Introdução ao Windows Breve Evolução
Introdução ao Windows MSDOS Comercializado pela Microsoft em 1981 para o IBM PC; Sistema Operativo Monotarefa; A última versão foi em 1994 (6.22).
Introdução ao Windows Win 95, 98 e Me Sistemas Operativos que trabalhavam a 32 bits; Sistemas Operativos com GUI integrada; Permitem o funcionamento em rede; Sistemas Operativos Multitarefa.
Introdução ao Windows Win NT, 2000 e XP Desenvolvido nos finais dos anos 80 (NT) com tecnologias de 32 bits e indicado para o mercado empresarial; O Windows 2000 é uma evolução do NT; Tanto no NT com no XP existiram versões para postos de trabalho. No 2000 isso não aconteceu;
Conceitos Teóricos
Win 2003 Server Versão base destinada a equipar servidores de pequenas e médias empresas; Inclui características como: Serviços de partilha de ficheiros e impressoras; Validação de utilizadores; Partilha de acesso à Internet e Firewall; Serviços de MacOS; Sistema de Ficheiros Distribuídos; Suporte para redes privadas (VPN); Serviços de Fax, Terminal e de Instalação Remota.
Win 2003 Server Enterprise Edition Versão destinada a equipar servidores com maiores necessidades do que a versão base. Contém serviços de clustering, gestor de recursos, infraestruturas de chaves públicas, além dos serviços normais da versão base.
Win 2003 Server DataCenter Edition Versão mais poderosa e escalável. Win 2003 Server WEB Edition Versão mais reduzida a nível de características das versões servidoras. Destina-se somente a serviços WEB.
SBS 2003 Standard e Premium Estas versões são pacotes aplicadas a servidores de pequenas empresas, para suportar no máximo 50 clientes e mantêm as mesmas características da versão base. A estas características foram ainda adicionados alguns serviços.
SBS 2003 Standard Windows SharePoint Services; Exchange Server 2003; Outlook 2003; Shared Fax; Servidor de encaminhamento e acesso remoto;
SBS 2003 Premium Todos os anteriores (à excepção do Servidor de encaminhamento e acesso remoto); ISA (Internet Security Acceleration) Server 2000; SQL Server; FrontPage;
Introdução ao Windows Objectivos
Objectivos Compatibilidade Suporte para vários ambientes de rede; Suporte para diversos tipos de aplicação; Integra dois tipos de formatação (FAT e NTFS).
Objectivos Escalabilidade É possível o multiprocessamento simétrico; WIN Server (4 CPU); WIN Server Entreprise (8 CPU); WIN Server Datacenter (32 ou 64 CPU); WIN Server Web Edition(2 CPU);
Objectivos Segurança Nível de Segurança (NTFS); Limitar o acesso a documentos; Fazer auditoria de acontecimentos; Identificar e autenticar utilizadores; Proteger documentos de serem apagados.
Objectivos Processamento Distribuído Permite a possibilidade de interligação entre servidores diferentes; Assegura funcionalidades de redes; Quando um servidor está ocupado, um pedido de processamento poderá ser reencaminhado para outro com mais disponibilidade.
Objectivos Robustez A arquitectura do Win 2003 evita que sempre que uma aplicação bloqueie as outras também bloqueiem; Isto acontece devido ao facto de existirem áreas de memória protegidas para as aplicações.
Objectivos Fiabilidade Podemos dizer que se trata de um SO seguro, já que raramente, problemas de hardware podem ser a causa de perda de informação.
Objectivos Extensabilidade Pela sua forma modular, o 2003 Server, permite acrescentar módulos (serviços) de forma muito simples.
Objectivos Portabilidade O Windows 2003 Server só corre com processadores Intel e algumas versões especiais suportam apenas os novos processadores ITANIUM de 64 bits da INTEL.
Introdução ao Windows Características Técnicas
Características Técnicas HAL (Hardware Abstraction Layer); Arquitectura Cliente/Servidor; Multitarefa e Multiprocessamento; Multithreading; Segurança; Ambiente de trabalho.
Novas Características do 2003 Active Directory (AD) Espécie de arquivo de informação do sistema e respectivos serviços de acesso. Base de Dados de toda a informação que diga respeito à comunicação e administração, utilizadores e respectivos direitos, grupos, permissões, domínios e sites. Um servidor com AD dá-se o nome de Domain Controller.
Novas Características do 2003 Sistemas de Ficheiros Distribuídos (DFS) É basicamente um serviço de partilha de ficheiros parecido com os shares tradicionais, mas mais eficaz, ou seja, as pastas partilhadas não estão num único servidor específico.
Novas Características do 2003 Sistemas de Ficheiros Distribuídos (DFS) Ao ser gravado um ficheiro, este pode ser copiado para várias pastas de outros servidores, que apesar da redundância, caso falhe um servidor, os ficheiros encontram-se sempre disponíveis. Os ficheiros podem ainda ser gravados para servidores com mais disponibilidade de espaço.
Novas Características do 2003 Versão 5 da NTFS Permite controlar e aumentar o espaço em disco ocupado para cada utilizador e indexar o conteúdo dos discos. Tornou possível a encriptação automática dos ficheiros.
Novas Características do 2003 INTELLIMIRROR Grupo de elementos que são factores fundamentais para a diminuição do custo total de propriedade. Windows Installer; Remote Install; Offline Folders; Group Policies; Roaming User Profiles.
Novas Características do 2003 Serviços de Terminal Serviços que permitem correr programas num servidor remotamente. Tudo é feito no servidor, como se lá estivessemos. Torna-se importante quando a largura de banda entre servidor e cliente é pequena e quando as estações de trabalho têm pouco poder de processamento.
Novas Características do 2003 DNS Dinâmico Tem como objectivo básico traduzir nomes para endereços IP; Ao contrário do DNS normal, este faz o registo dos nomes automaticamente evitando longos e cansativos trabalhos de configuração.
Novas Características do 2003 Comando RUNAS Um utilizador pode ligar-se a um ou a vários computadores, no entanto nem todos têm o mesmo direito de acesso. Quando isso acontece o utilizador tem de fazer o LogOff; Com este comando o utilizador pode usar a máquina sem ter de o fazer.
Introdução ao Windows Terminologia de Redes
Terminologia de Redes da Microsoft Grupos de Trabalho Possibilidade de criação de grupos de trabalho para acesso à rede. Estações de Trabalho Postos de trabalho ligados entre si ou a um servidor.
Terminologia de Redes da Microsoft Domínio Um domínio surge logo após a instalação do primeiro servidor DC. Dependentes do servidor (que manterá o AD) podem adicionar-se outros servidores e workstations, definir-se utilizadores e grupos, proceder à validação dos utilizadores, instalar periféricos, etc.
Terminologia de Redes da Microsoft Domínio Pode também ser descrito como um conjunto de redes em que existe um servidor responsável pela segurança da rede, validação de contas de utilizadores, etc. O nome do domínio terá de ser uma entrada DNS. EX. Escola.pt. Empresas com maiores dimensões tendem a utilizar redes com mais de um domínio, ou seja, em árvore.
Terminologia de Redes da Microsoft Domain Controller Um rede do tipo domínio tem de ter pelo menos um servidor (Domain Controller) Controlador de Domínio. Permite controlar a segurança dentro do domínio, como por exemplo, validando contas de utilizador.
Terminologia de Redes da Microsoft Standalone Server Servidor que se encontra sozinho e que pode aderir a um grupo de trabalho ou mesmo criar um, mas não faz parte do domínio.
Terminologia de Redes da Microsoft Member Server Designam-se assim os servidores que estão interligados num domínio já existente. Não são controladores de domínio, reconhecem os seus utilizadores, grupos e recursos, partilham recursos, mas não validam utilizadores.
Terminologia de Redes da Microsoft Servidores Computador que partilha serviços numa rede. Ex: impressoras, espaço em disco, validação de utilizadores, servidores de BD (SQL, ORACLE), serviços de MAIL
Terminologia de Redes da Microsoft Unidades organizacionais A utilização destas unidades permite a divisão do domínio em viárias unidades. Estas unidades por sua vez podem ser organizadas em vários níveis.
Terminologia de Redes da Microsoft Árvores Existência de vários domínios numa empresa de grandes dimensões. Está organizado em forma de árvore, em que o primeiro a ser instalado será o domínio raiz (Domain Controller)
Terminologia de Redes da Microsoft Florestas Sistemas de múltiplos domínios, consistindo numa partilha de recursos. Conjunto de árvores associadas, cada uma delas com o seu domínio de raiz.
Terminologia de Redes da Microsoft Grupos de Utilizadores Utilizadores que pertencem a uma secção de uma organização. Podem conter diversos utilizadores, mas com algo em comum.