Formação Inicial de Cozinha Brasileira com ênfase em Cozinha Regional Catarinense

Documentos relacionados
Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Espanhol Básico. Parte 1 (solicitante)

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM APERFEIÇOAMENTO NO SERVIÇO DE VINHOS

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC em INFORMÁTICA I - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. Parte 1 (Solicitante)

CAD Desenho Auxiliado por Computador para Área Elétrica

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Desenho Técnico de Moda no Corel Draw. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Atendente de Lanchonete. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de PADEIRO. Parte 1 (solicitante)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de GARÇOM. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de SALGADEIRO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Manipulação de Alimentos. Parte 1 (solicitante)

Módulo 1 Carga horária total: 400h

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Parte 1 (solicitante) 1 Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Estratégias de Marketing de Varejo. Parte 1 (solicitante)

Parte 1 (solicitante) 1 Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Atendente de Lanchonete CEPE nº37 de 12/12/2013

Curso de Formação Inicial de Auxiliar em Manipulação de Alimentos

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação continuada em Negociação Baseada em Estratégia. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Aprovação do curso e Autorização da oferta

CURSO DE NR- 10 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EIXO PROFISSIONAL: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de PIZZAIOLO. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 47, DE 24 DE OUTUBRO DE 2016

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - PRONATEC

Curso de Formação Inicial e Continuada Eixo: Infraestrutura

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. FIC em Manutenção de Máquinas de Costura Industrial. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de LIBRAS INTERMEDIÁRIO. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de PADEIRO Mulheres Mil CEPE 05/2014

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Processos Artísticos Educacionais

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Introdução ao Linux. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. Parte 1 (solicitante)

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em NR-35 Trabalho em Altura

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de XXX. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Assistente de Controle de Qualidade Parte 1 (solicitante)

Curso Técnico em Restaurante e BAR CÂMPUS GAROPABA Resolução CEPE Nº33/2016 e CONSUP Nº29/2016

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Empreendendo na minha Pequena e Grande Empresa. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Instalações Elétricas Prediais

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MANEJO GERAL EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de MECÂNICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos. Parte 1 (solicitante)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 82, DE 14 DE JUNHO DE 2017.

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: Curso FIC de Reciclagem em NR-10 PARTE 1 (SOLICITANTE)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química Experimental no Cotidiano. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Modelista Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Español textos y contextos

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 21 DE 12 DE ABRIL DE 2017.

Título do Curso: Etiqueta à mesa

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC INTRODUÇÃO AO CÁLCULO. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Operações Básicas em Geoprocessamento. Parte 1 (solicitante)

FIC FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CURSO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante)

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Costureiro Industrial do Vestuário. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 360h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Panificação e Confeitaria I. 36h. 36h. 36h.

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Espanhol Basico. Parte 1 (solicitante)

Plano de Curso. 12 horas. Monitor no Transporte Escolar. Carga Horária. Ocupação. Classificação. Regulamentação

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE TECNOLOGIA DE INJEÇÃO DE PLÁSTICOS. Parte 1 (solicitante)

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB. Campus Recanto das Emas PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC INFORMÁTICA BÁSICA

PROJETO PÃO & VIDA PADARIA ARTESANAL


PROJETO PEDAGÓGICO DE MINICURSO Introdução à Informação Quântica

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

PLANO DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA Nome do Curso

Plano de Ensino Docente

CONFECCIONADOR DE BIJUTERIAS

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS URUPEMA

Concurso Gastronômico: III Olimpíadas Gastronômicas do IFPR Regulamento e Comunicado Interno Nº 01/2016 IFPR I - OBJETIVO DO EVENTO PROPOSTO

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Química Orgânica para o ENEM

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC MONTADOR DE PAINEL ELÉTRICO. Parte 1 (solicitante)

Transcrição:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS FLORINAOPOLIS-CONTINENTE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Inicial de Cozinha Brasileira com ênfase em Cozinha Regional Catarinense Eixo Hospitalidade e Lazer Campus Florianópolis-Continente Maio de 2012

1 Dados da Instituição Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis - Continente CNPJ Nº 81.531.428/0001-62 Razão Social Esfera Administrativa Endereço Cidade/UF/CEP Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina / Campus Florianópolis - Continente Federal Rua 14 de julho, 150 - Enseada dos Marinheiros. Coqueiros Florianópolis/SC Telefone/Fax (48)3271-1419 Responsável pelo curso e e-mail de contato Site da Instituição Luiz Otávio Cabral e-mail: luiz.cabral@ifsc.edu.br www.ifsc.edu.br 2 Dados gerais do curso Nome do curso Eixo tecnológico Cozinha Brasileira com ênfase em cozinha Regional Turismo e Hospitalidade Características do curso Formação Inicial X Formação Continuada PROEJA Ensino Fundamental PROEJA Ensino Médio Número de vagas por turma 36 Frequência da oferta Conforme demanda Carga horária total 180 horas Periodicidade das aulas Segundas, terças e quintas-feiras Turno e horário das aulas Noturno, das 30 hs às 22h15 Local das aulas IFSC Florianópolis - Continente

3 Justificativa O presente projeto se justifica por atender aos anseios da sociedade, permitir melhores condições de trabalho ao público envolvido na formação e garantir a qualidade da alimentação servida à comunidade. A modalidade de curso Formação Inicial e Continuada (FIC) mostra-se como um caminho concreto para tornar o potencial trabalhador apto a executar habilidades práticas específicas ou qualificar o trabalhador que já atua na área e que desenvolveu habilidades para o exercício profissional de maneira empírica, a partir de experiência própria, e por meio de tentativa e erro. Assim, considera-se para essa oferta, não só a solicitação da comunidade, mas também a competência da Instituição, conforme legislação abaixo. A Lei N o 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, reza em suas linhas gerais: Art. 2 o Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas, nos termos desta Lei. Com relação às Finalidades e Características dos Institutos Federais, é mencionado no Art.6 : I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;... IV - orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal. Ainda, com relação aos Objetivos dos Institutos Federais, no Art.7º:

II - ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica. Este projeto, é compatível com as políticas, diretrizes e objetivos do IF-SC e de seus mantenedores, além de satisfazer os anseios da comunidade. 4 Objetivo do Curso Promover a qualificação profissional em produções da Cozinha Brasileira, com ênfase em preparações da Cozinha Regional Catarinense 5 Público-Alvo Comunidade em geral. 6 Perfil Profissional e Áreas de Atuação Profissional cidadão capacitado para aplicar técnicas básicas de cozinha nas produções gastronômicas que compõem a Cozinha Brasileira em especial nos pratos da Cozinha Regional Catarinense, considerando os aspectos higiênico-sanitários, socioambientais, culturais e profissionais. 7 Pré-requisito e mecanismo de acesso ao curso Pré-requisito: Idade mínima de 16 anos. As inscrições serão feitas via Internet, no endereço <www.ingresso.ifsc.edu.br>, ou no próprio IFSC Campus Florianópolis - Continente. A seleção será realizada pelo IFSC através de questionário socioeconômico. A matrícula será realizada no IFSC Campus Florianópolis - Continente.

8 Matriz curricular Unidade Curricular Cozinha Brasileira Arte de servir Higiene e Manipulação de Alimentos Responsabilidade Ambiental História Regional e Gastronomia Total Carga Horária 104h 20h 20h 180h 9 Componentes curriculares Unidade Curricular Cozinha Brasileira Carga Horária 104h Competência Aplicar as técnicas de produção de alimentos nos pratos da Cozinha Brasileira com ênfase nos pratos da Cozinha Regional Catarinense, considerando os aspectos higiênico-sanitários, socioambientais e culturais. Habilidades Identificar, higienizar e porcionar matérias-primas utilizadas nas preparações da cozinha brasileira; Identificar, manusear e higienizar os utensílios e equipamentos do setor; Praticar as técnicas de pré-preparo, preparo e cocção dos alimentos relacionados à cozinha brasileira considerando os aspectos histórico-culturais e técnico-tecnológicos; Relacionar tempos, texturas e métodos de cocção aos processos produtivos; Executar preparações tradicionais específicas de cada região brasileira, principalmente aquelas que pertencem a cozinha catarinense; Executar preparações tradicionais da confeitaria brasileira; Preparar matérias primas da cozinha brasileira dentro de uma visão contemporânea;

Conhecimentos Bibliografia Conseguir identificar e apreender os sabores típicos do Brasil obtidos por meio da degustação em aula; Decorar e apresentar os pratos respeitando o contexto históricocultural. Conhecer a história e a forma de construção da cozinha tradicional brasileira; Reconhecer na gastronomia a identidade cultural; Conhecer receitas tradicionais das regiões brasileiras; Conhecer os Patrimônios Culturais Gastronômicos Brasileiros e a importância de sua identificação, sistematização e disseminação para a preservação da cultura local. ALVES FILHO, Ivan; DI GIOVANN Roberto. Cozinha brasileira (com recheio de história) / Rio de Janeiro: Revan, 2000. CASCUDO, L. C. História da alimentação no Brasil. São Paulo. Global Editora,2001. FERNANDES, C. Viagem gastronômica através do Brasil. São Paulo. Senac, 2000. MULLER. S. G. Avaliação de não-conformidades no preparo e no receituário de pratos da gastronomia de base açoriana servidos em restaurantes de comidas típicas de Florianópolis. Dissertação de mestrado. UFSC, 2003. MULLER. S.G. Patrimônio Cultural Gastronômico: Identificação, Sistematização e Disseminação dos Saberes e Fazeres Tradicionais. Tese doutorado. UFSC, 2012. SENAC. A história da gastronomia. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 1998. VÁRZEA, Vírgílio. Santa Catarina: A Ilha. Florianópolis: IOESC, 1984. Unidade Curricular Carga Horária Competência Habilidades Arte de Servir 20h Vender produtos e serviços e operacionalizar os serviços de alimentos e bebidas em cambuza, bar e sala de restaurante Montar os espaços, preparar as mesas e utilizar equipamentos e

Conhecimentos Bibliografia utensílios de serviços para o atendimento ao cliente; Atender ao cliente. Hospitalidade no setor de restauração; Tipologia de restaurantes; Tipo de serviços; Técnicas de vendas; Cargos e funções; Solicitações e controles. WALKER, John R. LUNDBERG, Donald E. O Restaurante: conceito e operação - 3 edição- Porto Alegre: Bookman, 2003. INSTITUTO DE CULINARIA DA AMERICA. A arte de servir: um guia para conquistar e manter clientes, destinado a funcionários, gerentes e proprietários de restaurantes - São Paulo, Rocca, 2004. LIONEL, Maître. Restaurante: técnicas de serviço- 3 edição- Caxias do Sul: Educs, 1990. ALBANO, Marques, J. Manual de restaurante e bar. Rio de Janeiro : Thex, 2002. Unidade Curricular Carga Horária Competência Conhecimentos Habilidades Bibliografia Higiene e Manipulação de Alimentos Produzir alimentação com higiene e sanidade. Perigos em alimentos; Microbiologia básica dos alimentos; Doenças transmitidas por alimentos; Higiene pessoal e uso de EPIs; Higiene ambiental, de equipamentos e de utensílios; Higiene e conservação de alimentos; Critérios de segurança nas etapas de produção; Legislação sanitária vigente. Aplicar corretamente os princípios de higiene pessoal, ambiental, de equipamentos, de utensílios e de alimentos na produção d e alimentos. Utilizar e conservar adequadamente as matériasprimas. SILVA, Jr., E.A. Manual de Controle Higiênico-Sanitário dos Alimentos. 6ª edição, São Paulo: Varela, 2005, 624p. BRASIL. Ministério da Saúde. ANVISA. Portaria n. 1428 de 23/11/93. Disponível em:,www.anvisa.gov.br>. Acesso em: 14/02/06. BRASIL. Ministério da Saúde. ANVISA. Resolução RDC n. 216, de 15 de setembro de 2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Disponível em: <www.anvisa.gov.br>. Acesso em: 14/02/06.

SANTA CATARINA. DECRETO ESTADUAL N. 31.455, de 20 de fevereiro de 1987. Estabelece critérios sobre estabelecimentos que manipulem, comercializem ou transportem alimentos e/ou bebidas. Disponível em: <www.saudejoinville.sc.gov.br/visa/leiestadual.htm>. Acesso em: 04/04/07. Unidade Curricular Carga Horária Competência Habilidades Conhecimentos Bibliografia Responsabilidade Ambiental Aplicar princípios da responsabilidade socioambiental na produção de alimentos. Identificar impactos ambientais relacionados a produção de alimentos, Promover práticas e medidas que melhorem o ambiente de trabalho e minimizem os impactos negativos da atividade sobre o meio ambiente em geral. Noções e princípios de responsabilidade ambiental. Impactos ambientais negativos da produção de alimentos. Medidas de gestão ambiental em cozinhas e estabelecimentos similares BALDISSARELLI, A.; LOPES, C. Q.; OROFINO, F. V. G.; MARTINS, G. C. Considerando mais o lixo. 2 ed. Florianópolis: Copiart, 2009. 90p. DIAS, Genebaldo F. Ecopercepção: um resumo didático dos desafios socioambientais. São Paulo: Gaia, 2004. Unidade Curricular Carga Horária Competência Habilidades História Regional e Gastronomia Atribuir significados histórico-culturais às produções alimentares. Contextualizar produções gastronômicas reconhecendo aspectos históricos. Aplicar os conhecimentos históricos adquiridos em potenciais situações da vida profissional.

Conhecimentos Bibliografia Aspectos históricos das regiões brasileiras, especialmente da região sul. Experiências gastronômicas brasileiras nas perspectivas temporal e regional. CARVALHO, A.J. Cozinha típica brasileira. Ed. Ediouro, Rio de Janeiro, 1998. CASCUDO, L. C. História da alimentação no Brasil. Global Editora, São Paulo 2001. FLANDRIN, J.L. MONTANARI, M. A história da alimentação. Ed. Fayard, Paris,1996. SIMÔES, A. O Pirão nosso de cada dia. Ed.Lunardelli. Florianópolis,1999. CARNEIRO, H. Comida e Sociedade: uma história da alimentação. Rio de Janeiro:Elsevier, 2003. FREYRE, G. Açúcar. Uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do nordeste do Brasil. São Paulo: Global, 2007. 10 Avaliação do processo de ensino e aprendizagem A prática pedagógica do Curso de Formação Continuada para Garçons orienta-se pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFSC e pela Organização Didática (OD) do Campus Continente. O Campus Florianópolis - Continente do IFSC tem desenvolvido uma política de formação permanente para seus educadores, visando a qualificação e envolvimento desses com o PPI. Dessa forma, considera-se de fundamental importância a integração dos educadores por meio de reuniões periódicas. A elaboração do currículo por competências implica em ações pedagógicas que possibilitem ao aluno a construção de seu conhecimento. Nessa construção de novos saberes, a escola constitui-se em um espaço onde professores e alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica favorece a aprendizagem a partir da diversidade, não a partir das características e dificuldades do aluno. As estratégias de ensino adotadas incluem atividades em sala de aula com aulas expositivo-dialogadas, aulas práticas, estudos dirigidos, apresentações, seminários e desenvolvimento de projetos, dentre outros. Além das visitas técnicas/culturais pedagógicas, levantamento de problemas e busca de soluções no contexto da área de trabalho. Neste curso, as avaliações acontecerão baseadas nos seguintes princípios: A avaliação será diagnóstica, processual, formativa, somativa, continuada e diversificada. Serão considerados critérios como: assiduidade, realização das tarefas, participação nas aulas, avaliação escrita individual, trabalhos em duplas, colaboração e cooperação com colegas e professores;

A avaliação se dará durante todos os momentos do processo ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. De acordo com a OD da Campus Florianópolis-Continente, a avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são: Obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do aluno para o semestre seguinte; Analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso. Estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões. Os registros das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que segue: E - Excelente; P - Proficiente; S - Suficiente; I - Insuficiente. O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final do módulo/fase, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de competências e utilizando-se a seguinte nomenclatura: A (Apto): quando o aluno tiver obtido as competências; NA (Não Apto): quando o aluno não tiver obtido as competências. A partir da avaliação efetuada pelo professor, serão realizadas avaliações coletivas que terão o caráter de avaliação integral do processo didático-pedagógico em desenvolvimento na Unidade Curricular. As avaliações coletivas ocorrerão em Encontros de Avaliação (Conselhos de Classe) envolvendo os professores, coordenadores e os profissionais do Núcleo Pedagógico. Um conjunto de atitudes será considerado na avaliação do desempenhos dos alunos: Agir com postura profissional; Envolver-se na solução de problemas; Trabalhar em equipe (interagir com o grupo, contribuir e trocar experiências);

Cumprir as tarefas solicitadas, respeitando os prazos; Ser assíduo nas atividades propostas; Ser pontual nas atividades propostas. 11 Quadro dos Docentes envolvidos com o curso Unidade curricular Cozinha Brasileira Arte de Servir Higiene e Manipulação de Alimentos Responsabilidade Ambiental História Regional e Gastronomia Docente Silvana Müller, Alice Novaes e Vilson Goes Cassiano Borges da Fonseca Andréia Gonçalves Giaretta Liz Cristina Camargo Ribas Cláudia Hickenbick 12 Instalações e ambientes físicos / Equipamentos, utensílios e materiais Para realização das atividades programadas será necessário: - Sala de aula equipada com carteiras para os alunos, mesa e cadeira para professor, quadro-branco, pincel e apagador, recursos audio-visuais de qualidade, computador, entre outros. Laboratórios de Habilidades básicas em cozinha. 13 Modelo de Certificado para cursos FIC

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Lei n o 11.892, de 29/12/2008, publicada no D.O.U. Em 30/12/2008 CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA O Diretor Geral do Campus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina confere a: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Filho(a) de xxxxxxxxxxxx e de xxxxxxxxxxxx Natural de xxxxxxx xx, nascido em xxxxxxxxxxxxxxxxx O Certificado de Formação Inicial de Cozinha Brasileira com ênfase em Cozinha Regional Catarinense. Fundamentação Legal: Lei no 9.394 de 20/12/96; Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Florianópolis, de de 20 Nelda Plentz de Oliveira Diretora Geral do Campus Portaria nº XXXX Publicada no D.O.U em Titular do Certificado Elinete Eliete de Lima Chefe do DEPE do Campus Florianópolis-Continente

MODELO VERSO PERFIL DE ATUAÇAO PROFISSIONAL Profissional cidadão capacitado para aplicar técnicas básicas de cozinha nas produções gastronômicas que compõem a Cozinha Brasileira em especial nos pratos da Cozinha Regional Catarinense, considerando os aspectos higiênico-sanitários, socioambientais, culturais e profissionais. Ministério da Educação Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Matriz Curricular Cozinha Brasileira Arte de Servir Higiene e Manipulação de Alimentos Responsabilidade Ambiental História Regional e Gastronomia Formação profissional Carga horária 104h 20h 20h 180h Emitido por:... em../.../20... Certificado registrado sob o nº, livro, Folha. Registrado por: em / /.