Nome: Mónica Algares. Ano: 9º Turma: B Nº 17



Documentos relacionados
M t é o t d o os o Contraceptivos

Nome: Mónica Algares. Ano: 9º Turma: B Nº 17

Métodos contracetivos

Tecnologia para a regulação dos nascimentos? gravidez indesejada.

Métodos contraceptivos

Métodos Contraceptivos Reversíveis. DSR-

METODOS CONTRACEPTIVOS ENF. MARIANA P. JUSTINO

Tipos de Anticoncepcionais

REPRODUÇÃO HUMANA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS OU ANTICONCEPCIONAIS. Prof. Me. Cristino Rêgo 8º Ano Ensino Fundamental II

< Maria Inês; nº 17; 9ºB > < Ricardo Santos; nº18; 9ºB >

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS. Professora Daiana Escola La Salle Águas Claras 8º ano

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

CONTRACEPÇÃO HORMONAL PÍLULA

Métodos contraceptivos

HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA

Unidade II Vida e ambiente Aula 7.1 Conteúdo: Métodos Contraceptivos.

TD DE CIÊNCIAS 8ª. série PROFa. Marjory Tôrres. INTRODUÇÃO À GENÉTICA Os princípios básicos da Hereditariedade

ESF Dr. MAURO NETO REALIZAÇÃO: Kamila Paula Lopes Acadêmica do 8º Período- Curso de Bacharel em Enfermagem Estagio Supervisionado II

MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE

Informe Público - Out/2010 Santa Maria / RS. SEXUALIDADE E CONTRACEPÇÃO

O que é a sexualidade?

Métodos Contraceptivos A prática da anticoncepção é um ato a ser praticado sob supervisão médica

Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA POR: AMANDA REIS NORMANDIA AG.EDUCADOR II SMERJ

Preservativo Feminino

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil.

Planeamento Familiar e Doenças Sexualmente Transmissíveis. Trabalho realizado por: Ana Filipa Sobral Diliana Rosa

Eu e a minha sexualidade. 2 de Fevereiro de 2009

Conteúdo: - Puberdade e adolescência: A maturidade sexual - Os sistemas genitais masculinos e femininos - O que é menstruação CIÊNCIAS DA NATUREZA

Unidade 1 - REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE

Doenças Sexualmente Transmissíveis (pág. 273)

MÉTODOS HORMONAIS. São comprimidos que contêm estrogênio e progestogênio associados.

Escola Básica Vasco da Gama de Sines A REPRODUÇÃO HUMANA

Saúde da Mulher. Ana Cristina Pinheiro. Saúde da Mulher

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS NÃO NATURAIS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 42 APARELHO REPRODUTOR FEMININO

Infecções sexualmente transmissíveis

Exercícios de Reprodução Comparada

TD de revisão 8º Ano- 4ª etapa- 2015

Estudo quantitativo. Fevereiro Em parceria com

1- REPRODUÇÃO HUMANA

Planeamento Familiar 2009

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 1. Prof. Daniele Duó

cartões de bolso serié 2 SEXO SEGURO

Saúde Sexual. Guia de Metodos Contraconceptivos

Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge :

O rastreamento do câncer de colo uterino

Contracepção Resumo de diretriz NHG M02 (dezembro 2011)

Processo Seletivo Disciplina: Biologia

DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida

BIOLOGIA 12º ANO. Prof. Ângela Morais UNIDADE 1 REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE

METODOS CONTRACEPTIVOS

Transmissão da Vida... Fisiologia do aparelho reprodutor Ciclos Sexuais Gravidez e Parto

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 43 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Transa legal. Decidir o melhor momento na vida para ter filhos é direito de todos. É uma questão de liberdade.

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10

Sexualidade na adolescência. Escola EB 2,3

Biologia 1ª Série Resumo - Reprodução Humana

BIOLOGIA. aula Métodos contraceptivos

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE EVRA

Transcrição:

Nome: Mónica Algares Ano: 9º Turma: B Nº 17

Métodos contraceptivos naturais Método do calendário Se a menstruação ocorre de 28 em 28 dias, a ovulação ocorrerá por volta do 14º dia. Assim, o período fértil deverá acontecer entre o 9º e o 19º dias a contar do primeiro dia da menstruação. As suas vantagens: não apresenta efeitos físicos e não é definitivo. As suas desvantagens: muito falível, pois qualquer desequilíbrio biológico pode alterar o dia da ovulação. Método da temperatura A mulher devera medir a sua temperatura diariamente, ao acordar, sempre a mesma hora, antes de comer e com o mesmo tremometro. Durante alguns dias a temperatura é mais baixa, subindo de um dia para o outro cerca de 0,5 ºC. esta subida indica a ocorrência de ovulação. As suas vantagens: não a apresenta qualquer tipo de efeito físico, e não e definitivo.

As suas desvantagens: existe uma variação sistemática, pois existe factores, internos e externos, que podem influenciar a temperatura corporal. Método do muco cervical Retira-se diariamente da vagina, com os dedos, um pouco do muco que é segregado pelo colo do útero (muco cervical). Coloca-se entre dois dedos e observa-se a sua elasticidade: no período estéril, e pouco elástico; no período fértil, a elasticidade e bastante superior. As suas vantagens são: não a apresenta qualquer tipo de efeito físico, e não e definitivo. As suas desvantagens são: requer uma analise diária e sistemática, para que seja perceptíveis as alterações que ocorrem no muco produzido. Todos estes métodos naturais utilizados individualmente podem não ser tão eficazes, para isso são utilizados em conjunto para assegurar a sua eficácia.

Métodos contraceptivos artificiais Reversíveis de barreira DIU Este dispositivo é utilizado pela mulher, é feito em cobre ou em plástico, e pode apresentar varias formas. E inserido no útero, através da vagina, este só pode ser colocado por um especialista ou seja um médico especializado nessa área. Este método impede que ocorra a fecundação e a nidação. Este método como todos os outros tem as suas vantagens e desvantagens: As suas vantagens são: Tem de 92% a 99% de eficácia, e dura entre 3 a 5 anos. As suas desvantagens são: Não protege das doenças sexualmente transmissíveis. Tem de estar sobre vigilância de um medico, no mínimo vezes por ano. E por vezes pode aumentar o fluxo e as dores durante o período menstrual.

Preservativo Dispositivo utilizado no homem, feito de borracha muito fina ( látex ) que se coloca no pénis quando este se encontra erecto. Após ejaculação, o sémen fica retido no reservatório da extremidade do preservativo, impedindo que seja depositado na vagina. As suas vantagens são: Impede a fecundação, é 89% eficaz, e protege o contagio de doenças sexualmente transmissíveis. As suas desvantagens são: tem de ser colocado com o pénis erecto antes que exista qualquer contacto genital, se não pode haver p contagio de doenças sexualmente transmissíveis, e tem de haver o máximo de preservação do preservativo, porque se não pode haver a probabilidade deste estar roto, e assim deixar que ocorra a fecundação.

Reversíveis hormonais Pílula Na maioria dos casos, este comprimido e tomado diariamente durante 21 dias, e deixa de se tomar nos 7 dias seguintes, durante os quais aparecera a menstruação. As suas vantagens são: elevada taxa de sucesso, e permite regularizar os ciclos menstruais, para quem costuma habitualmente de ser irregular. As suas desvantagens são: tem de ser tomado diariamente sem falhar nenhum dia se não perde o efeito o tratamento. E não previne contra as doenças sexualmente transmissíveis. Adesivo contraceptivo Este adesivo e colocado normalmente no braço, libertando hormonas através da pele. Coloca-se este adesivo durando três semanas e na quarta aparece a menstruação. As suas vantagens são: tem uma elevada taxa de sucesso, regulariza os ciclos menstruais e evita a tomada diária de um comprimido.

As suas desvantagens são: Não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis. Implante intradérmico Este dispositivo é colocado somente por um médico, com uma seringa, debaixo da pele, um pequeno bastonete que vai libertando libertando lentamente as hormonas. Ao fim de alguns meses o período menstrual desaparece. As suas vantagens são: Elevada taxa de sucesso, dura cerca de 3 anos ( ao fim desse tempo é retirado), e evita a toma de um comprimido diário. A menstruação volta quando se retira o implante. As suas desvantagens: não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Anel vaginal Tem a forma de um pequeno anel, feito de plástico, e bastante flexível, que é introduzido no fundo da vagina durante três semanas. Este vai libertando hormonas durante essas três semanas, ao fim das quais o anel é retirado e aparece novamente a menstruação. As suas vantagens são: tem uma elevada taxa de sucesso, regulariza os ciclos menstruais, e evita o esquecimento da toma de um comprimido diário, do e pode ser retirado durante o acto sexual. As suas desvantagens são: não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Irreversíveis Vasectomia Operação que corta os canais deferentes, para impedira passagem dos espermatozóides á uretra. Com esta metodo o sémen do homem passa a ser estéril. As suas vantagens são: Tem uma taxa de 100% de sucesso. As suas desvantagens são: Não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis. E o homem fica impedido de fecundar naturalmente. Laqueação das trompas Operação que corta ou bloqueia as trompas, impedido o normal percurso do óvulo e dos espermatozóides e a fecundação. As suas vantagens são: tem uma taxa de 100% de sucesso. As suas desvantagens são: não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis. A mulher fica impedida de engravidar normalmente.