Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro
Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado, o mouse, o monitor, o disco rígido (Hard Disk), a memória, os DVDs e as unidades de processamento. Os programas que executam em um computador são referidos como software.
Arquitetura Simplificada de um Computador
Subdivisões do computador Hardware Todo e qualquer componente físico do computador. Tudo o que podemos tocar. Software Todo e qualquer componente lógico. Tudo o que não podemos tocar e e participa do funcionamento do computador.
Componentes do Hardware Não podemos considerar o hardware como apenas uma única peça. O Hardware é composto por 3 partes. UCP ou CPU Memórias Periféricos
UCP ou CPU Componente mais importante do hardware. É na UCP que se encontra o processador central do computador. Onde se dá o processamento central. Comanda todas as suas funções e todos os outros componentes. Realiza tarefas aritméticas e lógicas.
UCP ou CPU Elementos do processador central Unidade de controle Controle das instruções realizadas pela UCP. Unidade de aritmética e lógica Realiza operações aritméticas (+ - * /) e lógicas (and, or, not). Registrador de dados Armazena temporariamente os operandos referentes à instrução que está sendo executada. Registrador de instruções Armazena temporariamente a instrução que está sendo realizada pela UCP. Via de dados (BUS) Permite a conexão entre a UCP e os demais componentes.
Memórias Armazena dados, instruções e informações permitindo o processamento acelerado dos mesmos. Classificações Memória RAM É capaz de ser gravada e lida pelo processador. Volátil. Quando o equipamento é desligado, esta memória perde todo o seu conteúdo. Memória ROM É utilizada apenas para leitura pelo processador. Contem informações, técnicas com relação ao equipamento, gravadas na fabricação, não podendo ser alterado. Ex: BIOS, SETUP.
Periféricos Conjunto de elementos que auxiliam no fluxo de processamento de dados. São divididos em três classes Periféricos de entrada; Periféricos de saída; Periféricos de entrada/saída.
Periféricos de Entrada - Inputs Permitem a entrada de dados num computador para futuro processamento. Exemplos Teclado Permite a entrada de caracteres alfanuméricos. Mouse Permite a integração entre usuário e equipamento. Scanner Permite a digitalização de de uma imagem. Leitor de código de barras Permite a leitura de código e barras, convertendo-as para números. CD-ROM/DVD_ROM Permite a leitura de discos ópticos.
Periféricos de saídas outputs Responsáveis pela divulgação das informações obtidas com base no processamento eletrônico. Exemplos Monitor de vídeo Permite visualizar as etapas do processamento de dados, desde a entrada dos dados até a saída das informações. Impressoras Permite a impressão das informações, em folhas. Plotters Traçador gráfico. Utilizado para impressão de trabalhos gráficos, desenhos.
Periféricos de entrada/saída Permitem a utilização tanto para entrada de dados quanto para saída de informações. Exemplos Monitores sensíveis a toque Trabalha com uma membrana de sensores, que registra a coordenada no ponto onde foi pressionada. Modem Modulador demodulador. Converte sinal digital em analógico e vice-versa. Possibilita a transmissão de dados a longa distância utilizando a linha telefônica. Unidades de disco e fitas Responsáveis pela leitura e gravação de informações em superfície magnética.
Periféricos de entrada/saída Unidades de disco Tipos HD / Hard-disk Possuem alta capacidade de armazenamento Não são removíveis. Floppy Disk Possuem capacidade de armazenamento reduzida. São removíveis. Pendrive Possuem grande capacidade de armazenamento. São removíveis.
Comunicação Para se fazer a conexão entre periféricos e CPU, é necessária uma interfase (Controladora), que deve entender os comandos da CPU e informar ao periférico o que ele deve fazer. Além das controladores temos as chamadas portas. Estas portas servem para entrada e saída de dados.
Portas de comunicação Porta paralela Transfere de uma só vez os bits componentes de um byte Necessita de um grande número de fios para transferência dos bits. Necessita de proximidade física entre as partes conectadas Porta serial Transmite um bit de cada vez, enfileirados. Utiliza um número pequeno de fios para transmissão de dados. Tempo maior para realizar uma transferência. Permite a conexão de equipamentos a longas distâncias.
Exercícios 1. Do que é composto o hardware? Explique a função de cada componente. 2. Quais as principais diferenças entre Memória RAM e ROM? 3. Identifique os periféricos de entrada e saídas de um computador. Exemplifique. 4. Quais os principais meios de comunicação entre o computador e os periféricos externos? 5. Diferencie a comunicação Paralela da Serial. 6. O que é USB? Cite exemplos de aplicação. (Pesquise)