Data: / / 20 Aluno(a): 1ª Aula Prática: Partida de motores de indução monofásicos com contatores. Prof. Epaminondas de Souza Lage 1 - Objetivos: -Identificar as partes constituintes do motor de indução monofásico; -Ligar o motor de indução monofásico com o uso de contatores e fechamento em 110 v e 220 v. 2- Introdução Os motores monofásicos de fase auxiliar são um dos vários tipos de motores monofásicos existentes. Utilizados principalmente em máquinas como motobombas, compressores, furadeiras, serras, cortadores de grama, etc., são, em geral, máquinas de pequeno porte, já que são fabricados normalmente em potências de 2 CV. É raro serem encontrados acima desta potência, pois a utilização de motores trifásicos fica economicamente mais viável. Partes constituintes do motor de indução monofásico O estator desses motores é constituído resumidamente por dois bobinados, chamados de bobinado principal (ou de trabalho) e bobinado auxiliar (ou de partida; arranque). Na partida do motor, os dois bobinados ficam energizados; tão logo o rotor atinja a sua velocidade, o bobinado de arranque é desligado, permanecendo em funcionamento somente as bobinas de trabalho. A bobina de arranque do motor possui ligado em série consigo um capacitor e um interruptor automático (e é normalmente feita com fio mais fino). O interruptor automático (na maioria dos motores formados por um interruptor centrífugo associado a um platinado, embora
não seja o único modelo existente) desliga a bobina de arranque após a partida do motor. Já o capacitor faz com que surja no interior do motor um campo magnético girante, que impulsionará o motor a partir. Diagrama das conexões elétricas do motor de indução monofásico Para que possa funcionar em duas tensões diferentes (110 e 220 V), a bobina de trabalho desses motores é dividida em duas, tendo a possibilidade de as partes serem conectadas em série ou em paralelo, de acordo com a tensão da rede elétrica. Cada parte deve receber no máximo 110 V, que corresponde à menor tensão de funcionamento do motor (figura 1). A inversão da rotação é feita invertendo-se o sentido da corrente na bobina auxiliar, ou seja, troca-se o terminal 5 pelo terminal 6. A placa de identificação do motor contém informações preciosas sobre suas características e o funcionamento do mesmo. Veja um exemplo de uma placa: na figura que segue. Placa de identificação de um motor monofásico Ligação do motor monofásico Ligação dos terminais externos: Os motores monofásicos podem ser ligados de modo a operarem em 110V ou 220V, conforme as conexões dos terminais.
110V 220V Conexões elétricas dos terminais do motor monofásico A reversão do sentido de rotação pode ser realizada através da inversão dos terminais 5 e 6 do motor. Conexões elétricas dos terminais do motor de indução monofásico 3 Prática: Procedimentos: 3.1. Fazer a montagem do diagrama de carga da ligação de motores monofásicos em 220V com reversão do sentido de rotação.
Ligação para 220V Ligação para 110 V 3.2. Identificar a numeração dos contatos do diagrama de comando abaixo. 3.3. Fazer a montagem do diagrama de comando para o acionamento do motor de indução monofásico. 3.4. Fazer a reversão do sentido de rotação em pequeno intervalo de tempo. O que você observa?
3.5. Proceda a modificação necessária no diagrama de comando com o objetivo de evitar a reversão direta. 4 - Referencias Bibliográficas: Andrade, Beethoven Moreira de. Curso de Comandos Elétricos Belos Horizonte, MG, 2010. Manual Geral de Instalação, Operação e Manutenção de Motores Elétricos [Internet]. 2011 [acesso em 10 NOV 2012]. Disponível em: http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/weg-iomgeneral-manual-of-electric-motors-manual-general-de-iom-de-motores-electricos-manual-geralde-iom-de-motores-electricos-50033244-manual-english.pdf Motores Elétricos Monofásicos [Internet]. 2012 [acesso em 12 NOV 2012]. Disponível em: http://agoraeletrica.blogspot.com.br/2012/10/motores-eletricos-monofasicos.html