Universidade Federal do Pampa Curso de Nutrição Disciplina Parasitologia Questões Parasitologia- 1ª Prova - Ascaridíase 1- A patogenia da Ascaridíase é complexa, pois envolve vários tipos de formas pela qual o verme agride seu hospedeiro. Cite e descreva cada uma das formas. 2- Complete as questões: a) O Ascaris lumbricoides tem como seu hábitat o intestino. Neste local podem ficar na ou presos á mucosa. b) Morfologicamente os ovos do Ascaris lumbricoides pode ser:, e ovo embrionado. No ovo embrionado há a presença da em seu interior. c) possuem a extremidade posterior encurvada, enquanto possuem essa extremidade retilínea. d) O Ascaris lumbricoides é um helminto que pertence à classe dos devido à característica que seu corpo apresenta. e) A larva L3 tem sua eclosão no e após ocorre migração das larvas por órgãos como fígado, e pulmões. 3- De qual forma ocorre a contaminação pelos ovos do Ascaris lumbricoides e quais as medidas profiláticas para evitar essa parasitose? -Ancilostomose 1- O ciclo biológico dos parasitos Ancylostoma duodenale e do Necator americanus divide-se em ambiente externo e vida parasitária. Marque verdadeiro ou falso para as questões a seguir: ( ) O ciclo biológico meio externo compreende os processos que ocorrem no solo, desde a eliminação dos ovos nas fezes transformação em L1 Eclosão Formação de L2 L3 que é a larva filarioide infectante. ( ) A larva do tipo rabditoide pode ser infectante tanto por via oral, quanto através da pele entrando ativamente se o indivíduo estiver com comprometimento do sistema imune.
( ) A larva L3 após entrar na pele passa por vários locais do corpo até chegar ao pulmão e alvéolos, local onde ocorre sua muda para L4. ( ) As condições de boa oxigenação, elevadas temperaturas e umidade > 90 % são ideais para o desenvolvimento da larva L1 nos ovos eliminados no ambiente através das fezes de uma pessoa contaminada. ( ) O ciclo biológico Monoxeno é aquele ao qual possui mais de um hospedeiro. ( ) As larvas filarioides movimentam-se e se alimentam no solo, devido a essa capacidade elas podem permanecer por muito tempo antes de encontrar seu hospedeiro definitivo. 2- Em relação à morfologia das espécies Ancylostoma duodenale e Necator americanus descreva as principais características de cada um dos parasitos causadores da Ancilostomose. 3- Um paciente com ancilostomose possui um comprometimento nutricional devido à ação espoliadora dos vermes, ou seja, apropriação de seus nutrientes. Quais os comprometimentos e qual a conduta nutricional deve ser exercida pelo profissional nutricionista? -Tricuríase 1- A tricuríase é causada pelo helminto Trichuris trichiura e este parasitismo possui características. Leia as alternativas e marque as corretas. I- O aspecto desse parasito lembra um chicote, pois possui a extremidade anterior afilada e a extremidade posterior maior. II- O hábitat do Trichuris trichiura é o intestino delgado humano, sendo que sua porção posterior fica penetrada na mucosa intestinal e a porção posterior exposta no lúmen para reprodução dos parasitos. III- A larva após ser ingerida acidentalmente através de um alimento ou água contaminada eclode no intestino delgado do ser humano, na região duodenal. IV- A transmissão pode ocorrer através da ingestão de ovos de um solo contaminado, alimentos, geofagia, exceto por veiculação por insetos como moscas. V- Diferentemente de outros ciclos biológicos, a larva de estágio 1 (L1) é do tipo infectante para o ser humano, sendo seu destino quando ainda no solo: não resistir a baixas umidades e insolação direta ou permanecer no solo e contaminar. Quais as alternativas corretas:
a) Alternativas II, III e V. b) Alternativas I, II, IV e V. c) Alternativas I, II, III e V. d) Alternativas I, III e V. e) Todas as alternativas. 2- Descreva quais os sinais e sintomas de um indivíduo com tricuríase nas fases de infecção leve, moderada e intensa? Dentre esses, qual é um fator indicativo da infecção por Trichuris trichiura? - Estrongiloidíase 1- Na estrogiloidíase, as larvas rabditóides eliminadas nas fezes de indivíduos parasitados podem seguir dois ciclos: o direto e o indireto. Qual(is) diferença(s) podemos observar entre estes dois ciclos? 2- Quais os tipos de lesões podem ser encontradas em indivíduos infectados com Strongyloides stercoralis? 3- O ciclo biológico do Strongyloides stercoralis possui características que o diferem dos demais parasitismos estudados. Com base em seus conhecimentos, analise as alternativas corretas: I- Fêmeas partenogenéticas liberam dentro do organismo humano os ovos que são eliminados junto com as fezes, por isso avalia-se a quantidade de ovos nas fezes das pessoas com essa parasitose. II- Em relação às formas rabditoide e filarioide formadas durante o ciclo biológico do parasito, apenas a forma filarioide é infectante. III- Durante o ciclo biológico ocorrem à passagem das larvas por vários órgãos como coração, fígado, pulmões até que sejam deglutidas e cheguem ao seu hábitat. IV- O ciclo é Monoxênico, possuindo um único hospedeiro definitivo que é o ser humano, porém o ciclo pode ser direto ocorrendo no solo, região perianal ou dentro do intestino ou indireto que ocorre em ambiente externo. V- A reprodução pode ser assexuada, na qual as fêmeas partenogenéticas não requerem a fecundação com machos ou sexuada que ocorre com fêmeas e machos de vida livre. Marque as questões corretas:
A) Alternativas I, II e III. B) Alternativas II, IV e V. C) Alternativas II, III, IV e V. D) Alternativas I, III, IV e V. E) Todas as alternativas. - Teníase e cisticercose 1) Relacione os termos com os conceitos abaixo e marque as alternativas corretas: (A) Teníase (B ) Cisticercose (C) Taenia solium (D) Taenia saginata (E) Cisticercose humana ( ) Doença causada devido a ingestão acidental dos ovos da T.solium que levam a formação de cisticercos, o qual podem alojar-se em várias regiões do corpo humano causando com maior gravidade a neurocisticercose, que é a presença de cisticercos no cérebro. ( ) Forma de parasitismo decorrente da interação do ser humano com os cisticercos do suíno ou bovino através de ingestão de carne crua ou mal cozida, ocasionando a presença da forma adulta da tênia. ( ) Espécie do parasito que possui como hospedeiro intermediário os suínos e a única a qual os ovos podem causar a cisticercose humana. ( ) Forma de parasitismo devido ao contato com solo contaminado com ovos da tênia, na qual o hospedeiro intermediário o animal pode desenvolver dentro do organismo. ( ) Espécie de parasito que tem como hospedeiro intermediário os bovinos, sendo que seus ovos não causam comprovadamente a cisticercose em humanos. 2) Descreva de que formas o ser humano pode desenvolver a teníase, qual a forma de contaminação, porque ocorre e quais os processos do seu ciclo biológico. Descreva cada etapa. 3) O complexo Teníase-Cisticercose é causado pelos parasitos Taenia solium e Taenia saginata. Em relação a estas formas de parasitoses marque as alternativas verdadeiras.
I- O homem pode causar a cisticercose no suíno se este ingerir os ovos, mas o suíno não é o responsável pela cisticercose humana que ocorre através de autoinfecção externa, autoinfecção interna e heteroinfecção, através da ingestão acidental de ovos viáveis e não dos cisticercos. II- Um indivíduo contaminado pode liberar as proglotes grávidas que no solo liberaram seus ovos, mas não ocorre a eliminação dos ovos nas fezes. III- Pode ser chamada de solitária, mas um indivíduo com teníase em casos raros pode abrigar mais de uma tênia. Além disso, sua característica sexual é hermafrodita. IV- Alguns fatores que são agravantes para o aumento de casos do complexo Teníase-Cisticercose são: criação de suínos livres ou confinados em locais precários, privada ou esgoto em contato com criação suína, criação em área urbana, hábito coprofágico do animal e a ingestão de carne crua ou mal passada com presença de cisticercos. V- Pertencem as classes dos platelmintos, com característico corpo achatado, dividido em escólex ou cabeça, colo ou pescoço e estróbilo ou corpo. Taenia solium e Taenia saginata, possuem 2 ventosas importantes para sua fixação à mucosa intestinal. Marque as alternativas corretas: A) Alternativas I, III e IV. B) Alternativas I, II, III e IV. C) Alternativas II, IV e V. D) Alternativas I, II, IV e V. E) Todas as alternativas. - Ascaridíase Gabarito 1) Ação espoliadora: Consumo de grande quantidade de macronutrientes (proteínas, lipídeos e carboidratos) e vitaminas A e C; Subnutrição e depauperamento físico e mental; Déficit nutricional em crianças. Ação tóxica: Reação entre antígenos parasitários X anticorpos do hospedeiro (urticária, convulsões, edema) Ação mecânica: Obstrução intestinal devido intensa carga parasitária.
Localização ectópica: Deslocamento do helminto para locais não habituais, espontaneamente ou por medicação Ascaris errático, podendo causar obstrução do duto colédoco, canal de Wirsung pancreatite aguda ou eliminação do parasito pela boca. 2) a) delgado, luz intestinal; b) ovo fértil, infértil, larva; c) Machos, fêmeas; d) Nematelmintos; e) intestino delgado, coração. 3) A contaminação ocorre pela ingestão acidental de ovos através de um alimento, água que tenham entrado em contato com as fezes, seja por irrigação de água contaminada como plantio em um solo contaminado. As medidas profiláticas são: as fezes devem ser destinadas em local próprio, não ocorrendo defecação em solos; lavar as mãos constantemente, higienizar as frutas, legumes e verduras consumidos, proteger os alimentos, pois moscas e outros insetos podem veicular os ovos, criação de instalações e diagnosticar e tratar as pessoas com ascaridíase. - Ancilostomose 1) V- F- V-V-F-F 2) Ancylostoma duodenale: são cilindriformes, com a extremidade anterior curvada dorsalmente. Apresentam dentes que fixam-se a mucosa do intestino delgado na qual sugam sangue do hospedeiro. As fêmeas são maiores que os machos e estes apresentam a extremidade posterior maior devido à presença de bolsa copuladora. Necator americanus: cilindriformes, com extremidade anterior bem recurvada, contendo lâminas cortantes na boca. Fêmeas maiores que os machos e estes têm a presença de bolsa copuladora e extremidade posterior expandida. 3) Os parasitos são conhecidos por realizar hematofagismo, ou seja, sugar o sangue de seu hospedeiro. Utilizando o sangue para se nutrir causa ao seu hospedeiro o ser humano a anemia, ocasionando redução da hemoglobina. A anemia causa vários sintomas: tontura, fadiga, palpitação. Mesmo com a eliminação dos vermes, o nutricionista deve orientar o paciente na alimentação de quantidades adequadas de ferro e em alguns casos o sulfato ferroso para reversão da anemia. - Tricuríase 1) Alternativas I, III e V 2) Infecção leve: assintomática; Infecção moderada: dores de cabeça, dor epigástrica e no baixo abdômen, diarreia, vômitos, redução da ingesta alimentar; Infecção grave: anemia, desnutrição e prolapso retal. Este último é um indicativo específico dessa infecção e ocorre em casos mais graves. - Estrongiloidíase 1) No ciclo direto, ocorre o desenvolvimento para a larva filarioide (tipo infectante) a qual tem capacidade de infectar o ser humano via pele ou ingestão oral. Já no ciclo indireto ocorre o desenvolvimento intermediário da fêmea ou macho de vida livre, os quais se reproduzem liberando o ovo. Este desenvolve a larva rabditoide e depois a larva filarioide infectante. 2) Lesões cutâneas devido à forma de entrada das larvas do parasito através da pele.
Lesões pulmonares decorrentes da migração larvária por esse órgão ocasionando alterações,como desenvolvimento de novas larvas filarioides se a fêmea parasita ficar retida no pulmão. Lesões intestinais que são causadas pela ação seja mecânica ou irritativa no local, além de outras atividades em seu hábitat natural como oviposição, eclosão e migração. 3)Alternativas II, IV e V. - Teníase e cisticercose 1) E-A-C-B-D 2) A contaminação ocorre via ingestão dos cisticercos presentes na carne bovina ou suína, a qual se for consumida sem a cocção adequada (estiver crua ou mal passada) e for uma carne de procedência duvidosa sem fiscalização e inspeção pode contaminar o ser humano. Se ocorrer essa ingestão o cisticerco vai chegar até o estômago e sofrer ação do suco gástrico havendo a abertura deste e tornando-se visível o escólex (cabeça). Fixa-se pela cabeça no intestino delgado e transforma-se para tênia adulta sendo que três meses após a ingestão, ocorre a eliminação das proglotes grávidas. Esses ovos serão liberados através das fezes de um humano contaminado e se entrar em contato com um animal hospedeiro vai contaminá-lo. Por isso é importante às fezes serem destinadas em um local próprio para seu descarte e a população ter as instalações sanitárias e as medidas de cuidado a fim de evitar a continuação desse ciclo. 3) Alternativas I, III e IV.