PROFESSORA: VERBENE LIMA
É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo a. A crase é indicada pelo acento grave (`). Condições para ocorrência de crase 1. O termo regente deve exigir a preposição a. 2. O termo regido tem que ser uma palavra feminina que admita artigo a(s). Ex.: Ele foi a + a fazenda ontem depois do almoço. à
REGRA PRÁTICA: Para você saber se há crase antes de uma palavra feminina, troque essa palavra por uma masculina correspondente e observe: 1. Se antes da palavra masculina aparecer ao(s), use crase antes da feminina. Ex.: Ela foi à feira ontem. (ir a + a feira) Ela foi ao mercado ontem. EX.: Devemos obedecer às leis de trânsito. (obedecer a + as leis). preposição + artigo
2. Se antes da palavra masculina aparecer apenas a(s) ou o(s) não use crase. EX.: Os jogadores visitaram a cidade. EX.: Os jogadores visitaram o museu. OBS.: Nem sempre é simples identificar a crase se a palavra admite ou não o artigo, principalmente quando se trata de nomes próprios. No caso de nomes de lugares, uma maneira prática de identificação é construindo a frase com o verbo voltar. Observe: Voltei de Campinas. Fui a Campinas. preposição ( não admite artigo) só preposição (não há crase) Voltei da Bahia. Fui à Bahia. de +a a + a
3. Com pronomes demonstrativos iniciados com a vogal a: aquele, aqueles, aquela, aquelas e aquilo. Ex.: Sábado, iremos àquele teatro recém inaugurado. Assisti uma cena igual à que vi ontem. (aquela) 4.Antes de pronomes relativos a qual, as quais. EX.: A menina à qual me referi acabou de chegar. As moças às quais me referi acabaram de chegar.
5.Na indicação de horas: Ex.: Saímos às dez horas. Chegamos à uma hora. 6.Nas locuções adverbiais femininas: EX.: Saímos à tarde. Sentou se à vontade. Sentou se à direita. Respondeu às pressas.
7.Nas locuções prepositivas formadas de palavras femininas, como: à beira de, à custa de, à força de, à sombra de, à moda de. EX.: A menina gosta de se vestir à moda da mãe. obs.: A locução à moda de pode aparecer subentendida, caso em que a crase se faz presente. EX.: Ele se veste à Luís XV. (à moda Luís XV)
8. Nas locuções conjuntivas à medida que, à proporção que: EX.: À medida que o tempo passa mais eu compreendo vocês. A experiência aumenta à proporção que os anos passam.
1.Antes de nomes masculinos (porque essas palavras não admitem o artigo a. Ex.: Ele adora andar a cavalo, ela prefere andar a pé. 2.Antes de verbos (porque antes de verbos não aparece artigo) Ex.: Assim que saíram, começaram a correr.
4. Antes de pronomes que não admitem artigo. 4.1.Pronomes pessoais (porque antes deles não se usa artigo) Ex.: Todos se dirigiram a ela. 4.2.Pronomes de tratamento (porque antes deles não se usa artigo) Ex.: Dirigi-me a Vossa Excelência para despedir-me. Obs.:Os pronomes de tratamento dona, senhora e senhorita, pelo fato de admitirem o artigo, admitem também a crase. Ex.: Nada disse à senhora.
4.3.Antes de palavras no plural que não estejam definidas pelo artigo. EX.: O Patrão está discutindo a portas fechadas com os funcionários. EX.: Alguns moradores de prédio não têm hábito de ir a reuniões de condomínio. 4.5. Antes das palavras casa e terra sem elementos modificadores. EX.: Após o acontecimento, o filho retornaria a casa somente com a autorização do pai. EX.: Depois de um mês em alto mar, os marinheiros voltaram a terra. OBS.: No entanto, acompanhados de elementos modificadores, essas palavras admitem crase. EX.: Após o acontecimento, o filho retornaria à casa do pai com a autorização deste. EX.: Depois de um mês em alto mar, os marinheiros voltaram à terra de origem.
4.6. Nas locuções adverbiais formadas com elementos repetidos. EX.: Gota a gota a água caía no balde. 4.7. Na expressão a distância, sem elemento modificador. EX.: Os pais observam os filhos a distância. OBS.: Com elemento modificador, no entanto, ocorre a crase. EX.: Os pais observam os filhos à distância de uns cem metros.
1. Antes de nomes femininos referentes a pessoas. EX.: Quando questiono problemas sobre escola, refiro me a Luísa. EX.: Quando questiono problemas sobre excesso de passeios, refiro me à Fernanda. 2. Antes de pronomes possessivos femininos. EX.: A humildade é relacionada a nossa capacidade de aceitação do outro. EX.: A humildade é relacionada à nossa capacidade de aceitação do outro.