Membrana celular tália Paludetto
Membrana celular, o que é? Fino revestimento (7 a 10nm) que envolve a célula. Tem capacidade de se regenerar, é descontínua pois apresenta poros, conduz eletricidade e realiza o transporte de substâncias. Permeabilidade seletiva: permite transporte de algumas substâncias. É o mesmo que membrana plasmática, membrana citoplasmática ou plasmalema.
Funções Responsável pela constância do meio intracelular, que é diferente do EC; Deixar substâncias necessárias entrar e impedir substâncias desnecessárias; Receptores específicos: capacidade de reconhecer outras células e moléculas. Comunicações entre células (canais) permitem trocas de moléculas e íons permite coordenar atividades de agrupamentos celulares.
Mosaico fluido (Singer e Nicholson 1972) Lipoproteica = lipídios + proteínas Fosfolipídios Colesterol Glicolipídios Dupla camada de lipídios com proteínas Identificar e reter substâncias úteis Glicoproteínas Glicolipídios Específica Glicocálix
Transporte celular Entrada de substâncias Eliminação de resíduos Pode ser feito sem gasto de energia (passivo) com gasto de energia (ativo)
Transporte passivo Não há gasto de energia e pode ser de três tipos: Difusão, Difusão facilitada, Osmose.
Difusão Passagem de moléculas (soluto gases, íons e outras pequenas moléculas) do meio mais concentrado para menos concentrado (a favor do gradiente de concentração). Elas se difundem no mosaico e saem do lado oposto. Quando as concentrações se igualam atinge o equilíbrio dinâmico.
Difusão facilitada Glicose, alguns aminoácidos penetram se combinando com moléculas transportadoras (permeases). Também em favor ao gradiente de concentração (+[] -[]) A velocidade do transporte é específica para cada molécula (ou ainda seu isômeros), não é proporcional em relação à [] (exceto em [] muito baixas).
Osmose Solvente permeabilidade à água Em favor ao gradiente de concentração 1 2 3 4 Quando: >>[IC] lise celular (1) (em células vegetais - turgidez) (2) <<[IC] desidratação (3) (plasmólise [4] reversão: desplasmólise)
Transporte ativo Transporte de substâncias com gasto de energia. Contra gradiente químico e físico; Ex.: Bomba de + e K + (20x + K + no IC e 20x + + no EC) Bloqueio: inibidores de respiração (dinitrofenol, cianetos, azida e iodoacetato) e inibidores de síntese de ATP.
Transporte ativo: a hidrólise de ATP em ADP libera o ADP, a proteína da bomba tem sua forma alterada o que faz com que ela exponha os 3 íons de + ao meio extracelular e a forma fosforilada da bomba, por possuir baixa afinidade aos íons de sódio faz com que eles sejam liberados. A bomba então se liga à 2 íons K+, desfosforilando a bomba. O ATP se liga a bomba e está se reorienta, trazendo os K+ para dentro da célula. Meio extracelular K K Meio intracelular ATP K K K K K K K K Ideal - e K
Resumindo até aqui:
Transporte em bloco (quantidade) Macromoléculas E partículas visíveis em MO Bactérias e outros microrganismos. Alterações morfológicas da superfície celular Endocitose Fagocitose Pinocitose Exocitose (proteínas do pâncreas)
Fagocitose Pseudópodos fagossomos + lisossomos Pode ser observada ao MCF. Material que será fagocitado se liga ao glicocálice. Seres unicelulares alimentação; Pluricelulares defesa (diapedese leucócitos migram do vaso sanguíneo para tecidos adjacentes).
Pinocitose Captação ativa de macromoléculas em solução. Soluto + água invaginações da MC canal de pinocitose (ou goteira pinocítica) pinossomo. Pinocitose Não-seletiva, Seletiva (cél. precurssora hemácias transferrina, que participa da síntese de hemoglobina).
Exocitose Eliminação partículas grandes, provenientes de Fagocitose, exocitose = defecação celular ou clasmocitose Produzidas pela célula = secreção celular Glândulas: enzimas, hormônios e demais substâncias que agirão longe da célula.