Medida Provisória nº de de 008 Dispõe sobre a criação da Gratificação de Desempenho de Atividade de Controle Interno e de Apoio Técnico ao Controle Interno no âmbito das Instituições Federais vinculadas ao Ministério da Educação - GDACI e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 6 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: Art. º Fica criada a Gratificação de Desempenho de Atividade de Controle Interno e de Apoio Técnico ao Controle interno - GDACI, devida aos ocupantes de cargos de provimento efetivo regidos pela Lei n o 8., de de dezembro de 990, lotados e em efetivo exercício na Unidade de Controle Interno das Entidades vinculadas e subordinadas ao Ministério da Educação, que cumpram jornada de trabalho de oito horas diárias e carga horária semanal de quarenta horas, enquanto permanecerem nesta condição. º A referida Gratificação tem por finalidade incentivar o aprimoramento das ações de controle das unidades de auditoria interna das entidades vinculadas e subordinadas ao Ministério da Educação, com vistas ao efetivo cumprimento das atribuições definidas no item do Capítulo X da Instrução Normativa nº 0, de 6 de abril de 00, da Secretaria Federal de Controle Interno e será concedida de acordo com o resultado das avaliações de desempenho individual e institucional. o Satisfeitas as condições estabelecidas no caput, a concessão da GDACI observará o quantitativo que cada unidade de controle interno dos órgãos vinculados e subordinados ao Ministério da Educação possuía em 0/06/008, devidamente comprovado pelo dirigente máximo da instituição. o Respeitada as condições estabelecidas no o, poderá haver expansão dos quantitativos levantados, cujos estudos serão promovidos por uma comissão instituída por ato do Ministro de Estado da Educação no prazo de 0 dias após aprovação desta Medida Provisória.
Art. º A GDACI será atribuída em função do efetivo exercício e do desempenho de atividades nas Unidades de Controle Interno - UCI. º Fica instituído como instrumento de avaliação do desempenho individual dos integrantes das UCI o Plano Anual Individual de Desempenho das Atividades de Auditoria Interna PAIDAAI, que contemplará o detalhamento das ações a serem exercidas pelos servidores das UCI Unidades de Controle Interno em função do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna PAINT aprovado pela Controladoria Geral da União, nos termos da Instrução Normativa nº 0/007, de 0 de janeiro de 007. º O PAIDAAI acompanhará o PAINT institucional por ocasião de sua aprovação pelo conselho de administração ou pelo órgão de atribuições equivalentes, ou na ausência desta condição pelo dirigente máximo da instituição, vedado a delegação a outra autoridade. º Os prazos a serem cumpridos na apresentação do PAIDAAI serão os definidos na IN 07/007 da CGU para o PAINT. 4 o A avaliação de desempenho individual visa a aferir o desempenho do servidor no exercício das atribuições do cargo no âmbito das unidades de controle interno das entidades vinculadas ao Ministério da Educação, com foco na contribuição individual para o alcance das metas da IFE. 5 o A avaliação de desempenho institucional visa aferir o desempenho da unidade de controle interno no alcance das metas da IFE. 6 o As metas de desempenho institucional serão fixadas em ato do Ministro de Estado da Educação, elaboradas em consonância com as metas previstas no Plano Plurianual. 7 o Regulamento expedido pelo Ministro de Estado da Educação disporá sobre os critérios e procedimentos a serem observados para a realização das avaliações de desempenho institucional e individual. 8 o Outros critérios e procedimentos específicos de avaliação de desempenho individual e institucional e de atribuição da GDACI poderão ser estabelecidos pelo Ministro de Estado da Educação, observada a legislação vigente. 9º A avaliação de desempenho individual terá efeitos financeiros apenas se o servidor tiver permanecido em exercício na UCI por, no mínimo, dois terços de um período completo de avaliação. Art. º Até que seja processada a primeira avaliação de desempenho individual que venha a surtir efeitos financeiros, conforme estabelecido no parágrafo anterior, o servidor recém nomeado receberá a GDACI no valor correspondente a cinqüenta por cento sobre o valor máximo da parcela individual, aplicando-se a avaliação institucional do período.
Art. 4º - A GDACI será concedida aos servidores efetivos lotados e em exercício nas unidades de controle interno que desenvolvem atividades específicas de controle ou de apoio a estas, dispostos conforme padrões e percentuais definidos no anexo I a esta Medida Provisória. Art. 5º A base de cálculo da gratificação de que trata esta Medida Provisória será o valor correspondente ao vencimento básico da carreira de Finanças e Controle de que tratam a Medida Provisória nº 9-4/00. º O Conselho de Administração ou órgão de atribuição equivalente, após análise do PAIDAAI de que trata o º do artigo º desta Medida Provisória, atribuirá aos servidores os percentuais relativos à concessão da GDAI para cada período avaliativo. º As avaliações de desempenho individual serão realizadas anualmente após o envio do PAIDAAI pelo dirigente máximo da Instituição e processadas no mês subseqüente ao da realização. º Regulamento expedido pelo Ministro de Estado da Educação disporá sobre os critérios e procedimentos a serem observados para a realização da avaliação de desempenho individual visando à atribuição dos percentuais máximos da GDACI com base no PAIDAAI. Art. 6º O titular de cargo de provimento efetivo de que trata o Art. º, quando investido em cargo de direção, função gratificada, ou equivalentes, fará jus à GDACI calculada com base no disposto em seu anexo I. Art. 7º A GDACI não poderá ser paga cumulativamente com quaisquer outras gratificações de desempenho por atividade ou de produtividade, independentemente da sua denominação ou base de cálculo. o É assegurado ao servidor que perceba gratificação de desempenho de atividade ou de produtividade em decorrência do exercício do respectivo cargo efetivo, qualquer que seja a sua denominação ou base de cálculo, optar pela continuidade do seu recebimento, hipótese em que não fará jus à GDACI. o Até que seja processada sua primeira avaliação de desempenho, o servidor fará jus à GDAI - Nível I constante do Anexo I, obedecido o Nível do cargo efetivo que ocupa na instituição. Art. 8º A GDACI integrará os proventos de aposentadoria e de pensões somente quando percebida pelo servidor ou instituidor de pensão no cargo lotado e em efetivo exercício das atividades de controle interno na UCI há pelo menos sessenta meses anteriores à aposentadoria ou à instituição da pensão, em percentual correspondente à última avaliação. º A parcela incorporada aos proventos com base no disposto no caput deste artigo não poderá ser percebida cumulativamente com a parcela incorporada em decorrência do recebimento de gratificação de desempenho de atividade ou de produtividade, independentemente de sua denominação ou base de cálculo, facultado o direito de opção pela incorporação aos proventos da parcela mais vantajosa.
Art. 9º O Dirigente Máximo da IFE encaminhará aos Secretários-Executivos dos Ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão, até o primeiro dia útil do mês subseqüente ao de procedimento de aprovação do PAINT e PAIDAAI na Instituição, relatório simplificado discorrendo sobre: I - o quadro de servidores com direito a perceber a GDACI; II - resultado das metas institucionais por unidade; III - enumeração dos projetos e atividades decorrentes da fixação de metas; e IV - número de recursos ou processos impetrados no âmbito administrativo contra avaliações de desempenho individuais. Art. 0 As atividades de Controle Interno e Apoio Técnico ao Controle Interno deverão ser realizadas por servidores que se encontrem em efetivo exercício na Instituição. Art. Na hipótese de existência de situações de risco, resistência ou dificultação ao exercício das atribuições de execução e apoio técnico ao controle interno, inerentes às atividades de competência da Unidade de Controle Interno, o servidor responsável pela ação em curso poderá acionar as instâncias específicas da Instituição, no sentido de prover a necessária garantia à realização dos trabalhos. Art. A GDACI produzirá efeitos financeiros a partir do º dia útil do mês subseqüente à publicação desta Medida Provisória. Disposições Finais e Transitórias Art. A aplicação do disposto nesta Medida Provisória, aos servidores ativos, aos inativos e aos beneficiários de pensão não poderá implicar redução de remuneração, provento ou pensão. o Constatada a redução de remuneração, provento ou pensão decorrente da aplicação do disposto nesta Medida Provisória, a diferença será paga a título de vantagem pessoal nominalmente identificada, sujeita exclusivamente à atualização decorrente de revisão geral da remuneração dos servidores públicos federal. o Na hipótese prevista no o, a vantagem pessoal nominalmente identificada será absorvida por ocasião da reorganização ou da reestruturação da tabela remuneratória, da concessão de reajustes, adicionais, gratificações ou vantagens de qualquer natureza ou do desenvolvimento no cargo, conforme o caso. Art. 4 Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.
ANEXO I Tabela de Gratificação NÍVEL VALOR DE REFERÊNCIA EM R$ Níveis Percentuais de Avaliação Discriminação da Base de Cálculo Analista de Finanças e Controle MP 9-4/00 SUPERIOR 5.857,9 Classe Especial Padrão IV. MÉDIO.67,4 Classe Especial Padrão IV. APOIO.776,7 Classe A Padrão III.