Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005
Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley... 56 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Colpitts... 67 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador a cristal... 78 Multiplicador de freqüência... 89 Amplificador de radiofreqüência... 106 Modulador em amplitude valvulado modulação em alto nível... 119 Modulador em amplitude transistorizado modulação em baixo nível... 140 Modulador balanceado... 154 Modulador em freqüência a diodo varicap... 166 Conversor de freqüência em audiofreqüência... 178 Amplificador de freqüência intermediária e detector... 187 Detector a diodo e controle automático de ganho... 200
Limitador de amplitude para sinais de freqüência modulada... 212 Detecção de freqüência modulada - detector de inclinação... 226 Detecção de freqüência modulada circuito discriminador... 237 Análise de um receptor de AM - DSB - FC ou AM - A3... 248 Análise de um transceptor de AM - SSB ou AM - A3J... 259 Análise de um transceptor de VHF - FM... 267 Anexos... 278
ANÁLISE DE UM TRANSCEPTOR DE VHF - FM 267 Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Prática de Laboratório de Telecomunicações Prof. Wander Rodrigues - 3 o e 4 o Módulos de Eletrônica - 2003 EXPERÊNCIA N o 20 TÍTULO: Análise de um transceptor de VHF - FM APLICAÇÃO: Familiarizar o aluno a análise e identificação de circuitos em um diagrama elétrico completo do equipamento. Apresentar uma visão global do funcionamento do equipamento. CARACTERÍSTICAS DO EQUIPAMENTO: UNITEL - PATRULHEIRO III - Transceptor fixo ou móvel de VHF - FM. Faixa de freqüência de transmissão e recepção de 136-174 MHz. Multicanal com freqüência fixa de transmissão e recepção. Alimentação de 12,0 V DC, por bateria ou rede elétrica de 127 V AC - 60 Hz. ACESSÓRIOS: 01 Linha privativa ( LP ) Quando adaptado ao transmissor, o mesmo é modulado por um tom de audiofreqüência codificado subaudível, contínuo em adição à modulação de voz. O receptor aceita somente sinais correspondentemente modulados, com o tom quando a chave LP estiver na posição liga e rejeita todos os outros sinais. 02 Controle de tempo de transmissão ( CTT ) Esta opção previne contra um chaveamento prolongado do transmissor. A transmissão passa a ocorrer em intervalos máximos regulares.
WANDER RODRIGUES 268 03 Kit reversor de polaridade Esta opção é necessária para operar com o positivo à terra. 04 Conjunto de redução de ruído Utilizado para evitar que os ruídos provenientes do sistema elétrico do veículo e mesmo os ruídos ambientes possam interferir na operação normal do transceptor. 05 Cristal do receptor Este cristal opcional permite uma estabilidade de ± 0,0005% em freqüência, para uma variação de temperatura de -30 o C a 60 o C. DESENVOLVIMENTO PRÁTICO: 01 - Utilizando os diagramas elétricos do equipamento, trace o diagrama em blocos funcionais do receptor e do transmissor (excitador mais amplificador de potência).
ANÁLISE DE UM TRANSCEPTOR DE VHF - FM 269 Diagrama do receptor:
WANDER RODRIGUES 270 Diagrama do transmissor:
ANÁLISE DE UM TRANSCEPTOR DE VHF - FM 271 02 - Qual é o tipo de receptor utilizado? Quantas freqüências fixas ele é capaz de receber? 03 - Determine a faixa de freqüência de operação dos cristais osciladores: a - do receptor b - do transmissor 04 - Qual é o tipo de limitador de amplitude utilizado?
WANDER RODRIGUES 272 05 - Qual é a necessidade dos circuitos limitadores de amplitude neste tipo de receptor? 06 - Qual é a necessidade de três estágios amplificadores de freqüência intermediária neste tipo de receptor? 07 - Qual é o tipo de demodulador de freqüência modulada utilizado neste receptor? 08 - Quais são as freqüências intermediárias utilizadas?
ANÁLISE DE UM TRANSCEPTOR DE VHF - FM 273 09 - Quem seleciona estas freqüências? 10 - Porque emprega-se uma freqüência intermediária maior do que a outra? 11 - Qual é a função dos blocos: Limitador de ruído
WANDER RODRIGUES 274 Detetor de ruído Chave de audiofreqüência Desse conjunto 12 - Qual é a conseqüência de seu mau funcionamento? 13 - Qual é a função do controle de desvio instantâneo, CDI? Explique sua atuação.
ANÁLISE DE UM TRANSCEPTOR DE VHF - FM 275 14 - Qual é a conseqüência do efeito bootstrap do circuito limitador de desvio, proveniente de Q 101? 15 - Qual é a função do acoplador direcional no transmissor? 16 - Qual é o tipo de oscilador utilizado no circuito transmissor? Justifique.
WANDER RODRIGUES 276 17 - Qual é a função do termistor utilizado nos osciladores do transmissor? 18 - Explique a obtenção do sinal modulado neste transmissor? 19 - Qual é a necessidade dos multiplicadores de freqüência nos circuitos de transmissão e de recepção?
ANÁLISE DE UM TRANSCEPTOR DE VHF - FM 277 Observações pessoais:
WANDER RODRIGUES 278 ANEXOS: