INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS TREINOS COM TRÊS DEDOS E OS PRIMEIROS ACORDES PARA TOCAR AS PRIMEIRAS MÚSICAS São Paulo 2013
SUMARIO OBJETIVO DA AULA... 02 TREINOS A SEREM EXECUTADOS... 02 MÃO ESQUERDA E MÃO DIREITA... 03 NOTAS MUSICAIS... 03 LEITURA DE CIFRAS... 05 BRAÇO DO VIOLÃO COM NOTAS MUSICAIS... 05 ACORDES MAIORES E MENORES... 07 CONCLUSÃO... 08
OBJETIVO DA AULA O Objetivo desta aula é desenvolver vários ritmos com a mão direita, ou no caso dos canhotos a mão esquerda e iniciar os treinos de acordes com a mão esquerda (direita para os canhotos) para que se toquem as primeiras músicas. TREINOS A SEREM EXECUTADOS Considerando PB= Polegar para baixo / IC= Indicador para cima e / IB= Indicador para baixo, vamos desenvolver alguns ritmos para que estes sejam aplicados em músicas. OBS: Todos os treinos devem ser feitos com a contagem do tempo da música pelo aluno, de acordo com o demonstrado pelo Prof Mário Sales na vídeo aula e a velocidade deve ser aumentada gradativamente para que se tenha bom progresso. Treino 1: Contagem: 1, 2, 3, 4 1, 2, 3,, 4 (...) Movimentos: 1=PB / 2=IC / 3=IB / 4=IC. Treino 2: Contagem: 1, 2, 3 1, 2, 3 (...) Movimentos: 1=PB / 2=IB / 3=IC Treino 3: Contagem: 1, 2, 3. 4 1, 2, 3, 4, - (...) Movimentos : 1= PB / 2=IC / 3=IC / 4= IB Treino 4: Contagem: 1, 2, 3, 4, 5, 6 1, 2, 3, 4, 5, 6 (...) Movimentos: 1=PB / 2= IB / 3= IC / 4= IC / 5= IB / 6= IC. OBS: É importante observar as vídeo aulas para poder fazer o movimento de acordo com o planejado e ter os resultados corretos. Estes treinos são exemplos do que deve ser feitos na mão direita para executar músicas, pois MOVIMENTOS DE MÃO DIREITA + ACORDES DE MÃO ESQUERDA = MÚSICAS DIVERSAS.
MÃO ESQUERDA E MÃO DIREITA Para relembrar: Para que se comece a montar acordes e tocar músicas é preciso saber como são chamados os dedos: Mão esquerda (ME) P Polegar 1 Indicador ( Será chamado nas aulas sempre de dedo um ) 2 Médio ( Será chamado nas aulas sempre de dedo dois) 3 Anelar ( Será chamado nas aulas sempre de dedo três ) 4 Mínimo ( Será chamado nas aulas sempre de dedo quatro ) Mão direita (MD) P Polegar I Indicador M Médio A Anelar NOTAS MUSICAIS Existem sete ( 07 ) notas musicais com os nomes de: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI. Estas notas musicais tem uma distância de uma para a outra, o que chamamos de intervalo. Todas as sete notas musicais tem uma distância ( intervalo ), ou de um tom de uma para a outra ou de meio tom. Intervalo de Um tom: Quando se vai de uma nota para a próxima ( como de Dó para Ré por exemplo ) e nesse intervalo de um tom temos uma nota no meio das duas separando elas.
Intervalo de Meio Tom: Quando não se tem nenhuma nota entre as duas. Ou seja, saindo de um Mi por exemplo e indo para um Fá não temos nenhuma nota entre as duas. Para que você entenda melhor é preciso saber que é como se ao invés de 07 notas musicais nós tivéssemos 12, e na prática é assim que funciona, pois devemos enxergar a música como um todo de acordo com as 12 notas musicais. As notas que temos no intervalo de um tom entre uma e outra são chamadas de SUSTENIDOS ou BEMOIS; Os dois termos são praticamente a mesma coisa, a diferença é que o nome sustenido é utilizado quando aumentamos meio tom e o nome bemol utilizamos quando diminuímos meio tom de uma nota. AUMENTAR MEIO TOM: Ir do grave para o agudo, saindo de uma nota e indo exatamente para a próxima, sem que se pule ( se passe ) por nenhuma. DIMINUIR MEIO TOM: Ir de uma nota exatamente para a próxima mais grave. O símbolo do sustenido é: # O símbolo do bemol é: b Ou seja, um dó sustenido é escrito DÓ# e um SI bemol como exemplo é escrito SI b. A sequência real das 12 notas musicais é: DÓ / DÓ # OU RÉb / RÉ / RÉ# ou MI b / MI / FÁ / FÁ # ou SOL b / SOL / SOL# ou LÁb / LÁ / LÁ # ou SI b / SI. Repare acima como na verdade temos 12 notas musicais, porém como a nomenclatura se repete utilizamos os termos SUSTENIDO e BEMOL. Para entender mais fácil como sustenido se conta para frente e bemol se conta para trás, repare como o DÓ # é a mesma nota que o RÉ b, porém para frente utilizamos os nomes sustenido como no exemplo a seguir: DÓ / DÓ # / RÉ / RÉ # / MI / FÁ / FÁ # / SOL / SOL # / LÁ / LÁ # / SI De forma descendente ( de trás para frente utilizamos os termos ): SI / SIb / LÁ / LÁb / SOL / SOLb / FÁ / MI / MI b / RÉ / RÉ b / DÓ. Para entender perfeitamente assista às vídeo aulas. É importante tirar todas as dúvidas porque para entender toda a teoria musical daqui para frente é preciso conhecer quais são as 7 notas musicais e em quais temos notas entre elas, no caso os sustenidos e bemóis.
LEITURA DE CIFRAS As cifras são letras que representam as notas musicais. Elas são utilizadas para que se facilite a leitura e a escrita das notas de uma música em uma linguagem utilizada em alguns mesmos países. Ler cifras é muito simples. Basta saber que: C = DÓ D= RÉ E= MI F= FÁ G= SOL A= LÁ B= SI C= DÓ #= SUSTENIDO B= bemol M= Maior M= menor No exemplo dos números: 7= Sétima / 6= Sexta / 5= Quinta e assim sucessivamente += aumentada - = Diminuida º = Diminuto Sendo assim temos como exemplo os seguintes resultados: CM= Dó Maior / C= Dó Maior Cm= Dó menor C7+= Dó com sétima aumentada Aº= Lá Diminuto D4/9= Ré maior com quarta e nona Estas figuras ( cifras ) estarão em músicas e as notas devem ser tocadas nos locais em que as figuras aparecerem. Estas estarão em cima da letra cantada na música e deve-se colocar a nota que aparecer a manter até que apareça a próxima. BRAÇO DO VIOLÃO COM NOTAS MUSICAIS A sequência das notas musicais será sempre a mesma de acordo com a aula de notas musicais, sustenidos e bemóis, na qual aprendemos a sequência das 7 ( 12) notas. Ou seja, a corda é afinada em uma certa altura ( nota ) e adiante cada casa em que apertarmos com os dedos terá a próxima nota da sequência das 12 notas musicais ( C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B ) por isso a corda na qual a afinação é mi a próxima nota na casa em que apertamos é um
F. lembrando que as casas são separadas pelos trastes ( os risquinhos no braço do violão )
ACORDES MAIORES E MENORES COMO TOCAR? As bolinhas amarelas sempre representarão os locais em que os dedos da mão esquerda ( para os destros ) devem ser colocados. Sabendo montar os acordes a olho é possível pegar cifras com estes acordes ( desenhos ) e executar músicas com as batidas ( ritmos ) de mão direita. Pois as batidas somadas com os acordes geram várias músicas. Para entender melhor assista as vídeo aulas do Professor Mário Sales. Nas aulas o Prof. Mário irá utilizar os termos ( DEDO X NA CASA X NA CORDA X ) para que ser façam os acordes. Neste caso deve-se respeitar os locais em que se colocam os dedos e as cordas tocadas. Pois nem todas as cordas são tocadas em todos os acordes.
CONCLUSÃO Após entender todos os itens desta apostila, você está pronto para executar várias músicas. Para isso assista as aulas em que o Prof. Mário Sales ensina a tocar músicas no desenvolvimento e leitura de cifras.