Edição 81 - Dezembro 2015
Iniciamos, hoje, um período em que tudo se renova! Na vida de cada um de nós há sempre uma necessidade de recomeçar, de levantar-se, de recuperar o sentido da meta de sua existência (Papa Francisco). A palavra advento tem origem latina e significa chegada, aproximação, vinda. No Ano Litúrgico, o Advento é um tempo de preparação para a segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor. Neste poético tempo litúrgico, somos convidados a refletir, de forma especial, nas três primeiras semanas de oração, esses quatro verbos: Esperar, Agradecer, Avaliar e Preparar. A espiritualidade do Advento é marcada por algumas atitudes básicas. A oração e a vivência da esperança cristã: Esperar. A recordação dos eventos que antecederam o Advento deste ano: Agradecer/Avaliar. A preparação para receber o Senhor se dá em nosso projeto de vida e na conversão: Preparar. Neste mês de dezembro em que o Advento, Natal e Ano Novo se entrelaçam, recordamos os variados acontecimentos em nosso mundo. Maria e José são pessoas humildes, cheias de esperança na bondade de Deus, que acolhem Jesus e O reconhecem na vivência do magis. Também se veem refugiados em terras estrangeiras para proteger o Menino! Entender que somos uma família, somos muitos e somos diferentes expande em nós espaços de acolhimento, diálogo e tolerância. Oração preparatória para todos os dias Senhor, que todos os meus pensamentos, ações e afetos sejam puramente ordenados ao seu serviço e louvor. Escolho um texto bíblico. Defino a duração da oração. Busco um LUGAR tranquilo e agradável que ajude a me concentrar. Encontro uma boa POSIÇÃO corporal. Faço SILÊNCIO interior e exterior. RESPIRO lentamente, suavemente. Tomo CONSCIÊNCIA de que estou na PRESENÇA de DEUS. Faço com devoção o sinal da cruz. LEIO o texto devagar, saboreando as palavras que mais me tocam. REFLITO por que esta frase, palavra, ideia me chama a atenção. CONVERSO com Deus como um amigo: falo, escuto, peço, louvo, pergunto, silencio, seguindo os sentimentos experimentados na oração. PEÇO a DEUS Nosso Senhor para que todos os meus desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para o seu louvor e serviço. Peço a GRAÇA que verdadeiramente DESEJO receber de DEUS. Recordo o meu ENCONTRO com DEUS. Anoto o que foi mais importante na oração: o texto mais significativo (palavras, frases e imagens); os pensamentos predominantes; os questionamentos; os sentimentos de consolação ou desolação; se houve apelos e como me senti diante deles.
Primeira Semana Esperar O verbo que norteará essa primeira semana é o verbo esperar! Esperar pode parecer algo equivocado em tempos difíceis. Segundo o Papa Francisco, para um cristão, a esperança é Jesus em pessoa, é a sua força de libertar e refazer uma nova vida e acrescenta, Liberdade e esperança caminham juntas: onde não há esperança, não há liberdade. Nessa semana, também fazemos memória do Apóstolo Santo André e de São Francisco Xavier. A figura do Apóstolo Santo André se expressa no Evangelho como intercessor. André se colocou entre seu irmão Simão Pedro e Jesus; entre o menino do milagre da multiplicação dos pães e Cristo; e, por fim, entre os gentios (gregos) e Jesus Cristo. São Francisco Xavier nos motiva a vivência da missionariedade à espera do barco, olhando sem cessar para a meta. Rezemos a espera e deixemo-nos provocar por esse verbo: o que ou quem estamos esperando?. Senhor, dai-nos a graça de esperar em tempos de desesperança. 29 de novembro de 2015 1º do Advento Lc 21, 25-36 A vossa libertação está próxima. 30 de novembro de 2015 Solenidade do Apóstolo Santo André Mt 4, 18-22 Segue-me e eu farei de vós pescadores de homens. 1º de dezembro de 2015 Sl 71 Nos seus dias a justiça florirá e a paz em abundância, para sempre. 2 de dezembro de 2015 Mt 15, 29-37 Sinto compaixão dessa multidão. 3 de dezembro de 2015 Memória a São Francisco Xavier Is 26, 1-6 Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor. 4 de dezembro de 2015 Mt 9, 27-31 Tem compaixão de nós, Filho de Davi. 5 de dezembro de 2015 Sl 146 Felizes são aqueles que esperam no Senhor.
Semana Agradecer e Avaliar Com o novo ano litúrgico, há também um novo caminho do Povo de Deus rumo a uma meta. Recordar é a melhor forma de agradecer e avaliar. Desta forma, nesta segunda semana, rezaremos os verbos agradecer e avaliar. O verbo agradecer admite dois complementos, o de coisa e o de pessoa, ou seja, aquilo que se agradece. Só agradecemos quando tomamos consciência das inúmeras graças que recebemos durante o ano. Isso nos remete à revisão de nossa vida e oração. O verbo avaliar visa realizar verificações periódicas. Com esses dois verbos, podemos fazer uma retrospectiva e ver os frutos de nossas orações e nossa capacidade de doação: O que devo agradecer? Qual é a conversão de que necessito? O que mudou em meu projeto de vida? Como estou gastando a minha vida? Senhor, dai-nos a graça de um coração grato e generoso! 6 de dezembro de 2015 2º do Advento Sl 125 Todas as pessoas verão a salvação de Deus. 7 de dezembro de 2015 Lc 5, 17-26 O poder do Senhor estava nele para fazer curas. 8 de dezembro de 2015 Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora Lc 1, 26-38 Não tenhas medo, Maria! 9 de dezembro de 2015 Is 40, 25-31 Mas os que esperam no Senhor, renovam suas forças... 10 de dezembro de 2015 Is 41, 13-20 Não temas, que eu te ajudarei. 11 de dezembro de 2015 Sl 11 Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida. 12 de dezembro de 2015 Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe Lc 1, 39-47 Bendita és tu entre as mulheres...
Terceira Semana Preparar Após rezarmos três verbos - esperar, agradecer e avaliar -, nesta terceira semana, aprofundaremos um novo verbo, preparar. Estamos num tempo propício para tomarmos consciência da nossa condição atual, quais são os nossos sonhos e limites, tendo também presente o projeto que Deus tem para cada um de nós. É tempo de pedirmos a graça de um novo azeite: Dai-nos vosso azeite, porque nossas lâmpadas se apagam (cf. Mt 25,8) e tempo de ouvirmos uma voz gritando no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas (cf. Lc 3,4). Esse é o chamado de João Batista, mas, ao permitirmos que a voz de Deus entre em nossos corações através deste trecho das Sagradas Escrituras, é preciso assumir essa missão. A humanidade, portanto, está a caminho, mas para onde? Há uma meta comum? Qual é essa meta? É preciso preparar! Senhor, dai-nos a graça de caminharmos seguindo os teus passos! 13 de dezembro de 2015 3º do Advento Lc 3, 10-18 O Senhor está próximo. 14 de dezembro de 2015 Mt 21, 23-27 Donde vinha o batismo de João? 15 de dezembro de 2015 Mt 21, 28-32 João veio, e os pecadores creram nele. 16 de dezembro de 2015 Is 45, 6-25 Céus, deixai cair orvalho das alturas. 17 de dezembro de 2015 Sl 71 Nos seus dias a justiça florirá... 18 de dezembro de 2015 Mt 1, 18-24 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. 19 de dezembro de 2015 Lc 1, 5-25 Eu fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta boa-nova.
Semana O Pastor na cidade Estamos nos aproximando da festa da confiança, da esperança que supera incertezas e pessimismos. Somos chamados a um novo encontro e este encontro se desenvolve no clima espiritual do Advento, em que refletimos os quatro verbos: esperar, agradecer, avaliar e preparar. Deus quis partilhar a nossa condição humana: A presença de Deus em meio à humanidade não foi realizada de modo ideal, sereno, mas neste mundo real, marcado por tantas coisas boas e ruins, marcado por divisões, maldade, pobreza, prepotência e guerras. Ele escolheu habitar a nossa história assim como ela é, com todo o peso de seus limites e dos seus dramas (Papa Francisco). E, assim, somos convidados a entrar nas veredas da grande cidade com seus desafios, e visitar o menino Jesus em sua simplicidade. O pequeno Jesus é Deus-conosco! Deixemo-nos tocar pela imagem do menino que nos provoca: o nascimento de Jesus se revela não com a dominação do universo, mas como Aquele que vem à terra pequeno e pobre. Como cristãos, temos nos colocado a serviço, pequenos com os pequenos e pobres com os pobres? Senhor, que a tua vinda nos ensine a sermos mais humanos! 20 de dezembro de 2015 4º do Advento Lc 1, 39-45 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 21 de dezembro de 2015 Sl 32 Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo! 22 de dezembro de 2015 Lc 1, 46-56 E sua misericórdia se estende de geração em geração. 23 de dezembro de 2015 Ml 3, 1-24 Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! 24 de dezembro de 2015 2Sm 7, 1-16 O sol que nasce do alto nos visitará. 25 de dezembro de 2015 Solenidade do Natal do Senhor Jo 1, 1-18 A Palavra se fez carne e habitou entre nós. 26 de dezembro de 2015 Mt 10, 17-22...o Espírito do vosso pai falará em vós.
Semana Paz Os fogos anunciam a chegada de um ano novo! O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos, mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco, já dizia o poeta. É tempo de reconhecer que somos uma grande e diversificada família. Somos muitos e somos diferentes! Lembremo-nos daqueles acontecimentos que marcaram o ano de 2015. Foram momentos de muitas alegrias e realizações, mas também de muita guerra pelo mundo! A grande família humana padeceu pelo pecado do próprio homem! Guerras, intolerâncias religiosas e perda de sentido pelas questões socioambientais forçaram a migração de inocentes em muitos países. São aqueles que suplicaram sem saber ao certo onde encontrar refúgio e gritaram paz, quando nada mais poderiam gritar. Que neste ano que se aproxima, a paz volte a habitar nessa casa comum e a pequena família de Nazaré nos ensine o diálogo, o respeito e a aceitação de nossas próprias diferenças. Em Cristo, somos Um! Paz, Frieden, vrede, peace, paix, fred, МИр, 평화,平和, pace, Ειρήνη, سالم,和平, Shalon! Senhor, que tenhamos um ano de paz para a grande família humana! 27 de dezembro de 2015 Solenidade da Sagrada Família: Jesus, Maria e José Lc 2, 41-52 A graça de Deus estava com ele. 28 de dezembro de 2015 Solenidade dos Santos Inocentes Sl 123 Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador. 29 de dezembro de 2015 Lc 2, 22-35...porque meus olhos viram a tua salvação. 30 de dezembro de 2015 1Jo 2, 12-17 Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 31 de dezembro de 2015 Jo 1, 1-18 E a Palavra se fez carne. 1º de janeiro de 2016 2 de janeiro de 2016 Solenidade se Santa Maria Mãe de Deus Sl 66 Que Deus nos dê a sua graça e sua benção. Jo 1, 19-28 No meio de vós está aquele que vem após mim. Ilustrações: Pe. Alexandre Raimundo, sj Textos: Thaty Sousa Diagramação: Rodrigo Silva