www.casa.com.br/curso-cores Aula 7 por Betina Gomes Nada mais prático para renovar um ambiente do que pintar as paredes. Mas você pode ir além, imprimindo personalidade ao espaço. Nesta aula, a arquiteta Betina Gomes ensina como deixar as superfícies com aparência de camurça, de concreto aparente, de aço escovado e num aspecto lunar. São técnicas simples, basta seguir o passo-a-passo com capricho e disposição. Patrocínio Realização
Imitando camurça 1 Lata de Suvinil Acrílico fosco ou Suvinil Maxx Branco Rolo de lã de carneiro de pêlo baixo Bandeja para pintura Rolo de fita crepe e lixa para parede Utilizando o rolo de lã, aplique de 1 a 2 camadas de tinta, respeitando o intervalo de secagem que está na embalagem do produto. Deixe secar por 8 horas 2 Latas de Suvinil Acrílico Microesferas da mesma cor, mas em tonalidades diferentes - uma clara e outra escura; Corte de tecido macio de algodão; Rolo de fita crepe; Bandeja de pintura Balde com água. Comece diluindo em até 20% de água a tinta mais clara e aplique em seguida na parede, sempre no sentido vertical. Deixe secar por no mínimo 4 horas. Aplique agora 1 camada da tinta escura, também diluída em água. Com a superfície ainda úmida, dobre o tecido e o umedeça levemente em água. Friccione-o sucessivamente na parede, para retirar um pouco do produto e mostrar o desenho dos vincos do pano e da cor que está embaixo. ** O ideal é trabalhar em dupla, assim, uma pessoa aplica o produto com o rolo de lã, a outra faz, na sequência, o efeito com o tecido.
Com ares de concreto aparente 1 Lata de Suvinil Acrílico Premium Fosco na cor branca Rolo de lã de carneiro Com o rolo, aplique de 2 a 3 demãos da tinta, respeitando o intervalo de secagem indicado pelo fabricante Aguarde 24 horas 1 Lata de Texturatto Especial na cor desejada Desempenadeira de aço inox com cantos arredondados Esponja macia Cera incolor pastosa, 1 Corte de tecido de algodão branco Lixa d água nº 320 ou 360 Aguarde 24 horas Comece aplicando o Texturatto em faixas de 1,10 m de largura, até cobrir toda a superfície. Deixe secar por 24 horas Lixe a parede, eliminando as imperfeições Aplique com a esponja 1 demão da cera. Espere secar por 5 minutos e faça o polimento manual com o tecido. Se preferir, use a politriz.
Visual de aço escovado 1 Lata de Suvinil Acrílico Metalizado Rolo de lã de carneiro ou de espuma. Com o rolo, aplique de 2 a 3 demãos de tinta na superfície, respeitando o intervalo de secagem entre elas. Deixe secar por 24 horas 1 Lata de Suvinil Acrílico Metalizado num tom diferente do usado no fundo Rolo de espuma Escova Rolo de fita crepe Tecido de algodão para limpeza. Deixe secar por 24 horas Inicie o processo dividindo o local da pintura em faixas de 1,10 m de largura e proteja as quinas das paredes laterais com fita crepe Com o rolo, aplique 1 demão da tinta nas faixas onde pretende dar o visual do aço. Com a superfície ainda úmida, passe a escova de cima para baixo e de baixo para cima. Quando as faixas estiverem secas cerca de duas horas depois -, retire as fitas de proteção com bastante cuidado. Caso não lhe agrade listras, a aparência de aço escovado pode ser feita na parede inteira. Para tanto, aplique o Acrílico Metalizado em áreas de aproximadamente 40 cm e vá fazendo o efeito antes que a tinta seque. Para melhor rendimento, trabalhe em parceria. Uma pessoa aplica o produto e a outra, faz a textura.
Aparência lunar 1 lata de Suvinil Acrílico Premium ou Látex Maxx na cor branca Rolo de lã de carneiro 1 Lata de Suvinil Texturatto Liso na cor branca Desempenadeira de aço Um saco plástico Lixa d água nº 320 ou 360 Tecido para limpeza. FASE 3 2 Latas de Suvinil Acrílico Metalizado em cores diferentes, de preferência tom sobre tom Rolo de lã de carneiro de pêlo baixo Espátula de plástico para massa. Aplique com o rolo em toda a superfície de 2 a 3 demãos de tinta, respeitando o intervalo de secagem entre elas. Após 24 horas, tempo suficiente para a parede secar, comece a fazer a textura. Amasse o saco plástico, mergulhe-o na tinta e pressione-o no local a ser pintado. O objetivo é fixar um pouco de produto, de maneira irregular, na superfície. Com a textura ainda úmida, alise a parede com a desempenadeira, deixando-a com um relevo suave. Espere por 12 horas Lixe e remova o pó com o pano úmido. Aplique a cor mais clara com o rolo e deixe secar completamente por seis horas. Cubra agora, de uma forma irregular, a parede com a cor mais escura. Na superfície ainda úmida, faça movimentos suaves com a espátula. Remova o excesso das partes em alto relevo e deixe um pouco de tinta no baixo relevo, criando, assim, a aparência das depressões da camada lunar. Texto Maria Helena Pugliesi