Modelos em Sistemas de Informação Aula 3
Modelagem conceitual Define-se como modelo conceitual aquele em que os objetos, suas características e relacionamentos têm a representação fiel ao ambiente observado, independente de limitações quaisquer impostas por tecnologias ou técnicas de implementação. (Cougo, 1997)
Modelagem conceitual Modelo utilizado para entendimento, transmissão, validação de conceitos, etc. Qualquer particularidade de implementação deve ser ignorada. Começa a ser feito na Iniciação de um projeto de desenvolvimento e é refinado na Elaboração (disciplina de análise e desenho). É o modelo base para a derivação dos demais modelos de classes e dados.
Níveis de modelagem
Modelagem de domínio Antecipar a existência de uma realidade qualquer. Modelo Representação abstrata e simplificada de um sistema real, com a qual se pode explicar ou testar o seu comportamento, em seu todo ou em partes. (Cougo, 1997).
Conceitos básicos Conceito - objeto observado: Referem-se a elementos observados, ou seja, qualquer coisa, pessoa, ambiente, conceito, etc. Exemplo: Classe, Objeto e Entidades. Os objetos observados tem características próprias. Os objetos observados tem comportamentos próprios. Modelagem (criar o modelo): Modelar o mundo observado, seja ele real ou imaginário.
Conceitos básicos - Sintaxe É o estudo das regras que regem a construção de frases nas línguas naturais. Refere-se a estrutura/forma. As organizações definem suas regras de sintaxe dos dados organizacionais. Exemplo: Padrão de Nomenclatura de Banco de Dados. Documento de nomenclatura de objetos para SGBD relacional (Nomes Lógicos e Físicos).
Conceitos básicos - Semântica É o estudo do significado. Refere-se ao conteúdo/sentido. No que diz respeito ao aspecto semântico da língua, pode-se destacar três propriedades: Sinonímia: Estuda as palavras sinônimas, ou aquelas que possuem significado ou sentido semelhante. Antonímia : Estuda as palavras antônimas, ou aquelas que possuem significado ou sentido oposto. Polissemia ou Homonímia: Estuda as palavras que podem assumir diferentes significados, o que dependerá do contexto em que está inserida. Exemplos: São(Presente do verbo ser) - São (santo). O significado ou sentido varia conforme o negócio analisado. Exemplo: Atividade BPM, Atividade Programa de trabalho.
Conceitos básicos SINTAXE X SEMÂNTICA: Cessão Sessão? Seção?? Sessão Espaço de tempo, reunião Cessão Ato de ceder Seção Ideia de subdivisão, divisão
Conceitos básicos SINTAXE X SEMÂNTICA: Sabia Sabiá Verbo Saber Eu não sabia que você sabia Java. Substantivo - pássaro. Sábia Substantivo - pessoa que sabe muito, erudito. Adjetivo - que tem muitos conhecimentos. Uma sábia não sabia onde estava o sabiá...
Conceitos básicos Semântica é a teoria do significado. Em uma empresa departamentos diferentes (e seus sistemas) costumam usar palavras...... com o mesmo nome e significados diferentes.... com nomes diferentes e mesmo significado. Para as empresas manterem uma comunicação unificada, a semântica deve ser trabalhada. Neste ponto temos a contribuição das ontologias.
Modelo de domínio/modelo conceitual Um modelo de domínio é uma representação gráfica, abstrata e simplificada de elementos de um determinado domínio de problema (Ex.: Domínio bancário, Domínio de Telecomunicações, Domínio Acadêmico, etc.), que ilustra os conceitos do domínio e os seus relacionamentos identificados. O modelo deve identificar os conceitos e características relacionadas aos requisitos do sistema especificados sob a perspectiva conceitual do problema durante a etapa de Análise, independentemente da implementação e da tecnologia a serem adotadas posteriormente, ficando elementos relacionados à solução para a etapa de Projeto (Desenho). É caracterizado como a base conceitual da modelagem de dados e de classes, sendo os demais modelos, de classes e relacional, derivados a partir dele.
Construção do modelo de domínio Premissa 1: Premissa 2: Premissa 3: Ter os requisitos identificados. Fase de Concepção ou Iniciação: Lista de requisitos. Modelo de processo negócio. Fase de Elaboração: Refinamento dos requisitos (Especificação de caso de uso). Existência do glossário de termos e fatos do produto ou corporativo. Modelo de domínio do produto ou corporativo.
Construção do modelo de domínio Passo 1: Análise textual dos requisitos para identificar os conceitos candidatos (observações) Identificar os substantivos ou expressões que denotam substantivos a partir dos requisitos do projeto: da especificação de caso de uso, dos descritivos dos processos BPM ou mesmo do glossário de termos e fatos já existente, e considerá-los como candidatos a conceitos. Cada substantivo identificado deve ser relacionado, agrupando palavras ou expressões que são sinônimos (como por exemplo empréstimo e locação ). A sintaxe para os conceitos e relações no modelo de domínio deve seguir a língua portuguesa. Ex.: Pessoa, realiza, empréstimo, livro.
Construção do modelo de domínio Categorização de conceitos: (Cougo, 1997)
Construção do modelo de domínio Passo 2: Entendimento e Identificação de conceitos do domínio Os conceitos identificados já existem no Glossário ou no Modelo de Domínio Corporativo ou do Produto? Os conceitos identificados possuem sinônimos já existentes no Glossário ou no Modelo de Domínio Corporativo ou do Produto? O conceitos possui um comportamento no sistema modelado? Qual é a definição deste conceito?
Construção do modelo de domínio Passo 3: Identificação de associações entre os conceitos do domínio Uma associação é um relacionamento entre conceitos que indica alguma conexão significativa e de interesse e que precisa ser preservada por algum tempo, isto é, que seja digno de memória. É representada por um verbo ou verbo substantivado. Que ação denota a associação/relacionamento entre os conceitos? Quantas ocorrências podem existir deste relacionamento para todos os conceitos? A associação já existe no Modelo de Domínio Corporativo ou do Produto?
Notação Multiplicidade Conceito Conceito Loja Estoca 1 * Item Relacionamento
Construção do modelo de domínio Passo 4: Identificação de generalizações/especialização Identificação de características comuns entre conceitos e particulares de cada conceito. Identificação dos comportamentos comuns e distintos.
Construção do modelo de domínio Notação para generalização/especialização Pessoa Relacionamento de generalização/especialização Pessoa física Pessoa jurídica
Construção do modelo de domínio Passo 5: Identificação de agregações/composições. Agregação é um tipo de relacionamento com características todo-parte, onde existe um grau de coesão entre o todo e as partes menos intenso, podendo haver certo grau de independência entre eles. A composição é uma variante semanticamente mais forte da agregação em que objetos parte só pertencem a um único todo e têm o tempo de vida coincidente com o dele, ou seja, quando o todo morre todas as suas partes também morrem.
Construção do modelo de domínio Notação para agregação/composição Todo Parte Agregação Todo Parte Composição
Exemplo de modelo de domínio
Exercício