Como elaborar um poster Luciana Pizzani
O poster é um dos meios de divulgação científica mais difundidos, pois permite que as informações permaneçam expostas e acessíveis de modo direto e por mais tempo.
Tem a função de sintetizar os dados referentes a uma pesquisa. Por isso achamos oportuno disponibilizar algumas dicas para não errarmos no momento da confecção de um poster.
Primeiramente, leia as instruções disponibilizadas pela instituição onde será apresentado o poster. Observe: Conteúdo, Tamanho, Local, Materiais necessários para fixação, Horário do evento, Horário de retirada etc.
O pôster deve possuir a seguinte estrutura: Título Autores Introdução Revisão ou Referencial Objetivos Metodologia Desenvolvimento Resultados obtidos Considerações finais / Conclusão Referências
Título Deve ser sintético e refletir a essência do trabalho a essência do trabalho
Autores Citados por extenso, acompanhados de sua vinculação.
Introdução Apresenta uma visão geral do trabalho
Revisão/Referencial Apresenta autores e teorias que dão subsídios ao trabalho.
Objetivos Expõem, claramente, a finalidade do trabalho. Podem ser gerais e específicos.
Metodologia Apresenta os procedimentos de coleta e análise dos dados
Desenvolvimento Resultados e Discussão Apresenta e analisa os dados obtidos.
Considerações Finais Conclusão Confirma ou refuta os objetivos do trabalho.
Referências Cita autores mencionados no texto.
Textos Elementos Básicos do Poster Dados (Tabelas, Gráficos, Diagramas, Estatísticas...) Imagens (Desenhos, Fotografias, Ilustrações...)
Preparação do conteúdo Qual a quantidade de texto? Nem muito e nem pouco...»somente o necessário. Tabelas e gráficos?» Somente o necessário.
Preparação da diagramação Diagramação é a distribuição de elementos gráficos e textuais na superfície do pôster.
Diagramar um texto Introdução: A proposta deste estudo, que é uma exigência do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva na área de atenção à saúde do trabalhador, tem como objetivos verificar a aceitação da postura de trabalho de pé na percepção dos trabalhadores nos setores de costura de uma indústria calçadista de grande porte. Desenvolvimento: Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. Conclusão: Os setores de produção das indústrias de calçados constituem um segmento industrial de relevante significado econômico e social para o Estado do Rio Grande do Sul. Por conseguinte, a sua competitividade depende, entre outros fatores, da segurança nos postos de serviço, do bem-estar postural e da adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, o que também está ligado à Ergonomia e à qualidade de vida do trabalhador.
DIAGRAMAR UM TEXTO INTRODUÇÃO A proposta deste estudo, que é uma exigência do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva na área de atenção à saúde do trabalhador, tem como objetivos verificar a aceitação da postura de trabalho de pé na percepção dos trabalhadores nos setores de costura de uma indústria calçadista de grande porte. DESENVOLVIMENTO Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. CONCLUSÃO Os setores de produção das indústrias de calçados constituem um segmento industrial de relevante significado econômico e social para o Estado do Rio Grande do Sul. Por conseguinte, a sua competitividade depende, entre outros fatores, da segurança nos postos de serviço, do bem-estar postural e da adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, o que também está ligado à Ergonomia e à qualidade de vida do trabalhador.
Referências Reservar um espaço para citar referências com o devido destaque.
Cuidado com os espaçamentos A proposta deste estudo, que é uma exigência do Programa de Pósgraduação em Saúde Coletiva na área de atenção à saúde do trabalhador, tem como objetivos verificar a aceitação da postura de trabalho de pé na percepção dos trabalhadores nos setores de costura de uma indústria calçadista de grande porte, descrever as possíveis alterações biomecânicas para a coluna vertebral com enfoque nas lombalgias e discutir os aspectos críticos sob o ponto de vista de fadiga. A proposta deste estudo, que é uma exigência do Programa de Pósgraduação em Saúde Coletiva na área de atenção à saúde do trabalhador, tem como objetivos verificar a aceitação da postura de trabalho de pé na percepção dos trabalhadores nos setores de costura de uma indústria calçadista de grande porte, descrever as possíveis alterações biomecânicas para a coluna vertebral com enfoque nas lombalgias e discutir os aspectos críticos sob o ponto de vista de fadiga. Um espaçamento adequado facilita a leitura
Tipo de Fonte No mínimo tamanho 25
Cuidado com os contrastes Os indicadores detectados na pesquisa se destinam a incentivar novos estudos, a fim de descobrir fatos relativos a um campo bastante dúbio e reforçar os conceitos na análise da melhor postura de trabalho no setor de costura da indústria calçadista, visando maior conforto e bem-estar dos trabalhadores. Evite!
Figuras de fundo Podem ser usadas, desde que não atrapalhem a leitura. Não utilize Cliparts: é um recurso que pode ser dispensável.
Créditos Slides elaborados por Airton Cattani, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, adaptados por Luciana Pizzani. Outras dicas e a apresentação completa encontra-se disponível no endereço eletrônico: http://www.propesq.ufrgs.br/eventos/docume ntos/postersic2005.ppt