INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET Prof. Marcondes Ribeiro Lima
Fundamentos de Internet O que é internet? Nome dado a rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas entre si. A Internet evoluiu para uma rede acadêmica e hoje se transformou no maior meio de intercambio de informações do mundo. Assume faces como meio de comunicação, entretenimento, ambiente de negocio e fórum de discussão dos mais diversos temas. 0 que faz a Internet tão poderosa assim e uma espécie de esperanto da Informática que atende pelas siglas TCP/IP (Protocolo de Controle de Transferência I Protocolo Internet). Todos os computadores que atendem essa linguagem capazes de trocar informações entre si. Assim, pode-se conectar maquinas de diferentes tipos, como PC's, MAC's etc.
Fundamentos de Internet O que é Intranet? Rede Interna de informações, baseada na tecnologia da Internet. Pode ser usada por qualquer tipo de organização (Empresa, Entidade ou órgão publico) que deseje compartilhar informações apenas entre seus usuários registrados, sem permitir o acesso de outras pessoas. 0 que o usuário vê e uma interface igual a da Internet. as protocolos utilizados na Intranet são basicamente os mesmos da Internet.
O que é WWW? A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema que esta interligados e executados na Internet. HTTP (Hypertext Transfer Protocol Protocolo de Transferência de Hipertexto)? É utilizado para transferência de dados na World Wide Web. O mesmo transfere dados de hipermidia (imagens, som e texto). Utiliza a porta 80 e é usado para a comunicação de sites
Fundamentos de Internet O que é uma URL URL (de Uniform Resource Locator), em português Localizador-Padrão de Recursos, é o endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora etc.), disponível em uma rede; seja a Internet, ou uma rede corporativa, uma intranet. Uma URL tem a seguinte estrutura: protocolo://máquina/caminho/recurso
O TCP/IP e o protocolo de comunicação básico da Internet, utilizada também na implementação das redes privadas como Intranet. Para que os computadores possam estar ligados em rede precisam ser configurados com protocolos, não basta ser qualquer protocolo tem que ser o mesmo dos outros computadores, imagine duas pessoas, para que elas possam conversar terão que usar o mesmo idioma para que um possa entender a outra, e é este o papel do Protocolo, permitir a comunicação entre os computadores seja em uma rede local, Intranet ou internet.
POP (Post Office Protocol) É o protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. O POP3 permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Aí, o utilizador pode ler as mensagens recebidas apagá-las, responder-lhes e armazenar-las.
IRC (Interenet relay Chat) Utilizado basicamente como bate-papo (chat) e troca de arquivos, permitindo a conversa em grupo ou privado, sendo o antecessor dos mensageiros instantâneos atuais. No sistema operativo Windows, o mais famoso é o mirc.
IMAP (Internet Message Access Protocol) É um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3 a última versão do IMAP4. O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o internauta pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico. Outra vantagem deste protocolo é o compartilhamento de caixas postais entre usuários membros de grupo de trabalho. é possível efetuar buscas por mensagens diretamente no servidor, utilizando palavras chaves.
ile Transfer Protocol - FTP aplicação FTP foi uma das primeiras aplicações na chamada Internet. A base é o protocolo FTP que tem como principal função a transferência de arquivos entre dispositivos nos formatos ASCII e Binário. É uma aplicação do tipo cliente/servidor e em uma situação típica a aplicação cliente FTP utiliza o protocolo TCP para estabelecer uma conexão com o servidor remoto. Os servidores podem disponibilizar áreas só de leitura para download de arquivos compartilháveis ou leitura/escrita para áreas públicas
Trivial File Transfer Protocol - TFTP Este protocolo é utilizado principalmente para transferir arquivos de configuração ou mesmo do sistema operacional entre um computador e um equipamento, roteadores, comutadores, bridges, impressoras, etc. A aplicação também é do tipo cliente/servidor sendo normalmente o equipamento o cliente e o computador o servidor.
Trivial File Transfer Protocol - TFTP Ao invés de TCP, este protocolo utiliza UDP (protocolo de transmissão de dados) pois apresenta a possibilidade de acesso, normalmente para configuração, à equipamentos importantes em situações críticas como por exemplo quando um roteador fica inacessível por não suportar mais conexões TCP no caso de um ataque externo. Servidores de TFTP não possuem autenticação sendo normalmente utilizados através de uma conexão direta na porta serial ou auxiliar do equipamento para garantir confiabilidade e segurança na transferência dos arquivos.
Telnet Esta aplicação também do tipo cliente/servidor utiliza o protocolo TCP. É utilizada para conexão remota em computadores para execução de aplicações específicas muitas das vezes desenvolvidas pelo próprio usuário. Também usada para configuração e monitoramento remoto de equipamentos, como roteadores por exemplo. Como não transfere arquivos, é comum a utilização de aplicações FTP ou TFTP em conjunto. Da mesma forma que o FTP, existe a necessidade de autenticação e portanto todos os problemas relativos a segurança também estão presentes. Da mesma forma, existem aplicações Telnet criptografadas compartilhadas na Internet. (ex: ULTRAVNC V1.0.2)
SH (Secure Shell) Permite a conexão com o outro computador na rede. Possui as mesmas funcionalidades do TELNET,com a vantagem da conexão entre o cliente e o servidor ser criptografada.
SMTP - Simple Mail Transfer Protocol: este protocolo é utilizado nos serviços básicos de envio de mensagens. HTTPS Protocolo usado na internet para transferir as páginas da WWW que contêm informações sigilosas, as chamadas páginas seguras, isso é possível graças a utilização de uma técnica chamada de Criptografia que consiste em transformar as informações legíveis em códigos, dessa forma caso a informação seja interceptada não poderá ser interpretada por pessoas não autorizadas, porém, essa técnica não é 100% segura, mas diminui muito essa possibilidade.
omain Name Server DNS: também chamada de Name Service, esta aplicação relaciona endereços IP com os seus respectivos nomes atribuídos a dispositivos da rede.
Funcionamento do DNS DNS são conjunto de bancos de dados espalhados em servidores de todo o mundo. Esses bancos de dados têm a função de indicar qual IP está associado a um nome de um site. Quando você digita um endereço em seu navegador, por exemplo, www.infowester.com, seu computador solicita aos servidores de DNS de seu provedor de internet que encontre o endereço IP associado a www.infowester.com. Se os servidores não tiverem essa informação, ele se comunica com outros que possam ter.