ARGUMENTO 2017 2º ANO E.M. MÓDULO 44 CLASSIFICAÇÕES CLIMÁTICAS DE LYSIA BERNARDES E KöPPEN
Existem várias classificações climáticas. Entre elas, pode ser citada a da geógrafa LYSIA MARIA C. BERNARDES, que é uma adaptação no BRASIL da classificação de KöPPEN.
COORDENADAS DOS PLUVIOGRAMAS ORDENADAS: total pluviométrico anual (mm) e temperatura (ºC). ABSCISSAS: meses do ano.
CLIMA EQUATORIAL Caracterizado por temperaturas elevadas e chuvas abundantes durante o ano todo (Amazônia). PLUVIOGRAMA 1 CLIMA EQUATORIAL DA AMAZÔNIA Chuvas abundantes em todos os meses, com mais 350 mm em maio; Pluviosidade anual próxima de 3000 mm; Pequena amplitude térmica (2ºC de amplitude)variando entre 24ºC e 26ºC.
CLIMA EQUATORIAL DA AMAZÔNIA PLUVIOGRAMA 2 Tropical superúmido, ou equatorial com pequena estiagem; Amazônia centroocidental, numa transição do clima equatorial para o tropical; Pluviosidade anual próxima de 2000 mm; Pequena amplitude térmica, variando entre 24ºC e 27ºC.
CLIMA TROPICAL Ocorre no Brasil Central. Com temperaturas elevadas e a existência de duas estações bem definidas: Verão chuvoso e estiagem de inverno. PLUVIOGRAMA 3 Subúmido com chuvas concentradas no verão; Estiagem no inverno; Pluviosidade anual próxima de 1500 mm; Médias térmicas entre 20ºC 27ºC.
CLIMA TROPICAL PLUVIOGRAMA 4 Típico do litoral oriental do Nordeste Zona da Mata; Temperaturas entre 22ºC e 27ºC; Pluviosidade anual próxima de 1500 mm.
CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE Com chuvas concentradas no verão e estiagem de inverno. Ocorre principalmente nas terras altas do Sergipe e parte do Centro-Oeste. PLUVIOGRAMA 5 Pluviosidade aproximada de 1500 mm anuais; Temperaturas variando de 17ºC e 24ºC; Chuvas concentradas no verão e estiagem de inverno.
CLIMA SEMIÁRIDO Com temperaturas elevadas, chuvas escassas e irregulares, com seca mais pronunciada durante o inverno. As poucas chuvas ocorrem entre o verão e o outono. PLUVIOGRAMA 6 Típico do Sertão do Nordeste e norte de Minas Gerais; Estiagem na maior parte do ano; Pluviosidade entre 500 mm e 1000 mm anuais.
CLIMA SUBTROPICAL Principais características: Com maior amplitude térmica; Chuvas regulares e bem distribuídas durante o ano, sem que haja estação seca; Abrange a quase totalidade da Região Sul.
PLUVIOGRAMAS 7 e 8
CARACTERÍSTICAS DOS PLUVIOGRAMAS 7 e 8 Típico da maior parte da Região Sul, em latitudes superiores ao Trópico de Capricórnio; Com grande amplitude térmica (mais de 10ºC), variando entre as médias de 25ºC, no verão, e 14ºC, no inverno, resultante de uma maior atuação da mpa (massa Polar atlântica) durante o inverno; A pluviosidade oscila entre 1500 mm e 1800 mm; Com chuvas regulares e bem distribuídas durante todo o ano; Nas maiores altitudes, as temperaturas são mais baixas e os invernos mais rigorosos, sujeitos a uma maior frequência de geadas.
Por meio de estudos sobre a VEGETAÇÃO, Koppen associou-a a valores numéricos de precipitação e temperatura, criando uma classificação climática geral para o mundo todo. CLASSIFICAÇÃO DE KöPPEN Seu objetivo era de que a classificação pudesse ser usada por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, consultando uma simples tabela que contivesse a quantidade de chuva e a temperatura.
O clima mesotérmico não tem estação seca e depende da Massa Polar Atlântica (inverno e outono) e da Massa Tropical Atlântica (verão e primavera)
CLASSIFICAÇÃO ARTHUR STRAHLER A classificação de Strahler baseia-se nas áreas da superfície terrestre, controladas ou dominadas pelas massas de ar. Assim sendo é uma classificação que deriva do estado das massas de ar.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
EFEITOS DO FENÔMENO CLIMATICO EL NIÑO EM DEZEMBRO, JANEIRO E FEVEREIRO A sua característica é pelo aquecimento das águas do Oceano Pacifico nas proximidades do Equador, responsável pela ocorrência das chuvas e das secas em várias partes do mundo.