Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: O campo Acessórios permanentes Bola e raquete Servidor e recebedor Escolha de lado e serviço Serviço Falta de pé Execução do serviço Falta no serviço Segundo serviço Ordem de serviço Mudança de lado Bola em jogo Bola caindo sobre a linha Marcação durante um jogo Marcação durante uma partida Tie Break Número de partidas Períodos de repouso
O CAMPO Constituído por um rectângulo com 23,77m de comprimento por 8,23m de largura. Será dividido ao meio por uma rede, com os postes a terem de altura 1,07m e a rede ao centro deve medir 0,914m. ACESSÓRIOS PERMANENTES Os acessórios permanentes do campo deverão incluir não só a rede, postes, sticks de singulares, cinta e fita, mas também se existirem as vedações de fundo e dos lados, tribunas, assentos e cadeiras fixas ou móveis à volta do campo e o Árbitro, juiz de rede, juizes de linha e apanha bolas quando estejam nos seus resectivos lugares. BOLA E RAQUETE A bola deverá ter uma superfície exterior uniforme constituída por uma cobertura têxtil e deverá ser de cor branca ou amarela. As raquetes devem preencher as especificações previstas pelos regulamentos internacionais e pelas regras de ténis aprovadas para jogar. SERVIDOR E RECEBEDOR Os jogadores devem colocar-se um de cada lado da rede, o jogador que primeiro põe a bola em jogo será chamado de servidor e o outro de recebedor. ESCOLHA DE LADO E SERVIÇO A escolha de lado e o direito de ser Servdor ou Recebedor no primeiro jogo, será decidido por sorteio. O jogador que ganhe o sorteio pode escolher ou pedir ao seu adversário que escolha.
SERVIÇO O serviço deverá ser efectuado da seguinte maneira: Imediatamente antes de servir, o servidor deve colocar-se com ambos os pés apoiados atrás da linha de fundo e dentro dos prolongamentos imaginários da marca central e da linha lateral. O servidor lançará então a bola ao ar em qualquer direcção e, antes que ela toque o chão, baterá com a raquete, considerando-se o serviçoconcluído no momento do impacto da raquete com a bola. FALTA DE PÉ O servidor durante a execução do serviço não pode tocar com os pés a linha final do campo, pois caso tal aconteça é considerado Falta de Pé. EXECUÇÃO DO SERVIÇO 1. Ao executar o serviço, o servidor deverá colocar-se, alternadamente, por detrás da metade direita e da metade esquerda do seu lado do campo, começando em cada jogo pelo lado direito. Se um serviço for executado na metade errada do campoe não for detectado o erro, todos os pontos resultantes desse serviço ou serviços errados contarão, mas a posição incorrecta deverá ser corrigida logo que o erro seja descoberto. 2. A bola servida deverá passar por cima da rede e cair no solo dentro do rectângulo de serviço que fica diagonalmente oposto ou sobre qualquer das linhas que limitam esse rectângulo, antes de ser devolvida pelo recebedor. FALTA NO SERVIÇO Será falta no serviço se o servidor cometer alguma infracção na execução do serviço ou falta de pé. SEGUNDO SERVIÇO Depois de uma falta (se for a primeira falta), o servidor deverá servir de novo, por detrás da mesma metade do campo onde serviu essa falta.
ORDEM DE SERVIÇO No fim do primeiro jogo, o recebedor passa a servidor vice-versa, e assim por diante, alternadamente em todos os restantes jogos do encontro. MUDANÇA DE LADO Os jogadores devem mudar de lado do campo no final do primeiro, terceiro, e de todos os seguintes jogos impares de cada partida e no fim de cada partida, a não ser que o número total de jogos dessa partida seja par, caso em que a mudança só se efectuará no final do primeiro jogo da partida seguinte. BOLA EM JOGO Uma bola considera-se em jogo desde o momento em que foi servida. Desde que não seja anunciada uma falta, permanece em jogo até à conclusão do ponto. BOLA CAINDO SOBRE A LINHA Uma bola que caia sobre a linha é considerada como tendo tocado dentro do campo limitado nessa linha. MARCAÇÃO DURANTE UM JOGO Se um jogador ganha o seu primeiro ponto, o resultado será anunciado 15 para esse jogador, ao ganhar o seu segundo ponto será anunciado 30 para esse jogador, ao ganhar o seu terceiro ponto será anunciado 40 para esse jogador, ao ganhar o quarto ponto é anunciado JOGO para esse jogador, excepto se ambos os jogadores tiverem ganho três pontos sendo então o resultado aunciado IGUAIS, no próximo ponto ganho por um jogador é anunciado VANTAGEM para esse jogador, se o mesmo jogador ganha o próximo ponto, ganha o jogo; se o outro jogador ganha o próximo ponto o resultado será anunciado VANTAGEM NULA ou IGUAIS e assim sucessivamente até que u jogador ganhe dois pontos consecutivos após uma vantagem nula, altura em que será anunciado JOGO para esse jogador.
MARCAÇÃO DURANTE UMA PARTIDA O jogador que primeiro ganhe seis jogos, ganha a partida. No entanto, ele deve ganhar com uma diferença de dois jogos sobre os seus adversários, prolongando-se a partida até essa diferença ser atingida. O sistema de marcação TIE BREAK pode ser adoptado como alternativa ao dscrito anteriormente. O TIE BREAK deve ser usado quando a marcação for de 6 igual em jogos, em todas as partidas. Assim num TIE BREAK o jogador que primeiro ganhar sete pontos ganha o jogo e a partida desde que vença por dois pontos de diferença. Se a marcação atingir uma igualdade a 6 pontos, o jgo deve prolongar-se até que aquela diferença seja atingida. Deve ser usada marcação numérica durante o jogo de TIE BREAK. TIE BREAK O Jogador a quem cabia servir deve ser o servidor do primeiro ponto. O seu adversário será o servidor do segundo e terceiros pontos, e a partir daí, cada jogador servirá dois pontos consecutivos até que o vencedor do jogo e partida seja encontrado. Desde o primeiro ponto, cada serviço deve ser feito alternadamente, do lado direito e esquerdo do campo, começando pelo lado direito. Se ocorrer um serviço do lado errado do campo sem ser detectado, toda a(s) jogada(s) resultante(s) desse(s) serviço(s) errado(s) contará(ão). No entanto, a posição deve ser corrigida logo que descoberta. Os jogadores devem mudar de lado de campo depois de jogados seis pontos ou múltiplos e na conclusão do jogo. NÚMERO DE PARTIDAS O número máximo de partidas num encontro deve ser 5 ou, quando participarem senhoras, 3.
PERÍODOS DE REPOUSO Quando da mudança de lado pode demorar-se o máximo de um minuto e trinta segundos desde que na bola fica fora de jogo (final de um jogo), até à altura em que a bola é batida para o primeiro ponto do jogo seguinte. Geralmente é dado 1 minuto para os jogadores estarem em repouso nas respectivas cadeiras. Albufeira, Abril/2012 O professor das PAFD Domingos Quádrio