Matriz de referência DE FÍSICA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Matriz de referência DE FÍSICA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO"

Transcrição

1 1 ANO ENSINO MÉDIO MATÉRIA E ENERGIA TERRA E UNIVERSO H01 Reconhecer a equivalência entre massa e energia, descrevendo processos de conversão de massa em energia. H02 Reconhecer a equivalência entre massa inercial e massa gravitacional. H03 Diferenciar argumentos aristotélicos e newtonianos para a explicação de movimentos observáveis. H04 Reconhecer ordens de grandeza de medidas astronômicas simulando modelos de posições de astros do Sistema Solar. H05 Reconhecer como os equipamentos localizados em satélites podem ser usados para observar a Terra e para explorar o Sistema Solar. Relacionar os movimentos da Terra, Sol e Lua com a descrição H06 de fenômenos, tais como duração do dia e noite, estações do ano, x fases da lua, eclipses, etc. H07 Analisar as leis de Kepler sobre o movimento de planetas e satélites. H08 Reconhecer os conceitos de velocidade e aceleração, considerando as leis de Kepler sobre o movimento dos planetas. H09 Reconhecer a relatividade galileana para a descrição de movimentos. H10 Operar valores de comprimento, tempo, velocidade e aceleração utilizando unidades usuais de medidas. Diferenciar as características das grandezas físicas escalares e H11 vetoriais, reconhecendo velocidade e aceleração como grandezas vetoriais. H12 Reconhecer o legado da obra de Isaac Newton para a ciência e tecnologia. H13 Reconhecer as unidades básicas de medida das grandezas físicas, no SI, relacionadas às leis de Newton. Perceber a relação algébrica de proporcionalidade direta com o H14 produto das massas e inversa com o quadrado da distância da Lei da Gravitação Universal de Newton. H15 Reconhecer o conceito de inércia dos corpos, utilizando-o na solução de problemas. H16 Utilizar o conceito de ação e reação na solução de problemas simples do cotidiano. H17 Reconhecer que a ação da resultante das forças altera o estado de movimento de um corpo. H18 Diferenciar massa e peso de um corpo e suas unidades de medida no SI. H19 Resolver problemas envolvendo peso, massa e aceleração gravitacional. H20 Reconhecer os modelos sobre a origem do universo e os argumentos teóricos descritos por eles. H21 Reconhecer a velocidade da luz como uma constante fundamental da natureza. H22 Reconhecer a relatividade de medidas de espaço e tempo devido à invariância da velocidade da luz. H23 Reconhecer fenômenos da natureza comprovadores da relatividade de espaço e tempo. H24 Relacionar energia e massa reconhecendo a equação E = mc 2. H25 Conceituar quantidade de movimento linear e impulso. H26 Relacionar os conceitos de força, quantidade de movimento linear e impulso. H27 Reconhecer o princípio de conservação da quantidade de movimento linear.

2 1 ANO ENSINO MÉDIO h28 Reconhecer instrumentos e operações de medidas astronômicas antigas e modernas. TECNOLOGIA E SOCIEDADE h29 h30 Reconhecer a energia e seus processos de transformação como conceitos fundamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico. Associar as intensidades de forças e tempos de duração das mesmas a situações do cotidiano como, por exemplo, no trânsito. h31 Reconhecer variáveis físicas de sistemas tecnológicos envolvendo movimentos.

3 2 ANO ENSINO MÉDIO H01 Diferenciar calor e temperatura, estabelecendo relações entre esses conceitos e suas unidades de medida. Reconhecer que a temperatura de um corpo é uma grandeza H02 associada à sua energia interna, isto é, à energia de movimento das partículas que o compõem. H03 Identificar variáveis simples de fenômenos naturais envolvendo calor e temperatura, relacionando-os com as propriedades da matéria. H04 Reconhecer os conceitos de trabalho e potência, a partir do funcionamento de uma máquina térmica. H05 Reconhecer o conceito de rendimento de uma máquina térmica, associando-o às perdas de calor irreversíveis. H06 Interpretar os fenômenos naturais, com e sem mudanças de estado da matéria, a partir de diagramas de calor e temperatura. H07 Relacionar o modelo atomista da matéria com os conceitos de calor, temperatura e energia interna. H08 Relacionar as variações de temperatura às mudanças de estado da matéria. H09 Reconhecer trabalho e calor como formas de transferência de energia. Reconhecer os processos de transferência de calor (condução, H10 convecção e radiação) e sua importância para a compreensão de fenômenos ambientais e cotidianos. Reconhecer o princípio de conservação da energia nos processos H11 MATÉRIA E ENERGIA termodinâmicos. H12 Reconhecer os limites da reversibilidade de processos de transformações termodinâmicas. H13 Identificar as diferentes fontes de energia e processos de transformação de energia presentes na vida cotidiana. H14 Reconhecer a relação de proporcionalidade entre a energia potencial gravitacional de um corpo, sua massa e sua altura relativa. H15 Reconhecer a relação de proporcionalidade entre a energia cinética de um corpo, sua massa e o quadrado de sua velocidade. H16 Reconhecer que a energia mecânica de um corpo é a soma das energias potenciais e energia cinética. H17 Reconhecer as transformações de energia presentes na produção de energia elétrica nas usinas hidrelétricas e termoelétricas. H18 Identificar as formas de dissipação de energia na produção de energia elétrica, considerando a irreversibilidade dos processos. H19 Identificar a natureza das interações no interior dos núcleos dos átomos identificando forças nucleares fortes e forças nucleares fracas. H20 Diferenciar os processos de fissão e fusão nuclear, considerando as reações químicas envolvidas e a produção de energia. H21 Reconhecer o Sol como uma fonte quase inesgotável de energia e que a energia por ele irradiada tem origem na fusão nuclear. H22 Reconhecer as transformações de energia presentes na produção de energia elétrica nas usinas nucleares. TERRA E UNIVERSO H23 Identificar os convenientes e inconvenientes do efeito estufa como condição necessária à existência da vida no planeta.

4 2 ANO ENSINO MÉDIO Tema Descritor B1 B2 B3 SER HUMANO E SAUDE h24 Analisar efeitos convenientes e inconvenientes para a saúde humana dos usos da energia nuclear. h25 Reconhecer a relação histórica entre as máquinas térmicas e o desenvolvimento da indústria na Europa pós-revolução Industrial. h26 Reconhecer como as ações humanas intensificam o efeito estufa na atmosfera ocasionando o aumento de temperatura da Terra. TECNOLOGIA E SOCIEDADE h27 h28 Reconhecer os processos de transferência de calor no funcionamento de máquinas térmicas de uso doméstico. Identificar os impactos ambientais e sociais devidos aos processos de geração de energia elétrica. h29 Relacionar a construção de usinas de energia elétrica aos recursos naturais, à necessidade de consumo da sociedade e aos impactos. h30 Analisar argumentos favoráveis e contrários à utilização da energia nuclear para produção de energia elétrica e para fins médicos, agrícolas e industriais.

5 3 ANO ENSINO MÉDIO MATÉRIA E ENERGIA SER HUMANO E SAUDE H01 Aplicar os conceitos elétricos de corrente, voltagem e resistência. H02 Representar circuitos elétricos em série e em paralelo, através de diagramas, determinando as resistências e as correntes elétricas nos elementos do circuito. H03 Determinar a corrente nos elementos de uma associação de resistores em série e em paralelo. H04 Resolver problemas utilizando a relação quantitativa entre potência, diferença de potencial e corrente elétrica. H05 Reconhecer como a eletricidade é gerada a partir do magnetismo. H06 Reconhecer os campos magnéticos produzidos por ímãs, considerando a inseparabilidade dos polos magnéticos. H07 Reconhecer o magnetismo terrestre e sua influência na orientação de bússolas. H08 Reconhecer que variação de fluxo magnético induz a corrente elétrica em um circuito. H09 Reconhecer a importância histórica dos experimentos de Oersted, Faraday e Ampère para o conhecimento científico e tecnológico relativos ao eletromagnetismo. H10 Reconhecer a luz como onda eletromagnética. H11 Reconhecer fenômenos relativos à luz (reflexão, refração, dispersão, difração, etc.) como fenômenos ondulatórios. H12 Relacionar frequência, período, comprimento de onda, velocidade de propagação e amplitude de uma onda. H13 Reconhecer o espectro eletromagnético em função de frequências e comprimentos de onda. H14 Identificar as cores relacionando-as com as frequências das ondas luminosas. H15 Diferenciar ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas. H16 Reconhecer a onda como processo de transferência de energia sem transferência matéria. H17 Reconhecer a natureza dual da luz. H18 Reconhecer o efeito fotoelétrico como fenômeno cuja modelização tem importância histórica e tecnológica no cotidiano. H19 Reconhecer a relação entre frequência e comprimento de onda e suas unidades de medida como interpretações de fenômenos ondulatórios. H20 Reconhecer os fenômenos naturais que sejam manifestações de movimentos ondulatórios. H21 Reconhecer a natureza das radiações eletromagnéticas como originadas por movimentos ondulatórios. H22 Reconhecer o olho humano como receptor de ondas eletromagnéticas.

6 3 ANO ENSINO MÉDIO Tema Descritor B1 B2 B3 TECNOLOGIA E SOCIEDADE H23 H24 Utilizar amperímetros e voltímetros para fazer medidas em circuitos elétricos. Determinar o consumo mensal de energia elétrica numa residência pela leitura da conta de luz e do "relógio de luz". H25 Dimensionar a potência dos aparelhos elétricos possíveis de serem ligados simultaneamente em uma residência, sem acionar o disjuntor/fusível. H26 Determinar o consumo de energia elétrica em uma residência, a partir da potência elétrica dos aparelhos e tempo de funcionamento x dos mesmos. H27 Reconhecer o funcionamento de motores como equipamento de transformação de energia elétrica em outras formas de energia. H28 Reconhecer o funcionamento de um gerador como equipamento transformador de diferentes formas de energia em energia. H29 Reconhecer as propriedades magnéticas dos ímãs, agulhas magnéticas e bússolas. H30 Reconhecer o funcionamento de bobinas e de eletroímãs. H31 Reconhecer como eletroímãs são usados e construídos em dispositivos como campainhas elétricas, relés, telefone, etc. H32 Relacionar os conceitos da Física Ondulatória com o funcionamento de aparelhos de ressonância magnética nuclear, tomografia computadorizada, eletrocardiogramas, entre outros usados na Medicina. H33 Reconhecer o conhecimento científico e tecnológico como construções humanas inseridas em um processo sociohistórico e cultural.

Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.

Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Currículo Estadual Rio de Janeiro Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Cosmologia - Movimento - Compreender o conhecimento científico como resultado de uma construção

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA 5 Analisar e interpretar grandezas e leis FÍSICA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO: MOVIMENTOS: VARIAÇÕES E CONSERVAÇÕES 1 - Identificar os diferentes movimentos que se realizam no cotidiano e as grandezas

Leia mais

Comparativos curriculares. Física. Ensino médio. A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado de Minas Gerais. Material de divulgação

Comparativos curriculares. Física. Ensino médio. A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado de Minas Gerais. Material de divulgação Comparativos curriculares SM Física Ensino médio A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado de Minas Gerais Material de divulgação de Edições SM Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

Identificação de Princípios e Leis da Física em aplicações tecnológicas inseridas no cotidiano

Identificação de Princípios e Leis da Física em aplicações tecnológicas inseridas no cotidiano PROCESSO SELETIVO FÍSICA 1. EIXO TEMÁTICO: PRINCÍPIOS E LEIS QUE REGEM A FÍSICA Objetivo Geral: Compreensão dos Conceitos, Princípios e Leis da Física no estudo do movimento dos corpos materiais, calor,

Leia mais

Física: Interação e tecnologia. Conteúdo programático. Encontre bons resultados em aprendizagem. Junte nossa experiência em fazer bons

Física: Interação e tecnologia. Conteúdo programático. Encontre bons resultados em aprendizagem. Junte nossa experiência em fazer bons Junte nossa experiência em fazer bons livros à sua competência para ensinar: Encontre bons resultados em aprendizagem. Física: Interação e tecnologia Conteúdo programático MATERIAL DE DIVULGAÇÃO - ESCALA

Leia mais

SM Física. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado do Rio de Janeiro

SM Física. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado do Rio de Janeiro Comparativos curriculares SM Física Material de divulgação de Edições SM A Física e o currículo do Estado do Rio de Janeiro Apresentação Professor, Devido à inexistência de um currículo de abrangência

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Física Interação e Tecnologia

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS. Física Interação e Tecnologia Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁS Física Interação e Tecnologia 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011. EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2011 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)

Leia mais

FÍSICA: rio de janeiro 0118P18133 INTERAÇÃO E TECNOLOGIA. CURRÍCULO MÍNIMO PARA O ENSINO MÉDIO CMEM do estado do CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD

FÍSICA: rio de janeiro 0118P18133 INTERAÇÃO E TECNOLOGIA. CURRÍCULO MÍNIMO PARA O ENSINO MÉDIO CMEM do estado do CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD CURRÍCULO MÍNIMO PARA O ENSINO MÉDIO CMEM do estado do FÍSICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA PNLD 2018 OBRAS APROVADAS rio de janeiro MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi

Leia mais

FÍSICA NO ENEM. Resumão de matérias da prova

FÍSICA NO ENEM. Resumão de matérias da prova FÍSICA NO ENEM Resumão de matérias da prova Conhecimentos básicos e fundamentais Noções de ordem de grandeza. Notação Científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura

Leia mais

FÍSICA. Domínio do conceito de movimento relativo e da aplicação desse conceito em situações simples.

FÍSICA. Domínio do conceito de movimento relativo e da aplicação desse conceito em situações simples. FÍSICA O objetivo desse programa é o de fornecer ao estudante uma visão completa da Física, não apenas aquela em que é esboçado um conjunto de Leis da Natureza acompanhada de fórmulas matemáticas, mas

Leia mais

Proposta Curricular da disciplina de Física

Proposta Curricular da disciplina de Física Proposta Curricular da disciplina de Ensino Médio 1ª Série Tema: Movimentos: variações e conservações 1º Bimestre Conteúdos gerais Grandezas do movimento: identificação, caracterização e estimativa de

Leia mais

Física. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

Física. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo Física baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE FÍSICA High School 2 9 th Grade Movimentos: variações e conservações. Grandezas do movimento: identificação,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA - 2012 FÍSICA CARLOS 3ª MÉDIO Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Encaminhamos a Programação de Etapa, material de apoio para o acompanhamento dos conteúdos e habilidades que

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE- 2ª ETAPA. EIXO TEMÁTICO: Fluidos, calor e usos de energia

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE- 2ª ETAPA. EIXO TEMÁTICO: Fluidos, calor e usos de energia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE- 2ª ETAPA 1 - Compreender a física e as tecnologias a ela associadas como construções humanas baseadas na experimentação e na abstração, percebendo seus papéis

Leia mais

EXAME SUPLETIVO 2013 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO ENSINO MÉDIO FÍSICA

EXAME SUPLETIVO 2013 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO ENSINO MÉDIO FÍSICA SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CENTRO EXECUTIVO DE EXAMES SUPLETIVOS GOVERNADOR SÉRGIO LORETO EXAME SUPLETIVO 2013

Leia mais

DISCIPLINA DE FÍSICA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE FÍSICA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE FÍSICA OBJETIVOS: 1ª Série Compreender a física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos. Descobrir "como funcionam" os aparelhos. Reconhecer o papel da

Leia mais

SM Física. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado do Rio Grande do Sul

SM Física. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado do Rio Grande do Sul Comparativos curriculares SM Física Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Apresentação Professor, Devido à inexistência de um currículo de abrangência

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: FÍSICA ANO: 2018 PROFESSORES: MARCOS E CINARA.

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: FÍSICA ANO: 2018 PROFESSORES: MARCOS E CINARA. Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com PLANO DE CURSO DISCIPLINA: FÍSICA ANO: 2018 PROFESSORES:

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Médio

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Médio CIÊNCIAS DA NATUREZA i EM Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Médio C1 Utilizar o conhecimento sobre números e suas representações em situações relacionadas a operações matemáticas,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO Av. Marechal Rondon S/N, Rosa Elze. CEP: 49100-000 (79) 3194-6930/6931 direcao.codap@gmail.com PLANO DE ENSINO Disciplina: CIÊNCIAS

Leia mais

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro CIEP Brizolão 258 Astrogildo Pereira - Saquarema Curso de Física

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro CIEP Brizolão 258 Astrogildo Pereira - Saquarema Curso de Física Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro CIEP Brizolão 258 Astrogildo Pereira - Saquarema Curso de Física Planejamento do Curso de Física Ensino Médio Em conformidade com o Currículo Mínimo SEEDUC

Leia mais

Matriz de referência de CIÊNCIAS DA NATUREZA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de referência de CIÊNCIAS DA NATUREZA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 30 Matriz de referência de CIÊNCIAS DA NATUREZA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL VIDA E AmBIEntE SER HumAno E SAúDE tecnologia E SoCIEDADE Reconhecer, em diferentes ecossistemas, a presença de fatores

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Curso: Ensino Médio Disciplina: Física Professores: Elisângela Schons. Aproveitamento: 100% JUSTIFICATIVA:

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Curso: Ensino Médio Disciplina: Física Professores: Elisângela Schons. Aproveitamento: 100% JUSTIFICATIVA: . Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Cursos: Ensino Fundamental Fase II e Ensino Médio. Rua Monteiro Lobato, 1038 Cep. 85950-000 Fone/Fax (44) 3649-5214 Site: www.potceebjapalotina.seed.pr.gov.br

Leia mais

DISCIPLINA: FÍSICA I, II e III

DISCIPLINA: FÍSICA I, II e III DISCIPLINA: FÍSICA I, II e III Vigência: a partir de 2019/1 Período letivo: 1º, 2 e 3 anos Carga horária total: 210h Código: ENS.6, ENS.15 e ENS.33 O estudo da Física prioriza o desenvolvimento de estratégias

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série. Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva. Carga horária Anual: 90 horas

PLANO DE ENSINO. Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série. Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva. Carga horária Anual: 90 horas PLANO DE ENSINO Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva Carga horária Anual: 90 horas Carga horária Semanal: 3 horas/aula por turma/aula por turma Ementa:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 27/2004

RESOLUÇÃO Nº 27/2004 RESOLUÇÃO Nº 27/2004 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em sessão de 14/07/2004, tendo em vista o constante no processo nº 23078. 010772/04-59, nos termos do Parecer nº 19/2004 da Comissão de Diretrizes

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA/Ensino Fundamental

MATRIZ DE REFERÊNCIA/Ensino Fundamental MATRIZ DE REFERÊNCIA/Ensino Fundamental Conteúdos 1. CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS - Origem - Evolução 2. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA CÉLULA - Diferença entre célula animal e vegetal - Componentes celulares

Leia mais

FÍSICA COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES DETALHAMENTO DOS CONTEÚDOS CONTEÚDOS 1º BIMESTRE

FÍSICA COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES DETALHAMENTO DOS CONTEÚDOS CONTEÚDOS 1º BIMESTRE FÍSICA Área de Conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias Disciplina: Física Nível de Ensino: Médio Série: 1º Ano Professores (as): Cícero Ribeiro, Daniel Wagner Araújo e Francisco Alves. COMPETÊNCIAS/

Leia mais

CURSO FÍSICA PARA VESTIBULARES 2018

CURSO FÍSICA PARA VESTIBULARES 2018 CURSO FÍSICA PARA VESTIBULARES 2018 O prof. Thiagão trabalha TODOS OS ASSUNTOS da física focando OS VESTIBULARES DAS INSTITUIÇÕES QUE NÃO aderiram 100% das vagas pelo exame nacional do ensino médio (Enem).

Leia mais

A Física do ENEM. Prof. Vinicius Daré

A Física do ENEM. Prof. Vinicius Daré A Física do ENEM Prof. Vinicius Daré Ranking (2016-2010) 1. Potência e Energia Elétrica ( 10 questões) 2. 1ª Lei de Ohm (8 questões) 3. Ondas: definição (T, f, λ) (6 questões) 4. Fisiologia do som (altura,

Leia mais

Física no Ensino Médio: a orientação curricular do estado do Rio de Janeiro. Carlos Eduardo Aguiar Instituto de Física - UFRJ

Física no Ensino Médio: a orientação curricular do estado do Rio de Janeiro. Carlos Eduardo Aguiar Instituto de Física - UFRJ Física no Ensino Médio: a orientação curricular do estado do Rio de Janeiro Carlos Eduardo Aguiar Instituto de Física - UFRJ XVII SNEF, São Luís, 2007 Projeto de reorientação curricular Convênio entre

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Carlos Alberto de Souza Filho EMENTA

Leia mais

Entendendo a Física do ENEM PROF. LURIAN MACIEL ALVES

Entendendo a Física do ENEM PROF. LURIAN MACIEL ALVES Entendendo a Física do ENEM PROF. LURIAN MACIEL ALVES Prova de Ciências da Natureza 45 questões, aplicadas no primeiro dia de prova. Envolve fundamentalmente as disciplinas de Química, Física e Biologia,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3ª SÉRIE

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE Tema Transversal 2016: SOMENTE UM CORAÇÃO GENEROSO PODE AMAR O PRÓXIMO SEM MEDIDA. ÁREA DE CONHECIMENTO: FÍSICA Física I Objeto de Estudo: Mecânica CONTEÚDOS: Cinemática Escalar Padrões de comprimento,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA. 3 a SÉRIE FÍSICA CARLOS CALAIS CONTEÚDOS:

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA. 3 a SÉRIE FÍSICA CARLOS CALAIS CONTEÚDOS: PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA CARLOS CALAIS 3 a SÉRIE FÍSICA Ser fiel nas coisas pequenas é um empreendimento gigantesco. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Termometria Escalas termométricas. Dilatação térmica dos sólidos

Leia mais

Fórmulas de Física CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): = v 0. v: velocidade final (m/s)

Fórmulas de Física CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): = v 0. v: velocidade final (m/s) PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 000 Fórmulas de Física Em Física, as fórmulas representam as relações entre grandezas envolvidas em um mesmo fenômeno

Leia mais

Esse planeta possui maior velocidade quando passa pela posição: a) ( ) I b) ( ) II c) ( ) III d) ( ) IV e) ( ) V

Esse planeta possui maior velocidade quando passa pela posição: a) ( ) I b) ( ) II c) ( ) III d) ( ) IV e) ( ) V 1. Desde a antiguidade, existiram teorias sobre a concepção do universo. Por exemplo, a teoria Aristotélica propunha que a Terra seria o centro do universo e todos os astros descreveriam órbitas circulares

Leia mais

Identificar os processos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Aplicar as Leis da Termodinâmica em situações-problema.

Identificar os processos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Aplicar as Leis da Termodinâmica em situações-problema. D1(F) Aplicar o conceito de energia potencial gravitacional de um corpo próximo à superfície da Terra em situações - problema. D2(F) D3(F) D4(F) Aplicar o conceito de energia cinética de um corpo em movimento

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS FÍSICA 1ª SÉRIE 1-FÍSICA

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS FÍSICA 1ª SÉRIE 1-FÍSICA CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS FÍSICA 1ª SÉRIE 1-FÍSICA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências da natureza e suas tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 73h OBJETIVO: Compreender enunciados

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Física II Código da Disciplina: NDC 157 Curso: Engenharia Civil Semestre de oferta da disciplina: 3 Faculdade responsável: NÚCLEO DE DISCIPLINAS COMUNS (NDC) Programa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: Física III CÓDIGO: 2DB009 VALIDADE: Início: 01/2013 Término: Eixo: Física e Química Carga Horária: Total: 50 horas / 60horas aulas Créditos: 4 Semanal: 4 aulas Modalidade: Teórica Integralização:

Leia mais

ARMANDO CRUZ CINEMÁTICA DINÂMICA. Energia cinética. Energia potencial gravitacional. Energia potencial elástica. Energia mecânica

ARMANDO CRUZ CINEMÁTICA DINÂMICA. Energia cinética. Energia potencial gravitacional. Energia potencial elástica. Energia mecânica Grandezas Básicas FORMULAS DE FÍSICA Versão RC ARMANDO CRUZ CINEMÁTICA Queda livre M.R.U.V. M.C.U. Acoplamento de polias Por correia Por eixo 2ª Lei de Newton Lei de Hooke de atrito Momento de uma força

Leia mais

FÍSICA ENSINO MÉDIO. Teleaula Palavras-Chave Página. Aula 01 Física. 3. Aula 02 Grandezas Físicas. Sistema Internacional de Unidades.

FÍSICA ENSINO MÉDIO. Teleaula Palavras-Chave Página. Aula 01 Física. 3. Aula 02 Grandezas Físicas. Sistema Internacional de Unidades. FÍSICA ENSINO MÉDIO Teleaula Página Aula 01 Física. 3 Aula 02 Grandezas Físicas. Sistema Internacional de Unidades. 4 Aula 03 Velocidade média. Movimento Retilíneo Uniforme. 5 Aula 04 Aceleração. Movimento

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O A N O D E ÁREA:Ciências da Natureza - DISCIPLINA: Física ANO: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO:

P L A N O D E E N S I N O A N O D E ÁREA:Ciências da Natureza - DISCIPLINA: Física ANO: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA:Ciências da Natureza - DISCIPLINA: Física ANO: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 1º 2 80 Competências a serem desenvolvidas: - Reconhecer

Leia mais

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Seriado Conteúdo de Física - (1ª série)

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Seriado Conteúdo de Física - (1ª série) Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Seriado Conteúdo de Física - (1ª série) 1. PRINCÍPIOS E LEIS QUE REGEM A FÍSICA Compreender a ciência Física como uma representação da natureza baseada na

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CABO VERDE PROVA DE INGRESSO - ANO LETIVO 2018/ 2019 PROVA DE FÍSICA CONTEÚDOS E OBJETIVOS

UNIVERSIDADE DE CABO VERDE PROVA DE INGRESSO - ANO LETIVO 2018/ 2019 PROVA DE FÍSICA CONTEÚDOS E OBJETIVOS UNIVERSIDADE DE CABO VERDE PROVA DE INGRESSO - ANO LETIVO 2018/ 2019 PROVA DE FÍSICA CONTEÚDOS E OBJETIVOS CONTEÚDOS ENERGIA INTERNA TRABALHO E CALOR SISTEMAS TERMODINÂMICOS CALOR e TEMPERATURA LEIS DOS

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Física II Código da Disciplina: NDC157 Curso: Engenharia Mecânica Semestre de oferta da disciplina: Faculdade responsável: NÚCLEO DE DISCIPLINAS COMUNS (NDC) Programa

Leia mais

SM Física. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado de São Paulo

SM Física. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Física e o currículo do Estado de São Paulo Comparativos curriculares SM Física Material de divulgação de Edições SM A Física e o currículo do Apresentação Professor, Devido à inexistência de um currículo de abrangência nacional no país, o momento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS ESCOLA DE ENGENHARIA DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS ESCOLA DE ENGENHARIA DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA Colegiado do Curso de Graduação em e de Agrimensura CCECart ANEXO 12 PROGRAMAS DE COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE

Leia mais

Escola Básica do 2.º e 3.ºciclos Álvaro Velho. Planeamento Curricular de Físico-Química 7.º ano ANO LETIVO 2015/2016

Escola Básica do 2.º e 3.ºciclos Álvaro Velho. Planeamento Curricular de Físico-Química 7.º ano ANO LETIVO 2015/2016 1.º Período Escola Básica do 2.º e 3.ºciclos Álvaro Velho Planeamento Curricular de Físico-Química 7.º ano I Espaço 1. Universo 2. Sistema Solar 1.1 Constituição do Universo 1.2 Observação do céu 1.3 Evolução

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Conteúdo Básico Comum CBC do estado de MINAS GERAIS. Física Interação e Tecnologia

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Conteúdo Básico Comum CBC do estado de MINAS GERAIS. Física Interação e Tecnologia Apontamentos das obras LeYa em relação ao Conteúdo Básico Comum CBC do estado de MINAS GERAIS Física Interação e Tecnologia 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta útil à análise

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Física Geral Experimental CÓDIGO: GEQ013 UNIDADE ACADÊMICA: Instituto de Física

Leia mais

Oscilações: - Ondas mecânicas; - Fenômenos ondulatórios; - Refração; - Reflexão; - Difração; - Interferência; - Efeito Dopller; - Ressonância; -

Oscilações: - Ondas mecânicas; - Fenômenos ondulatórios; - Refração; - Reflexão; - Difração; - Interferência; - Efeito Dopller; - Ressonância; - 10. FÍSICA Carga horária total: 160 h/a - 133h EMENTA: A produção do conhecimento em Física. Movimento, Termodinâmica e eletromagnetismo e seus elementos: distância, velocidade, tempo, aceleração, espaço,

Leia mais

Conteúdo Programático I BIMESTRE Noções da Cinemática Pensando em movimento; Descrição do movimento;

Conteúdo Programático I BIMESTRE Noções da Cinemática Pensando em movimento; Descrição do movimento; Plano de Ensino Dados do Componente Curricular Componente Curricular: Física I Curso: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio Série: 1ª Série Carga Horária: 2 a/s - 80 h/a - 67 h/r Teóricas: 70h/a

Leia mais

Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Física 10. ano

Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Física 10. ano Aprendizagens Essenciais e Metas Curriculares na Física 10. ano Apresenta-se em seguida uma tabela que visa permitir uma fácil consulta e comparação das Aprendizagens Essenciais com as Metas Curriculares.

Leia mais

III ELETRODINÂMICA 27

III ELETRODINÂMICA 27 Sumário Prefácio 11 Lista de Figuras 15 Lista de Tabelas 25 III ELETRODINÂMICA 27 13 Correntes Elétricas Estacionárias 29 13.1 Força Eletromotriz e Fontes de fem................. 30 13.1.1 Pilhas e Baterias........................

Leia mais

Respostas Caderno de Exercícios 4

Respostas Caderno de Exercícios 4 4 Unidade 9 Eletrodinâmica Parte II capítulo 1 Associação de dispositivos elétricos em circuitos residenciais. D 3. C 4. A 5. D 6. A 7. A 8. D 9. C 10. D 11. D 1. a) i total 5 A b) R$ 7,9 14. D 15. B 16.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: FÍSICA IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) FSC 1064 FÍSICA PARA CIÊNCIAS RURAIS (6-0) OBJETIVOS - ao término da disciplina

Leia mais

Rever sufixos e prefixos estudados/usados em anos anteriores em unidades

Rever sufixos e prefixos estudados/usados em anos anteriores em unidades FÍSICA - 8º ANO - PROFESSOR ROBSON FAVARETTO PLANEJAMENTO ANUAL - 2012 1º BIMESTRE - CADERNO 1 1. As Ciências da natureza Discutir as implicações da habilidade de observar favorecendo a evolução de Periodicamente

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 FÍSICO-QUÍMICA

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 FÍSICO-QUÍMICA 7º ano Espaço Materiais Energia Atividades Práticas Compreender globalmente a constituição e a caracterização do Universo e do Sistema Solar e a posição que a Terra ocupa nesses sistemas. Saber associar

Leia mais

Transmissão de Calor

Transmissão de Calor Física Sumário Transmissão de calor; Termodinâmica; Som; Eletricidade; Processos de Eletrização; Corrente Elétrica; Efeitos da Corrente Elétrica; Elementos de um Circuito Elétrico; Potência Dissipada no

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Página 1 de 8 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 254, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA. Edital nº 19, de 27 de abril

Leia mais

Dr. Francisco Fernandes Lopes

Dr. Francisco Fernandes Lopes 11º ANO FÍSICA E QUÍMICA A OBJECTIVOS FÍSICA 1. Movimentos na Terra e no espaço 1.1. Viagens com GPS Explicar os princípios básicos de funcionamento de um GPS de modo a obter a posição de um ponto na Terra

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de FÍSICA do Ensino Médio Exames Supletivos/2016

Conteúdo Básico Comum (CBC) de FÍSICA do Ensino Médio Exames Supletivos/2016 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO do estado de

ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO do estado de PARA O ENSINO MÉDIO do estado de FÍSICA: pernambuco INTERAÇÃO E TECNOLOGIA PNLD 2018 OBRAS APROVADAS MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido pela Escala

Leia mais

Ano Letivo 2015/ Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A 10º Ano. 27 de maio de minutos

Ano Letivo 2015/ Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A 10º Ano. 27 de maio de minutos Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A 10º Ano 27 de maio de 2016 120 minutos Objeto de avaliação O teste tem por referência as metas curriculares definidas para o 10.º ano do ensino secundário

Leia mais

AS RADIAÇÕES NA VIDA COTIDIANA...10

AS RADIAÇÕES NA VIDA COTIDIANA...10 S UNIDADE 1 U M Á R I O Radiações, materiais, átomos e núcleos...9 1. As radiações e a matéria...10 AS RADIAÇÕES NA VIDA COTIDIANA...10 VEJA MAIS A representação por potenciação do espectro eletromagnético...

Leia mais

Conjunto Guimarães para física geral EQ060

Conjunto Guimarães para física geral EQ060 Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa LTDA. Conjunto Guimarães para física geral EQ060 Função Estudo da mecânica dos sólidos e dos uidos, óptica, termodinâmica, ondulatória, eletricidade,

Leia mais

Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização

Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização DEPARTAMENTO DE FÍSICA-QUÍMICA DISCIPLINA: FÍSICA E QUÍMICA A - 11º ANO OBJETIVOS / CONTEÚDOS... 1º PERÍODO Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização 1. MECÂNICA (FÍSICA) 1.1. Tempo, posição

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS. ENEM FÍSICA Professor Juliano Cavalcanti

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS. ENEM FÍSICA Professor Juliano Cavalcanti INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS ENEM FÍSICA 2016 http://www.upf.br http://www.upf.br/ppgecm/ Professor Juliano Cavalcanti juliano@upf.br CARACTERÍSTICAS - Olhar crítico, de modo a resolver problemas

Leia mais

currículo de referência da rede estadual de educação de PNLD

currículo de referência da rede estadual de educação de PNLD currículo de referência da rede estadual de educação de PNLD FÍSICA: goiás INTERAÇÃO E TECNOLOGIA 2018 OBRAS APROVADAS 3 MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido

Leia mais

MÓDULO 1 FÍSICA, PARA QUE SERVE ISSO? PROF.EMERSON

MÓDULO 1 FÍSICA, PARA QUE SERVE ISSO? PROF.EMERSON MÓDULO 1 FÍSICA, PARA QUE SERVE ISSO? PROF.EMERSON INTRODUÇÃO À FÍSICA DEFINIÇÃO A FÍSICA é a ciência das coisas naturais, cujo objetivo é a formação de leis que regem os fenômenos da natureza, estudando

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE C. FÍSICO-QUÍMICAS DISCIPLINA: FÍSICA E QUÍMICA A ANO: 11º Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas 1. MECÂNICA

Leia mais

Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM do estado da

Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM do estado da Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM do estado da FÍSICA: bahia INTERAÇÃO E TECNOLOGIA PNLD 2018 OBRAS APROVADAS CÓDIGO DA COLEÇÃO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Física Geral CÓDIGO: GEQ012 UNIDADE ACADÊMICA: Instituto de Física PERÍODO/SÉRIE:

Leia mais

2008 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2008 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2008 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Esta prova destina-se exclusivamente a alunos da 8ª série. Ela contém vinte questões. 02) Cada questão contém cinco

Leia mais

UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO

UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 9º ano Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva Carga horária Anual: 90 horas Carga horária Semanal:

Leia mais

Oficina de divulgação de resultados da avaliação do curso de Eletrotécnica do SENAI. Prof. Fábio Afonso Neto de Campos

Oficina de divulgação de resultados da avaliação do curso de Eletrotécnica do SENAI. Prof. Fábio Afonso Neto de Campos Oficina de divulgação de resultados da avaliação do curso de Eletrotécnica do SENAI Prof. Fábio Afonso Neto de Campos Objetivo: Análise, interpretação e utilização dos resultados do teste de Eletrotécnica

Leia mais

Partículas: a dança da matéria e dos campos

Partículas: a dança da matéria e dos campos Partículas: a dança da matéria e dos campos Aula 1: Força e Matéria 1 1. Leis da mecânica 2. Espaço e éter 3. Newton e a gravitação 4. Eletromagetismo 5. Luz e sua velocidade 6. Relatividade de Einstein

Leia mais

Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização

Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização DEPARTAMENTO DE FÍSICA-QUÍMICA DISCIPLINA: FÍSICA E QUÍMICA A - 11º ANO OBJETIVOS / CONTEÚDOS... 1º PERÍODO Domínios / Objetivos Conceitos/ Conteúdos Calendarização 1. MECÂNICA (FÍSICA) 1.1. Tempo, posição

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza I Ensino Fundamental C1 Utilizar o conhecimento numérico para operar e construir argumentos ao interpretar situações que envolvam informações quantitativas.

Leia mais

Programação Anual VOLUME VOLUME. 1. Introdução à Mecânica Conceitos fundamentais da Cinemática Grandezas fundamentais da Cinemática

Programação Anual VOLUME VOLUME. 1. Introdução à Mecânica Conceitos fundamentais da Cinemática Grandezas fundamentais da Cinemática Programação Anual 1 ạ Série 1 ọ 2 ọ 1. Introdução à Mecânica Conceitos fundamentais da Cinemática Grandezas fundamentais da Cinemática 2. Vetores Grandezas escalares versus grandezas vetoriais Características

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA FACULDADE DE CIÊNCIAS EATAS E TECNOLOGIA Abaetetuba, 23 de Junho de 2014. À Diretora da Faculdade de Ciências Exatas

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Física e Química A/ Metas Curriculares, MEC-2014 ENSINO SECUNDÁRIO 11º ANO-FQ-A

Leia mais

PROGRAMA DA PROVA DE FÍSICA

PROGRAMA DA PROVA DE FÍSICA universidade de aveiro PROGRAMA DA PROVA DE FÍSICA Domínio: Energia e sua conservação Subdomínio: Energia e movimentos - Energia cinética e energia potencial; energia interna. - Sistema mecânico; sistema

Leia mais

PLANO DE ENSINO-Disponível em:

PLANO DE ENSINO-Disponível em: Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Física PLANO DE ENSINO-Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/abel 1. Identificação Curso:

Leia mais

PLANO DE ENSINO-Disponível em:

PLANO DE ENSINO-Disponível em: Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Física PLANO DE ENSINO-Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/abel 1. Identificação Curso:

Leia mais

FÍSICA. kg. s N m. Analisando a alternativa C, nota-se que: . s. = s = J. Resolução. O sistema está inicialmente em repouso (Q 0

FÍSICA. kg. s N m. Analisando a alternativa C, nota-se que: . s. = s = J. Resolução. O sistema está inicialmente em repouso (Q 0 FÍSICA Resolução Obtendo a unidade SI da grandeza definida pelo enunciado, resulta: m. t G = d. p u(g) = kg. s N m. m = kg. s. m = s m kg. s 3 Analisando a alternativa C, nota-se que: J. s W = J. s J s

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS ITAJAÍ PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Unidade Curricular:

Leia mais

Indução Eletromagnética

Indução Eletromagnética Indução Eletromagnética 1 Aprendemos que uma força eletromotriz (fem) é necessária para produzir uma corrente em um circuito. Até aqui, quase sempre tomamos uma bateria como a fonte de fem. Contudo, para

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM3/2017

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM3/2017 4º ANO Explicar a utilização de determinados materiais na confecção de objetos, considerando suas propriedades (condutibilidade elétrica e de calor, transparência, isolamento térmico, resistência mecânica

Leia mais

COLÉGIO MANUEL BERNARDES INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

COLÉGIO MANUEL BERNARDES INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ANO LETIVO 2018/2019 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO 1ª e 2ª FASES PROVA DE FÍSICA CÓDIGO 315 Caracterização e estrutura da prova Tempo total para a realização da prova:

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à Frequência

Informação-Prova de Equivalência à Frequência Informação-Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Prova de Equivalência à Frequência de Físico-Química Ano letivo 2015/2016 I. INTRODUÇÃO O presente documento visa divulgar as características

Leia mais

O ESTUDO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

O ESTUDO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO O ESTUDO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO Roberto Couto de Oliveira Filho 1 (FM), *Sidneis Martins da Silva 1 (IC) sidneis@live.com 1 Universidade Estadual de Goiás Câmpus Santa Helena de Goiás O presente trabalho

Leia mais