Fundamentos de Biologia Introdução à Biologia Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza
Questão inicial: O que é Vida?
1. Organização 2. Informação 3. Energia e Matéria 4. Interações 5. Evolução Estudo da Vida Temas Unificadores:
1. ORGANIZAÇÃO Níveis de Organização Abordagens de Estudo: Reducionista Holístico
Célula Unidade Básica da Vida Biomoléculas (Proteínas, Carboidratos, Lipídeos) DNA e RNA Membranas (bicamada lipídica) Funcionamento organizado (reações químicas, interação com o meio, reprodução, adaptação)
Epiderme e Estomago Células em tecidos:
Qual o número de células que um indivíduo da espécie humana possui?
2. INFORMAÇÃO Os processos da vida envolvem a expressão e a transmissão de informação genética DNA: Ácido Desoxirribonucleico Cromossomos Genes DNA RNAm Proteína (Aminoácidos) Expressão Gênica: Processo no qual a informação de um gene dirige a fabricação de um produto celular.
Expressão gênica Artigo 08/08/2017
3. ENERGIA E MATÉRIA A vida requer a transferência e transformação de energia e matéria Energia : Movimento, crescimento, reprodução e as diversas atividades celulares Vida possível: Entrada de energia solar e conversão dessa energia de uma forma para outra.
Fluxo de Energia e Ciclagem química
4. INTERAÇÕES Desde os ecossistemas a moléculas, as interações são fundamentais nos sistemas biológicos - Ecossistemas - Moléculas Exemplo: Insulina
Interações nos Ecossistemas
Interações moleculares/celulares
5. EVOLUÇÃO Tema Central do Estudo da Vida Uniformidade e Diversidade: Mecanismos Evolutivos Nada faz sentido em biologia, exceto sob a luz da evolução. (Theodosius Dobzhansky)
5. EVOLUÇÃO Classificando a Diversidade da Vida Qual o número de espécies descritas até o momento? Qual a estimativa do número total de espécies atuais?
5. EVOLUÇÃO Os 03 Domínios da Vida 1. Historicamente: Classificação baseada de uma cuidadosa comparação de estrutura, função e características marcantes. 2. Ultimas décadas: Novos métodos para aferir a relação entre espécies, como a comparação de sequencias de DNA (progressiva reavaliação no numero e divisão de Reinos) 3. Consenso atual: Os Reinos podem ser agrupados em 03 níveis de Domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya
5. EVOLUÇÃO Unformidade: Exemplos - Código Genético (Universal) - Estrutura dos Cílios
Cílios (Pamarecium e Traqueia)
5. EVOLUÇÃO Charles Darwin e a Teoria da Seleção Natural A origem das espécies por meio da seleção natural (1859) 02 pontos principais: 1. Darwin apresenta evidencias para apoiar a opinião de que as espécies contemporâneas surgiram a partir de uma sucessão de ancestrais. Darwin chamou essa historia evolutiva das espécies de descendência com modificação. 2. Darwin propôs um mecanismo para a descendência com modificação. Ele chamou esse mecanismo evolutivo de seleção natural.
5. EVOLUÇÃO Indivíduos que herdam características mais bem adaptadas ao ambiente local estão mais propensos a sobreviver e a se reproduzir do que indivíduos menos adaptados. Ao longo de muitas gerações, uma proporção cada vez maior de indivíduos na população terá as características vantajosas. A evolução ocorre a medida que o sucesso reprodutivo desigual dos indivíduos adapta a população ao ambiente, contanto que o ambiente continue o mesmo. Ambiente seleciona a propagação de certas características. Seleção Natural: Possui habilidade em editar variações hereditárias.
5. EVOLUÇÃO Teoria Sintética da Evolução: - 1930s Autores: Dobhansky (geneticista), Mayr (zoólogo), Simpson (paleontólogo) e Stebbins (botânico) - Junção conhecimentos da Genética com Seleção Natural Mecanismos Evolutivos Fontes de Variação: Mutação Recombinação Seleção Natural Fluxo Gênico (Migrações) Deriva Genética