LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 09530-250 1 Revisado em 15/03/2007 MÓDULO DE PASSAGEM LINEAR HCS DESCRIÇÃO GERAL: O Módulo de passagem é um equipamento desenvolvido para uso em conjunto com o sistema Linear HCS2005 de controle de acesso para validar a passagem do veículo, indicando e registrando no módulo guarita se houve entrada ou saída pelo vão monitorado após a instalação de 2 fotocélulas ou loops de passagem. É indicado para auxílio em locais onde haja controle de vagas através de computador com programa específico. Existem 4 entradas e 4 saídas digitais auxiliares com atuação por um microcomputador, devendo para isso haver um programa adequado. Conta ainda com um sistema para indicar ao usuário através de um sistema de semáforo (saída para lâmpadas vermelho, amarelo e verde) a fim de auxiliar em locais com portões onde haja passagem para entrada e saída. No frame do evento de passagem é enviado o tempo de atuação entre as foto células no vão de passagem, que podem ser usadas para informar a velocidade do veículo que as transpôs. Para isso deve ser considerada a distância entre as foto células ou loops de solo (solicitar informações). INDICAÇÕES NO PAINEL FRONTAL: E1A Led sinalização de foto célula externa de entrada E1B Led sinalização de foto célula interna de entrada ED1 a ED4 Leds sinalização entradas digitais. E1A Led sinalização de foto célula externa de entrada E1B Led sinalização de foto célula interna de entrada E2A Led sinalização de foto célula externa de entrada do vão de passagem 2; E2B Led sinalização de foto célula interna de entrada do vão de passagem 2; S1 a S4 Leds sinalização saídas digitais; VO,AO,VE Leds sinalização situação dos semáforos vistos pela entrada e saída (somente referente ao vão de passagem 1); LIBERA B1 / B2 Led sinalização de liberação para os botões 1 e 2 dos tx ao receptor; ER Led sinalização de erro no endereçamento (versão HCS2000); LIG Led sinalização de energizado. DESCRIÇÃO DOS CONECTORES: CN1 SAÍDAS DIGITAIS (S1 a S4) : saídas de contato seco NA de relés comandadas pelo PC; CN2 ENTRADAS DIGITAIS (E01 a E04) : entradas digitais p/ utilização do PC; (E1A, E1B, E2A, E2B, GND) foto-células ou loops solo; CN3 SAÍDAS PARA FAROL (VE, AO, VO) : contatos NA p/ conexão com dois faróis de 3 fases p/ indicação de fluxo; JP1 (1P / 2P) : Altera o funcionamento da indicação do semáforo se a entrada e saída feitas pelo mesmo portão ou através de portões distintos; nesta situação inibe o funcionamento do semáforo; CN4 LIBERAÇÃO (COM, B2, B1, GND) : conexão com o receptor HCS 2005 p/ liberação do comando enviado pelos controles remotos; JP2 END CAN (1, 2, 3) : endereçamento do módulo de passagem na rede CAN; CN5 CN6 EXT / CAN : conexão com equipamentos Linear HCS na rede CAN.
ALIMENTAÇÃO DO MÓDULO DE PASSAGEM (CN7): 2 O módulo de passagem deve ser alimentado por fonte 12V / 350mA com conexão Jack P4 2,1mm, sendo indicada a fornecida pela Linear. LIGAÇÃO DO MÓDULO DE PASSAGEM NA REDE CAN: Podem ser usados até 8 módulos de passagem controlando 16 vãos de passagem, devendo ser configurados os endereços CAN de 1 a 8 separadamente para cada um. LIGAÇÃO DAS FOTO-CÉLULAS EM UM VÃO DE ENTRADA / SAÍDA (E1A E1B) (CN2) PARA GERAR LOGS DE PASSAGEM: As foto células devem ser instaladas no vão de passagem do veículo com distância de 1 metro entre si. Dependendo do sentido da passagem do veículo serão gerados logs de eventos de entrada ou saída, armazenados com data e hora no módulo de guarita. Devem receber 12V em relação ao comum do conector. Note que o módulo guarita indica através de bips a passagem dos veículos, 3 bips para a entrada e 2 bips para a saída. LIGAÇÃO DAS FOTO-CÉLULAS PARA LIBERAÇÃO DOS BOTÕES 1 E 2 DO CONTROLE REMOTO (E1A E2A) (CN2): Para o caso de portão único de entrada e saída é necessário o uso de foto células ou loops de solo para a liberação da recepção dos botões 1 (entrada) e 2 (saída) pelo receptor, de forma que este somente receberá o sinal se o veículo estiver convenientemente posicionado cortando o feixe da foto célula E1A ENTRADA (LIBERA B1) assim como na saída posicionado de forma que corte o feixe da foto célula E2A SAÍDA (LIBERA B2). Esta ligação pode ser feita também diretamente no receptor sem necessidade do Módulo de Passagem.
SAÍDAS DIGITAIS (CN1): 3 Há 4 relés no módulo de passagem que podem ser acionados através de um comando do PC ao módulo guarita, que transmite através da rede CAN. Quando ocorrido este comando, os relés são acionados por 0,5 s e podem ser utilizados para a abertura e fechamento de portões, por exemplo. Para testes de funcionamento pode ser usado o programa fornecido pela Linear que conta com esta função avançada, assim como o protocolo é fornecido através de solicitação à Linear. ENTRADAS DIGITAIS (CN2): Há 4 entradas digitais no módulo de passagem que podem ser usadas pelo programa de PC. Estas entradas podem ser lidas através de comando específico (verificar protocolo) ou testadas com o programa fornecido pela Linear. Note que a alteração da condição destas entradas não gera evento ao módulo ou PC, que deve solicitar o status destas quando necessário. JUMPER PARA SELEÇÃO DO SEMÁFORO (JP1): Quando no condomínio existirem dois portões, sendo um para entrada e outro para saída, o jumper JP1 deve ser colocado. No caso de apenas um portão para entrada e saída este jumper não deve ser colocado. SAÍDA PARA O SEMÁFORO (CN3): Existem 3 saídas de contato NA p/ conexão com dois faróis de 3 fases (vermelho, amarelo, verde) p/ indicação de fluxo. DIAGRAMA DE FUNCIONAMENTO DO SEMÁFORO PARA 1 VÃO DE PASSAGEM (ENTRADA E SAÍDA PELO MESMO PORTÃO): - Com o veículo se aproximando do portão, porém fora das foto-células, o botão 1 do tx fica desabilitado e as lâmpadas dos semáforos apagadas. - Quando o veículo corta o feixe da foto-célula 1 (indicado por E1A), o botão 1 do tx é liberado permitindo a identificação do morador e o acionamento do portão (indicado por LIBERA B1). A lâmpada verde do semáforo externo e a lâmpada vermelha do semáforo interno acendem para indicação do fluxo.
- Na passagem o veículo também 4 obstrui o feixe da foto-célula 2 (indicado por E1B). A distância ideal de instalação entre as foto-células é de 1 m. Nesta condição, um software específico nos mostra a velocidade da passagem do veículo pelas fotocélulas (desde que o sistema esteja conectado a um computador). - Após passar pela foto-célula 1, as lâmpadas amarelas dos dois semáforos acendem durante 5 s, apagando em seguida (todas as lâmpadas apagam). Neste momento, o botão 1 do tx fica novamente desabilitado. - Após a passagem do veículo pela foto-célula 2 (E1B), é registrado um evento (log) de entrada. Na entrada, ao passar pela foto-célula 3 (E2A), as lâmpadas dos semáforos funcionarão da mesma forma como seria na saída do veículo, porém após 5 s apagarão. Durante a saída do veículo, o sistema se comporta de forma semelhante, porém há a inversão do funcionamento das lâmpadas dos semáforos, ou seja, quando o veículo se posiciona cortando o feixe da foto-célula 3 (E2A), acende a lâmpada verde do semáforo interno e a vermelha do semáforo externo e o botão 2 do tx é liberado (indicado por LIBERA B2). Ao passar pelas foto-células na sequência E1B e E1A, é registrado um evento de saída. - Se dois veículos chegarem ao mesmo tempo obstruindo o feixe das foto-células E1A (entrada) e E2A (saída), as lâmpadas amarelas dos semáforos acenderão e permanecerão acesas e os botões 1 e 2 do tx ficarão desabilitados. Neste caso, um dos veículos deve recuar para que o sistema seja liberado. A indicação de fluxo se dará respeitando a fotocélula que permanecer obstruída pelo veículo.
5 DIAGRAMA DE FUNCIONAMENTO PARA 2 VÃOS DE PASSAGEM (ENTRADA E SAÍDA POR PORTÕES DIFERENTES): Podemos utilizar o sistema em condomínios onde existam dois portões de garagem, sendo um para entrada e outro para saída. Neste caso, o módulo de passagem indicará a passagem do veículo através das foto-células de entrada (E1A e E1B) emitindo 3 bips no módulo de guarita e de saída (E2B e E2A) emitindo 2 bips, mostrará também o acionamento dos relés de liberação (LB1 e LB2), porém inibirá o funcionamento do semáforo. Após a passagem do veículo pela foto-célula de entrada E1A, o led LB1 se apaga; da mesma forma, após a passagem pela foto-célula de saída E2A, o led LB2 se apaga. Os leds E1A, E1B, E2A e E2B somente permanecem acesos enquanto o(s) veículo(s) estiver(em) obstruindo o feixe das respectivas foto-células. Os botões 1 e 2 do tx somente serão habilitados enquanto o(s) veículo(s) estiver(em) posicionado(s) obstruindo o feixe das foto-células E1A e E2A, respectivamente. LIGAÇÃO COM O RECEPTOR DE CONTROLES REMOTOS (CN4): O módulo de passagem conta com um conector específico para conexão com o receptor de controles remotos Linear. Através dele, ocorre a inibição do acionamento dos relés do receptor, que somente atuarão mediante comando do PC, assim como a inibição do funcionamento da recepção dos botões 1 e 2 dos controles remotos cadastrados neste receptor. Porém as ligações de liberação podem ser feitas diretamente das foto células ou loops de solo ao receptor sem necessidade do Módulo de Passagem. A liberação para recepção de sinais do botão 1 dos controles remotos ocorrerá somente quando acionada a entrada de foto célula E1A, indicando que há veículo posicionado para a ENTRADA. A liberação para recepção de sinais do botão 2 dos controles remotos ocorrerá somente quando acionada a entrada de foto célula E2A, indicando que há veículo posicionado para a SAÍDA. Em caso de pane no computador, basta desconectar este conector do receptor que os relés e recepção dos botões dos controles remotos voltarão ao normal, comandando diretamente a atuação nos portões pelos usuários e eventualmente auxiliando em uma condição crítica. Para o funcionamento é necessária a inserção de placa opcional interna. Todas as conexões são isoladas da alimentação do receptor, necessitando fonte externa ou interligação entre os terminais negativos (-). TE (preto): GND; BT1 (azul): LIBERA BOTÃO 1 Faz com que o botão 1 dos controles remotos não sejam recebidos pelo receptor quando houver 12 VDC neste pino EM RELAÇÃO AO PINO TE. Somente permite a recepção do botão 1 do tx com a presença de veículo na linha da foto-célula, quando NÃO HÁ sinal 12 VDC neste pino; BT2 (laranja): LIBERA BOTÃO 2 Faz com que o botão 2 dos controles remotos não sejam recebidos pelo receptor quando houver 12 VDC neste pino EM RELAÇÃO AO PINO TE. Somente permite a recepção do botão 2 do tx com a presença de veículo na linha da foto-célula, quando NÃO HÁ sinal 12 VDC neste pino; COM (vermelho): REMOTO Quando houver 12 VDC EM RELAÇÃO AO PINO TE faz com que o receptor não acione o respectivo relé, apesar do receptor receber o sinal de um tx cadastrado e enviar os dados ao módulo guarita e posteriormente a um PC. O comando para acionamento do relé dependerá do controle de vagas feito por um software a cargo de um PC.
6 Existe a opção de utilização do receptor sem a placa opcional interna, porém neste caso, algumas ligações devem ser feitas na placa do receptor. As ligações estão descritas a seguir: TE ligado c/ TI, RA ligado c/ RB, BT1 ligado c/ LB1, BT2 ligado c/ LB2 OBS.: Se a placa opcional interna para módulo de passagem NÃO for utilizada, e estiver sendo usado o esquema acima, os botões dos tx serão desabilitados se os pinos 2 (BT1) e 3 (BT2) forem conectados ao pino 1 (GND); se desejarmos que todos os relés do receptor sejam desabilitados, deve-se ligar o pino 4 (REM) ao pino 1 (GND).