É POSSÍVEL MEDIR A OCUPAÇÃO EFICIENTE DO ESPECTRO?

Documentos relacionados
Gestão do Espectro Radioelétrico para Prestação de Serviços de Telecomunicações

12/08/2014. Esclarecimentos quanto às condições de uso de RF na subfaixa de ,5 MHz por transceptores de radiação restrita

RESOLUÇÃO nº 164, de 2 de Setembro de Aprova o Regulamento sobre Condições de Uso da Faixa de Freqüências de 3,5 GHz

A REGULAÇÃO E OS DESAFIOS DA EXPANSÃO DA INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES

A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas

Utilização do LTE no Serviço Limitado Privado

25º Encontro Provedores Regionais NITERÓI/RJ, 13/09/2016

28º Encontro Provedores Regionais NOVO HAMBURGO/RS, 30/11/2016

Meios Físicos Cont. Espectro Eletromagnético

Banda Larga Móvel no Brasil: Cenário Regulatório, Espectro de Radiofrequências, Mercado, Perspectivas e Desafios

- Novo RUE: Resolução nº 671/2016 (DOU 07/11/16) Facilidade de acesso ao espectro: maior ocupação do espectro e aumento do número de prestadoras

COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA SENADO FEDERAL

Ministério das Comunicações

Exploração de Satélite

- ORLE - SOR - ANATEL

700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES

PLANO BÁSICO DE DISTRIBUIÇÃO DE CANAIS DIGITAIS - PBTVD

ANEXO À RESOLUÇÃO N. 288 DE 21 DE JANEIRO DE 2002

O Ministério das Comunicações e a Radiodifusão Brasileira

6 Estudo de caso. Especificações do sistema As seguintes especificações foram definidas para o sistema a ser implementado:

O Satélite no universo da Internet das Coisas - IoT PAINEL TELEBRASIL Setembro/2017

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 568, DE 15 DE JUNHO DE 2011.

Resolução nº 568, de 15 de junho de 2011

Resolução nº 625, de 11 de novembro de 2013

Cidadãos Inteligentes

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções N 38/95, 15/96 e 20/96 do Grupo Mercado Comum.

Caminhos para o 5G no Brasil: Aspectos Regulatórios

Modelo Brasileiro de Avaliação da Conformidade de Produtos para Telecomunicações

Painel 1 A Banda Larga como Política Pública

Diretrizes e programas prioritários do Ministério das Comunicações

2 Local Multipoint Distribution System LMDS

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC A POLÍTICA DE BANDA LARGA DO GOVERNO FEDERAL

Resolução nº674, de 13 de fevereiro de 2017

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS

SUPERINTENDÊNCIA DE OUTORGA E RECURSOS À PRESTAÇÃO

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 674, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2017

DIFICULDADES PARA INSTALAÇÃO

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 455, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2006.

Transcrição:

A OCUPAÇÃO DE ESPECTRO, O COMPARTILHAMENTO E OUTRAS QUESTÕES CONCEITUAIS É POSSÍVEL MEDIR A OCUPAÇÃO EFICIENTE DO ESPECTRO? SUPERINTENDÊNCIA DE OUTORGA E RECURSOS À PRESTAÇÃO 43º ENCONTRO TELE.SÍNTESE Brasília, 1º de dezembro de 2015

Agenda Introdução Capacidade de uma rede Eficiência de Uso do Espectro Avaliação da Eficiência de Uso do Espectro Atualização Regulatória Modernização dos Procedimentos Próximos Passos e Desafios

Introdução O espectro é um recurso escasso, como gerenciá-lo? A avaliação da eficiência de uso do espectro pode ser realizada sob a ótica: Técnica: bps/hz/km² ou b/(hz.km²) Econômica: + 10% na penetração de banda larga +1% PIB Social: redução do gap digital + 100% na taxa de transmissão +0,3% PIB Funcional: os requisitos de rede atendem os requisitos de aplicação

Capacidade de Uma Rede

Eficiência do Uso do Espectro A EUE técnica não necessariamente leva a uma EUE econômica melhor. Diversos fatores devem ser considerados, como valores gastos para viabilização de um serviço em uma determinada faixa de frequências bem como a quantidade de usuários atingidos. Um equilíbrio entre custo/benefício deve ser atingido. Para uma rede celular, o parâmetro de avaliação da eficiência econômica do uso do espectro pode ser $/bps/hz/km² (ou $/MHz/pop).

Eficiência do Uso do Espectro Tabela de comparação de parâmetros que podem ser considerados no avaliação da eficiência de uso do espectro: Medida Pico de Eficiência Espectral em bps/hz Média da Eficiência Espectral em bps/hz Bps/Hz/km² Usuários por MHz Comentário Efetivo para comparar a velocidade de transmissão das tecnologias sem fio disponíveis. Permite o cálculo da capacidade por área coberta. Útil para comparar tecnologias em aplicações similares. Expande a medida da média da eficiência espectral (bps/hz) levando em consideração o reuso de frequências. Dispõe a quantidade de usuários uma operadora tem e fornece parâmetros de comparação entre operadoras.

Eficiência do Uso do Espectro Medida Eficiência econômica ($/bps/hz/km²) Benefícios à Sociedade Comentário Medida do custo para entregar o serviço e permite uma comparação competitiva entre tecnologias Permite considerações de itens não técnicos Como pode-se observar, há diversos parâmetros que podem ser considerados no cálculo da eficiência de uso do espectro. No entanto, por mais que o uso seja eficiente, dependendo do serviço, a demanda por mais espectro é constante.

Avaliação da Eficiência de Uso do Espectro Estudos para atualização regulatória: Regulamento para Avaliação da Eficiência de Uso do Espectro aprovado pela Resolução 548/2010 A ideia inicial é que o método de cálculo estabelecido no regulamento seja uma ferramenta a ser utilizada, em conjunto com outros critérios, para avaliar a eficiência no uso do espectro em uma determinada aplicação. Devem ser reavaliadas as formas de obtenção e prestação dos dados e a aplicação de sanções.

Avaliação da Eficiência de Uso do Espectro Proposta de alteração do Regulamento e condições de uso em 11GHz Norma 16/94, aprovado pela Portaria MC 605/94 Estudos em andamento para alteração de parâmetros técnicos. Definição de distância mínima do enlace ponto-a-ponto considerando os outros parâmetros da regulamentação. Previsão de recursos de controle automático de potência (ATPC - Automatic Transmit Power Control ), a fim de que o equipamento utilize sua máxima potência apenas quanto estritamente necessário. Equipamentos sem este recurso poderão operar em caráter secundário. Antenas mais diretivas: maior ganho menor área negada Todas as alterações têm como principal objetivo reduzir a possibilidade de interferências, ao mesmo tempo em que permite um número maior de usuários.

Atualização Regulatória Atribuição e Destinação de Faixas Regulamentação sobre Condições de Uso Regulamentos Gerais (Radiação Restrita, Rev. 303) Regulamento de Uso do Espectro Planejamento Estratégico

Modernização de Procedimentos Solução tecnológica envolvendo software e hardware capaz de administrar o espectro radioelétrico e dar suporte às atividades de engenharia do espectro, licenciamento e fiscalização. Ferramentas de engenharia de telecomunicações para cálculo de interferência e cobertura. Funcionalidades administrativas para processos de cadastramento, licenciamento de estações e estudos técnicos. Funcionalidades de coleta de dados de instrumentos de medição para apresentação gráfica sobre mapas digitais. Ferramentas para cálculo de viabilidade técnica de instalação de estações de telecomunicações e radiodifusão.

Próximos Passos e Desafios Implementação e uso efetivo de todas as ferramentas do Sistema MOSAICO. Realizar a licitação dos lotes de radiofrequências ainda disponíveis (Sobras). Planejamento de curto, médio e longo prazo, de forma a adequar a quantidade de espectro destinado às reais necessidades de cada serviço. Atualização regulatória (Planejamento Estratégico). Compartilhamento, LTE-U, Offload. Revisão periódica das estimativas de necessidades de espectro. Requisitos IMT até 2020.

Obrigado! Agostinho Linhares de Souza Filho Gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão Anatel