Lei /03 Desarmamento

Documentos relacionados
Estatuto do Desarmamento

PRF / MATERIAL LEGISLAÇÃO ESPECIAL

ESTATUTO DO DESARMAMENTO (LEI / 03)

EXERCÍCIOS AULA 03 ESTATUTO DO DESARMAMENTO

Prisão Cautelar 1. Ano: Banca: Órgão: Prova:

Direito Penal. Estatuto do desarmamento. Lei /2003 Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

- ESTATUTO DO DESARMAMENTO -

TESTE RÁPIDO LEGISLAÇÃO APLICADA A POLÍCIA FEDERAL

A segurança pública e a incolumidade pública.

Estatuto do Desarmamento (Lei /03)

Rodada #1 Legislação Especial

Sumário. Introdução, 1. 1 Sistema Nacional de Armas (SINARM), 3 2 Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA), 5

Rodada #1 Legislação Especial

TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEÇÃOA CRIMINAL AÇÃO PENAL nº ACUSADO: JOAQUIM JOSE DOS SANTOS ALEXANDRE

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

26/05/2017 SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE

Mini Simulado GRATUITO de Legislação Penal Extravagante. TEMA: Estatuto do Desarmamento (Lei nº /03) e Lei Maria da Penha (Lei nº 11.

Apostila para Candidatos Teste MEAF CETTAS - Carabina Tipo Puma / Winchester 92/94 Calibres. 38 Spl ou 44/40

Lei 9.455/97 - Lei de Tortura

CURSO PRF 2017 LEG. PENAL EXTRAVAGANTE. diferencialensino.com.br AULA 005 LEGISLAÇÃO PENAL EXTRAVAGANTE

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

1. Questões Prova - Escrivão PC PR

Delegados exercícios Direito Penal Leis Especiais / Aula 01/03 Professor Christiano Gonzaga

ESTATUTO DO DESARMAMENTO

ESTATUTO DO DESARMAMENTO

NOÇÕES DE DIREITO PENAL NEXO CAUSAL E ITER CRIMINIS

INDUZIMENTO, INSTIGAÇÃO OU AUXÍLIO AO SUICÍDIO

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo

É proibido reproduzir ou comercializar 3

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

NOÇÕES DE DIREITO PENAL TIPICIDADE, RESULTADO E NEXO CAUSAL. 1) (Analista de Controle Externo - TCE-AP FCC) Denomina-se tipicidade

RECOMENDAÇÃO N.º 01/ NCAP

Súmulas STJ. Márcio André Lopes Cavalcante DIREITO PENAL. É possível o furto híbrido se a qualificadora for objetiva

20/04/2017 WALLACE FRANÇA LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE. 1. (Delegado - PCGO 2017) A respeito de crimes hediondos, assinale a opção correta.

QUESTÕES CESPE NACIONALIDADE


Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade.

NOÇÕES DE DIREITO PENAL CULPABILIDADE

Lei /03 Estatuto do Desarmamento

Legislação Especial Questões Prof. Rodolfo Souza

POLÍCIA FEDERAL direito penal REVISÃO - AULA 02 Prof. Joerberth Nunes

Dubiedade De Interpretação No Código Penal Artigo 251, 1º

A grande maioria das armas são produzidas em fábricas registradas. Ou seja: sempre começam legais e passam a ser ilegais por meio de desvios;

PORTE DE TRÂNSITO PARA ATIRADOR DESPORTIVO É LEI

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal. Período

Transcrição:

1. Ano: 2016 Banca: MPE-SC Órgão: MPE-SC Prova: Promotor de Justiça - Matutina O tipo penal do art. 15 da Lei n. 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento) prevê pena de reclusão e multa para a conduta de disparar arma de fogo ou acionar munição em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, apresentando, contudo, uma ressalva que caracteriza ser o crime referido de natureza subsidiária, qual seja, desde que as condutas acima referidas não tenham como finalidade a prática de outro crime.

2. Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: STJ Prova: Analista Judiciário - Administrativa ( Segurança ) O ato de montar ou desmontar uma arma de fogo, munição ou um acessório de uso restrito, sem autorização, no exercício de atividade comercial constitui crime de comércio ilegal de arma de fogo, com a pena aumentada pela metade.

3. Ano: 2015 Banca: FUNIVERSA Órgão: SEAP-DF Prova: Agente de Atividades Penitenciárias Conforme jurisprudência pacificada no STJ, o crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido é de perigo concreto.

4. Ano: 2015 Banca: FUNIVERSA Órgão: SEAP-DF Prova: Agente de Atividades Penitenciárias A conduta de importar uma mira telescópica de uso restrito, desacompanhada do armamento, é atípica, pois a simples importação do acessório para arma de fogo não configura a prática de delito previsto no Estatuto do Desarmamento.

5. Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico do MPU - Segurança Institucional e Transporte Se uma pessoa for flagrada portando um punhal que tenha mais de 12 cm e dois gumes, ela poderá responder pelo crime de porte ilegal de arma, previsto no Estatuto do Desarmamento.

6. Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: DPE-PE Prova: Defensor Público Tales foi preso em flagrante delito quando transportava, sem autorização legal ou regulamentar, dois revólveres de calibre 38 desmuniciados e com numerações raspadas. Acerca dessa situação hipotética, julgue o item que se segue, com base na jurisprudência dominante dos tribunais superiores relativa a esse tema. O fato de as armas apreendidas estarem desmuniciadas não tipifica o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito em razão da total ausência de potencial lesivo da conduta.

7. Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: DPE-PE Prova: Defensor Público Tales foi preso em flagrante delito quando transportava, sem autorização legal ou regulamentar, dois revólveres de calibre 38 desmuniciados e com numerações raspadas. Acerca dessa situação hipotética, julgue o item que se segue, com base na jurisprudência dominante dos tribunais superiores relativa a esse tema. A apreensão das armas de fogo configurou concurso formal de crimes.

8. Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-SE Prova: Analista Judiciário - Direito Segundo atual entendimento do STF e do STJ, configura crime o porte de arma de fogo desmuniciada, que se caracteriza como delito de perigo abstrato cujo objeto jurídico tutelado não é a incolumidade física, mas a segurança pública e a paz social.

9. Ano: 2014 Banca: MPE-SC Órgão: MPE-SC Prova: Promotor de Justiça - Matutina Comete crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido cidadão que é pego mantendo sob sua guarda, no interior do quarto de sua residência, embaixo da cama, uma pistola.40, de uso restrito e com numeração suprimida.

10. Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Analista Legislativo Se um indivíduo que não possua porte de arma de fogo transportar, a pedido de um amigo que possua o referido porte, munição de uma arma de fogo e, estando sozinho nessas circunstâncias, for encontrado pela polícia, tal fato configurará crime previsto em lei.

11. Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: PC-AL Prova: Escrivão de Polícia A posse de arma de brinquedo ou a utilização de qualquer outro instrumento simulador de arma de fogo configura, segundo expressamente previsto na norma de regência, crime de porte de arma.

12. Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Agente Administrativo Considere que, em uma briga de trânsito, Joaquim tenha sacado uma arma de fogo e efetuado vários disparos contra Gilmar, com a intenção de matá-lo, e que nenhum dos tiros tenha atingido o alvo. Nessa situação, Joaquim responderá tão somente pela prática do crime de disparo de arma de fogo.

13. Ano: 2013mBanca: CESPE Órgão: STF Prova: Técnico Judiciário - Segurança Judiciária O certificado de registro de arma de fogo é o documento que autoriza o proprietário a portar arma de fogo dentro do território nacional.

14. Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: PC-DF Prova: Agente de Polícia A conduta de uma pessoa que disparar arma de fogo, devidamente registrada e com porte, em local ermo e desabitado será considerada atípica.

15. Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: PC-DF Prova: Escrivão de Polícia Em uma operação policial, José foi encontrado com certa quantidade de munição para revólver de calibre 38. Na oportunidade, um policial indagou José sobre a autorização para portar esse material, e José respondeu que não possuía tal autorização e justificou que não precisava ter tal documento porque estava transportando munição desacompanhada de arma de fogo. Nessa situação hipotética, a justificativa de José para não portar a autorização é incorreta, e ele responderá por crime previsto no Estatuto do Desarmamento.