Pe. Ivanor Macieski
A Biblia e o Dizimo O dízimo está na Bíblia de Gênese ao Apocalipse. É reconhecido como o Quinto Mandamento da Nossa Igreja. Por isso, sem dúvida alguma, nada melhor do que entender que o dízimo é de origem bíblica. Só podemos compreender o dízimo se seu fundamento encontra-se enraizado na Palavra de Deus A Bíblia está cheia de referências sobre o dízimo, as quais devidamente interpretadas nos revelam as promessas e as bênçãos que Deus deseja aos seus filhos.
1. A essência da partilha o fundamento do dízimo (Gen 1,1-31). 4. O dízimo de Abrão (Gen 14,17-22). 6. As leis: estar em dia, ser fiel a Deus (Ex 22,28-31). 7. O dízimo de Moisés a décima parte (Ex 25,1-9). 9. A lei acerca das ofertas, a décima parte (Num 15,1-4). 11. Separar o melhor para Deus (Num 18,25-32). 12. A Lei do Santuário Único - local da doação do dízimo (Deut 12,6-11.14). 18. As ofertas do dízimo fraternidade e partilha (2Cron 31,1-21). Textos bíblicos referentes ao dízimo Ler alguns textos Antigo Testamento
19. A manutenção do culto, compromisso do cristão (Ne 10,33-40). 20. O dízimo de Tobias (Tob 1,6-8). 23. O dízimo nos leva à caridade e à compaixão com os necessitados (Prov 19,17; Ecl 29,11-16). 26. As promessas, o desafio e as bênçãos de Deus, muito além do necessário (Mal 3,8-12). 27. Jesus não desprezou a prática do dízimo (Mt 23,23). E acrescenta: isso deve ser feito, mas nunca se despreze o preceito mais importante da lei, ou seja, o amor, a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Textos bíblicos referentes ao dízimo Ler alguns textos Antigo Testamento
29. A oferta deve vir com amor (Lc 18,9-14). 31. Jesus dá exemplo de amor, fidelidade e justiça: Dai a Deus o que é de Deus e a César o que é de César (Lc 20,20-26). 32. Negar o dízimo não enriquecerá ninguém (At 5,1-11; Mt 6,19-23). 35. O dízimo, a partilha e as primeiras comunidades cristãs (At 2,42-47; At 4,32-35; 1Tim 6,17-19). Textos bíblicos referentes ao dízimo Ler alguns textos Novo Testamento
36. O dízimo deve ser doado com alegria (2Cor 9.6-12). 37. Deus é fiel e supre nossas necessidades (Flp 4,19). 38. O dízimo e as três dimensões da Igreja: Religiosa, Missionária e Social (Tg 2,14-22; Tg 5,1-6). 39. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão dadas em acréscimo (Mt 6,33). Textos bíblicos referentes ao dízimo Ler alguns textos Novo Testamento
Conclusão O dízimo nos leva a um desafio, a uma promessa e às bênçãos. Faça a experiência, diz o Senhor dos Exércitos... (Mal 3,10-12). Conhecereis a Verdade, pois a Verdade vos libertará (Jo 8,32). O dízimo é uma grande semente para você semear Deus em seu coração. O dízimo não é taxa, pagamento, imposto, mensalidade, colaboração, resto, ajuda, ato de piedade, oferta ou esmola. É uma atitude que deve brotar da nossa fidelidade à Palavra do Senhor.
D Í Z I M O de maneira direta na Palavra A primeira referência bíblica do dízimo encontra-se em Gen 14,20 "... e de tudo lhe deu o dízimo". Em várias passagens bíblicas encontramos apoio para DEVOLUÇÃO dos dízimos: Gen 28,22; Lv 27,32; Num 18,21-24; Ne 10,37-38; Mal 3,10; Mt 23,23; Lc 11,42; Lc 18,12 e Heb 7,2.5.9.
Ao estudarmos a história de povos e nações da antiguidade, descobrimos que Dizimo eles também e separavam os pagãos parte das rendas aos seus deuses. Essas porções podiam ser produtos industriais ou despojos de guerra. Os fenícios e os cartaginenses enviavam anualmente a Hércules, a décima parte de suas rendas. Estes décimos eram regulares ou ocasionais, voluntários ou ordenados por lei. Os egípcios contribuíam com a quinta parte da colheita para o Faraó (Gen 47,24). Com isto podemos observar que dizimar era algo bem propagado e praticado na nação de Israel, bem como, nas demais nações pagãs.
SENTIDO BÍBLICO DO DÍZIMO DÍZIMO: GESTO DE FÉ E CONFIANÇA DEPOSITADAS EM DEUS A primeira coisa que a Bíblia fala sobre as ofertas e o dízimo é que são gestos de fé. Quem tem fé em Deus entende o que significa o dízimo e começa a oferecê-lo à comunidade. Por quê? Porque a Bíblia diz que Deus é o Criador e Senhor de tudo. O homem foi chamado a ser o administrador dos bens criados por Deus. Ele não é o proprietário dos bens. É apenas administrador.
Dizimo: sinal de fé no criador! Vamos abrir a Bíblia e ver isto em Gen 1,22ss; 2,15. Quem se dá conta de que Deus é o Criador e Senhor de tudo e de que nós somos apenas administradores, começa a entender o significado verdadeiro do dízimo e das ofertas.
Ofertar ou negar o dizimo? Uma pessoa sem fé e que não reconhece Deus como Senhor de tudo, não tem coragem de oferecer frutos bons a Deus, como aconteceu com Caim. Por isso, Deus não aceita a sua oferta. Ao contrário, a oferta de Abel é abençoada e acolhida. Mas o pior é que Caim, sem fé em Deus e sem coragem de oferecer um fruto bom, torna-se assassino do irmão e destruidor da fraternidade.
Ofertar ou negar o dizimo? A Bíblia lembra muitos homens e mulheres de fé que reconhecem Deus como Senhor e não se sentem donos das coisas, mas procuram ser administradores e, por isso, entregam o dízimo para o serviço de Deus na comunidade como gesto de gratidão. Vamos lembrar Jacó (Gen 28,20-22), Abraão (Gen 14,18-20), Moisés (Ex 25,1-9), entre tantos outros.
LEI DO DÍZIMO No livro dos Num 2,21-33, vemos que na distribuição da terra prometida para as 12 tribos de Israel, os levitas não receberam seu pedaço de terra. Eles cuidavam do serviço de Deus na comunidade. Os dízimos que as outras tribos deveriam trazer para a comunidade eram para ajudar os levitas que se dedicavam, em tempo integral, a serviço de Deus. A Bíblia, além do dízimo destinado aos levitas e sacerdotes do templo (Num 18,21-24); pede um dízimo especial para os pobres (Deut 14,28-29; 26,12-15; 12,14-17; 14,22-28). Ela ensina que parte do dízimo é para o trabalho e à promoção dos pobres.
JESUS E O DÍZIMO Jesus não rejeita o dízimo, mas diz que ele deve ser um gesto verdadeiro. Pagar o dízimo, sem viver a justiça e a caridade é hipocrisia, diz Jesus (Mt 23,23). O dízimo pago sem fé e compromisso não tem valor. Para Jesus, o evangelizador é digno do seu salário (Lc 10,2-10).
PRIMEIRAS COMUNIDADES E DIZIMO Lucas, nos At 2,42-47, registra que a primeira comunidade cristã em Jerusalém tinha quatro características: faziam a instrução da Palavra de Deus, praticavam a partilha dos bens, celebravam a Eucaristia e eram uma comunidade orante. A partilha dos bens, mais exigente que a lei do dízimo, faz parte da proposta de Jesus e foi tentada pelas primeiras comunidades. Com a prática da partilha se mantinham os serviços da comunidade e se ajudava os pobres e necessitados. A Bíblia registra um caso famoso, o do casal Ananias e Safira, que fingiu que estava partilhando seus bens e por isso foi castigado (At 5,1-11).
PASSAGENS BÍBLICAS SOBRE O DÍZIMO
PASSAGENS BÍBLICAS SOBRE O DÍZIMO Como já vimos que são muitíssimas as passagens bíblicas que falam sobre o dízimo. Por sua Palavra, Deus nos convida: a confiar Nele, que é o único Senhor de tudo (ato de fé). a colaborar com Ele na instauração de uma nova sociedade (ato de esperança). a promover partilha e comunhão de bens, a fim de que não haja mais pessoas necessitadas (ato de caridade). ser-lhe agradecidos porque Ele é a fonte de todo bem (ato de agradecimento).
PASSAGENS BÍBLICAS SOBRE O DÍZIMO Textos do Antigo Testamento Gen 14,18-20 (o Sacerdote Melquisedec abençoa Abrão que lhe oferece o dízimo): 18Melquisedec, Rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote de Deus Altíssimo, 19abençoou Abrão, dizendo: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador do céu e da terra. 20Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os inimigos em tuas mãos. E Abrão lhe deu o dízimo de tudo.