Os doze trabalhos de Héracles ou Hércules Curso de Mitologia Greco-Romana Academia Luso Italiana Yolanda Silva
O Leão da Nemeia este monstro foi criado por outros dois, Equidea e Ortro. Era uma criatura feroz que aterrorrzava o vale da Nemeia. Todas as investidas de Héracles foram em vão, não conseguindo matar o Leão com flechas ou com a sua maça. Então, Héracles consegue finalmente estrangulá-lo com as suas próprias mãos. Usará depois a pele do Leão como túnica, na medida em que nada é capaz de a cortar. A Hidra de Lerna consegue matá-la com ajuda do seu sobrinho Iolau. O javali de Erimanto este era um animal monstruoso que devastava as florestas da Arcádia. Héracles perseguiu-o durante muito tempo por estas florestas. Como Euristeu exigiu que este fosse capturado ainda vivo, Héracles apanhou-o com uma rede. Tendo o levado ao seu primo, este aterrorrzado com a besta, escondeu-se dentro de uma jarra.
A corça de Cerineia consagrada a Ártemis, esta corça de proporções imensas, tinha cornos de ouro e cascos de bronze. A sua velocidade tornava-se impossível de capturar. Contudo, após persegui-la durante um ano, Héracles consegue feri-la com uma flecha e assim capturá-la. As aves do lago de Estinfalo estas eram aves de rapina da Arcádia. Devoravam as colheitas e matavam os viajantes, atormentando toda a região. Héracles consegue matá-las com as suas flechas, após usar uns címbalos oferecidos por Atena, cujo ruído assustava as aves. Os estábulos de Augias Héracles foi incumbido por Euristeu de limpar as cavalariças de Augias que as negligenciava, acumulando estrume durante anos. Para o efeito, Héracles desviou as águas de dois rios vizinhos, Peneu e Alfeu, o que limpou as cavalariças. Contudo, como Augias se recusou a pagar-lhe, Héracles matou-o.
O Touro de Creta havia em Creta um touro que, acicatado por Poseidon, se tornava furioso e violento, devastando toda a ilha. Héracles consegue dominar o animal. As éguas de Diomedes Diomedes era rei da Trácia e dizia-se que alimentava os seus cavalos com carne humana. Héracles, depois de matar Diomedes, serve o seu corpo a comer aos animais, que, saciados foram facilmente capturados. O cinto da rainha das Amazonas Ares ofereceu a Hipólita, rainha das Amazonas, um cinto precioso. Com a ajuda de Teseu, Héracles consegue matar Hipólita e apoderar-se do cinto. É, também, nesta expedição que resgata Alceste e Hesíone, filha do rei Laomedonte, esta ameaçada por um monstro marinho. Todavia, como o rei se recusou a dar a recompensa prometida, Héracles jurou vingança.
O gado de Gérion este era um rei africano que tinha uma esplendorosa manada, guardada por um dragão e um cão de três cabeças. Na sua expedição, Héracles quase se esgota com o calor e ameaça Hélio com as suas flechas. Este, para o acalmar, lança-lhe uma taça de ouro, que levará para junto do oceano. Héracles encontra aqui finalmente a manada. Uma vez tendo morto os monstros, captura os animais e leva-os a Euristeu, que os sacrificará a Hera. As maçãs de ouro do Jardim das Hespérides como dote de casamento, Hera, recebeu as maçãs de ouro, e tinha-as guardadas no magnífico Jardim das Hespérides pelas Ninfas e um dragão. Sabendo que apenas Atlas estava autorizado a entrar neste jardim, Héracles pede ajuda ao Gigante, prometendo-lhe segurando a abóbada celeste, enquanto o outro se apodera das maçãs. É durante este episódio que Héracles mata Anteu e liberta Prometeu.
O acorrentar de Cérbero A tarefa de Héracles consistia em trazer até Euristeu o cão monstruoso que guardava os infernos. Hades, deus do Submundo concorda com aquilo que foi proposto a Héracles, com a condição de que este o dominasse sem recorrer a armas. Então, Héracles sufoca o cão com os braços e acorrenta-o, para levá-lo a Euristeu. No entanto, Euristeu, aterrorizado por esta captura de Héracles, ordenou que Héracles devolvesse o monstro aos infernos. É durante esta descida ao reino dos mortos que Héracles liberta Teseu.