Soluções para a drenagem de obras
Nas obras utilizamos motobombas elétricas, a gasolina e a diesel
As elétricas são as mais utilizadas devido a sua praticidade.
Tensões ou voltagens encontradas nas obras Monofásicas 110/115V Bifásicas 220V Trifásicas 220/380/440V
Monofásicas possuem motores de até 2 cv Vazão máx. 20 m 3 /h
Informações a serem fornecidas pela obra 1-Tipo de água a ser bombeada: água limpa, água de construção, água servida, esgoto doméstico, efluente industrial, lama. 2- Área do terreno em m 2 3-Tempo necessário para a drenagem. Dias, horas, meses. 4- Vazão necessária em m /h. 3
5 - Altura que se pretende jogar a água - é a distância do fundo da vala ou terreno até a cota de saída na rua ou caixa de água superior. 6 - Distância horizontal e distância vertical para o dimensionamento da mangueira e perda de carga. Quanto maior for a distância a ser bombeada, menor será a vazão, pois haverá o aumento da pressão (perda de carga).
Com todos estas dados é possível escolher o modelo de bomba e a quantidade necessária para fazer a drenagem no tempo determinado pela obra.
Motobombas para Construção Civil Aplicação: Drenagem de água de obras com areia-líquido abrasivo. As motobombas de média pressão são indicadas para alturas médias de 20 a 25 metros SPV versão HV, Sulzer versão ND. As motobombas de alta pressão são indicadas para alturas maiores que 25m. São utilizadas em shafts de obras do Metrô ou na construção de garagens no subsolo.
Proteção Contra Acidentes As motobombas submersíveis são acionadas por motores elétricos. Precisam estar conectadas com chaves magnéticas com tensão no comando de 24 V (NR12). Estas chaves são equipadas com contador, relê térmico, transformador 24V e opcionalmente com relê falta de fase. Pela NR12, toda obra deve ter um Projeto de Elétrica realizado por Engenheiro.
Em caso de sobrecarga provocada por falhas na ligação elétrica, dimensionamento errado da rede de alimentação, tensão fora da nominal, a chave desligará a bomba, evitando a queima do motor.
Nunca utilizar EMENDA no cabo elétrico que estiver submerso. Não adianta gastar um rolo de fita isolante. Uma EMENDA poderá provocar uma corrente de fuga e um ACIDENTE FATAL no operador que estiver próximo da bomba. Ele vai atuar como o terra.
DR. Interruptor Diferencial O DR é um dispositivo de proteção que está sendo utilizado com a função de aumentar a segurança pessoal, com a proteção eficaz contra choques elétricos. Também protege os equipamentos e as instalações elétricas. ABNT NBR 5410
Motobombas Lameiras São utilizadas quando existe uma grande concentração de areia e lama no local. Os motores são dimensionados para suportarem a sobrecarga provocada pela maior densidade do água barrenta.
Possuem passagem de sólidos maiores do que as de drenagem. Proporcionam uma vazão menor do que as de drenagem, porém bombeiam lamas. Possuem impulsores em Aço Cromo Níquel dureza RC 60.
Bombas para águas servidas Utilizadas em locais com pouca presença de resíduos: garagens, pátios industriais e prediais. Possuem impulsores em ferro fundido. Baixa resistência à abrasão. Resistência RC 28.
Motobombas para Esgotos Domésticos Indicadas para o bombeamento de esgotos em casas, prédios e pequenas indústrias. Possuem como característica uma passagem maior de sólidos do que as motobombas de drenagem.
Motobombas para Esgotos Comerciais e Industriais Construídas em ferro fundido, possuem ampla passagem de sólidos para evitar o entupimento durante o bombeamento. Podem ter a instalação fixa ou portátil.
Motobombas de Mangote a Combustão São aplicadas na drenagem de brocas, valas da sabesp, comgás e locais sem energia elétrica.são acionadas por motores estacionários de 5 cv, a diesel ou gasolina.
Motobombas Autoescorvantes Serviços Pesados Acionadas por motores a diesel ou gasolina dependendo do modelo. Uma mangueira espiralada faz sucção. Altura máxima de sucção 7m. Uma mangueira de descarga de 4, 6 ou 8 faz a descarga.
Formeq Equipamentos para Construção Civil Obracon Engenharia de Drenagem de Piscinões Contato: Eng Fernando Augusto L. de Moraes Forjaz Crea 0601055280 forjaz@formeq.com.br fernandoforjaz@obracon.com.br 11 3732-3232 Muito obrigado!