CENÁRIO DO CÂNCER DE MAMA

Documentos relacionados
A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a. prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem

CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso. Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)

UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 14. Profª. Lívia Bahia

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA

Aula 07: Câncer de mama

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO

SAIBA TUDO SOBRE O CÂNCER DE MAMA

folder_saude_da_mulher.pdf 1 19/07/16 16:48 VIVER BEM ADRIANA JUSSARA EM A MULHER QUE VALIA POR MUITAS CMY SAÚDE DA MULHER

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença.

Recomendações para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil

Prevenção e Tratamento

A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015

Descobrindo o valor da

O que é e para que serve a Próstata

O Cancro da Mama em Portugal. 1 em cada 11 mulheres em Portugal vai ter cancro da mama. Cancro em Portugal 2002

AO SEU LADO. Homem que e homem se previne.

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito.

A fase inicial do câncer de próstata apresenta uma evolução silenciosa e não causa sintomas, mas alguns sinais merecem atenção:

A PREVENÇÃO faz a diferença

DENSIDADE MAMÁRIA. Risco de densidade mamária e cancro da mama

Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande,

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009

Dia Mundial de Combate ao Câncer: desmistifique os mitos e verdades da doença

número 25- julho/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

1º ANO TURNO TARDE 2

Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Márcio Soriano. Patologia Mamária

Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling

CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso. Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso. Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

CÂNCER DE MAMA: é preciso falar disso. Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

EPIDEMIOLOGIA, ESTADIAMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER

OBESIDADE AUMENTA EM ATÉ 40% RISCO DE SETE TIPOS DE CÂNCER EM MULHERES

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, o quarto tipo mais comum entre ambos os sexos e o segundo mais incidente

VOCÊ SABE O QUE É MELASMA?

Elaboração da Cartilha Aurivania C. Pinheiro. Criação de Artes e Imagens Cristiano Contreiras. Fotografias Tony Santana. Desenhos Donny Santos

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Câncer de Mama COMO SÃO AS MAMAS:

Prevenir é muito melhor

Métodos Anticoncepcionais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 26. Profª. Lívia Bahia

Métodos Anticoncepcionais

BREVE ANÁLISE DO AUTOCUIDADO EM RELAÇÃO A SAÚDE DA MULHER NO MUNICÍPIO DE PINHALZINHO-SC

A pesquisa que chegou a essa conclusão tem o objetivo de explicar a razão de alguns. tecidos do corpo serem mais vulneráveis ao câncer do que outros.

Motorista, você é a peça mais importante. de seu caminhão. Se sua saúde não. anda bem, tudo o mais corre perigo:

Curso Técnico em Enfermagem

Conheça fatores que causam trombose além da pílula anticoncepcional

A primeira visita ao ginecologista

INTRODUÇÃO BOA LEITURA!

PELE. Informe-se. Previna-se.

Vamos encarar juntos o carcinoma basocelular avançado? Bem-vindo ao

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA.

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 15. Profª. Lívia Bahia

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

Súmario. Introdução. O que é hérnia de disco? O que causa a hérnia de disco? Sintomas. Diagnóstico. Tratamento. Como conviver com o diagnóstico

O QUE É O INDATIR? DIRETORIA

No entanto, existem outras medidas que podem ser tomadas para estender a expectativa de vida, como prática de exercícios e uma dieta saudável.

Jacy Bruns. Declaração de conflito de interesse

Fique alerta: Sinais que podem apontar o Câncer infantojuvenil.

Câncer: sinais, sintomas e diagnóstico

CANCRO DA MAMA SABER AJUDA!

Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) Câncer de próstata: Vamos falar sobre isso?

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS

ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal

O que é câncer de mama?

Sarampo. Transmissão Sintomas Tratamento Vacinação e Prevenção

Outubro Rosa: Mulheres na luta contra o câncer de mama.

Com relação à fotossíntese marque a alternativa CORRETA:

TRABALHANDO A PREVENÇÃO DOS CÂNCERES DE MAMA, COLO DO ÚTERO E PRÓSTATA COM OS TRABALHADORES DA AGECOLD.

Transcrição:

OUTUBRO ROSA Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

O CÂNCER Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.

CENÁRIO DO CÂNCER DE MAMA

O QUE É? O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início. Para minimizar as chances de evolução do tumor, iremos pontuar alguns procedimentos que podem ser levados em consideração.

Como é possível descobrir a doença cedo? Por meio de realização de alguns exames, principalmente do exame clínico e mamografia. Todas devem ter cuidados com sua saúde, mas, para o controle do câncer de mama, algumas mulheres devem realizar exames periodicamente, mesmo que não tenham alteração em suas mamas. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.

Quem deve fazer exames periodicamente? Toda mulher com 40 anos ou mais, deve procurar um posto de saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional da saúde anualmente. Entre 50 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos. O risco de câncer de mama aumenta com a idade.

E mulheres com histórico familiar da doença? Uma parte delas tem herança genética e, por isso, é importante que procurem o médico para avaliar seu risco de desenvolver a doença. A mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 anos, ou câncer de ovário, deve, a partir dos 35 anos, realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano.

O que é exame clínico das mamas? É o exame em que o profissional da saúde observa e apalpa as mamas de sua paciente na busca de nódulos ou outras alterações.

O que é mamografia? É uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamógrafo. É feita uma compressão das mamas para visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama em fase inicial.

E o que fazer? Conhecer o que é normal em suas mamas e ficar atenta para eventuais alterações. Se observar alguma alteração, deve-se procurar imediatamente um médico.

Como perceber a doença? O câncer de mama pode ser percebido como um caroço, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja ou surgirem alterações no mamilo. Também podem aparecer pequenos caroços na região embaixo dos braços, nas axilas. Lembre-se que nem sempre essas alterações são sinais de câncer de mama.

O que mais fazer para diminuir os riscos? Não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar, alimentar-se bem e praticar atividades que movimentem seu corpo, podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer. Além disso, a amamentação e o controle do peso corporal podem prevenir o câncer de mama. Se a mulher for se submeter à reposição hormonal, é importante que converse com seu médico sobre riscos dessa prática.

PREVENÇÃO Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo que em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.

SOBRE ANTICONCEPCIONAIS Ainda não há certeza sobre a associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.

Lembre-se Sua saúde é seu maior patrimônio.