MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO. MOTOBOMBA HP 20 (FERRO)
IMPORTANTE. IMPORTANTE É obrigatória a u lização de FILTRO DE LINHA na entrada do pressurizador, caso contrário o produto perde a GARANTIA. NUNCA u lize COLA LÍQUIDA para vedação da rosca. Panes causadas por sujeira, entupimento ou detritos con dos na água, não estão cobertos pela GARANTIA deste pressurizador. NÃO INSTALAR O PRESSURIZADOR ANTES DE LER ATENTAMENTE TODO O MANUAL DE INSTALAÇÃO.
HP/20 Motobomba HP 20 Motobomba Periférica HIODA Antes da instalação do produto você deve ler atentamente este manual. Para sua segurança este manual contém advertências e instruções. A fabricante não se responsabiliza por danos pessoais ou danos na motobomba causados por violação das instruções de segurança adver das. 1. Aplicações 50HZ 1) É aplicável ao abastecimento domés co de água, suporte de equipamentos, sistema de ar condicionado de pequeno porte, pressurização gasoduto, jardim ; estufa vegetal, piscicultura e criação de aves, etc. 2) Transferência de água limpa e outros líquidos não corrosivos, com baixa viscosidade. Não bombear inflamáveis, explosivos, líquidos gaseificados e líquidos que contêm par culas sólidas ou fibras. O valor de ph deve estar dentro de 6,5-8,5. 2. Dados Técnicos Vazão e pressão: Conforme indicação na e queta do produto. Max. Sucção: 8m Grau de isolamento: Ip44 Grau de proteção: F Max. temperatura ambiente: 40 'C Max. temperatura do líquido: 60 C
1. Precauções de segurança Manual HIODA 1. Para garan r a segurança durante a operação da motobomba leia atenciosamente o manual antes de usar. 2. A motobomba deve ter aterramento para evitar curto-circuito, por segurança e proteção o interruptor deve ser equipado 3. Não toque na motobomba enquanto ela es ver em funcionamento. 4. Evitar respingos de água sob a motobomba. 5. Mantenha a motobomba em ambiente ven lado.
2. Dados Técnicos Vazão e pressão: Conforme indicação na e queta do produto. Max. Sucção: 8m Grau de isolamento: IP44 Grau de proteção: F Max. temperatura ambiente: 40 'C Max. temperatura do líquido: 60 C 3. Normas de implantação IEC/EN 60335-1 domés co e aparelhos elétricos similares - Segurança Part1: Requisitos Gerais. IEC/EN 60335-2-41 domés co e aparelhos elétricos similares - Segurança Part 2-41: Requisitos par culares para bomba. Direc va 2006/95/CE Baixa Tensão! ATENÇÃO Esta bomba só deve ser instalada por empresas credenciadas pela Hioda comercial Ltda. (Rede de assistência técnica), sob pena de perda de GARANTIA. Este aparelho não se des na a u lização por pessoas (inclusive criança) com capacidade sicas, sensoriais ou mentais reduzidas; ou, por pessoas com falta de experiência e conhecimento (a menos que tenham recebido instruções referentes à u lização do aparelho, ou estejam sob a supervisão de uma pessoa responsável pela sua segurança).
Motobomba Periférica 6.Caso a temperatura ambiente seja menor que 4 C a bomba não ser u lizado por um longo período. Não opere a bomba sem água. 7.Para qualquer manutenção, desligue, a motobomba. 8.Não bombeie qualquer líquido inflamável ou explosivo na motobomba. 9.Assegurar se a motobomba não será acidentalmente ligada durante a instalação e / ou manutenção. 10. A fonte de alimentação deve estar de acordo com a tensão indicada na placa de iden ficação.
5. Desenho explodido POS. Part 1 Tampa 2 RotorS 3 Selo mecânico 4 Acoplamento 5 Bucha 6 Rolamento 7 Estator 8 Arruela elástica 9 Tampa do ventilador POS. Part 10 Ventilador 11 Placa terminal 12 Suporte do cabo 13 Clip de cabo 14 Capacitor 15 Capa caixa de ligação 16 Terminal 17 Corpo do motor 18 Bujão
HP/20 6. Instalação HIODA Este produto deve ser instalado por um profissional qualificado. A instalação e operação deve estar de acordo com os regulamentos locais e normas reconhecidas de operação. 1. A Sucção deverá ser a mínima possível, não podendo passar de 8 mts. Evitar emendas na tubulação. A motobomba deverá ser instalada em ambiente seco e ven lado. Pode ser instalada em local externo, desde que haja cobertura adequada para evitar contato com chuva e vento.
1. válvula de pé 5. bomba elétrica 2. torneira de água 6. Conexão 3. tubo de salda 7. Tubo de sucção 4. bujão de enchimento A: Precauções de Instalação de tubulação de entrada. 1). Ao instalar a motobomba, não use tubo de borracha macio demais para a tubulação de entrada, evitando assim que seja dobrado. 2). A válvula de pé deve ser colocada na ver cal e instalada no mínimo 30 cen metros acima do limite para evitar sugar areias e pedras (B2). 3). Ar culações das tubulações de entrada devem ser seladas com o mínimo de cotovelos, senão não a água pode ser aspirada. 4). O diâmetro do tubo de entrada deve ser, pelo menos, de acordo com o da a entrada de água, de modo a evitar a perda de água que irá influenciar no desempenho da motobomba. 5). Atenção a queda do nível de água durante o uso, a válvula de pé não deve estar acima da super cie da água (B1). 6). No caso de o tubo de sucção ser maior que 10 metros ou a altura de elevação superior a 4 m, o diâmetro do tubo deve exceder o diâmetro da entrada de água da bomba. 7). Verifique o líquido que será bombeado. 8). Os filtros devem ser instalados na entrada de modo a evitar que par culas sólidas entrem na motobomba. B. Tubulação 1. É indicado usar a tubulação maior ou igual a saída da motobomba.
HP/20 7. Conexão Eletrica HIODA A motobomba deve ter aterramento confiável para evitar a fuga de corrente com interruptor de proteção. 1) Especificação da tensão de funcionamento é marcado na plaqueta de iden ficação, por favor verificar se o motor está de acordo com fonte de alimentação. 2) No caso da motobomba ser usada ao ar livre, os cabos devem ser adequados para uso externo. 3) Verificar a rotação do motor (motor trifásico) 4) Verificar se o funcionamento da motobomba está normal, se a rotação está correta, pode ser observado a par r do ven lador do motor, por exemplo, rotação no sen do horário significa direção correta. 5) Verificar se a operação da bomba elétrica está normal, se a rotação está correta, o que pode ser observado a par r do terminal de lâmina da ventoinha, por exemplo, rotação no sen do horário significa direção correta. No caso da rotação estar incorreta, desligar a energia e trocar os dois cabos de alimentação. 6) Disposi vo
HP/20 6.1) Em casos de u lização em sistemas de pressurização, verificar se a bomba for freqüentemente a vada quando a torneira da água está fechada, verificar se a válvula têm vazamentos e se a pressão esta normal. 6.2) No caso da bomba ser freqüentemente a vada quando a torneira da água está fechada (às vezes ele está ligado e às vezes ele está desligado), verifique se a válvula de gasoduto e fundo têm vazamentos e se a pressão é normal, eliminar oportuna se houver. 6.3) No caso de o interruptor de pressão ser alternadamente ligado e desligado (início freqüente) depois de ligar a torneira da água, aumentar a pressão de energia de corte do interruptor de pressão. ou seja, girar a porca variável I no sen do horário para adquirir maior pressão de abertura.. Inicialização e manutenção HIODA Não ligue a bomba, antes de encher a tampa com água. Não toque na motobomba, a menos que esta foi desligada há pelo menos 5 minutos. Não desmontar o corpo da bomba. Rode a pá do ven lador antes do arranque, verifique se a rotação da bomba esta correta e, em seguida, encher de água a tampa, preencher a tampa da bomba com água limpa, em seguida, aperte o bujão depois de ter sido completamente carregado. Atenção: 1). Mesmo completando a tampa com água verifique se não ficou ar na tubulação. 2). Toda vez que iniciar a bomba, abra o bujão de drenagem, encha de água e aperte-o. 3). No caso de não u lização por um longo período, a água da bomba deve ser completamente re rada da mesma. O corpo da bomba e rotor de apoio devem ser limpos e reves dos com óleo an corrosivo, antes de serem colocados em uso. 4). No verão ou quando a temperatura ambiente é alta, preste atenção à ven lação, evitar o orvalho em partes elétricas que podem resultar em falhas elétricas. 5). No caso de o motor apresentar temperatura demasiadamente alta ou anormal, cortar a energia imediatamente e verificar as possíveis falhas.
HP/20 HIODA 9. Inicialização e manutenção Verifique a motobomba após desliga-la da energia elétrica. Sintoma Causa Correção Má conexão do interruptor de Reparar interruptor ou substituir, alimentação, fusível está substituir o fusível. verificar e queimado - cabo de alimentação apertar o conector de alimentação, solto ou falta de fase do cabo reparar ou substituir os cabos Motor não está ligando O motor funciona mas não joga água Baixa pressão Motor funciona intermitentemente ou o estator enrolamento está queimado Capacitor queimado O eixo de rotação e rolamento travados, Substituir o capacitar pelo mesmo modelo. Substituir o rolamento (enviar para a assistência técnica). Estator com problema. Gire o eixo de rotação do terminal do ventilador com chave de fenda de forma fiexivel ou desmontar a bomba. Enrolamento do estator : danificado Sentido de rotação da bomba está errado. A bomba não está totalmente cheia de água. Rotor danificado. Vazamento no tubo de sucção Nível de água baixo. Água congelada no corpo da bomba. Tipo de bomba incorreta Tubulação de sucção não adequada. Válvula de pé bloqueada por sujeira. Rotor travado. Aterramento incorreto, cabo quebrado ou a motobomba foi atingida por um raio. Substituir bobinas do enrolamento (enviar para assistência). Inverter duas fases fiação do motor (motor trifásico) Completar a tampa totalmente. Substitua o rotor em uma assistência técnica. Verificar se a vedação da tubulação está correta. Ajuste a altura de elevação da bomba. Inicie o trabalho após descongelar. Selecione outro modelo de bomba com maior pressão. Adequar a tubulação. limpar tubulação e válvula de pé. Solicitar a visita de um técnico, pode ter travado por sujeira. Buscar a razão, e substituir bobinas do enrolamento.
DISPOSIÇÕES GERAIS 12.1. A HIODA reserva-se o direito de modificar e alterar as especificações, design, ou introduzir melhoramentos nos seus produtos, a qualquer tempo, sem incorrer na obrigação de efetuar o mesmo nos produtos anteriormente vendidos. 12.2. A HIODA não é responsável por qualquer prejuízo (dano moral, material, lucros cessantes e outros) eventualmente sofrido pelo usuário, decorrente da paralisação do produto, seja em virtude de defeito, falha, manutenção, reparo, com o que expressamente concorda o adquirente do produto. 12.3. Todo e qualquer problema relacionado ao produto adquirido. ATENÇÃO IMPORTANTE: Caso os itens citados neste não forem observados, a HIODA se isenta de qualquer responsabilidade quanto à possíveis vazamentos.
Condições de Garantia. I- TERMOS DE GARANTIA A) A HIODA, nos limites fixados por este cer ficado, assegura ao comprador usuário deste produto a garan a 12 (doze) meses, contra qualquer defeito de material ou de fabricação, contados à par r da data de emissão da nota fiscal de venda ao primeiro consumidor. B) É de responsabilidade da HIODA subs tuir as peças defeituosas deste produto, desde que a HIODA constate falhas em condições normais de uso. C) O produto deve estar acompanhado do respec vo cer ficado e da noa fiscal. II- PEÇAS E SERVIÇOS NÃO COBERTOS ELA GARANTIA. Não estão cobertos pela garan a, sob qualquer hipótese ou condição (conforme Art. 50 do Código de Defesa do Consumidor). A) Todos e quaisquer custos e despesas rela vos à re rada e a reinstalação do produto. B) Despesas, fretes, seguros, gastos com pedágio ou custos de qualquer natureza, incidentes e rela vos ao transporte do produto até a oficina autorizada ou à matriz da HIODA. C) Despesas e gastos com deslocamento, estadia e alimentação de técnicos da HIODA, quando da necessidade de visita ao local de instalação do produto. D) Peças que sofrem desgastes natural, que pode ser mais ou menos acentuado, de acordo com a u lização do produto. Portanto não estão cobertos pela garan a, mancais, selos mecânicos, peças de borracha e anéis. Ill- ESTA GARANTIA PERDE EFEITO QUANDO. A) Do decurso normal de prazo de sua validade. B) O fluxostato e o motor elétrico queimam devido A: voltagem incorreta, insuficiência de energia elétrica, flutuações excessivas na rede, dimensionamento dos cabos abaixo do diâmetro recomendado, falta de fase ou em alguns casos de imprevistos inevitáveis (enchentes, fogo, feios etc.),. D) Houver vazamentos nas buchas ocasionados por desgaste natural. Ex: sujeira na caixa d'água, E) A voluta (carcaça) da bomba racha porque as canalizações foram excessivamente apertadas. E) Usar vedação líquida nas conexões do pressurizador. G) O fluxostato trava devido à sujeira (detritos) proveniente da caixa d'água e da tubulação. H) O fluxostato trava devidos problemas na instalação (fita de teflon, cola barbante etc.). I) Forem verificados sinais de violação das suas caracterís cas originais. J) O equipamento for instalado indevidamente. K) Não recomendamos a instalação de pressurizadores ao lado da caixa d'água, sobre laje, forros de gesso, de madeira (com suporte de fixação aéreo) ou no piso de banheiros ou área de serviço. Caso estas recomendações não sejam observadas, a HIODA se isenta de qualquer responsabilidade quanto a possíveis vazamentos em função do desgaste das peças, problemas na rede elétrica, hidráulicas ou falhas de funcionamento do pressurizador. (Pressurizador sempre ligado devido ao fato do fluxostato estar travado). L) A HIODA não é responsável por qualquer prejuízo (dano moral, material, lucros cessantes e outros) eventualmente sofridos pelo usuário, decorrente da paralisação do produto, seja em virtude de defeito, falha, manutenção, reparo, com o que expressamente o adquirente do produto. Obs.: O cliente adquire o produto concordando com termos de garan a descritas acima. Esta garan a se refere exclusivamente ao equipamento HP-20.
HIODA Pressurizadores Ltda Rua Luiz frança, 526 - Cajuru - Curi ba - PR Fone: 41. 3365-0897 / Whatsapp 41. 9106-3553 CEP 82900-250 www.hioda.com.br CNPJ.: 73.448.342/0001-42 Obs.: As figuras contidas neste manual são de caráter meramente ilustrativas (sem escala). Reservamo-nos o direito de realizar alterações sem prévio aviso.