PERGUNTAS MAIS FREQUENTES Quais os documentos que tenho de entregar? Os documentos a entregar são unicamente os indicados pelo programa. A informação surge após a submissão da candidatura (e só nessa altura), no menu Ficha do Candidato no separador Documentos. Eventualmente, pode entregar outros documentos que julgue serem relevantes na análise do processo. Os originais de todos os documentos entregues devem ser guardados, pois poderão ser solicitados pelos SASUTAD no âmbito de inspecções. O que é o NISS e o NIF? O NISS é o Número de Identificação da Segurança Social de cada elemento do agregado familiar e todos os elementos possuem este número, incluindo o Candidato e Irmãos, com a excepção dos beneficiários de outros regimes de protecção social (ADSE, ADMG, etc.). O NISS tem 11 dígitos, os números antigos possuem apenas 9, para o converter em 11 dígitos deverá consultar a página Web da Segurança Social, em Segurança Social. O NIF é o número de identificação fiscal ou número de contribuinte. O que é o código de validação de IRS e o número de contribuinte da declaração? O código de validação de IRS encontra-se no canto superior direito do Modelo 3 de IRS, entregue através da internet no Portal das Finanças, e o código da declaração encontra-se imediatamente antes. Habitualmente é o n.º de contribuinte do sujeito passivo A do IRS. Ver exemplos: Código de validação de IRS (imagem 1) e n.º de contribuinte da declaração (imagem 2). Atenção, o código de validação de IRS não é a senha ou palavra-chave de acesso ao Portal das Finanças.
Imagem 1 Imagem 2
Não sei qual é o tipo de IRS dos meus Pais? Na plataforma de candidatura a bolsa de estudo existem 4 opções de declarações de IRS: Declaração Electrónica Individual quando a declaração de IRS é entregue pela internet no Portal das Finanças e apenas contém um sujeito passivo A. Casos concretos de declarações electrónicas individuais - quando o Candidato concorre sozinho à bolsa de estudo e apenas ele consta do IRS ou quando um irmão trabalha e faz o IRS sozinho. Exemplo de Declaração Electrónica Individual (imagem 3). Imagem 3 Declaração Electrónica Conjunta quando a declaração de IRS é entregue pela internet no Portal das Finanças e contém mais do que um sujeito passivo e eventualmente dependentes, ou apenas um sujeito passivo e dependentes. Todos os elementos que constam deste IRS, como por exemplo o Pai (sujeito A), a Mãe (sujeito B), o Candidato e os Irmãos como elementos dependentes, possuem declaração electrónica conjunta. Neste caso deverá inserir o respectivo número de contribuinte da declaração e código de validação em cada elemento do agregado familiar. Exemplo de Declaração Electrónica Conjunta (imagem 4).
Imagem 4 Declaração Manual sempre que a declaração de IRS é entregue em papel na Repartição de Finanças, independentemente do número de sujeitos passivos e dependentes ou ascendentes. O NIF da declaração é o número de contribuinte do sujeito passivo A. Exemplo de Declaração Manual (imagem 5) e exemplo de NIF da Declaração (imagem 6).
Imagem 5 Imagem 6
Não tem Declaração Sempre que qualquer dos elementos do agregado familiar não entregou declaração de IRS no ano civil em causa. Não consigo acrescentar os restantes elementos do meu agregado familiar? Se ainda não submeteu a candidatura: em Agregado Familiar tem de referir o número de elementos que constitui o mesmo. De seguida, acrescente um a um, preenchendo todos os dados solicitados referentes a cada elemento. Após o preenchimento dos dados, individualmente tem de gravar, no símbolo de disquete (imagem 7) no canto superior esquerdo. Imagem 7
Se já submeteu a candidatura: redige uma exposição, podendo utilizar a minuta ou num documento do Word, preenchendo tantas páginas quantas as necessárias, descrevendo os elemento do agregado familiar em falta, referindo os seguintes dados da cada um: nome, parentesco, data de nascimento, idade, estado civil, habilitações literárias, profissão, se é ou foi emigrante e em que local, se tem incapacidade e respectivo grau, NIF, NISS, se tem ou não declaração de IRS (caso tenha, NIF do sujeito passivo A mais código de validação). Caso seja estudante, referir o grau de ensino e o local do estabelecimento de ensino (se o estudante reside ou não fora do agregado familiar em tempo de aulas). Pode ainda acrescentar outras informações que julgar pertinentes. O documento é digitalizado e anexado ao processo. Para inserir os diferentes elementos do agregado familiar é obrigatório inserir o NIF de cada elemento do agregado familiar. No caso de algum elemento do agregado familiar não ser titular de número de contribuinte, terá de o requerer na Repartição de Finanças, visto que sem o NIF não é possível inserir o respectivo elemento do agregado familiar. Como e quando devo digitalizar os documentos? Os documentos solicitados devem ser digitalizados apenas em formato de imagem (JPEG, TIFF, GIF ou PNG), preferencialmente em JPEG (Microsoft Office Picture Manager), cada página num documento e cada documento com um tamanho nunca inferior a 50 kb e nunca superior a 200Kb. Não entregar documentos no formato PDF. Os processos com documentos ilegíveis são indeferidos por instrução incompleta. Aquando da conclusão da análise da candidatura, o candidato recebe um SMS ou um e-mail com a indicação que o Resultado Provisório está disponível na página pessoal. A partir da data da consulta do resultado, o candidato tem 10 dias úteis para completar a candidatura. Qual a morada que coloco em Morada em tempo de aulas?, visto que ainda não tenho alojamento definitivo? Neste caso deverá colocar, provisoriamente, a morada a seguir referida, e quando tiverem a morada definitiva, rectificar:
Se em Vila Real = Vila Real (morada provisória); Código Postal 5000-000; Localidade: VILA REAL; Se em Chaves = Chaves (morada provisória); Código Postal 5400-000; Localidade: CHAVES; A que período dizem respeito os rendimentos considerados para efeitos de bolsa de estudo? O rendimento anual do agregado familiar do estudante é o conjunto de proveitos posto, a qualquer título, à disposição do conjunto dos membros do agregado familiar do estudante no ano civil anterior ao do início do ano lectivo ou ao início da frequência do curso a que se reporta a bolsa, corrigido com base nos proveitos do agregado familiar no ano civil em que é apresentado o requerimento de atribuição de bolsa de estudo. As alterações sócio-económicas registadas a partir do inicio do ano lectivo apenas terão efeitos a partir do ano lectivo seguinte. Como posso enviar o contrato de arrendamento e o 1.º recibo mensal de renda, e / ou o passe mensal suburbano? Deverá anexar os respectivos documentos da mesma forma e no mesmo local que os restantes documentos. No caso da bolsa de estudo já se encontrar atribuída e se não for possível anexar mais documentos, poderá, excepcionalmente, enviar os comprovativos dos complementos mensais e prestações complementares para o e-mail geral dos SASUTAD, indicando o nome completo, n.º bilhete de identidade e n.º de candidato a bolsa de estudo. Os documentos devem ser digitalizados nas mesmas condições dos restantes documentos. Quando e onde são apresentadas as candidaturas? Os prazos de candidatura são fixados no sítio da internet dos SASUTAD em www.sas.utad.pt. Como se submete a candidatura? O candidato deve submeter a candidatura na página pessoal, após preencher na íntegra o formulário, e enviar os documentos indicados no final da operação, através da área de documentos da mesma página. Os documentos que não estão disponíveis durante o período das candidaturas podem ser enviados posteriormente.
Quando e onde são divulgados os resultados? Os resultados das candidaturas (Provisórios e Definitivos) são divulgados individualmente. Logo que o candidato complete o seu processo é atribuído um registo de entrada e este será analisado por ordem cronológica. Assim que o processo de candidatura esteja concluído e analisado pelos técnicos dos SASUTAD, o candidato recebe um SMS ou um e-mail com a indicação da data em que o seu Resultado Provisório ficará disponível. A partir dessa data terá 10 dias úteis para completar o processo, caso tenha documentos em falta. Após o envio dos documentos, o processo será reanalisado e o candidato receberá um SMS ou um e-mail com a data em que o seu Resultado Definitivo ficará disponível. A partir dessa data terá 15 dias úteis para efectuar a Reclamação. Porque é que não tive bolsa de estudo? Os motivos de indeferimento estão indicados na página pessoal, no menu Estado do Processo/Consulta de Resultados". Em caso de indeferimento por Instrução Incompleta, a consulta no site dá acesso à lista de Documentos em falta na candidatura. Quando se pode reclamar do resultado da candidatura? No menu Estado do Processo /Consulta de Resultados na página pessoal após divulgação do resultado definitivo. O que é a Autorização da Segurança Social e onde posso obter esse documento? A Autorização da Segurança Social é um documento que tem de ser assinado por todos os elementos do agregado familiar com NISS, para autorizar os SASUTAD a consultar os dados da Segurança Social de cada elemento. O presente documento deve ser imprimido no menu "Ficha do Candidato", separador "Documentos", assinado por todos os elementos do agregado familiar, digitalizado em jpg e anexado ao seu processo de candidatura à Bolsa de Estudo no mesmo local.
Perdi as minhas credencias de acesso, o que devo fazer para recuperar as credenciais? Pode recuperar o seu nome de utilizador e/ou Palavra-passe em Esqueceu a sua Palavra-passe?. Submeti a candidatura à bolsa de estudo e esqueci-me de declarar um ou mais elementos do agregado familiar, o que devo fazer para os inserir? Deverá anexar um documento ao seu processo de candidatura à bolsa de estudo, no mesmo local onde anexou os restantes documentos, referindo os seguintes dados de cada elemento do agregado em falta: Nome; Parentesco; Idade e data de nascimento; Estado civil; Habilitações literárias; Profissão (se estudante: referir ano curricular e se é deslocado ou não); NIF (número de identificação fiscal); NISS (número de identificação da segurança social); e Tipo de declaração de IRS ( Não Tem Declaração, Declaração Manual, Declaração Electrónica Individual : referir NIF da declaração e código de validação ou Declaração Electrónica Conjunta : referir NIF da declaração e código de validação).