Instrumentos de sopro em madeira e organeria Curso Superior de Tecnologia em Luteria Setor de Educação Profissional e Tecnologica Universidade Federal do Paraná 22 de Agosto de 2016
Furos e Chaves Para se fazer notas além daquelas da série harmônica são usados furos, que podem ou não conter chaves. Eles são indispensáveis para todos os aerófonos que não usam vibração labial. Cada furo é feito em certa distância de onde se sopra; quanto mais próximo, menor será o comprimento da coluna de ar até ele. O furo funciona como uma quebra na coluna de ar, como se o final do tubo fosse mudado de lugar. O diâmetro deles é modificado, sendo ajustado por diversas razões de afinação.
Furos e Chaves A princípio os furos são tampados com as pontas dos dedos. Com sete furos organizados em distâncias corretas é possível fazer uma escala. A cada dedo levantado, um furo é aberto e o comprimento da coluna de ar vai diminuindo. Por meio de técnicas especiais ou modificações dos furos também é possível que sejam tocadas notas numa escala cromática.
Furos e Chaves Figura : Flautas transversais renascentistas. Fonte: O autor.
Furos e Chaves Figura : Dedilhado. Fonte: O autor.
Furos e Chaves Figura : Dedilhado. Fonte: O autor.
Furos e Chaves Na maioria dos instrumentos há um complicado sistema de chaves é usado. Estas pequenas peças utilizam uma alavanca acionada pelos dedos, e retornando à posição original por meio de molas. Na outra ponta delas, fica o prato da chave onde são colocados materiais de vedação (feltro coberto com peĺıcula fina, cortiça, etc.), fazendo o papel do dedo no fechamento dos furos. Algumas variações destas peças podem ser feitas de acordo com a necessidade do sistema utilizado. A seguir estão enumerados três tipos de chave.
Furos e Chaves 1. Chaves que ficam abaixadas e levantam quando acionadas (funcionam igual os dedos sobre os furos); 2. Chaves levantadas que quando acionadas abaixam. Algumas são longas e usadas para o instrumento tocar notas mais graves, aumentando o comprimento da coluna de ar; 3. Algumas chaves são apenas anéis ou possuem furos sobre o prato e que são tampados com os dedos; 4. Chaves combinadas, feitas dos três tipos anteriores, mas combinadas para que ao serem acionadas mexam mais de uma chave ao mesmo tempo.
Furos e Chaves Figura : Chave e dedo. Fonte: Fonte: Engineering Acoustics.
Furos e Chaves Figura : Diversos tipos de chaves. Fonte: Fonte: Engineering Acoustics.
Furos e Chaves Figura : Clarinetes antigos. Fonte: Wikipedia.
Furos e Chaves Figura : Detalhe de um clarinete moderno. Fonte: Wikipedia.
Válvulas Em princípio os instrumentos de sopro eram constituídos somente de tubos e uma embocadura. Exemplos: o trompete barroco, a trompa de caça. Porém, os compositores e instrumentistas sempre buscaram a evolução da musica e dos seus instrumentos, o que levou os fabricantes de instrumentos musicais a introduzirem o uso das válvulas nos instrumentos.
Válvulas Figura : Trompete barroco. Fonte: Wikipedia.
Válvulas Figura : Trompa de caça. Fonte: Wikipedia.
Válvulas As válvulas ou registros são usados principalmente nos instrumentos da família dos metais, como: Trompete Trompa Tuba Trombone à piston
Válvulas Podem ser divididas nos seguintes tipos: 1. Válvulas de piston: um piston quando pressionado altera o caminho percorrido pelo ar no interior do instrumento, alterando o tamanho efetivo do tubo. 2. Válvulas rotatórias: a rotação de uma ou mais peças no interior da válvula altera o caminho percorrido pelo ar no interior do instrumento, alterando o caminho efetivo do tubo. 3. Válvula de piston duplo: um sistema de dois pistons é acionado fazendo com que o caminho percorrido pelo ar no interior do instrumento se altere.
Válvulas de piston Figura : Trompete. Fonte: Wikipedia.
Válvulas de piston Figura : Trompete desmontado. Fonte: Wikipedia.
Válvulas de piston Figura : Detalhe de um piston. Fonte: Wikipedia.
Válvulas de piston Figura : Funcionamento de um piston. Fonte: Wikipedia.
Válvulas rotatórias Figura : Trompa. Fonte: Wikipedia.
Válvulas rotatórias Figura : Trompa desmontada. Fonte: Wikipedia.
Válvulas rotatórias Figura : Detalhe das válvulas. Fonte: Wikipedia.
Válvulas rotatórias Figura : Funcionamento das válvulas. Fonte: Wikipedia.
Válvulas de piston duplo Figura : Trompa vienense. Fonte: Wikipedia.
Válvulas de piston duplo Figura : Piston duplo. Fonte: Wikipedia.
Válvulas de piston duplo Figura : Piston duplo. Fonte: Wikipedia.
Válvulas de piston duplo Figura : Comparação entre os dois sistemas. Fonte: Wikipedia.
Válvulas de piston duplo Uma série de diferentes tipos de válvulas, algumas em desuso são bem explicadas em: http://orgs.usd.edu/nmm/utleypages/utleyfaq/brassfaq.html Várias chaves utilizadas por famosos construtores são mostradas em: http://www.music.ed.ac.uk/euchmi/ugw/ugwf1x.html
Sem furos, chaves ou válvulas Figura : Trombone de vara. Fonte: Wikipedia.
Sem furos, chaves ou válvulas O trombone utiliza a variação direta do comprimento do tubo devido a variação da posição da vara. A vara pode assumir 7 posições distintas. O glisando do trombone é uma particularidade do instrumento que, os outros metais não realizam tão bem.
Para estudar 1. Como é o funcionamento dos furos em um aerófono? 2. Cite exemplos de chaves em instrumentos de sopro. 3. Cite instrumentos de sopro que fazem uso de válvulas. 4. Explique os tipos de válvulas. 5. Disserte sobre a funcionalidade de um trombone.