TEMA CENTRAL Vemos nos livros de Ezequiel, Obadias, Miqueias, Habacuque, Ageu, Zacarias e Malaquias como Deus se revelou a seu povo. Descobrindo quem Deus é, descobrimos quem somos e qual a nossa condição devido ao pecado. Conhecemos então o plano de Deus para nos libertar da escravidão do pecado e assim fazermos parte de seu povo. Não podemos deixar de assumir um compromisso sério com o Senhor e dar o melhor que temos diante dessa revelação maravilhosa.
INFORMAÇÃO E DEVOCIONAL... são direcionadas para você facilitador!!!
INFORMAÇÃO E DEVOCIONAL... a Palavra precisa entrar na mente de quem ministrará, passar pelo coração e, assim, trará revelação / vida para as crianças que serão ministradas
ORAÇÃO + PALAVRA... o facilitador deve zelar por sua vida devocional / espiritual e deve guardar suas crianças em oração ; deve amá-las, preparar-se adequadamente e, assim, alimentá-las com a Palavra revelada.
PRINCÍPIOS:. Deus é poderoso. Deus é o Deus do impossível. Deus é Rei. Deus é a força. Deus é o Senhor. Deus é justo. Deus é santo. Deus é sempre presente. Deus é o bom pastor. Deus é compassivo. Deus deseja que dê o melhor. Deus deseja o arrependimento. Deus deseja obediência. Deus deseja que façamos parte de seu povo. Deus deseja um compromisso sério. Deus deseja que demos o dízimo. Deus deseja que o tema
DEUS E EU:. Ezequiel, Obadias, Miqueias, Habacuque, Ageu, Zacarias e Malaquias:... o termo profeta, do grego profetes, significa basicamente aquele que tem a missão de anunciar, comunicar, tornar conhecida publicamente alguma coisa
PROFETAS:. Os profetas eram porta-vozes de Deus, enviados para dar orientação sobrenatural a indivíduos e para a nação.... os profetas são, portanto, a consciência espiritual da nação : eram nomeados para lembrar os reis, os governadores, os sacerdotes e o povo de suas obrigações diante de Deus e do próximo.
MENSAGENS DOS PROFETAS:. A maior parte das mensagens desses profetas foi para homens e mulheres de seu tempo e os sinais comprovados por seus contemporâneos;. Mas muitas profecias foram para um futuro distante: a) várias apontavam para a vinda do Messias e eventos outros que já ocorreram centenas de anos depois de sua anunciação (mas para nós são passado) b) várias profecias ainda se concretizarão no fim dos tempos (algumas já podem ser comprovadas)
OS FALSOS PROFETAS:. O problema dos falsos profetas: com palavras enganosas confundiam os ouvintes, desacreditavam o profeta verdadeiro e procuravam neutralizar a Palavra de Deus.. Ezequiel os descreve da seguinte maneira: Suas visões são falsas e suas adivinhações mentira. Dizem Palavra do Senhor, quando o Senhor não os enviou (Ez 13.6). As autoridades e o povo israelita muitas vezes rejeitavam a mensagem do profeta de Deus, proibindo-o de falar, acusandoo de falsidade e perseguindo-o: a queda de Israel e Judá deveu-se em grande parte à insensibilidade e desconsideração da palavra profética.
A DIFÍCIL TAREFA DOS PROFETAS:. Muitas vezes, Deus chamava os profetas para colocarem os reis de Israel frente e frente com seus pecados;. O profeta, por estar próximo de Deus, achava-se em harmonia com Deus e sofria com ele por causa dos pecados do povo;. O profeta amava profundamente o povo, quando o povo sofria o profeta sofria junto; ele desejava para Israel o melhor da parte de Deus, por isso suas mensagens continham palavras de esperança e consolo, lembrando o povo de viver de acordo com as suas obrigações conforme a aliança estabelecida com Deus, para que viesse a receber as bênçãos prometidas.
A DIFÍCIL TAREFA DOS PROFETAS:. O profeta tinha uma visão do futuro, revelada em condenação e destruição (Ez 14.12-21), bem como em restauração e renovação (Ez 37), sempre anunciando grande número de profecias acerca da vinda do Messias.. O profeta era, via de regra, um homem solitário, mal-entendido e perseguido pelos falsos profetas que prediziam paz, prosperidade e segurança para o povo que se achava em pecado diante de Deus.
PROFETAS PRÉ E PÓS EXÍLIO:. Profetas pré-exílio : Obadias, Miquéias, Habacuque. Profetas pós-exílio : Ezequiel, Ageu, Zacarias e Malaquias
EZEQUIEL:. Significa: Deus fortalece ou Deus é forte. Ele era de família sacerdotal, passou os primeiros 25 anos em Jerusalém, aos 30 anos recebeu o chamado profético. Foi levado à Babilônia juntamente com o rei Joaquim. Seu livro nos revela lições de valor eterno a respeito de Deus e do seu relacionamento com o povo.
EZEQUIEL:. era contemporâneo do profeta Jeremias, porém, mais jovem.. enquanto Jeremias profetizava em Jerusalém, Ezequiel anunciava a Palavra do Senhor aos que estavam cativos na Babilônia, junto ao rio Quebar.. era conhecido de Daniel, mas não sabemos se mantinha relações mais próximas com ele (14.20; 28.3).. era casado, mas, sua esposa morreu durante o cativeiro (24.15-18).
EZEQUIEL:. No primeiro ano do exílio, Ezequiel observou o povo e condoeu-se de sua triste condição espiritual. As notícias desanimadoras de Jerusalém intensificaram a angústia deles. A vida na Babilônia, a princípio, não era tão ruim quanto havia sido para os cativos do Reino do Norte (Assíria). Os babilônios permitiam que os judeus vivessem em comunidades e desenvolvessem uma vida relativamente normal; mesmo assim, os judeus não conseguiam esquecer sua derrota e humilhação, se sentiam sozinhos e abandonados longe de Deus
EZEQUIEL:. O evento central do livro é a destruição de Jerusalém. Antes da queda, que ocorreu em 586a.C., Ezequiel esteve constantemente anunciando a certeza da sua queda e da destruição do templo (caps.1-24); a partir daí, as profecias trataram das derrotas das nações vizinhas (caps.25-32) e da restauração e renovação espiritual de Israel (caps.33-48). Foi numa época de abatimento, sem canção, que Deus levantou Ezequiel com uma nova canção, não sem antes anunciar aos corações magoados que Jerusalém cairia. Ezequiel começou a ensinar uma canção de esperança ao povo em terra estranha.
EZEQUIEL:. seu livro revela lições de valor eterno a respeito de Deus e do seu relacionamento com o seu povo;. que o Senhor prefere nos perdoar a nos condenar;. que o Senhor permanece fiel mesmo quando lhe faltamos;. a expressão e saberão que eu sou o SENHOR é muito repetida; aparece nada menos que 65 vezes: o livro evidencia a soberania de Deus.
EZEQUIEL:. Em resumo: como povo santo do templo santo, da cidade santa e da terra santa, Israel, ao contaminar o culto que prestava, tornara-se impuro, e Deus somente podia retirar sua presença e castigar o povo. No entanto, a fidelidade de Deus para com a aliança era tão grande, que ele avivaria novamente o seu povo, seria seu pastor compassivo, venceria as potências inimigas e devolveria à cidade santa a glória da sua presença
OBADIAS:. Obadias era um nome bastante comum entre os hebreus e significa servo do Senhor ou servo de Jeová ou adorador. Não há muitas informações sobre sua descendência e nascimento e não se sabe com certeza a data em que foi escrito. Seu tema é que Edom, orgulhando-se da sua segurança, sentiu perversa satisfação com a destruição de Israel por nações estrangeiras. Isso provocou a ira de Deus.
OBADIAS:. A mensagem do livro de Obadias é uma visão a respeito de Edom.. Os edomitas foram os descendentes de Esaú, irmão de Jacó e neto de Abraão.. A rivalidade entre as duas famílias (que se tornaram nações) continuou por séculos após a morte destes irmãos.. Enquanto vários profetas falaram dos pecados do povo de Israel (descendentes de Jacó), Obadias falou sobre Edom e os motivos do castigo divino sobre este povo
OBADIAS:. Na primeira parte do livro, Deus expressa sua ardente ira contra Edom, por causa da sua arrogância e orgulho e por ter se alegrado com a derrota de Judá. O juízo divino vem sobre eles. Não há espaço nesse livro para nenhum tipo de convite para arrependimento e volta para o Senhor. Eles serão exterminados para sempre.. Na segunda parte do livro, refere-se ao dia do Senhor, quando o povo escolhido será salvo e seu reino triunfará. Mais uma vez podemos observar a lealdade e fidelidade de Deus para com o seu povo.
MIQUÉIAS:. Significa quem é como o Senhor?. Era homem do campo, originário da pequena cidade de Morosete-Gate, no sul de Judá, região agrícola cerca de 40km a sudoeste de Jerusalém. Seu ministério ocorreu durante o reinado de três reis de Judá: Jotão, Acaz e Ezequias. Ele profetizou em algum período entre 750 e 686 a.c.
MIQUÉIAS:. Missão: condenar os governos depravados, os falsos profetas, os sacerdotes perversos, os mercadores desonestos e os juízes corruptos que havia em Judá.. Pregou contra a injustiça, a opressão aos camponeses, a cobiça, a avareza, a imoralidade e a idolatria, e também advertiu o povo e seus líderes das severas consequências que viriam se persistissem em seus maus caminhos.. Anunciou a queda de Israel e de sua capital Samaria (1.6-7), bem como a de Judá e de sua capital Jerusalém (1.9-16; 3.9-12)
MIQUÉIAS:. Se você já se perguntou como é possível ter fé em uma sociedade cada vez mais corrupta e violenta, conseguirá se identificar com a mensagem desse livro.. Se Deus parece distante e sem envolvimento conosco, o autor nos faz lembrar que ele ainda se importa com os que escolhem permanecer fiéis a ele e lhes oferece esperança.. Em resumo: ele defende a causa dos humildes explorados pelos ricos arrogantes e pronuncia a exigência divina a Israel: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus (6.8)
MIQUÉIAS:. O livro traz uma das mais preciosas expressões da Bíblia sobre a compaixão de Deus e sua graça perdoadora (7.18-19), além de conter profecia sobre o local onde o Messias haveria de nascer e referente ao seu reino justo na terra.
HABACUQUE:. Significa abraço e esse nome não aparece em nenhum outro lugar da Bíblia;. Pouco se sabe sobre sua pessoa e família, a não ser que era da época de Jeremias e um homem de fé firme;. Sua profecia pertence ao período de entre 625 e 606 a.c. reinado de Jeoaquim
HABACUQUE:. Não profetiza a Judá, mas para ajudar o remanescente fiel a compreender os caminhos de Deus em relação ao seu castigo iminente;. Depois de lidar com o problema dos caldeus, uma nação cruel, serem usados por Deus para julgar o povo de Deus (1.6-13), garante que no fim o destruidor corrupto será punido.. Na sua perplexidade ele se pergunta: como poderia Deus, cujos olhos são tão puros, que não suportam ver o mal (1.3) escolher os caldeus para executar juízo (1.12) contra os judeus, mais justos que eles (1.13)?
HABACUQUE:. Habacuque aprende a confiar na providência e soberania divinas e a aguardar em oração e adoração pela intervenção divina;. Em vez de profetizar a respeito da desviada Judá, ele registra em seu diário pessoal suas argumentações particulares com Deus e a subsequente revelação profética;. O livro profético tem pelo menos três formas literárias distintas: o diálogo entre o profeta e Deus (1.2-2.5); ais proféticos (2.6-20); e um cântico profético em forma de oração (cap. 3)
HABACUQUE:. Habacuque revela três aspectos peculiares em meio aos tempos adversos: 1- faz perguntas honestas ao Senhor (cap. 1) 2- apresenta uma fé inabalável na soberania de Deus (2.4;3.18,19) 3- manifesta um profundo zelo por um avivamento (3.2). Nenhum outro profeta do AT fala com mais eloquência a respeito da questão da fé do que Habacuque
AGEU: (pós-exílio). Significa festivo ou minha festa. Chamado de o profeta e de mensageiro do Senhor. Junto com Zacarias, incentivou os exilados que tinham voltado a reedificar o templo
AGEU: (pós-exílio). Contexto histórico: em 538 a.c. o conquistador da Babilônia, Ciro, rei da Pérsia, promulgou um decreto que permitiu aos judeus voltarem para Jerusalém e reedificarem o templo, cumprindo, assim, as profecias de Isaías e Jeremias e a intercessão de Daniel. Dirigidos pelo governador Zorobabel, cerca de cinquenta mil judeus voltaram à sua pátria e começaram a obra do templo. O sucesso dos judeus provocou a reação dos povos vizinhos, que se opuseram vigorosamente à obra da reedificação do templo, procurando desanimar os trabalhadores.
AGEU: (pós-exílio). Contexto histórico: a obra de reedificação ficou parada por cerca de catorze anos e, nesse ínterim, ocorreu uma sonolência espiritual e o povo voltou a dar preferência à reconstrução de suas próprias casas. Em 520 a.c. Ageu (acompanhado por um profeta mais jovem - Zacarias), chama o governador Zorbabel e o sumo sacerdote Josué a mobilizarem o povo para retomar a reedificação da casa de Deus e reordenar suas vidas e prioridades. Quatro anos mais tarde o templo foi completado e dedicado ao Senhor.
AGEU: (pós-exílio). Ageu demonstra claramente as consequências da desobediência (1.6,11;2.16,17) e da obediência (2.7-9,19): quando o povo dá prioridade a Deus é abençoado; a obediência atrai o poder do Espírito de Deus.
ZACARIAS: (pós-exílio). Era da mesma época de Ageu, apenas mais jovem; e ambos animaram os judeus a persistirem na reedificação do templo;. Nasceu na Babilônia e estava entre aqueles que voltaram a Judá sob a liderança do governador Zorobabel e do sumo sacerdote Josué
ZACARIAS: (pós-exílio). Você já se sentiu insignificante, desanimado, fracassado? Zacarias estava diante de uma cidade repleta de gente que se sentia dessa forma. Por isso, ofereceu-lhes estímulo e força espiritual. Então essa gente readquiriu forças para prosseguir a obra.. Deus, por meio da mensagem de Zacarias, quer fazer a mesma coisa a nosso favor hoje.. A motivação é o tema central do livro.
ZACARIAS: (pós-exílio). Dois propósitos de Zacarias: 1- os capítulos 1-8 foram escritos a fim de encorajar o remanescente judeu (que havia voltado da Babilônia) em Judá a persistir na construção do templo; 2- os capítulos 9-14 tinham como objetivo fortalecer os judeus que, tendo concluído o templo, ficaram desanimados pelo não aparecimento imediato do Messias.
ZACARIAS: (pós-exílio). Zacarias anunciou a vinda do Messias de modo humilde e modesto (9.9;13.7), sua forma humana (6.12,13), sua rejeição e traição em troca de trinta moedas de prata (11.12,13), sua crucificação (13.7), seu sacerdócio (6.13), a edificação por ele do templo do Senhor (6.12,13) e a paz e a prosperidade por ele estabelecidas (3.10;9.9,10).. Zacarias também disse que o Messias seria o Pastor das ovelhas de Deus que ficariam dispersas e desgarradas (10.2), que ele voltará em glória para livrar Israel de seus inimigos (14.1-6), reinará como Rei em paz (9.9,10) e estabelecerá seu reino glorioso para sempre sobre todas as nações (14.6-19)
MALAQUIAS: (pós-exílio). Significa mensageiro de Jeová ou Meu mensageiro. Contexto histórico: reconstruído o templo e, quase sessenta anos mais tarde, reanimado o povo com a chegada do sacerdote Esdras e de mais alguns milhares de judeus, o rei Artaxerxes, da Pérsia, deu carta branca para Esdras desenvolver a adoração no templo e fazer cumprir a lei de Moisés. Treze anos mais tarde, o mesmo rei permite que seu copeiro, Neemias, voltasse a Jerusalém como governador e reedificasse os muros. Após cerca de doze anos Neemias retorna para servir o rei persa e os judeus voltam a cair no pecado.
MALAQUIAS: (pós-exílio). Os judeus repatriados passavam por adversidades e declínio espiritual; haviam se tornado cínicos e questionavam a justiça de Deus, duvidando do proveito em obedecer aos seus mandamentos;. Malaquias confronta os sacerdotes e o povo para se arrependerem de seus pecados, da negligência e hipocrisia religiosa para não serem surpreendidos pelo castigo divino; para removerem a desobediência que bloqueava o fluxo da benção de Deus; voltarem ao Senhor e à sua aliança com corações sinceros e obedientes;. Sua mensagem era firme a favor da fidelidade da aliança e contra a adoração hipócrita, a idolatria, o divórcio e o roubo de dízimos e ofertas; era um homem de integridade e intensa devoção Área de a Apoio Deus. Infantil
MALAQUIAS: (pós-exílio). Malaquias, o último dos profetas do AT, é seguido por cerca de quatrocentos anos de silêncio profético, até o surgimento de João Batista, apontado por Malaquias como o antecessor do Messias (3.1)
... O que ouvimos e aprendemos, o que os nossos pais nos contaram. Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez (Salmo 78.3-4)