CIRCUITO HORIZONTAL
VERIFICAR SE TRANSISTOR SAÍDA HORIZONTAL. COLETOR? COLETOR DO TRANSISTOR DRIVE? TRABALHAR NA FONTE HORIZONTAL? VERIFICAR RESISTOR E REGULADOR DE ALIMENTAÇÃO MEDIR RESISTOR DE ALIMENTAÇÃO, TRILHAS E SOLDA FRIA. VERIFICAR SE O TRANSISTOR DRIVE ESTÁ EM CURTO. OUT HORIZONTAL SUBSTITUIR CI OSCILIADOR HORIZONTAL
VERIFICAR SE TRANSISTOR SAÍDA HORIZONTAL. COLETOR? Para trabalhar no circuito horizontal o primeiro passo a tomar e verificar as tensões. Deve começar a medida de tensão no coletor do transistor saída horizontal, visto que esta tensão vem da fonte, se não houver a tensão no coletor do transistor saída horizontal, deve-se verificar se há trilha rompida ou solda fria nos terminais do flayback. Uma vez verificado as trilhas e soldas, retira-se o transistor saída horizontal e faz o teste no mesmo para saber se está em curto. Pode ser também que o flayback esteja em curto, isto é fácil de saber, porque o mesmo tende a aquecer rapidamente quando a TV ou Monitor fica ligado por um pouco tempo. Quando se faz a retirada do saída horizontal e se o defeito estiver no circuito horizontal, a fonte volta a funcionar com a tensão normal. Se a tensão estiver presente no coletor do transistor saída horizontal, deve se medida a tensão no coletor do transistor Drive.
COLETOR DO TRANSISTOR DRIVE? Esta tensão normalmente ver da fonte, em alguns modelos existe um circuito regulador que é proveniente do flayback. Caso não haja tensão no coletor do transistor drive, verifique as trilhas desta tensão bem como o circuito regulador, lembrando que este circuito regulador e formado por um MOSFET ou CI. O transistor Drive quando entra em curto, desvia a tensão para o terra fazendo o resistor de alimentação aquecer, deixando 0 (zero) volts no coletor. Por isso é aconselhável retirar o transistor drive para testar. Mesmo havendo tensão no coletor do transistor Drive é aconselhável retirá-lo para testar, pois o mesmo pode estar com a base aberta, isso impedirá do aparelho funcionar. Verifique cuidadosamente as trilhas da região onde está soldado o transistor drive. Teste também o transformador Drive, ele pode abrir e impedir a passagem da tensão ao coletor do transistor drive. Se houve tentativa de conserto no aparelho por outra pessoa, veja se há componentes invertidos na região do circuito horizontal. O resistor de alimentação do Drive pode alterar seu valor e baixa a tensão no coletor do transistor Drive e impedir o funcionamento do aparelho. Se houver a tensão no coletor do transistor Drive e o mesmo estiver bom, deve trabalhar no circuito Oscilador Horizontal.
HORIZONTAL? A falta de tensão no Oscilador Horizontal impedirá o funcionamento do aparelho, esta é a razão de se verificar a tensão +B no CI oscilador. A tensão do circuito oscilador pode vir da fonte ou de um circuito regulador alimentado pelo flyback. Neste caso é aconselhável analisar o esquema do aparelho. Verifique cuidadosamente as trilhas e solda desta região. O CI Oscilador em curto pode zerar a tensão mais +B. Para saber se o mesmo está em curto é só isolar o pino +B do CI e ligar o aparelho, se a tensão aparecer significa que o mesmo está em curto. Caso haja tensão no CI Oscilador, deve verificar a tensão OUT do oscilador. Caso não consiga identificar o OUT, é medir a tensão na base o transistor Drive, a base deste transistor recebe os pulsos do oscilado. A tensão é baixa, ficando em torno de 0,4V a 0,6V. Se não houver esta tensão de OUT e a tensão +B estiver presente, significa que o CI oscilador está defeituoso.