Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Assistente em Controle de Qualidade. Parte 1 (solicitante)

Documentos relacionados
Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Estratégias de Marketing de Varejo. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química Experimental no Cotidiano. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Pronatec de Modelista de Roupas. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Manipulação de Alimentos. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de GESTÃO E LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Instalações Elétricas Prediais

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE TECNOLOGIA DE INJEÇÃO DE PLÁSTICOS. Parte 1 (solicitante)

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 82, DE 14 DE JUNHO DE 2017.

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. FIC em Manutenção de Máquinas de Costura Industrial. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO: Curso FIC de Reciclagem em NR-10 PARTE 1 (SOLICITANTE)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Espanhol Basico. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC MONTADOR DE PAINEL ELÉTRICO. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de MECÂNICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de LIBRAS INTERMEDIÁRIO. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Empreendendo na minha Pequena e Grande Empresa. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Pronatec de Costureiro Industrial do Vestuário. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Química Orgânica para o ENEM

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MANEJO GERAL EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

Parte 1 (solicitante) 1 Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação continuada em Negociação Baseada em Estratégia. Parte 1 (solicitante)

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em NR-35 Trabalho em Altura

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Espanhol Básico. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC INTRODUÇÃO AO CÁLCULO. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de XXX. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Recreação. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. Parte 1 (solicitante)

CAD Desenho Auxiliado por Computador para Área Elétrica

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC em INFORMÁTICA I - INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. Parte 1 (Solicitante)

Parte 1 (solicitante) 1 Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC

PROJETO PEDAGÓGICO DE MINICURSO Introdução à Informação Quântica

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Modelista Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de AUXILIAR DE RECURSOS HUMANOS. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Desenho Técnico de Moda no Corel Draw. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Assistente de Controle de Qualidade Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Pronatec de Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Autorização da oferta

Assistente de Controle de Qualidade 180 horas

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Criador de Peixes em Viveiros Escavados. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC EM OPERADOR E PROGRAMADOR DE TORNO CNC. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PRONATEC de Soldador no Processo MIG/MAG Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC DE NUTRIÇÃO EM BOVINOCULTURA DE LEITE. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Hidráulica e Pneumática básica

Curso de Formação Inicial e Continuada Eixo: Infraestrutura

CURSO DE NR- 10 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EIXO PROFISSIONAL: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Química. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Español textos y contextos

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Gestão Ambiental no Cotidiano

RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 21 DE 12 DE ABRIL DE 2017.

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de MATLAB Básico. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Costureiro Industrial do Vestuário. Parte 1 (solicitante)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Metalurgia da Soldagem de Metais Ferrosos. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Reciclador. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC CONSERTO, AJUSTE E CUSTOMIZAÇÃO DE ROUPAS

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Processos Artísticos Educacionais

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

CHAMADA INTERNA 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Projeto Auxiliado por Computador - Autodesk Inventor Básico

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

DESENHISTA MECÂNICO. Curso de Formação Inicial e Continuada Eixo: Controle e Processos Industriais

FIC FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CURSO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em AutoCAD 2D. Parte 1 (solicitante)

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR: APLICATIVOS E NAVEGAÇÃO PROEJA FIC

SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DA OFERTA DE CURSO DE QUALIFICAÇÃO OU CURSO FIC

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR: PERIFÉRICOS E REDAÇÃO PROEJA FIC

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Introdução ao Linux. Parte 1 (solicitante)

Solicitação de Aprovação e Autorização de Oferta de Curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL e CONTINUADA em PISCICULTURA EM TANQUE-REDE

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC Administração e Empreendedorismo Rural. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Eletricista Industrial. Parte 1 (solicitante)

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Aprovar a criação e autorização de oferta dos seguintes cursos:

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada no Uso de Calculadoras Científicas

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 47, DE 24 DE OUTUBRO DE 2016

Aprovaçãoo do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de AGENTE DE SEGREGAÇÃO E COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Aprovação do curso e Autorização da oferta. Parte 1 (solicitante)

FIC FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CURSO DE MECÂNICO DE MAQUIANS DE COSTURA

Controle estatístico de processo na Indústria Têxtil

Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Informática (PROEJA Nível Fundamental) Parte 1 (solicitante)

Transcrição:

Isa MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC Assistente em Controle de Qualidade DADOS DO CAMPUS PROPONENTE 1 Campus: Campus Avançado Caçador 2 Endereço/CNPJ/Telefone do campus: Endereço: Avenida Fadho Thomé, 3000 CNPJ: 81 531 428 0001-62 Telefone do campus: (49) 3561-5700 3 Complemento: Parte 1 (solicitante) 4 Departamento: DEPE 5 Há parceria com outra Instituição? Não há parceria 6 Razão social: 7 Esfera administrativa: 8 Estado / Município: 9 Endereço / Telefone / Site: 10 Responsável: DADOS DO RESPONSAVEL PELO PROJETO DO CURSO 11 Nome do responsável pelo projeto: Thiago Waltrik 12 Contatos: Telefone fixo: (49) 3561-5700

Celular: (47) 9621-0094 E-mail: thiago.waltrik@ifsc.edu.br Parte 2 (aprovação do curso) DADOS DO CURSO 13 Nome do curso: Formação Inicial Continuada de Assistente em Controle de Qualidade 14 Eixo tecnológico: Produção Industrial 15 Forma de oferta: PRONATEC 16 Modalidade: Presencial 17 Carga horária total: 180 horas PERFIL DO CURSO 18 Justificativa do curso neste Campus: Caçador localiza-se no meio oeste do estado de Santa Cataria e fica aproximadamente 400 km da capital Florianópolis. O campus do Instituto Federal implantado nesta cidade atende a demanda dos municípios de: Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Alto, Timbó Grande e Videira. Juntos, os mesmos somam mais de 190 (cento e noventa) mil habitantes. A cidade nasceu após a Guerra do Contestado, impulsionada pela construção da estrada de ferro que liga São Paulo ao Rio Grande do Sul e pela chegada dos imigrantes italianos e posteriormente japoneses, árabes, alemães e poloneses. Atualmente Caçador é a maior cidade do meio-oeste catarinense e é um importante polo cultural, econômico e político. Desenvolveu sua economia com base na extração e industrialização da madeira, bem como no reflorestamento. (SEBRAE, 2013). O setor da madeira é considerado a principal fonte econômica da região, graças ao volume de produção e à qualidade das peças. As madeireiras investem em tecnologia e muitas exportam parte da fabricação. (DIÁRIO CATARINENSE, 2012). Além das madeireiras, a cidade possui outros segmentos produtivos significativos, tais como o setor metalmecânico, do couro e do calçado, de confecções e de plásticos. Na última avaliação dos setores produtivos de Caçador realizada pelo SEBRAE, a agropecuária contribuiu com 6,9%, o setor de serviços com 39,8 % e a indústria com 34,6% do PIB municipal. Conforme estes dados, a indústria é o setor responsável por grande parte do

movimento financeiro, e é o setor que mais emprega, respondendo por 48,4% dos postos de trabalho gerados no município. (SEBRAE, 2013). A elevação do nível global de competitividade da produção está entre as prioridades das lideranças mundiais emergentes no que implica no fortalecimento da tecnologia básica destes países, sendo portanto inquestionável o papel central das atividades relacionadas à metrologia, normalização e qualidade. (FERNANDES, 2011). Considerando a contribuição do setor industrial no desenvolvimento econômico e social da cidade faz se necessário o aprimoramento da qualidade em toda a cadeia produtiva do setor secundário, com o objetivo de melhorar a qualidade do produto final e consequentemente aumentar a competitividade e produtividade no cenário mundial. Para o alcance de tal sucesso, a qualificação dos profissionais envolvidos diretamente e indiretamente na área de controle de qualidade é necessária. É considerando o cenário apresentado e visando atender à necessidade do mercado em qualificar os profissionais que o curso de assistente em controle de qualidade será implantado no município. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: SEBRAE. Santa Catarina em Números: Caçador. SEBRAE, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 2013. DIÁRIO CATARINENSE. Caçador, pólo de produção no meio oeste. Jornal Diário Catarinense, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 2012. Disponível em: <http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2012/06/cacador-polo-de-producao-nomeio-oeste-3798429.html>. Acesso em 22 jun.2014 FERNANDES, Waldir Algarte. O movimento da qualidade no Brasil, INMETRO, São Paulo, Brasil, 2011. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/pdf/livro_qualidade.pdf>. Acesso em 27 jun.2014. 19 Objetivos do curso: OBJETIVO GERAL: Possibilitar o acesso a uma qualificação e/ou formação profissional que permita ao cidadão desenvolver habilidades básicas em assistente de controle de qualidade, contribuindo, deste modo, para qualificação das atividades e serviços nas Indústrias na região de Caçador.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) Buscar a melhoraria da realidade socioeconômica da região, através da qualificação profissional no segmento da indústria; b) Desenvolver competências e habilidades para o mundo do trabalho, com base em perfil profissional, por meio da utilização de métodos, técnicas e procedimentos específicos que assegurem uma formação compatível com as exigências da indústria; c) Proporcionar o desenvolvimento das capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas para conduzir o aluno a aplicar os conhecimentos relativos aos conceitos das ferramentas da qualidade nos processos produtivos; d) Conhecer e reconhecer as funções e operações do assistente de controle de qualidade com responsabilidade social, para atuar na indústria de forma consciente e responsável. PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO 20 Competências gerais: 1- Compreender os conceitos e aplicações da qualidade e do controle de qualidade; 2- Aplicar as ferramentas da qualidade; 3- Identificar e conhecer as normas técnicas relacionadas à qualidade, produtividade, saúde, segurança e meio ambiente; 4- Identificar não conformidades em produtos e processos, suas possíveis causas, ações corretivas e preventivas; 5- Colaborar na busca da melhoria da qualidade, produtividade e satisfação dos clientes; 6- Acompanhar a elaboração de manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios da qualidade; 7- Aplicar os conceitos de estatística no tratamento de informação de dados; 8- Utilizar softwares específicos na elaboração de tabelas e gráficos relacionados à qualidade; 9- Zelar pela ética no ambiente de trabalho.

21 Áreas de atuação do egresso: O assistente em controle de qualidade pode atuar em indústrias, comércios e empresas prestadoras de serviço ou qualquer organização que queira implementar a qualidade dentro de seus processos ou procedimentos internos. ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO 22 Matriz curricular: N. UNIDADE DE ENSINO CARGA HORÁRIA 1 Fundamentos da qualidade 40 2 Estatística Básica 30 3 Noções de informática 20 4 Ferramentas da qualidade 40 5 Normas técnicas 40 6 Ética e cidadania 20 TOTAL 180 23 Componentes curriculares: Fundamentos da qualidade-40h Definição de qualidade; Histórico da qualidade; Princípios da qualidade; Controle de qualidade; Tarefas do controle de qualidade; Identificação e solução do problema; Relatórios, manuais e procedimentos da qualidade; Custos da qualidade; Motivação e sensibilização para qualidade. Avaliação individual escrita. Competências 1, 4 e 5 PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. Editora Altas, São Paulo, Brasil, 2012; LUCINDA, Marco Antônio. Qualidade: fundamentos e prática. Editora Brasport, São Paulo, Brasil, 2011. Estatística Básica-30H Tipos de dados; Coleta e exposição de dados; Distribuição de freqüências e histogramas; Média; Mediana; Medidas de dispersão: amplitude, variância e desvio padrão. Competências 2 e 7 LARSON, Ron. Estatística aplicada. Editora Pearson Prentice Hall, São Paulo, Brasil, 2010; CRESPO, Antônio Arnot. Estatística fácil. Editora Saraiva, São Paulo, Brasil, 2009.

Noções de informática-20h Planilha eletrônica: Tabelas e gráficos da qualidade; Navegação na internet: sites associados a qualidade (INMETRO, ABNT). Editor de texto: Elaboração de relatórios para qualidade. Competências 7 e 8 LOSSO FILHO, Eloy João. Planilhas eletrônicas. IFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 2009. Ferramentas da qualidade-40h Lista de verificação; Diagrama de Pareto; Diagrama de causa e efeito; Diagrama de dispersão; Fluxograma; Histograma; Gráfico de controle; 5S; Brainstorming; Ciclo PDCA; 5W1H e MASP. Avaliação individual escrita. Competências 2,5 e 6 ROBLES, Antônio Junior. Gestão da qualidade e do meio ambiente. Editora Atlas, São Paulo, Brasil, 2010; GIOCONDO CÉSAR, Francisco I. Ferramentas básicas da qualidade. Editora Biblioteca 24 Horas, São Paulo, Brasil, 2011. Normas técnicas-40h Identificação e interpretação de normas técnicas nacionais e internacionais: ABNT NBR ISO 9001:2008; ABNT NBR ISO 14001:2004; ABNT NBR ISO 16001:2004; OHSAS 18001:2007 e SA 8000. Avaliação individual escrita. Competências 3, 4, 5 e 6 ROBLES, Antônio Junior. Gestão da qualidade e do meio ambiente. Editora Atlas, São Paulo, Brasil, 2010; HISTÓRIA DA NORMALIZAÇÃO BRASILEIRA, ABNT, Rio de Janeiro, Brasil, 2011. Ética e cidadania-20h Princípios gerais da moral, ética e cidadania; Princípios de relacionamentos interpessoais; Ética no trabalho. Competências 9 ÉTICA E CIDADANIA: Construindo valores na escola e na sociedade. Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Brasília, Brasil, 2004. METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

24 Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: Os registros das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que segue: E- Excelente; P- Proficiente; S- Suficiente; I- Insuficiente. 25 Metodologia: As aulas serão ministradas de maneira dialogada, contemplando conteúdos teórico-práticos, com foco direcionado à realização de exercícios práticos. Para facilitar o entendimento do conteúdo, os exercícios serão realizados em conjunto com o professor, atendendo às necessidades e demandas de cada aula em particular e de cada turma em sua especificidade. O conteúdo será abordado levando em conta a participação e as necessidades dos alunos, o que implica flexibilidade, uso de estratégias diversas e atenção individual. ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO 26 Instalação e ambientes físicos / Equipamentos, utensílios e materiais necessários para o pleno funcionamento do curso: As aulas poderão ser oferecidas no câmpus do IFSC - Caçador, será necessário uma sala de aula com projetor multimídia, quadro branco e pincéis. Parte 3 (autorização da oferta) 27 Itinerário formativo no contexto da oferta/campus: O curso de Assistente em Controle de Qualidade possibilita despertar o interesse dos alunos em ingressar no curso Técnico em Administração que possui oferta regular no campus Caçador. Com o alinhamento deste curso ao do técnico, será possível para o aluno realizar a validação dos conhecimentos adquiridos. 28 Frequência da oferta: Anual 29 Periodicidade das aulas: Três vezes por semana.

30 Local das aulas: As aulas acontecerão no câmpus IFSC - Caçador em sala de aula com projetor multimídia, quadro branco e pincéis. 31 Turno de funcionamento, turmas e número de vagas: Semestre Letivo Turno Turmas Vagas Total de Vagas 2014/02 Noturno 01 25 25 32 Público-alvo na cidade/região: Este curso atenderá o Público previsto na Lei 12 513/2011 e demais regulamentações estabelecidas pelo Ministério da Educação para o PRONATEC. 33 Pré-requisito de acesso ao curso: Idade igual ou superior a 16 anos e ensino fundamental completo. 34 Forma de ingresso: O ingresso se dará de acordo com a legislação do PRONATEC. Os alunos serão selecionados pelos Demandantes do Programa. 35 Corpo docente que irá atuar no curso: Selecionado através de edital.