LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Reino Monera: As bactérias e suas características gerais; Reino Protista: Protozoários, protozoonoses e algas. Os conteúdos são referentes as páginas 12-29 da apostila. 1- (UFSC) Fonte: AMABIS, JM e MARTHO, G. Biologia das Células. 1a ed. São Paulo: Moderna, 2004, p. 130-132. Em relação aos desenhos acima, é CORRETO afirmar que: 01) o desenho A representa uma célula animal, o desenho B representa uma célula vegetal e o desenho C representa uma bactéria. 02) a seta 1 indica o local de produção de ATP; a seta 2 indica a organela responsável pela produção de enzimas digestivas e a seta 3 indica elementos responsáveis pela síntese de polipeptídeos. 04) a seta 4 indica o local de produção de proteínas, que poderão ser transportadas para o local indicado pela seta 5, estrutura responsável por liberar as proteínas no meio extracelular.
08) apesar de sua diversidade, todas as células apresentam membrana plasmática, citoplasma, núcleo e carioteca. 16) os ribossomos são elementos complexos que aparecem somente nas células eucarióticas. 32) a membrana plasmática da célula animal é frágil e flexível, ao passo que a membrana plasmática da célula vegetal é espessa e rígida, devido à celulose. 64) a clorofila é um pigmento apresentado apenas por células vegetais. 2 -(PUC MG) O desenvolvimento científico e tecnológico tem levado, cada vez mais, à utilização de seres vivos em tecnologias úteis à humanidade. Essas atividades são agrupadas genericamente como um ramo do conhecimento humano denominado biotecnologia. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA. a. Bactérias são utilizadas na indústria farmacêutica para a produção de antibióticos e vitaminas. b. A indústria química também utiliza bactérias para produzir substâncias como o metanol e a acetona. c. Nos grandes centros urbanos, as bactérias ganham cada vez mais destaque como agentes decompositores de matéria orgânica dos esgotos domésticos. d. O potencial biotecnológico das bactérias só não é maior devido ao fato de não serem capazes de produzir proteínas eucariontes. 3 - (UFV - MG) Considere as seguintes afirmativas: I. Cólera, rubéola e botulismo são exemplos de infecções bacterianas. II. Bactérias se reproduzem principalmente por meio de conjugação, um mecanismo de reprodução assexuada. III. Bactérias possuem um único cromossomo. Entretanto, podem conter material genético adicional na forma de plasmídeos. IV. Existem bactérias cujo habitat natural apresenta temperatura em torno de 72 º C. Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS: a. I e II. b. II, III e IV.
c. III e IV. d. II e III. e. I, II e III. 4 - (UNICAMP - SP) Cientistas buscam remédios no mar é o título de uma reportagem (O Estado de S. Paulo, 02/05/2005, p. A 16) sobre pesquisas que identificaram moléculas com atividade farmacológica presentes em animais marinhos, como esponjas e ascídias, contra agentes patogênicos causadores de tuberculose, leishmaniose e candidíase. Os agentes patogênicos causadores das doenças citadas na reportagem são, respectivamente, bactérias, protozoários e fungos. Dê duas características que permitam diferenciar as bactérias dos protozoários. 5 - (MACKENZIE - SP) Plantas, algas, cianobactérias e um grupo de bactérias têm capacidade de realizar o processo de fotossíntese. A respeito desse processo nesses organismos, é correto afirmar que: a. Todos apresentam, além da clorofila, os pigmentos carotenóides e xantofilas. b. Todos utilizam o gás carbônico e a água como matéria-prima. c. Somente as plantas e as algas produzem o gás oxigênio. d. Somente as plantas apresentam as clorofilas a e b. e. Somente as plantas e as algas apresentam as clorofilas localizadas no interior dos plastos. 6 - O Reino Protoctista pode ser classificado em seis filos principais: Rhizopoda, Foraminifera, Actinopoda, Zoomastigophora, Ciliophora e Apicomplexa. A característica considerada para tal classificação é: a. a presença ou ausência de envoltório nuclear. b. a presença ou ausência do pigmento fotossintetizante. c. o modo de reprodução. d. a estrutura de locomoção. e. a composição química do citoplasma.
7 - Descreva as principais funções das estruturas das células bacterianas: a) Cápsula: b) Parede celular: c) Membrana plasmática: d) flagelos: 8 - (UNIFESP) O jornal Folha de S.Paulo noticiou em 29.07.2006 que moradores de Santarém, no Pará, foram contaminados por mal de Chagas após terem ingerido um suco de frutas que continha fezes de barbeiro ou o próprio animal triturado. Uma das pessoas faleceu. Fato semelhante ocorreu em Santa Catarina em março do ano passado. A partir dessa notícia, um dos leitores elaborou as afirmações seguintes. I. Essa doença, endêmica de algumas regiões do Brasil, pode vir a se tornar uma epidemia, principalmente por meio do mecanismo de transmissão relatado pelo jornal. II. Na transmissão por ingestão do protozoário, a infestação é direta, tirando do ciclo um dos vetores da doença. III. A pessoa que morreu já era portadora do protozoário, pois a doença leva à morte nos casos em que existe reinfestação do hospedeiro definitivo. IV. Certamente existem outras pessoas infectadas com o mal de Chagas em Santarém, caso contrário, a doença não teria aparecido. Estão corretas somente as afirmações: a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e IV. e) III e IV. 9 - (UECE) Associe as doenças abaixo com as formas de prevenção.
Amebíase; I Aids; II Meningite; III Febre maculosa; IV ( ) evitar aglomerações em ambientes fechados ( ) evitar o contato com carrapatos ( ) saneamento básico ( ) usar preservativos A associação correta, de cima para baixo, é. a) III, IV, II e I b) IV, III, I e II c) I, III, IV e II d) III, IV, I e II 10 -(UFMA) Em protozoários de vida livre, como na Amoeba proteus, existe o vacúolo contrátil, cuja função é a: a) eliminação do excesso de água. b) locomoção. c) digestão de microcrustáceos. d) absorção de água e) emissão de pseudópodos. 11 - (PUC-RJ) Considere as seguintes afirmações referentes aos protozoários: I. Considerando-se o nível de organização dos protozoários, pode-se afirmar corretamente que são seres acelulares como os vírus. II. Pode-se afirmar corretamente que os protozoários só se reproduzem assexuadamente. III. O protozoário causador da malária no homem é o parasita plasmódio. a) apenas II está correta. b) apenas III está correta. c) apenas I e II estão corretas. d) apenas II e III estão corretas. e) todas estão corretas.
12- Os protozoários apresentam diversos meios de locomoção que frequentemente são utilizados para a sua classificação. Dentre os meios de locomoção dos protozoários, podemos citar os pseudópodes, que são prolongamentos citoplasmáticos que permitem o deslocamento e captura de alimento. Além dos pseudópodes, os protozoários podem se locomover por: a) Flagelos e pés ambulacrais. b) Cílios e cistos. c) Flagelos e Cistos. d) Flagelos e cílios. e) Cistos e pés ambulacrais. 13- O paramécio é um exemplo de protozoário ciliado. Nesses seres, os cílios atuam: a) na captura de alimento e na penetração no corpo do hospedeiro. b) na locomoção e na divisão binária. c) na captura do alimento e na locomoção do protozoário. d) locomoção do protozoário e permitindo a digestão extracelular. e) na digestão extracelular e excreção. 14- Alguns protozoários são parasitas do homem, causando-lhe doenças. Entre as espécies de protozoários parasitas, podemos citar o: a) Trypanosoma cruzi, causador da doença de chagas. b) Clostridium tetani, causador do tétano. c) Treponema pallidum, causador da sífilis. d) Mycobacterium leprae, causador da lepra. e) Neisseria meningitidis, causador da meningite. 15- No Brasil, cerca de três milhões de pessoas estão infectadas com a Doença de Chagas. A boa notícia é que esse número corresponde somente a pessoas que foram infectadas no passado e que continuam com o tratamento da doença. Em 2006, o Brasil recebeu o certificado internacional de interrupção da transmissão da doença. Isso se deu graças a ações sistematizadas e bem-sucedidas de controle químico instituídas a partir de 1975, época em que a área endêmica da Doença de Chagas cobria 18 estados nacionais e mais de 2.200 municípios. Hoje, a transmissão da doença não se dá mais por meio do contato direto do parasita, mas principalmente pelo contato indireto por meio da ingestão de alimentos contaminados com fezes do parasita ou com o inseto que contenha este parasita, por
exemplo. Na fase crônica a doença se torna incurável. Qual o motivo dessa doença se tornar incurável na fase crônica? 16-Muitos protozoários são parasitas humanos, causando patologias denominadas protozooses. Essas parasitoses são bastante comuns no Brasil e, de modo geral, sua ocorrência depende da multiplicação dos agentes transmissores (vetores), do saneamento básico, da higiene pessoal e das condições de moradia da população. de acordo com seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, descreva o ciclo da amebíase, uma das muitas protozooses humana. 17- (Unesp) Maré vermelha deixa litoral em alerta. Uma mancha escura formada por um fenômeno conhecido como "maré vermelha", cobriu ontem uma parte do canal de São Sebastião [...] e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados. (Jornal "Vale Paraibano", 01.02.2003.) A maré vermelha é causada por: a) proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem ou pela fauna marinha. b) proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha. c) crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas.
d) proliferação de líquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo. e) explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha. 18-As algas multicelulares são organismos fotossintetizantes que por muito tempo foram consideradas plantas. Entretanto, com o avanço da ciência, percebeu-se que esses organismos não possuíam tecidos e órgãos especializados. A partir daí, essas algas passaram a ser agrupadas no Reino: a) Monera. b) Protista. c) Fungi. d) Animalia. 19-(PUC RS/2012) O cartum abaixo refere-se aos protozoários, seres que servem como bons indicadores da qualidade do meio ambiente. Os protozoários são, em sua maioria, seres de vida livre e. (a) unicelulares autotróficos terrestre b) unicelulares heterotróficos aquática c) unicelulares autotróficos aquática
d) multicelulares heterotróficos aquática e) multicelulares autotróficos terrestre 20- (UDESC SC) Analise as proposições a respeito dos organismos do Reino Protista. I. Os protozoários são eucariontes unicelulares heterótrofos. II. A organela de locomoção dos protozoários é apenas do tipo flagelo. III. O Trypanosoma cruzi é o protozoário flagelado causador da doença de Chagas. IV. As diatomáceas são algas do grupo das crisófitas; têm parede celular rígida por causa da presença de celulose. V. Nos protistas predomina a reprodução assexuada por cissiparidade, que se inicia com a divisão do núcleo e depois em divisão do citoplasma. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras. c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. d) Somente a afirmativa III é verdadeira. e) Todas as afirmativas são verdadeiras.