MANUAL INFOMAÇÕES TÉCNICAS E APLICAÇÕES
O MANUAL Este manual foi elaborado com o objetivo de apresentar o impermeabilizante Impermassa e seus diferenciais na construção civil. Trata-se de um explicativo para resolver problemas de umidade nos diversos locais em que ocorrem a infiltração, seja em uma nova construção ou em uma reforma. Conheça os benefícios da Impermassa e use este manual como acompanhamento em obras para indicações e orientações. Contudo, perceba também o alto rendimento em produtividade e custo benefício.
O PODUTO A Impermassa é uma massa impermeabilizante semipronta de fácil aplicação e manuseio, própria para revestimentos (rebocos). Para utilizá-la, acrescente areia e cimento. Não é necessário cal, produtos para dar liga ou outros aditivos. Somente a Impermassa é capaz de combater a umidade com eficiência e praticidade. EMBALAGENS Embalagem plástica Caixa Cada embalagem possui 15 kg. O prazo de validade é de 24 meses. O produto deve ser bem conservado e não deixar perto de objetos cortantes que possam causar furos ou danos na embalagem, pois o contato com o ar pode endurecer (petrificar) o produto.
VANTAGENS DA IMPEMASSA - Pode ser utilizada desde o alicerce até o acabamento da obra; - esolve problemas de umidade constante; - Dispensa técnicas ou métodos específicos para aplicação; - A aplicação é única; - A aplicação é rápida; - Evita o aparecimento de fissura tipo pé de galinha; - Não é cola, tinta ou aditivo e sim a base da argamassa; - Não necessita produtos para dar liga ou outros aditivos; - Aceita qualquer tipo de acabamento; - Dispensa o uso de selador; - Economiza tinta na pintura; - Não é tóxico; - Economiza tempo na obra.
ONDE USA Alicerces, Paredes internas e externas, Pisos e Contra-pisos. Parede Legenda Parte Externa Parte Interna = Símbolo de solo Calçada 2 1 Piso Contra-piso = Símbolo de aço = Símbolo de concreto = Símbolo de c o r t e. I n d i c a d o r d e altura indeterminada Aterro Aterro Alicerce = Traço que representa o revestimento feito com Impermassa 1 = O revestimento na parte externa deve ser feito em toda a parede e na parte interna pode ser realizado com altura mínima de 1 metro. 2 = Assente com Impermassa a primeira fileira de tijolos acima do alicerce para maior segurança, pois ao assentar a parede, o profissional da construção pode esbarrar com algum instrumento e quebrar o revestimento do alicerce. Obs. = Ao aplicar Impermassa, deve-se esperar a massa ser puxada pela base (dar o ponto) para em seguida fazer o acabamento. Se o acabamento for realizado antecipadamente, poderá aparecer trincas no reboco. Para resolver esse problema, basta preencher as trincas com a mesma massa utilizada. Não é necessário quebrar o reboco.
ONDE USA Piscinas, eservatórios d água, Canaletas e Cochos para animais Água O lado em contato com a terra, recomenda-se o uso da Impermassa para que haja proteção da alvenaria. Deve-se tomar cuidado com os cantos e emendas, onde a menor fenda poderá causar vazamento. Muros de arrimo, Jardineiras e Lajes A jardineira pode ser construída aproveitando a parede externa do imóvel, pois a Impermassa não deixará a umidade chegar na alvenaria. Laje Jardineira O uso da Impermassa em muros de arrimo proporciona maior segurança ao local, pois a umidade da terra não atravessará o reboco e não afetará a alvenaria. Muro de arrimo Aterro Parte interna Aterro A Impermassa não possui flexibilidade para acompanhar juntas de dilatação (comum em lajes), pois se trata de problema estrutural.
POBLEMAS DE UMIDADE O descascamento da pintura é causado pela presença de umidade, assim como manchas e fungos, oriundos da infiltração na alvenaria. O aparecimento de manchas e pequenas trincas próximas ao solo são ocorrências de infiltrações que penetram nas paredes pela falta de impermeabilização adequada no alicerce. A presença de umidade e a utilização de produtos e mão de obra de baixa qualidade são responsáveis pelo aparecimento de fissuras, que são pequenas trincas no reboco.
ESOLVENDO OS POBLEMAS Em locais com umidade, o reboco deve ser quebrado o dobro do tamanho do problema com a umidade. Por exemplo, se a umidade estiver até 50 centímetros a partir do piso, deve-se retirar 1 metro de altura do reboco, para em seguida chapiscar e rebocar com Impermassa. O uso da Impermassa impede a penetração de umidade na superfície impermeabilizada, mantendo-a seca. Com Impermassa, há maior aderência do reboco na parede, evitando o aparecimento de qualquer dano à superfície. Há casos em que o reboco deve ser totalmente retirado. A penetração de umidade enfraquece o revestimento, além de propagar fungos e bolores. O uso da Impermassa proporciona segurança e resistência à alvenaria.
COMO USA - A alvenaria deve ser chapiscada com areia e cimento antes da aplicação do revestimento com Impermassa. - O rendimento médio de cada embalagem de Impermassa é de 5 m², dependendo da espessura do reboco. - Após aberta a embalagem, o produto deve ser utilizado em até 2 dias. Com a massa pronta para rebocar, não é recomendado deixar muito tempo sem uso, pois o cimento pode perder o tempo de pega. - Para a pintura é necessária a secagem completa do reboco. TAÇO ECOMENDADO Alicerces Canaletas Cochos para animais Jardineiras Muros de arrimo Paredes interna/externa Piscinas eservatórios d água Para cada unidade de Impermassa: 2 latas (18 l) de areia lavadinha (fina) 2 latas (18 l) de areia média peneirada 1 lata (18 l) de cimento Lajes Pisos Contrapisos Para cada unidade de Impermassa: 4 latas (18 l) de areia grossa 1 lata (18 l) de cimento
A Solução na Construção Impermassa Indústria e Comércio Ltda Estrada Municipal PLN 212, 562 - Paulínia - SP (19) 3874-4000 contato@impermassa.com.br