3ª Ciências 4º Ano E.F. Objeto de aprendizagem O que é eletricidade? - Interação entre ímãs e entre cargas elétricas forças de atração e de repulsão. Perceber a existência de cargas elétricas. Objetivos Identificar as formas de interação entre ímãs e entre cargas elétricas forças de atração e de repulsão. Construir e utilizar um pêndulo eletrostático para observar as forças de atração e repulsão elétricas. Como acender as lâmpadas? - Circuito elétrico. - Corrente elétrica. - Funcionamento de uma lâmpada. Iniciar a construção dos conceitos de circuito elétrico e de corrente elétrica. Identificar a existência de dois pontos de contato na lâmpada e de dois polos na pilha. Relacionar o movimento de cargas elétricas (corrente elétrica) com o funcionamento de uma lâmpada. Qual é o caminho da corrente elétrica? - Como devem estar conectados fio, pilha e lâmpada em um circuito elétrico para que a lâmpada acenda? - Curto-circuito. - Uso de fusíveis e disjuntores. Avançar na construção do conceito de circuito elétrico, reconhecendo diferentes formas de conectar uma lâmpada, um fio e uma pilha de maneira que a lâmpada acenda. Identificar um circuito elétrico como um caminho fechado, que permite a movimentação de cargas elétricas através dele. Elaborar previsões e justificativas sobre como devem estar conectados fio, pilha e lâmpada em um circuito elétrico, para que a lâmpada acenda.
Conhecer o que é um curto-circuito e como se pode proteger uma instalação elétrica com o uso de fusíveis e disjuntores. Formular previsões sobre a condutibilidade de diferentes materiais e preparar montagens experimentais para testá-las. Que materiais conduzem corrente elétrica? - Materiais que conduzem corrente elétrica (condutores). - Materiais que impedem ou dificultam a passagem de corrente elétrica (maus condutores ou isolantes). - Como evitar um choque elétrico? Identificar alguns materiais que conduzem corrente elétrica (denominados condutores) e outros que impedem ou dificultam a passagem de corrente (denominados maus condutores ou isolantes). Construir um circuito que possibilite a verificação das propriedades dos materiais em relação à condução de corrente elétrica. Conhecer o que é choque elétrico e como se pode evitá-lo. Como funciona um interruptor elétrico? - Circuito elétrico: caminho fechado e caminho aberto. - Diferentes tipos de interruptores. Compreender que o interruptor é o dispositivo responsável por abrir e fechar um circuito elétrico. Diferenciar circuito fechado (possibilita a passagem de corrente elétrica) de circuito aberto (não possibilita a passagem de corrente elétrica). Conhecer diferentes tipos de interruptores que são utilizados em casas, eletrodomésticos e motores. O brinquedo não funciona. Por quê? - Problemas que aparecem durante a montagem de circuitos e estratégias para solucioná-los. - Formas de reduzir o consumo de energia elétrica. Identificar problemas simples que normalmente aparecem durante a montagem de circuitos e busquem estratégias para solucioná-los. Ampliar sua compreensão sobre circuitos elétricos, identificando e analisando alguns defeitos. Aplicar seus conhecimentos sobre condutores e isolantes elétricos e conexões entre componentes de um circuito durante a construção do circuito elétrico com defeito.
Conhecer algumas formas de reduzir o consumo de energia elétrica. Como construir uma pilha? Componentes básicos de uma pilha. - Diferença entre pilha e bateria. - Descarte de pilhas e baterias usadas. Identificar os componentes básicos de uma pilha. Montar uma pilha utilizando vegetais e eletrodos de grafite e de zinco. Conhecer a diferença entre pilha e bateria. Receber orientações sobre o descarte de pilhas e baterias usadas. Identificar de forma experimental que apenas alguns metais ou ligas são atraídos magneticamente. Que materiais são atraídos por ímãs? Materiais ferromagnéticos. - Formas de criar um ímã permanente. - Utilização dos ímãs para registrar informações em uma tarja magnética. Conhecer algumas formas de criar um ímã permanente, utilizando um pedaço de material ferromagnético. Entender como os ímãs são utilizados para registrar informações em uma tarja magnética, como as empregadas em cartões de banco. Como as bússolas funcionam? Como montar uma bússola? - Polos magnéticos terrestres e polos geográficos. Identificar a agulha de uma bússola como sendo um ímã, que se alinha ao campo magnético terrestre. Conhecer como se pode utilizar uma bússola para encontrar a direção Norte- Sul. Saber que os polos magnéticos terrestres não coincidem com os polos geográficos.
Como construir um ímã? Construção e teste de um eletroímã. - Utilização de ímãs e eletroímãs. Conhecer como é possível imantar um pedaço de metal ferromagnético com o uso de um ímã permanente. Saber como se pode criar um eletroímã, utilizando um pedaço de metal ferromagnético, fios e uma fonte de energia elétrica como pilhas e baterias. Identificar algumas aplicações de ímãs e eletroímãs nos transportes, laboratórios, medicina e computadores. Identificar o gerador elétrico como o equipamento que gera energia elétrica quando colocado em movimento. O que é um gerador elétrico? Eletromagnetismo e geradores elétricos. - Funcionamento do horário de verão. Conhecer um tipo de gerador que utiliza ímãs e bobinas para gerar a energia elétrica. Perceber que, quanto maior a energia fornecida pelo gerador, maior será a força necessária para acioná-lo. Saber como o horário de verão possibilita a redução do consumo de energia elétrica e a distribuição da demanda por energia no horário de pico por um período de tempo maior. Conhecer o caminho percorrido pela energia elétrica, desde sua geração nas usinas até as residências. O que é uma usina hidrelétrica? Usinas: termonuclear, termelétrica e hidrelétrica: vantagens e desvantagens e transformações de energia nos processos de geração de energia elétrica. Identificar as principais transformações de energia envolvidas nos processos de geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas, termelétricas e termonucleares. Desenvolver uma visão crítica a respeito das vantagens e desvantagens da construção de uma usina hidrelétrica. Como acender muitas lâmpadas ao mesmo tempo? Circuitos em série e em paralelo: Aprender a montar circuitos em série e em paralelo.
montagem e diferença no brilho de lâmpadas. - Circuitos elétricos residenciais. Identificar a diferença no brilho de lâmpadas ligadas em série e em paralelo, quando conectadas a uma mesma fonte de energia. Compreender que, nos circuitos elétricos residenciais, as lâmpadas estão ligadas em paralelo. Como fazer uma lanterna? Projeto de lanterna: circuito elétrico, forma de instalar o interruptor e possíveis problemas na montagem. A lanterna funciona? Montar a lanterna projetada. Aplicar os conhecimentos já adquiridos sobre eletricidade e circuitos elétricos, para elaborar um projeto de lanterna. A partir do projeto, fazer previsões sobre possíveis problemas que a montagem possa apresentar. Montar a lanterna projetada na aula anterior. Aplicar conhecimentos sobre circuitos elétricos. Vivenciar estratégias de resolução de problemas. Sites: www.cemig.com.br/consumidores_residenciais/segurança/index.asp www.cemig.com.br/dicas/primeiros_socorros.asp Dicas de aprofundamento