FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

Documentos relacionados
FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) 1º Ano / 1º semestre Mestrado em Educação Pré-escolar Contextos e processos em educação de infância.

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. Semestre Letivo: ( x ) Primeiro ( ) Segundo

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.

PLANO DE CURSO. CH Teórica: 60h CH Prática: 40h CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Período: I Ano:

Programa Analítico de Disciplina CBI118 Anatomia Humana

UNISUAM - Centro Universitário Augusto Motta Plano de Ensino

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE 206/2002 D.O.U. 29/01/2002 ORGANIZAÇÃO SETE DE SETEMBRO DE CULTURA E ENSINO LTDA CNPJ:

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANATOMOFISIOLOGIA Ano Lectivo 2018/2019

P L A N O D E E N S I N O

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

PLANO DE ENSINO. 3. OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA Fazer o aluno conhecer o organismo animal estruturalmente e funcionalmente.

Escola Superior de Saúde de Santa Maria Curso de Licenciatura em Fisioterapia (a aguardar publicação em Diário da República)

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Credenciada pela Portaria Ministerial n o 4065 de 31/12/02

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E GENÉTICA. Calendário

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Departamento Ciências Morfológicas. TEÓRICO/ 4ª 13:30 às 16:00

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E GENÉTICA. Calendário º semestre Curso: MEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E GENÉTICA. Calendário

Desenvolver no aluno a compreensão do corpo humano como uma entidade sistêmica complexa e interdependente.

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Credenciada pela Portaria Ministerial N o 4065 de 31/12/02

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

Ficha de Unidade Curricular

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DOCENTE RESPONSÁVEL : Profa. Dra. Selma Maria Michelin Matheus (B/L)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

PLANO DE CURSO 3 PERÍODO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Anatomia II PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09

Programa Analítico de Disciplina CBF220 Anatomia Humana

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER

Turma(s): C11, C12, C13, C14, C21, C22, C23, C24, D11, D12, D13, D14, D21, D22, D23, D24

CURSO: ENFERMAGEM ANO LETIVO: 2012/1 DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA I ENFERMAGEM

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: Professor: Antônio Acácio Guimarães Simão Titulação: Especialista PLANO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório

Transcrição:

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2016/2017 Ano/Semestre curricular 1.º ano/2.ºsemestre Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de ensino ECTS - tempo de trabalho (horas) Curso Licenciatura em Higiene Oral (1º Ciclo) Anatomia da Cabeça e do Pescoço / obrigatório Português ECTS Total T TP PL S OT TC E O* 4 60 30 30 Docente Responsável/Carga letiva [Nome completo, categoria, número de horas letivas, contacto de email] (máx1000 caracteres) Outros Docentes e respetivas cargas letivas [Nomes completos, categorias, número de horas letivas, contacto de email] (máx1000 caracteres) Pré-requisitos [unidades curriculares que lhe devem preceder ou competências à entrada] T - Teóricas; TP - Teórico-práticas; PL - Prática-laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação tutorial; TC - Trabalho de campo; E Estágio; O* - Outras horas caraterizadas como Ensino Clínico ao abrigo da Diretiva nº 77/453/CEE de 27 Junho adaptada pela Diretiva 2005/36/CE; Cátia Sofia Pinheiro Serralha / Assistente Convidado 60 horas letivas catiaserralha@essp.pt A aprendizagem da matéria desta disciplina exige conhecimentos prévios de Anatomia Humana.

Objetivos de aprendizagem/ [Descrição dos objetivos gerais e/ou específicos] [Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes] No sentido de operacionalizar, perspectivando o trabalho a desenvolver com os estudantes, definiu-se como objectivos: Descrever pormenorizadamente os constituintes anatómicos da cabeça e pescoço. Aprofundar os conhecimentos morfológicos e funcionais dos componentes da cabeça e pescoço preparando o aluno para as disciplinas profissionalizantes; Conhecer as relações anatómicas entre as estruturas de todos os elementos de sistemas existentes na superfície e na profundidade da região da cabeça e pescoço; Identificar as estruturas na região da cabeça e pescoço e a organização das suas estruturas anatómicas que contribuem para uma função comum, pela sua organização em sistemas orgânicos e funcionais. No final da unidade curricular os estudantes deverão reunir as seguintes competências: Descrever a anatomia topográfica da cabeça e pescoço; Identificar as estruturas anatómicas da região da cabeça e pescoço em cortes anatómicos, em imagens ou/e em material interactivo; Compreender a organização tridimensional da estrutura anatómica da região da cabeça e do pescoço.

Conteúdos Programáticos I Anatomia da cabeça e do pescoço descritiva Considerações gerais o Conceitos de Anatomia Geral Sistema Esquelético - Osteologia e artrologia o Conceitos de Osteologia o Cabeça o Coluna Vertebral Sistema Muscular o Geral o Cabeça o Pescoço Sistema Nervoso: divisões o Sistema Nervoso Central o Sistema Nervoso Periférico Nervos Cranianos Sistema Circulatório o Angiologia da cabeça e do pescoço o Linfáticos da cabeça Esplacnologia da cabeça e do pescoço o Cavidade bucal (dentes, língua, glândulas salivares) o Faringe o Esófago o Laringe o Traqueia II Anatomia da cabeça e do pescoço topográfica Região Craniana - região occipito-frontal, temporal, mastoideia: Região da Face: região nasal, orbitária, labial, mentoniana, geniana, massetérica, fossa infra-temporal, fossa ptérigo-maxilar, faríngea, perifaríngea, gengivo dentária, palatina, pavimento bucal, lingual, sublingual, supra-hioideia; Região do Pescoço: região infra-hioideia, esterno-cleido-mastoideia, supra-clavicular, nuca. Demonstração da coerência entre os conteúdos e os objetivos da Unidade Curricular Os conteúdos programáticos da unidade curricular recaem sobre aspetos fundamentais da anatomia da cabeça e do pescoço, importantes para o trabalho dos higienistas orais na sua prática clínica. Os objectivos foram definidos para formar os alunos de forma cuidada e garantido a obtenção dos conhecimentos das estruturas anatómicas e dos conteúdos programáticos definidos de acordo com essa estratégia. Desta forma e procurando manter a coerência com os objetivos anteriormente enunciados, definimos os seguintes conteúdos programáticos: revisão dos conteúdos dados em Anatomia relacionados com a UC de Anatomia da Cabeça e do Pescoço e Anatomia topográfica da cabeça e do pescoço: divisão em regiões.

Metodologias de ensino (avaliação incluída) [indicar os produtos, critérios e pesos de avaliação] Demonstração da coerência entre as metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem (máx3000 carateres) Bibliografia [de acordo com as normas em vigor no IPP/Unidades Orgânicas] AVALIAÇÃO: As metodologias de Ensino visam o alcançar dos objetivos de aprendizagem propostos, através das Horas de contacto Teóricas e práticas, envolvendo metodologias ativas, participativas e colaborativas. A avaliação será realizada da seguinte forma: Provas escritas de avaliação individual (80%); Trabalhos de pesquisa individuais e/ou em grupo (20%); A não entrega de trabalhos nas datas estipuladas para o efeito terá penalização de 0,5 do trabalho em questão (valores por cada dia de atraso). Privilegia-se como método para aquisição e desenvolvimento de conhecimentos o método ensino/investigação/aplicação. As estratégias pedagógicas baseiam-se em sessões lectivas que serão conduzidas através de sessões expositivas pelo docente, onde serão abordados os conteúdos programáticos, valorizando, sempre que possível, a interação psicossocial, apoiando-se em meios audiovisuais, suportes bibliográficos e modelos anatómicos. Serão também realizadas aulas práticas laboratoriais destinadas a aprofundar os temas das aulas teóricas. Tanto as aulas teóricas como as práticas vão sempre de encontro aos objectivos da unidade curricular. Perspectiva-se também algumas sessões expositivas por parte dos estudantes, incidindo na apresentação de investigação teórica realizada individualmente e/ou em grupo. Bibliografía principal Marini-Abreu, M.M. (2012) Anatomia Craniofacial: descritiva e topográfica. Loures Lusociência Pina, J. A. E. (1999) Anatomia Humana da Locomoção. Lisboa: Lidel Pina, J. A. E. (2000) Anatomia Humana da Relação. Lisboa: Lidel Pina, J. A. E. (2004) Anatomia Humana dos Órgãos. Lisboa: Lidel Pina, J. A. E. (2010) Anatomia Humana do Coração e Vasos. Lisboa: Lidel Tate, S. S.; Stephens, T. D. & Philip, T. (2011). Anatomia & Fisiologia. (8.ª ed). Lisboa: Lusociência (Original publicado em 2008)

Bibliografía complementar Martin, V. (2004). Atlas do Corpo Humano. Lisboa: Climepsi Editores Netter, F.H. (2003). Atlas de Anatomia Humana. (3ª ed). Masson, S.A. Palastanga, N.; Field, D. & Soames, R. (2000). Anatomia e Movimento Humano Estrutura e Função. (3.ª ed). São Paulo: Manole Sobotta, J. (2006) Atlas de Anatomia Humana - 2 Vols. (22.ª ed). Guanabara Koogan Tortora, G. J. Corpo Humano Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. (4.ª ed). Porto: Artes Médicas Situações especiais [estudantes com estatuto especial,