Prof. Ms. Marcelo Lima E-mail: profmarcelolima@yahoo.com.br Site: www.profmarcelolima.webnode.com.br
INTRODUÇÃO 1. Funções: Proteção abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microorganismos. Regulação do calor através das glândulas sudoríparas. 2. A pele é composta de: Epiderme: camada celular superficial. Derme: camada de tecido conectivo profunda *Subderme: Camada entre a derme a fáscia. Sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas.
EPIDERME Formado: Tec. Epitelial Estratificado Pavimentoso Queratinizado (cél. Queratinócitos) Função: Proteção e Impermeabilidade. A epiderme é avascular e varia de espessura em diferentes partes (0,5 à 5mm)
CAMADAS DA EPIDERME CAMADA CÓRNEA Queratinócitos mortos, basicamente Queratina. * CAMADA LÚCIDA (transição) -Somente na palma da mão; planta dos pés e lábios. CAMADA GRANULOSA Queratinócitos com enzimas autodestrutivas de suas organelas. CAMADA ESPINHOSA Queratinócito + Desmossomos (Ptn fixacão) + Cels Dendríticas (imune) CAMADA BASAL Queratinócitos que se multiplicam incessantemente (mitose) + Melanócito
CAMADAS DA EPIDERME
Ácaros, do que se alimentam?
DERME Essência: Tecido conjuntivo Frouxo (colágeno + elastina) Estruturas: Gl. Sebáceas, Gl. sudoríparas, folículo piloso, artérias, veias, terminações nervosas; M. eretor do pelo. Função: controle da temperatura do corpo.
CAMADAS DA DERME 1º Camada papilar Fina e rica em fibroblasto; capilares sangüíneos, e histiócitos (fagocitose de corpos estranhos). 2º Zona reticular - Onde encontramos as glândulas sebáceas e sudoríparas. Região pobre em células. Ambas são ricas em colágeno; elastina e água.
COLÁGENO Fásciculo; Fibrila; Subfibrila; Microfibrila; Tropocolágeno.
COLÁGENO Sequência típica de aminoácidos Gly-X-Y; 35% glicina; 12% prolina; 10% hidroxiprolina/hidroxilisina
Onde encontramos colágeno? Em praticamente todos tecidos do corpo Cerca de 25 a 30 % do nosso peso é de colágeno. Proteína mais abundante no corpo.
Produção de Colágeno Fibroblasto Osteoblasto*
Para que serve o colágeno? Funciona como uma rede que dá sustentação aos diversos tipos de tecido.
CAPACIDADE ELÁSTICA Colágeno 5-8% elasticidade Elastina 150% elasticidade
Resposta do Colágeno ao Estiramento Quebra das pontes de hidrogênio entre as fibras de tropocolágeno; Ruptura da microfibrina ou de porções maiores do colágeno
GLÂNDULAS SEBÁCEAS Encontradas em maior abundância no couro cabeludo e na face. São responsáveis pela oleosidade da pele.
GLÂNDULAS SUDORÍPARAS Constituída de um corpo e um ducto que atravessa a derme e a epiderme. Função: controle da temperatura e excreção de substancias como: sódio, potássio, cloreto, uréia, amônia e ácido úrico.
FOLÍCULO PILOSO e M. ERETOR DOS PÊLOS
SENSIBILIDADE DA PELE RECEPTORES DE SUPERFÍCIE SENSAÇÃO PERCEBIDA 1 - Terminações nervosas livres Calor 2 - Discos de Merkel Frio 3 Corpúsculo de Krause Tato e pressão 4 - Receptores de Meissner Pressão 5 - Receptores de Vater-Pacini Tato 6- Receptores de Ruffini Principalmente dor 2 1 4 3 6 5
TECIDO SUBCUTÂNEO OU HIPODERME Composto por: Tec. conjuntivo frouxo e tecido adiposo. Funções: Auxilia a isolamento térmico e fixa a pele às estruturas subjacentes. Obs: Algumas áreas do corpo não possuem esse tecido; nestes locais, a pele está fixada diretamente no osso. Caso da pele da região dorsal dos dedos
PÊLOS E CABELOS Queratinócitos mortos ricos em queratina compactada.
UNHAS Formada de queratina Divide-se em: raiz; corpo e borda livre. A parte de proximal da raiz da unha é chamada matriz da unha porque é esta que a produz.
1- Lâmina ungueal: Unha propriamente dita. 2- Paroníquia: a dobra de pele nos lados da unha. 3- Lúnula: a parte branca convexa do leito da unha. 4- Eponíquio: a região entre a finalização da pele do dedo na face superior da unha e a porção proximal da unha. *cutícula UNHA