DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Haroldo Mattos de Lemos Presidente, Instituto Brasil PNUMA Superintendente do ABNT/CB 38 (ISO 14.000) Professor, Escola Politécnica da UFRJ Aula Inaugural dos cursos de MBA LATEC/UFF Niteroi, 30 de agosto de 2003 Desenvolvimento Sustentável Como definido pela Comissão Brundtland: Aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.
Desenvolvimento Sustentável p Conceito complexo e controverso. p Envolve as dimensões: ambiental econômica cultural tecnológica social política p Exige: mudanças profundas na forma de pensar, agir, produzir e consumir; vontade política para implementar as mudanças; participação democrática de todos nas decisões que envolvem as mudanças necessárias. Desenvolvimento Sustentável: O que significa na prática?
Biosfera - Ecossistema Global - Três Grandes Desafios para o Desenvolvimento Sustentável 1. Garantir a Disponibilidade de Recursos Naturais Primeiro Relatório do Clube de Roma Limites do Crescimento, 1971 Estocolmo 1972
I Relatório do Clube de Roma - Limites do Crescimento (1971) - Disponibilidade de Recursos Naturais Precisamos fazer a distinção entre os recursos naturais renováveis veis e os não renováveis. veis. p Renováveis: veis: respeitar a velocidade de renovação (ajudada artificialmente ou não) destes recursos. p Não renováveis: veis: devemos utilizá-los los de tal forma a garantir que tecnologias alternativas sejam desenvolvidas, em tempo de substituí-los quando começarem a ficar escassos.
Três Grandes Desafios para o Desenvolvimento Sustentável 1. Garantir a Disponibilidade de Recursos Naturais Primeiro Relatório do Clube de Roma Limites do Crescimento, 1971 Estocolmo 1972 2. Não Ultrapassar os Limites da Biosfera para Assimilar Resíduos e Poluição Problemas Ambientais em escala global Nairobi 1982 Além dos Limites, 1992 2 Fonte de dados: Até 1958: medidas tomadas em bolhas de ar aprisionadas em núcleos de gelo na Antártica Após 1958: medidas diretas realizadas na atmosfera pelo Observatório Mauna Loa, Havaí
Além m dos Limites Em 1992, o modelo matemático tico do I Relatório do Clube de Roma foi atualizado, com dados mais precisos, usando computadores mais poderosos, e dados mundiais mais confiáveis. Os resultados confirmaram o perigo do esgotamento de recursos naturais, e também, m, que estavamos jogando na Biosfera mais resíduos e poluição do que ela estava conseguindo absorver. (Beyond the Limits,, Dennis e Donella Meadows) Cenário 1
Acumulação de resíduos e poluição na atmosfera ppm 360 310 dióxido de carbono ppm 1.8 1.2 methane 260 1800 1900 2000 0.6 1800 1900 2000 ppb 310 300 óxido nitroso ppb 0.3 0.2 CFC-11 290 0.1 280 1800 1900 2000 1800 1900 2000 III Relatório do Clube de Roma Para Uma Nova Ordem Mundial (1976) Muito antes de esgotarmos os limites físicos do nosso planeta ocorrerão grandes convulsões sociais provocadas pelo grande desnível existente entre a renda dos países ricos e dos países pobres. Necessidade de redução da pobreza no mundo.
III Relatório do Clube de Roma Medidas propostas: a. novas facilidades para o comércio de matérias rias-primas dos países subdesenvolvidos; b. maciças as transferências de capital e de tecnologia; c. maior produtividade agrícola d. redução dos gastos em armamentos (com o reforço da autoridade das Nações Unidas); e. criação do equivalente a um imposto de renda internacional, à conta do qual se efetuariam transferências líquidas l para o Terceiro Mundo. Três Grandes Desafios para o Desenvolvimento Sustentável 1. Garantir a Disponibilidade de Recursos Naturais Primeiro Relatório do Clube de Roma Limites do Crescimento, 1971 Estocolmo 1972 2. Não Ultrapassar os Limites da Biosfera p/ Assimilar Resíduos e Poluição Problemas Ambientais em escala global emergentes Nairobi 1982 Além dos Limites, 1992 3. Reduzir a Pobreza no Mundo: Questão Social Terceiro Relatório do Clube de Roma Por uma Nova Ordem Internacional, 1976 Nosso Futuro Comum, 1987 Rio 1992
Desenvolvimento Sustentável p Aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades. p Respeita a capacidade de suporte da biosfera (disponibilidade de recursos naturais e capacidade da Biosfera para absorver resíduos e poluição). p Contribui para redução da pobreza. p Melhora a qualidade de vida. Condições Necessárias para o Desenvolvimento Sustentável p Estabilização da população mundial; p Melhoria da educação; p Produção mais eficiente e mais limpa; p Conservação da base ambiental; p Consumo sustentável; p Redução da pobreza: - facilitar o comércio dos produtos e matérias primas dos países em desenvolvimento; - reduzir os investimentos não produtivos (armamentos); - aumentar a Ajuda Oficial ao Desenvolvimento (0,7% PNB dos países ricos).
Desafios para o Futuro 1. Crescimento populacional Ano 1650 1900 2000 2100 População Mundial 0,5 bilhão 1,5 bilhões 6 bilhões 10 a 11 bilhões Entre 2000 e 2100, mais de 90% do crescimento populacional acontecerá nos países em desenvolvimento. Desafios para o Futuro 2. Consumo Mundial 25% da população mundial consomem: p 85% dos produtos da madeira; p 75% dos metais extraídos; p 75% da energia primária produzida; p 50% do alimento produzido.
A Cultura do Consumo As pessoas usam dinheiro que não têm, para comprar coisas de que não necessitam, para impressionar pessoas que não conhecem. Oystein Dahle A Terra tem o suficiente para as necessidades de todos, mas não para a gula de todos Mahatma Gandhi Os avanços tecnológicos poderão garantir a sustentabilidade da biosfera ou serão necessárias mudanças mais profundas, como padrões de vida mais baixos nos países desenvolvidos?
Relatório Planeta Vivo 2002 WWF p A humanidade jáj consome 20% mais recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. p Se a produção de alimentos e de bens de consumo não for aprimorada, a partir de 2030 haverá uma queda considerável na qualidade de vida. Conclusão Relatório do PNUMA* 10 anos após a RIO 92: Existe uma crescente lacuna entre os esforços das empresas e a crescente degradação do estado do planeta. Principais motivos: 1) apenas um pequeno numero de empresas está tentando ativamente atingir a sustentabilidade; 2) as melhorias estão sendo suplantadas pelo crescimento econômico e pelo aumento da demanda por produtos e serviços (rebound effect). *Baseado em relatórios de sustentabilidade global de 22 sectores industriais (incluindo Alumínio, Automotivo, Químico, Carvão, Eletricidade, Fertilizantes,Alimentos e Bebidas, Siderúrgico, Petróleo e Gás.) www.uneptie uneptie.org/outreach/wssd/sectors/reports.htm
Conclusão O O Desenvolvimento Sustentável não é uma opção fácil. Nós precisamos apoiar uns aos outros, dividir problemas, experiências e idéias. Este é o objetivo de uma recente publicação da Shell: There is no Alternative. Philip Watts, Presidente do Comitê de Diretores Gerentes, Royal Dutch/Shell, no Business Day/WBCSD, Johannesburgo, 1 o de Setembro de 2002.