SISTEMA TEGUMENTAR Prof. Valéria C. Zamataro Tessaro
O sistema tegumentar engloba a pele, unhas, glândulas e pelos. Constituído de uma porção epitelial (mais externa) epiderme e uma conjuntiva (mais interna) derme.
FUNÇÕES DO SISTEMA TEGUMENTAR proteção (permeabilidade da água, atrito e raios UVA e UVB); regulação da temperatura; excreção (ex. eletrólitos); produção de vitamina D; função sensorial.
PELE Também chamada tegumento, é o maior órgão exposto ao meio ambiente e representa 16% peso corporal. A sua aparência (coloração/espessura) depende de vários fatores: - idade; - gênero / raça; - clima; - alimentação; - estado de saúde do indivíduo.
A pele é mais espessa na região posterior do pescoço (4mm) e nas regiões plantares e palmares (3mm); É mais delgada em mulheres e crianças; Espessura aumentada = calos e calosidades (locais de descarga excessiva de peso).
CONSTITUIÇÃO DA PELE 1) Epiderme epitélio estratificado (+ 1 camada) e pavimentoso (segundo a sua forma); possui queratina (proteína insolúvel e impermeável que serve para proteção, produzida pelos queratinócitos); nas camadas inferiores estão os melanócitos, células que produzem melanina, pigmento que determina a coloração da pele;
ainda povoam a epiderme as células de Langerhans, envolvidas com o sistema imunológico; não possui vasos sanguíneos, alimenta-se por difusão através da derme; tem cinco camadas de extratos até a derme (córnea, lúcida, granulosa, espinhosa e basal). Pode variar de 0,1 a 1,5mm. As células da epiderme são lábeis (tempo de vida curto, reproduzem-se rapidamente em torno de 4 semanas).
EPIDERME
CONSTITUIÇÃO DA PELE 2) Derme espessa camada de conjuntivo onde se apóia a epiderme; possui vasos sanguíneos, linfáticos, fibras colágenas, elásticas, reticulares, receptores e nervos. Também possui glândulas; constituída por duas camadas (papilar e reticular).
CONSTITUIÇÃO DA PELE 3) Anexos da Pele Pelos - estruturas queratinizadas invaginação da epiderme Folículo Piloso
Cada pelo está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite sua movimentação, sob estimulação simpática.
FOLÍCULO PILOSO
Unhas - placas córneas compactas, que se dispõem ao longo das falanges distais dos artelhos com função de proteção. Na base das unhas há células que se multiplicam constantemente, empurrando as mais velhas para cima. Estas, ao acumularem queratina, morrem e se compactam.
Glândulas 1. sebáceas - secretam uma mistura de triglicerídeos, ácidos graxos livres e colesterol lubrificação e função antibacterecida. Seus ductos desembocam na porção terminal dos folículos pilosos. *** Não existem glândulas sebáceas nas palmas da mãos e plantas dos pés.
2. sudoríparas secretam suor que contém cloreto de sódio, potássio, uréia, amônia e ácido úrico regulação da temperatura e eliminação de catabólitos. São glândulas tubulosas enoveladas. Existem as écrinas e apócrinas. As écrinas são difusas pelo corpo e as apócrinas, mais especiliazadas, encontram-se apenas nas axilas, mamilos, área anogenital e orelha externa.
A excreção das glândulas sebáceas e sudoríparas formam um manto hidrolipídico (emulsão epicutânea), que entre outras funções deve manter o ph ideal da pele.
LOCAL ph CUTÂNEO APROXIMADO AXILAS 6,5 COSTAS 4,8 COURO CABELUDO 4,1 COXAS 6,1 INTRA-VAGINAL 6,2 MÃOS 4,5 NÁDEGAS 6,4 PÉS 7,2 FACE 4,9 SEIOS 6,2 TORNOZELOS 5,9 VAGINA 4,5
Vasos e Nervos há um plexo arterial e três venosos. Também há vasos linfáticos, além das terminações nervosas livres (receptores de dor) e corpúsculos para reconhecimento de: - pressão: corpúsculos de Paccini / Merkel*; - tato: corpúsculos de Meissner; - calor: corpúsculos de Ruffini; - frio: corpúsculos de Krause. * São numerosos nas palmas das mãos e plantas dos pés.
Sob a pele há uma camada de tecido conjuntivo frouxo, a hipoderme ou tecido subcutâneo, que não faz parte do sistema tegumentar (apenas apóia a pele). Tem função de reservatório energético, modelador da superfície corporal, absorção de choques, isolamento térmico e auxilia na fixação dos órgãos internos.
Na hipoderme também se encontram vasos e nervos.
CONSTITUIÇÃO DA PELE