Microprocessadores vs Microcontroladores Um microcontrolador difere de um microprocessador em vários aspectos. Primeiro e o mais importante, é a sua funcionalidade. Para que um microprocessador possa ser usado, outros componentes devem ser adicionados, tais como memória, chipsets e componentes para receber e enviar dados. Em resumo, isso significa que o microprocessador é o verdadeiro coração do computador. Não há como imaginar um PC sem um microprocessador. Por outro lado, o microcontrolador foi projetado para ter todas estas funcionalidades em uma única pastilha. Comumente, um microcontrolador é chamado de um computador em um único chip principalmente por causa deste motivo. Nenhum dos outros componentes externos são necessários nas aplicações, uma vez que todos os periféricos necessários já estão contidos nele. Assim, poupa-se tempo e espaço na construção de novos projetos.
MICROCONTROLADORES
O que é um microcontrolador? É um computador construído dentro de um circuito integrado.
Para que utilizar microcontroladores? As aplicações de microcontroladores só estão limitadas pela criatividade dos seus usuários. Um panorama das aplicações atuais: Comunicações (30%): Consumo Geral (27%): Automação (18%): Periféricos de informática (15%): Indústria (10%): Telefones Eletrodomésticos, Controle Teclado, Instrumentação, Mouse, de fixos máquinas, e Disco Eletromedicina, celulares, Brinquedos, motores, rígido, Centrais Instrumentação, Tratamento Sistemas telefônicas, de automáticos, de Segurança imagens Computador Sistemas Robótica, e som, de de alarmes, bordo, Impressoras, Visão comunicação, artificial. Sistemas Ar-condicionado. Sist. Navegação. de Multimídia. segurança.
Escolha do microcontrolador: Existem diversos fabricantes de microcontroladores e cada um deles produz diversos modelos com preços, recursos e capacidades diferentes. Como cada microcontrolador é um computador em um único chip seus recursos e capacidades estão bastante limitadas, portanto, deve-se escolher o tipo/modelo que se encaixe mais adequadamente ao projeto em estudo, aproveitando assim ao máximo seus recursos.
Tipos de Microcontroladores: Estudados: 8051, da Intel PIC, da Microchip Linguagens: Assembly C
Microprocessadores vs Microcontroladores Porque os microcontroladores PIC: A família de microcontroladores PIC fabricada pela empresa microchip, apresenta-se como uma das mais populares e completas. Crescimento da microchip
Porque os microcontroladores PIC: A família de microcontroladores PIC fabricada pela empresa Microchip, apresenta-se como uma das mais populares e completas. Características dos microcontroladores PIC Simplicidade na utilização Extensa bibliografia Baixo custo Ferramentas para desenvolvimento de fácil operação Programação rápida e eficaz Grande variedade de modelos, e recursos.
Programação, simulação e gravação do PIC: A Microchip disponibiliza gratuitamente, em seu site, o software MpLab que permite programar, simular e gravar o PIC. Entretanto, para a programação, obviamente faz-se necessário o hardware. Há o equipamento que pode ser adquirido ou deve-se implementar um circuito de gravação na placa com comunicação serial ou USB. Algumas versões do software MpLab são usadas e, claro, com diferentes interfaces. No entanto, de forma geral a utilização do software se dá pela: 1) Criação de um projeto que deverá conter o arquivo de programa ( assembler ou C), que por sua vez, deverá chamar o arquivo *. inc 2) Compilação do projeto que criará, entre outros, o arquivo em hexadecimal (conjunto de códigos que serão gravados no PIC) 3) Simulação e posterior gravação, onde alguns itens devem ser parametrizados.