A Salvação vêm dos Judeus Este estudo elucida as raízes da fé cristã em sua essência. A história mostra a "Lei" dada aos judeus e mais tarde, com a vinda de Jesus Cristo, também dada aos gentios para que a obra de Deus seja plena em toda sua criação. A salvação vem dos judeus Vamos fazer alguns questionamentos antes da exposição: 1.A salvação vem dos judeus.porque Deus os escolheu para receber a Lei? 2. Tenho que guardar a Lei estabelecida por Deus na Tora? 3.É necessário guardar a Lei já que Cristo morreu por nos. Esta Lei foi abolida com a sua morte? 4.A salvação não é pela graça? As Leis e Estatutos que Deus deu a Moises não é somente para o povo judeu? Para estas respostas vamos começar a estudar porque a salvação vem dos judeus e porque eles receberam as Leis. 1.A salvação vem dos judeus porque Deus os escolheu para receber a Lei? ; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra (Gênesis 28.13-14). Depois no Egito Deus relembra o pacto a Moisés e o envia a tirar o povo do Egito (Êxodo 3:1-10, 6:2-8.) Depois da saída do Egito através de muitos sinais e prodígios, Moisés era o guia do povo juntamente com Arão e Miriam. Na saída Deus após no terceiro mês deu a Lei ao povo: ( Êxodo 19 :1-6, 10-11, ler o
capitulo todo). Deus deu a sua lei ao povo escolhido, o povo da promessa. Vemos pela trajetória que Deus determinou aquele povo como escolhido. Porque não outro? Os povos eram idólatras e Deus viu em Abrão um homem temente e nele ficou as promessas, dai sairia o salvador da humanidade. 1.1 Vejamos os judeus como povo escolhido: Para estas respostas vamos começar a estudar porque a salvação vem dos judeus e porque eles receberam as Leis. Vejamos os judeus como povo escolhido: a)moisés exortando o povo à obediência (Deuteronômio 4:32-35, 7:6-8, 10:12-15) b)moisés fala de Cristo ( Deuteronômio 18:15-19) c)a escolha dos judeus era propósito de Deus para a entrada dos gentios (Romanos 11:1-2,7-32) este é um segredo sagrado d)è um concerto válido para sempre (Juízes 2:1; Jeremias 31:35-37) 1.2.A igualdade na salvação entre judeus e gentios Efésios 2:19, Romanos 9:4-5, 10:11-12 2:6-11 Quem se salvará? O que representa o cântico de Moisés? O Cântico de Moisés representa a Lei, que atrelada a Cristo pela fé nos leva a salvação. (Apocalipse 14:12 15:3) Respondendo as perguntas do questionamento feito inicialmente: 1.3.Porque guardo a Lei de Deus estabelecida TORA? A lei de Deus foi dada aos judeus para que as guardasse como estatuto perpétuo, é
uma lei extensiva a todos aqueles que se fazem israelitas pela fé. Portanto, a salvação veio dos judeus, com exceção das leis cerimoniais já cumpridas, eram sombras, as demais leis e estatutos são perpétuos, devem ser guardados para aqueles que querem buscar a sua salvação. Aquele que quer se salvar torna-se judeu pela fé, e somente através da guarda da lei com a fé em Jesus Cristo é que poderá se salvar, é a lei atrelada à graça que é Cristo. Deus já advertiu Moisés acerca da guarda da lei por estrangeiros (gentios) (Números 15:14-16). Aqueles que procuram a salvação são gentios (zambuzeiro) enxertados na oliveira que são os judeus.( Romanos 11:22-24). Portanto, a lei foi Deus não muda a sua palavra, os estatutos são perpétuos a todas as gerações, Deus diz que devemos falar em todos os momentos as sua Lei. 1.3 Há necessidade de guardar a lei já que Cristo morreu? Esta lei foi abolida com a sua vinda? Cristo veio cumprir toda a lei e não aboli-la.: (Mateus, 5:17-19; Lucas 16:15-17). O homem tem a lei que lhe mostra o que é o pecado, a lei simplesmente não salvaria ninguém se Cristo não tivesse morrido. Com o pecado original de Adão o homem se fez mortal e destinado a morte etern a, mas Deus providenciou o seu filho para o resgate do homem, para dar-lhe vida. Deus deu a sua lei, o homem obedecendo por ela viverá, mas para isto há que aceitar Cristo como salvador para que a obediência tenha efeito, somente pela lei o homem não é justificado, mas pela mediante a fé em Cristo Jesus. (Gálatas 2:16-19; Efésios 2:8-9; Tito 3:5-7; Tiago 2:20-26) Ao obedecer à santa lei de Deus, o homem viverá por ela, graças aos méritos de Cristo. Ao transgredir a lei, o homem será condenado por ela.
(Romanos 2:3; 5:20; 7:7-11) A lei sempre encaminha as pessoas a Cristo, e Cristo as justifica, depois lhes aponta de volta para a lei como padrão de vida e regra de fé. A sua morte resgatou o homem que jazia morto no pecado, com o batismo em seu nome há o novo nascimento, e partir de então o homem através da obediência a Deus caminha para o homem espiritual. 1.4. A salvação é pela graça? As leis e Estatutos que Deus deu a Moises não eram somente para os judeus. A salvação é pela graça sim, mas há o que saber o que é a graça. Graça é favor imerecido, e a graça é Cristo ter morrido pela humanidade, e não a dispensação do cumprimento da Lei. A Lei não foi dada somente para o judeu, o judeu foi o povo escolhido para recebê-la, mas foi dada para a humanidade, como código de vida e expressão de amor a Deus e ao próximo. Portanto, não matar não roubar, não adulterar, amar a Deus sobre todas as coisas e todas as normas contidas no Código de ética que é a bíblia, em especial a Tora, é aplicada por todos os códigos de países civilizados, foram escritos pelo dedo de Deus, portanto não se circunscreve somente aos judeus. Aquele que quiser se salvar deve além de aceitar Cristo cumprir os seus mandamentos, Deus não é mutável Jesus não desfez o que o Pai havia feito. Verificar as passagens anteriores já lidas. A igualdade na salvação entre judeus e gentios ( Efésios 2:19, Romanos 9:4-5, 10:11-12 2:6-11)
Se Cristo cumpriu toda a lei, porque ela estaria abolida para os gentios, porque não há mais separação entre judeus e gentios, o gentio se faz judeu pela fé. Paulo pregou aos gentios e pregou a guarda da lei pela fé em Cristo Jesus. (Deuteronômio 5:29;I João 14:15; Tiago 1:22; Hebreus 5:8-9; Josué 1:8; I João 5:3 Romanos 1:5;19 ; 3:20,27,28; 6:16,19;I Pedro 1:2.22; II João 1:16; Gálatas 3:29) Concluindo: A salvação vem dos judeus, porque Deus os escolheu para receberem os oráculos. Foram endurecidos para entrada dos gentios, e aquele que almeja a salvação se faz judeu pela fé, e é considerado filho de Abrão. Portanto, a lei não foi dada somente aos judeus, mas para todos aqueles por quem Cristo morreu, não foi abolida por Cristo, mas foi cumprida por ele. O cumprimento da Lei se faz necessário, pois através da lei conheço o pecado, através de Cristo recebo a graça, portanto lei e Cristo são elos inseparáveis. Cristo disse: Aquele que me ama guarda os meus mandamentos. Que o Criador abençoe e te dê sabedoria, em nome de seu filho Jesus Cristo! Igreja Remanescente Dualista dos Primogênitos Estudos desenvolvidos por Maria Madalena Duarte da Silveira Lia.Duarte@uol.com.br Estes estudos só tem um aproveitamento acompanhado das passagens, e somente um resumo para ministrar aos que iniciam os estudos.