Sistema Laminar Ecotelhado
2 Especificação O Sistema Modular Laminar Ecotelhado é o conjunto dos seguintes elementos: Membrana Ecotelhado de Proteção Anti-Raízes Membrana Ecotelhado de Retenção de Nutrientes Módulo Ecotelhado de Substrato Rígido Substrato Leve Ecotelhado
3 Descrição Sistema Laminar Ecotelhado Carga do Sistema, já saturado com água: o Sistema com carga exercida sobre o telhado de 120 kg/m² (se usar grama). Membrana Ecotelhado de proteção antiraízes: o Aparência da membrana: membrana flexível, cor preta. o Composição da membrana: membrana de polietileno de alta densidade o Dimensão da membrana: fornecida em rolos. Sua espessura é de 200 micras. o Finalidade da membrana: proteção extra antiraízes.
4 Membrana Ecotelhado de Retenção de Nutrientes: o Aparência da membrana: membrana de tonalidade acinzentada, fornecida em rolo. o Composição da membrana: composta de não tecido reciclado o Dimensão da membrana: espessura de 500 micras, largura de 2,00 m e comprimento diverso. o Finalidade da membrana: sua finalidade é de retenção de água e nutrientes. Módulo Ecotelhado de Substrato Rígido: o Aparência do Módulo: paredes de cor acinzentada, formato retangular e textura irregular. o Composição do Módulo: substrato rígido composto de EVA reciclado moído e aglomerado com cimento Portland CP-IV com adição de cinzas. o Dimensão do Módulo: módulo com dimensões externas de 70 cm de comprimento por 35 cm de largura e 7 cm de espessura. Possui em seu interior uma subdivisão de 8 compartimentos
5 quadrados com dimensões internas de 11 cm por 11 cm e profundidade de 4 cm. o Finalidade do módulo: retenção do substrato nutritivo, proporcionar alta capacidade de drenagem de água sem carrear o substrato nutritivo, proporcionar oxigenação das raízes, evitar o amassamento das raízes por compactação. Os módulos deverão ser colocados com os compartimentos virados para baixo, a fim de criar uma câmara onde a água ficará confinada, proporcionando a vaporização sobre as raízes. Substrato Leve e Nutritivo Ecotelhado : o Aparência do Substrato leve: cor acinzentada escuro o Composição do Substrato leve: substrato composto de materiais orgânicos e sintéticos oriundos da indústria de reciclagem. o Dimensão do Substrato leve: substrato de baixo peso específico. o Finalidade do Substrato leve: substrato leve e nutritivo, proporcionando baixa carga na base da
6 cobertura e grande poder de retenção de água e nutrientes. Vegetação de grama Esmeralda: (opcional) o Aparência da Vegetação: Possui folhas estreitas, de cor verde acinzentado, se desenvolve muito bem em climas quentes, não cresce muito para cima, facilitando a manutenção, sendo assim requer pouca poda. o Composição da Vegetação: A vegetação é colocada sobre os Módulos Ecotelhado de Substrato Rígido o Dimensão da Vegetação: Pode chegar a 15 cm, porém deve-se cortar sempre que a altura superar 3 cm. o Finalidade da Vegetação: A grama possui ótima resistência ao pisoteio. A finalidade da vegetação é proporcionar o conforto térmico no interior dos ambientes abaixo de si pela evapo-transpiração, aumentar o conforto acústico pela massa, eliminar a reflexão dos raios de sol e diminuir o aquecimento em prédios vizinhos, aumentar a
7 geração de oxigênio (fotossíntese) e gerar a biodiversidade em áreas urbanas. o Observação: Caso a área a ser colocado o Ecotelhado não requeira pisoteio, pode-se utilizar outras espécies de plantas, com paisagismo diversificado, sempre tendo a atenção para a carga a vegetação exercerá sobre a estrutura.
8 Manual de utilização Sistema Laminar Ecotelhado
9
10 Cuidados na Montagem: A laje a ser instalado o Sistema Laminar Ecotelhado deverá ser totalmente plana e estar devidamente impermeabilizada e limpa de impurezas (pedriscos, areia, etc). Os Módulos Ecotelhado não devem ser jogados sobre a laje, e sim devem ser colocados lado a lado cuidando para evitar a quebra dos Módulos. As Membranas devem ser colocadas esticadas. As Membranas e Módulo devem ser colocadas na seguinte seqüência de passos, sempre observando uma sobreposição de membranas de no mínimo 30 cm: o 1º passo: Membrana Ecotelhado de Proteção Anti-Raízes o 2º passo: Módulo Ecotelhado de Substrato Rígido colocado com os vazios para baixo.
11 o 3º passo: Membrana Ecotelhado de Retenção de Nutrientes o 4º passo: Colocação de 4 cm de Substrato Leve Ecotelhado. o 5º passo: Colocação das plantas. o 6º passo: Irrigar diariamente até que a vegetação se adapte ao seu novo habitat. O dimensionamento de ralos para a água pluvial será o mesmo de laje sem o Ecotelhado. As paredes dos ralos pluviais devem se sobressair à superfície da laje em 3 cm para que seja criada o reservatório de água sob os Módulos Ecotelhado. Cuidados após a instalação: Irrigar diariamente a vegetação, para que a vegetação se adapte ao seu novo habitat.
12 Cuidados para períodos de estiagem: Recomendamos a irrigação em caso de estiagem ou, periodicamente, conforme o tipo de plantas da composição do paisagismo, e também para potencializar o conforto térmico pela evapotranspiração. Pode-se utilizar sistema de gotejamento ou aspersão. No caso de obras maiores deve-se utilizar sistema automatizado. Para regiões onde o regime pluviométrico apresenta períodos prolongados sem chuva tornase inevitável a utilização de irrigação. O que fazer quando ocorrer: Vegetação com cor desbotada: deve-se adubar com substrato orgânico se porventura as plantas estiverem muito sofridas. Deve-se adubar em pouca quantidade e irrigar após a adubação pelo período de quinze minutos e evitar o crescimento exagerado, pois isto pode induzir ao acamamento.
13 Vegetação com aparência seca e enrugada: devese irrigar no mínimo uma vez ao dia pelo período de quinze minutos, de forma uniforme, até seu restabelecimento. Substrato de cor acinzentada: adubar com substrato orgânico. Observação Importante Deve-se ter em mente que as plantas são seres vivos que necessitam de sol (para alguns tipos), ar e água (para todos os tipos). Desta forma quanto mais alimento a natureza e o homem proporcionar, mais bonita e vistosa ela ficará.