Regulamento da Biblioteca: Professor Paulo Petrola
CAPÍTULO I Do Regulamento Art. 1º O presente Regulamento normaliza o funcionamento da Biblioteca. CAPÍTULO II Do Funcionamento Art. 2º A Biblioteca funciona de segunda à sexta das 7h às 22h, aos sábados das 7h 30 min às 17h 30 min. CAPÍTULO III Dos Direitos e Deveres dos Usuários Art. 3º Poderão habilitar-se ao empréstimo e à consulta: I - Alunos matriculados na Faculdade Vale do Salgado, portando documento de identificação. II Professores da Faculdade Vale do Salgado. III Funcionários da Faculdade Vale do Salgado. Art. 4º Usuários não vinculados à Faculdade Vale do Salgado poderão apenas consultar o acervo da Biblioteca, sem habilitação ao empréstimo. 1º A consulta de publicações na Biblioteca é permitida a qualquer leitor, sem formalidade especial. CAPÍTULO IV Da Habilitação Art. 5º Para habilitar-se ao empréstimo do acervo, o usuário deverá comparecer à biblioteca, a fim de conhecer seu funcionamento, bem como as normas estabelecidas neste regulamento. 1º Os alunos matriculados na Faculdade Vale do Salgado já terão seus nomes inclusos automaticamente no sistema da biblioteca.
CAPÍTULO V Do Empréstimo Art. 6º O empréstimo do acervo bibliográfico da Biblioteca poderá ser efetuado por pessoa habilitada, obedecendo ao que dispõe este regulamento. Art. 7º Não estão disponíveis para empréstimo: I - obras de referência: a) enciclopédias b) dicionários c) catálogos d) bibliografias e) outros assim considerados. II publicações periódicas III material especial: a) fitas de vídeo b) outros assim considerados IV livros que necessitam de cuidados especiais, sendo da competência da Bibliotecária a definição dessas obras; V livros raros; VI livros cativos. 1º As fitas de vídeos poderão ser emprestadas para o corpo docente da instituição. 2º Os alunos que tiverem interesse em assistir as mídias poderão marcar horário e assistir as mesmas na própria faculdade. Art. 8º O empréstimo não será permitido ao usuário que: I - tiverem em seu poder livros com prazo de devolução esgotado, vide Capítulo VI; II não tiver reposto obras que perdeu ou danificou; III - já tiver em seu poder exemplar da mesma obra. IV possuir débito para com a biblioteca.
1º O empréstimo só será permitido com documento de identificação; sendo estes: carteira de identidade, carteira da faculdade, ou qualquer outro documento que contenha foto. 2º Não aceitamos carteirinha com adesivo na foto do aluno. 3º Não será permitido o empréstimo de dois títulos iguais ao mesmo aluno. CAPÍTULO VI Do Limite e Prazo para o Empréstimo ART. 9º O limite máximo de empréstimo por usuário na Biblioteca serão: I para aluno da graduação, 03 (dois) títulos diferentes; II para professor, 04 (três) títulos diferentes; III para funcionários, 02(dois) títulos diferentes. ART. 10º O Prazo para empréstimo será de: 07 (sete) dias alunos e funcionários; e 14 (quatorze) dias para professores. ART. 11º Todo empréstimo pode ser renovado caso o livro não tenha sido solicitado por outro usuário. A renovação poderá ser feita na recepção da Biblioteca. CAPÍTULO VII Da Reserva ART. 12º A reserva será possível sempre que todos os exemplares de uma obra estiverem emprestados, podendo esta ser solicitada pelo usuário na recepção da Biblioteca. 1º O livro reservado, ao ser recebido pela Biblioteca, ficará à disposição do solicitante, em ordem cronológica de solicitação, por um período de 24 horas. 2º Não será permitida renovação do empréstimo de livros que se encontram em reserva.
CAPÍTULO VIII Da Renovação ART. 13º O usuário não pode renovar o empréstimo se estiver com débito referente à biblioteca no financeiro ou se o item foi reservado. ART. 14º Não será permitida a renovação do empréstimo se o aluno não estiver com o livro em mãos. CAPÍTULO IX Das Penalidades Art.15º A falta da devolução do material bibliográfico na data determinada acarretará a aplicação de multa de R$ 1,00(um real) por dia e por cada obra. Art.16º Toda obra extraviada ou danificada em poder do usuário será por ele substituída por novo exemplar. 1º Tratando-se de obra esgotada, a reposição será por outra de interesse da Biblioteca, indicada pela Bibliotecária. 2º O não atendimento ao que estabelece este artigo acarretará impedimento ao habilitado ao uso dos serviços da mesma. 3º O aluno em débito com a biblioteca deverá regularizar sua situação para evitar transtornos no momento da matricula, trancamento ou no ato da transferência. Art.17º O aluno concludente com situação irregular na Biblioteca está impedido de receber seu diploma ou certificado fornecido pela Secretaria da Faculdade Vale do Salgado. CAPÍTULO X Do Local de Pagamento das Multas ART.18º As multas geradas por atraso nos livros deverão ser pagas na tesouraria da faculdade.
CAPÍTULO XI Da Conservação dos Livros ART.19º O livro é para sua consulta hoje e futuramente, bem como de todos os usuários da Biblioteca, por isso deve-se: I retirá-lo da estante pelo meio da lombada, ou seja, no meio do livro; II nunca deixá-lo dentro de veículos estacionado ao sol; III virar as páginas pelo meio, nunca pelas extremidades; IV não riscar e nem tirar folhas; V solicitar cuidados ao operador de copiadoras; VI não derramar comida nos livros. ART.20º O usuário da Biblioteca é responsável pela conservação do material locado. O usuário que não zelar pelos bens da Biblioteca estará sujeito ao que diz o Art.16 deste regulamento. CAPÍTULO XII Internet ART.21º O usuário deverá assinar a lista de controle no balcão de atendimento. Art.22º O tempo de permanência determinada é de 30 min para consultas e 1 hora para trabalhos, sendo especificado na hora de assinar. Art.23º Só será permitido 1 usuário por computador. Art.24º É proibida a entrada de alunos em sites bloqueados pela instituição. CAPÍTULO XIII Sala de Estudo Art.26º A sala de estudo da Biblioteca destina-se a trabalhos acadêmicos. Não pode ser requisitada para aulas particulares ou reuniões de caráter não-curricular.
1º Na sala de estudos coletiva que situa-se dentro da biblioteca o usuário não está autorizado a entrar portando tais materiais: bolsas, pastas, fichários, sacolas, envelopes, entre outros. Podendo, portanto utilizar os livros que estão dentro da biblioteca. Os alunos podem entrar portando cadernos e livros, porém no ato da entrada e saída o material será vistoriado por um funcionário habilitado. CAPÍTULO XIV Das Normas Gerais ART.27º Na Biblioteca todas as bolsas, pastas, sacolas, cadernos, fichários, jalecos, livros devem ser deixados no guarda-volumes, na entrada da biblioteca. ART.28º Não é permitido comer, beber ou fumar nas dependências da biblioteca. ART.29º O usuário tem livre acesso ao acervo. ART.33º Todo material consultado deve ser deixado sobre as mesas ou balcão. ART.34º O usuário deve moderar o tom de voz e evitar barulho, desfavorável ao ambiente de leitura e pesquisa. ART.35º O usuário não deve utilizar aparelhos sonoros, salvo os recursos audiovisuais e multimídia disponíveis na Biblioteca. ART.36º O usuário da biblioteca deve retornar ao balcão de atendimento se o alarme do sistema de segurança soar. ART.37º A biblioteca não se responsabiliza por materiais deixados em cima do balcão. ART.38º O aluno no ato da devolução do livro deverá aguardar o comprovante de devolução.
CAPÍTULO XV Das Disposições Finais e Transitórias ART.39º Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Biblioteca com aprovação da Direção Geral da Faculdade Vale do Salgado. ART.40º O presente regulamento poderá sofrer alterações, mediante aprovação da Direção Geral. ART.41º Este regulamento entra em vigor na data de sua publicação. Micaelle Gonçalves dos Santos CRB 008/2010 Icó, 14 de Janeiro de 2011.