁRIO VARA CENTRAL DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER SP

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

Capítulo 1 Crimes Hediondos Lei 8.072/1990

NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS DOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE VIOLÊNCIAS PRATICADAS CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Transcrição:

Combate e prevenção à violência contra a mulher

O CIM - Centro Integrado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar - tem por objetivo fazer valer a Lei n.º 11.340/06, Lei Maria da Penha, que resguarda a mulher de toda forma de negligência, exploração, crueldade, violência e opressão. Saiba mais Violência contra mulher é... qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. (art. 5º, da Lei 11.340/06 - Lei Maria da Penha). Tipos de violência:. Física: É aquela que ofende a integridade física ou a saúde corporal.. Psicológica: Comportamento que gera dano emocional, que possa implicar a perda da autoestima, constrangimento, humilhação, manipulação, perseguição, insulto, ou outras formas de coação.. Sexual: Qualquer ato que obrigue a mulher a presenciar, manter ou participar de relação sexual não permitida, que possa implicar a utilização de sua sexualidade coercitivamente.. Patrimonial: Comportamento que implique a retenção, destruição ou subtração dos recursos.. Moral: Comportamento que possa expor a mulher a uma situação de humilhação, dor e sofrimento.

Entenda os passos Ao sofrer qualquer tipo de ameaça ou agressão, a mulher deve procurar o CIM, onde: 1- Acionada a Polícia Militar, será registrado um Boletim de Ocorrência. 2 - Será instaurado um inquérito policial com todas as provas necessárias ao esclarecimento do fato, como depoimentos da vítima, do agressor e de testemunhas. Se necessário, será realizado exame de Corpo de Delito. 3 - O inquérito será remetido ao Ministério Público, que irá requerer ao juiz, em 24 horas, a concessão de medidas protetivas de urgência e a prisão preventiva. 4 - O juiz poderá conceder as medidas protetivas, cabendo a ele ainda julgar as causas criminais e cíveis de interesse da vítima, tanto pelas formas de violência que sofrer ou, ainda, para que a vítima seja recompensada em dinheiro ou bens materiais pelos danos que sofrer. Medidas protetivas Pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), os juízes podem determinar a execução de medidas protetivas de urgência para não só assegurar o direito da vítima, mas a sua proteção e de sua família. São medidas protetivas: a) o afastamento do agressor do lar ou local de convivência com a vítima; b) proibição do agressor de se aproximar da vítima; c) proibição do agressor de contactar com a vítima, seus familiares e testemunhas por qualquer meio;

d) obrigação do agressor de dar pensão alimentícia provisional ou alimentos provisórios; e) proteção do patrimônio, através de medidas como bloqueio de contas, indisposição de bens, restituição de bens indevidamente subtraídos pelo agressor, prestação de caução provisória, mediante depósito judicial, por perdas e danos materiais decorrentes da prática de violência doméstica. E ainda... - A Lei proíbe a aplicação de pena pecuniária, a exemplo de multas e cestas básicas. - Não permite a entrega da intimação ao agressor pela mulher. - Determina que a mulher seja notificada de todos os atos processuais, principalmente quando o agressor for preso e quando sair da prisão. - Determina a possibilidade de prisão em flagrante do agressor. - Possibilita a prisão preventiva. - Aumenta em um terço a pena dos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher portadora de deficiência. - Prevê atendimento por equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, que desenvolvam trabalho de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas voltadas para a vítima e seus familiares.

Mais atenção para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar Belo Horizonte conta agora com o CIM - Centro Integrado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, que funcionará na Avenida Olegário Maciel, 600. O espaço reúne duas varas judiciais com competência exclusiva para julgar os casos previstos na Lei Maria da Penha, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, Delegacia de Mulheres (atendimento 24 horas), Posto do Instituto Médico Legal (IML) e Polícia Militar. As vítimas contam, ainda, com atendimento psicológico que será prestado pela Coordenadoria Especial de Promoção e Defesa da Mulher uma parceria com o Poder Executivo. A iniciativa coloca Minas Gerais em posição de destaque, porque promove um atendimento integrado da mulher vítima de violência, potencializando e otimizando os procedimentos para a resolução da situação com a agilidade que ela requer.

O CIM é uma parceria entre: CIM - Centro Integrado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar Av. Olegário Maciel, nº 600 - Centro - (31) 3207-8100 Belo Horizonte/MG - CEP 30180-110